O laminado, como material usado na construção, há muito tempo se estabeleceu do melhor lado, e isso ganhou popularidade merecida. Os principais componentes de seu sucesso foram sua durabilidade e resistência ao desgaste, a um custo relativamente baixo. Além disso, é muito fácil de instalar, o que permite que seja instalado de forma rápida e eficiente. Não menos vantagem, claro, é uma aparência atraente e facilidade de cuidado para ele. Mas, junto com isto, este piso não teria tais excelentes características de desempenho, se durante a sua instalação um componente tão importante como o revestimento não foi usado.
Foto: www.ualist.com
Vamos examinar todas as vantagens e desvantagens do substrato sob o laminado com nossos especialistas.
As funções desempenhadas pelo substrato sob o laminado variaram. Os principais são, sem dúvida: nivelamento, dessecação e isolamento acústico.
Então função alinhamento - Um dos principais, já que a base do piso nem sempre tem uma superfície ideal e está pronta para a colocação do laminado, pois o substrato é um material que pode suavizar pequenas irregularidades e falhas nas gotas. Mas, ao mesmo tempo, vale a pena saber que o material ideal neste caso será um substrato com uma espessura não superior a 2-3 centímetros e uma densidade de 20 kg / m².
Função de absorção de umidadeo que não é menos importante, uma vez que a base de painéis de painéis de múltiplas camadas, que é laminado, é pó de madeira prensado, que tem um revestimento de papel em ambos os lados. Na parte da frente, tal painel decorado com madeira tem uma camada laminada superior e, portanto, um certo grau de proteção, no lado inferior, a base tem um revestimento mais vulnerável e poroso, razão pela qual ele precisa
impermeabilização especial.
Função de isolamento acústico. Devido ao facto de o próprio laminado ser um revestimento bastante fino (na maioria dos casos são utilizados painéis de 8 cm de espessura), este facto reduz significativamente as suas propriedades de absorção de som. Além disso, este piso é colocado na base do piso usando tecnologia flutuante, que aumenta o efeito sonoro ao caminhar, criando uma ressonância.
Foto: strmnt.ru
E agora surge a questão sobre qual tipo de substrato deve ser ou quais características básicas ele deve ter. Vamos examinar isso em mais detalhes.
Durabilidade - um dos critérios mais importantes. E como o laminado tem uma vida útil bastante longa, o revestimento, respectivamente, deve ter excelentes características de desempenho. Os principais parâmetros para determinar o desempenho são a densidade do material, que é medida em kg por 1 metro cúbico. e afeta diretamente a resistência ao estresse, que já é calculado em m. Por exemplo, um revestimento de polietileno de espuma convencional é a opção mais democrática, com uma densidade de 20 kg / metro cúbico. suporta uma média de 700 a 900 kg / m2 O substrato é de maior qualidade e custo, de acordo com o exemplo do poliestireno expandido ou cortiça, possui maior densidade - 30-45 kg / metro cúbico, o que aumenta sua resistência a cargas até parâmetros de 3 a 6 mil kg / m2.
Propriedades de isolamento térmico Substratos são um fator igualmente importante que deve ser levado em conta no caso de um sistema de aquecimento de piso estar presente na casa. O aumento das propriedades de isolamento térmico do material, juntamente com as propriedades de isolamento térmico do pavimento, seja parquet, linóleo ou laminado, reduzirá a eficiência do aquecimento da sala, o que é inaceitável neste caso.
Simpatia ambiental - Um dos fatores na escolha, que muitos preferem o substrato, feito com o uso de materiais naturais. Mas, deve ser entendido que o custo de tais produtos terá um custo bastante alto.
Tipos de substratos
Até hoje, os inúmeros materiais utilizados como substrato para pisos laminados e parquetes com diversas características técnicas operacionais estão representados no mercado de materiais de construção. Os principais são: tuplex, isoplat, substrato de folha de polietileno expandido, substratos de poliestireno extrudido (arbitragem, isosum, calor), substrato de fibra de vidro e substrato de cortiça, que também possui diversas variedades.
Substrato em laminado isoplat (ISOPLAAT) é considerado um acabamento versátil e material isolante térmico e de ruído. É um material fibroso feito de madeira natural de pinho (100% ecológico). É possível utilizá-lo em uma sala com alta umidade, pois este material é capaz de absorver umidade de até 20% de seu volume, enquanto suas propriedades isolantes e parâmetros geométricos permanecem inalterados. As isoplatas e uma outra série de materiais de fibra de madeira (por exemplo, o "movimento silencioso" da Estónia), destinadas a serem colocadas sob laminado, parquet e parquet, são denominadas de pavimento silencioso.
Arbiton - Produto polonês feito de poliestireno extrudado usando uma camada adicional de barreira de vapor e fita adesiva. A utilização deste tipo de substrato elimina a necessidade de utilizar um filme de polietileno como material isolante de humidade ao colocar o laminado. Além disso, proporciona excelente isolamento térmico e acústico. Este material tem uma estrutura densa uniforme, o que garante uma longa vida útil, é fácil de colocar e pertence à categoria de materiais profissionais.
Foto: www.laminat-shop.ru Espuma de polietileno
Izoshum - um substrato de espuma de poliestireno extrudido de fabricantes nacionais, que proporciona um nível decente de isolamento e isolamento acústico (reduz o nível de impacto para 50%). Este substrato de folha rígida é colocado no substrato preparado imediatamente antes da instalação do laminado ou pavimento em parquet.
Teplon - material em folha à base de poliestireno usado como substrato. Um revestimento bastante resistente que proporciona um excelente nível de ruído e isolamento térmico.
Foto: delaemremontvmeste.ru Substratos de cortiça
Foto: www.laminat-russia.ru Tuplex
As principais desvantagens de diferentes tipos de substratos
Os substratos de polietileno de espuma distinguem-se por um inconveniente - a inconstância da espessura do material, mais todo o substrato deste tipo tem um grau insuficiente de isolamento acústico.
Poliestireno expandido - um substrato, cuja falta pode ser insuficiente capacidade de nivelamento. Portanto, a base para este material deve ser preparada com cuidado especial, evitando diferenças significativas no nível da base do piso (não mais do que 0,2 cm por 1 m.
O substrato de cortiça, devido à naturalidade e alta qualidade, tem um preço bastante decente, o que por vezes se torna a sua principal desvantagem. Além disso, o substrato de aparas de cortiça tem uma baixa resistência à humidade, porque para utilizar este material em locais com elevada humidade, deve escolher um substrato de cortiça emborrachado ou um revestimento de cortiça com impregnação betuminosa. Em geral, a cortiça é um material ideal para uso como forro sob o laminado. E somente no caso de se colocar em um piso quente, sua dignidade (alto isolamento térmico) se torna uma desvantagem.
Para escolha quente ou sistema de aquecimento especial para colocação sob o laminado (por exemplo, sistema de aquecimento ALLOC), ou um substrato muito fino que irá proteger da umidade e fornecer isolamento acústico, mas não irá interferir com a transferência de calor.
Recursos de estilo
O princípio básico que orienta a escolha do substrato sob o laminado é o estado da base do piso. Quanto mais suave e mais perfeita a sua superfície, menor a espessura do substrato deve ser escolhida, enquanto a classe de rigidez também é levada em conta. O ideal é considerado uma espessura de 2 mm para a base com uma superfície ideal e 2-3 mm para a base com uma superfície irregular e defeitos. Se você usar o substrato de um tipo mais espesso durante a instalação, ele irá danificar as juntas lamelas intertravadas e encurtar significativamente a vida útil do piso, já que o laminado irá se curvar continuamente ao caminhar.
O processo de colocação do substrato sob o laminado não apresenta dificuldades particulares, embora tenha suas próprias regras particulares. O processo começa com o fato de que a fundação do piso é preparada, que consiste em nivelar a superfície e seu primer. Então você pode prosseguir para a ação principal - colocando o substrato. Diferentes especialistas recomendam diferentes formas de colocação: alguns acreditam que a colocação do material ao longo das lamelas do revestimento é a mais adequada, outras, pelo contrário, do outro lado. Este último método é considerado o mais apropriado para evitar a coincidência das costuras do revestimento e as costuras do substrato, o que é especialmente importante em grandes instalações. Neste caso, a deformação da junta da lamela do castelo é inevitável, o que é acompanhado por um rangido e trituração característicos durante a caminhada (efeito Moiré).
Preencher as pilhas de revestimento em ordem escalonada sem se sobrepor e selado com fita adesiva. O substrato laminado é colocado com uma sobreposição nas paredes, mas sem uma sobreposição nas tiras subsequentes com as quais também é preso com fita adesiva. Substrato de cortiça é colocado sem sobreposição. Para alguns substratos, é utilizada uma película de polietileno de 0,2 cm de espessura como barreira de vapor, mais frequentemente utilizada para o material de cortiça.