O que você precisa saber para escolher o modelo certo de pistola de calor? Isso vai dizer ao nosso artigo.
Foto: moikompas.ru
Fato 1: A fonte de energia para uma pistola de calor pode ser eletricidade, gás, combustível diesel - e não apenas. O que mais combina com você?
Há também armas multi-combustível capazes de usar qualquer combustível líquido (incluindo óleos usados, querosene) e infravermelho (separados em um tipo separado devido ao método de aquecimento específico). Para as famílias existem certos modelos de armas elétricas e de gás, todos os outros são usados em condições industriais.
Ao escolher um dispositivo, pense em qual tipo de arma será mais lucrativo para você - qual fonte de calor está disponível para você. Armas de calor elétricas são conectadas à rede elétrica. Os canhões de gás são alimentados pelo gasoduto principal ou pelos cilindros. Uma arma anexada a um gasoduto é muito mais econômica, mas a conexão em si exigirá a coleta de documentos e a obtenção de permissão. Na produção, onde os óleos usados permanecem em grandes quantidades, é mais lucrativo instalar uma pistola multi-combustível.
Fato 2: Às vezes é mais lucrativo comprar duas armas pequenas (por poder) do que uma grande.
Obviamente, em uma sala grande, o mais próximo da temperatura desejada será mantido perto da pistola de calor. Se uma sala (por exemplo, em que os reparos estão sendo feitos e é necessário secar concreto ou gesso) também tem uma configuração complexa, o calor pode não chegar onde você quer ir. Portanto, compare os preços para a arma do poder que você recebeu como resultado de cálculos, e para alguns (2-3) menores, que juntos vão dar a mesma quantidade de energia (eles podem ser colocados em diferentes extremidades da sala e vai aquecer uniformemente).
Fato 3: A tensão necessária na rede para a operação de pistolas de calor pode ser igual a 220 ou 380 V.
Por exemplo, uma pistola de calor Frico P303 montada no piso com controle de potência escalonado (10, 20, 30 kW) requer uma tensão de 380 V. Os mesmos requisitos são com o modelo popular Master B 15 EPB (potência de 15 kW). É equipado com um termostato, proteção contra superaquecimento, tem dois modos de aquecimento, pode funcionar sem aquecimento (modo de ventilação), é adequado para condições internas e é usado para assentamento de trabalhos em parquet, acabamento e encanamento.
Seu site tem a capacidade de conectar esse modelo? Sua rede permanecerá? Lembre-se também de outros dispositivos elétricos que funcionarão simultaneamente com uma pistola de ar quente (compressores, geradores, etc.).
Foto: www.asamagroup.ru
Fato 4: Para o uso seguro da maioria das armas de calor, é necessária uma ventilação forçada da sala.
Armas queimam oxigênio durante a operação. Isto é especialmente verdadeiro para armas de gás. Portanto, o ar fresco deve entrar constantemente na sala. Em salas sem ventilação, é proibido usar dispositivos que não tenham um sistema de exaustão de gases de combustão (por exemplo, pistolas de gás de aquecimento direto). Para aumentar a segurança, muitos modelos são equipados com sensores que monitoram o nível de oxigênio. Se estiver muito baixo, o queimador é desligado. Armas elétricas quase não queimam oxigênio.
Fato 5: As pistolas de ar quente variam em duração de operação contínua.
Se você precisar de uma pistola de calor para aquecer continuamente a sala, escolha um dispositivo com um longo período de trabalho. No entanto, mesmo para dispositivos que podem funcionar 24 horas, você precisa fazer intervalos de 1 a 2 horas. Marcar no dispositivo indica as condições de trabalho (por exemplo, 24/1 no caso).
Fato 6: As pistolas de aquecimento elétrico têm dois tipos de elementos de aquecimento que se distinguem pelo seu grau de segurança.
Estes são elementos de aquecimento e espirais. A espiral aquece muito mais rápido, sua temperatura máxima é maior.Armas com elementos de aquecimento são mais seguras, não se acumulam e não queimam poeira em quantidades como nas espirais abertas. Ao mesmo tempo, o TEN é capaz de fornecer uma temperatura de saída mais baixa e aquece mais lentamente. Um exemplo de uma pistola de calor com elementos de aquecimento - Ballu BHP-5.000 C (potência de 5 kW). Material TENA - aço inoxidável, o elemento é protegido por uma grade de metal. Funciona a partir de 220 V.
Fato 7: As pistolas de calor podem ser estacionárias ou móveis.
Estacionário - mais produtivo e econômico. Eles são maiores em tamanho - a pistola diesel estacionária Master BG 100 PD (potência 6300 W) pesa 214 kg. Para instalá-los, você pode precisar criar um projeto, obter permissão (como, por exemplo, para gás). Usado para aquecimento contínuo.
O celular pesa menos, possui alças convenientes e é fácil de gerenciar. Pode ser instantaneamente transferido para um estado de funcionamento. Arma diesel móvel do mesmo fabricante - Master B 150 CED (potência de 44 kW) - pesa 25 kg, quase 10 vezes menos. É fácil mover-se, pois o carrinho com uma alça de 2 lados está incluído no desenho da arma. No tanque deste modelo, você pode derramar 43 litros de combustível, por isso não requer reabastecimento por um longo tempo. A temperatura de saída é de 300 ° C.
Fato 8: Boas pistolas de calor têm proteção automática contra superaquecimento e capotamento.
Preste atenção a isso. O dispositivo deve desligar-se quando sobreaquecer, o mecanismo da pistola de gás deve parar o fornecimento de combustível quando virar.
Resant TGP-30000 (potência de 33 kW, gás) está equipado com proteção contra sobreaquecimento (máximo - 85 ° С, fluxo de ar dá 430 ° С), tem um sensor de controle de temperatura de chama. É recomendado para uso em salas espaçosas com ventilação bem estabelecida.
A pistola BALLU BHG-10 (potência de 9,2 kW) tem uma proteção multi-nível, apaga quando o combustível é consumido, quando sobreaquecimento, a chama apaga, a fonte de alimentação não está disponível. Revestimento anticorrosivo da carcaça permite trabalhar em ambientes com alta umidade.
Foto: potolokservis-abakan.ru
Fato 9: para pistolas de aquecimento que são planejadas para serem usadas em salas na presença de pessoas, o nível de ruído deve estar dentro de limites aceitáveis.
A norma na sala de armas de calor é de 40 dB. Baixo nível de ruído pode ostentar armas elétricas Ballu, por exemplo, BPH 6.000 C Prorab.
Fato 10: Muitas armas de calor criam um odor desagradável dentro de casa.
As armas elétricas de cerâmica não têm praticamente nenhuma desvantagem. Um exemplo é o Ballu KX-2. Ele tem um elemento de aquecimento de cerâmica (faixa de temperatura de 70 °), controle de potência escalonado (1-2 kW), difere de outras armas domésticas em sua compacidade, pesa apenas 2 kg, pode ser usado em condições domésticas e em produção.
Fato 11: O corpo de uma boa pistola de calor é metal.
O dispositivo deve ser durável, então será seguro e funcionará por um longo tempo. Preste atenção ao material da grade de difusão (também deve ser feito de metal). Se a eletricidade for repentinamente desligada, e é por isso que o ventilador pára de funcionar, os elementos de aquecimento aquecidos não danificarão o revestimento de metal. As já mencionadas pistolas Master B 15 EPB e Ballu BPH 6000 C Prorab possuem elementos de aquecimento em aço e não espalham odores desagradáveis.
Fato 12: Para que a pistola de calor funcione eficientemente, você precisa calcular a potência necessária com a maior precisão possível.
Decidiu sobre o tipo de pistola de calor? É muito cedo para correr para a loja. As pistolas de ar quente possuem diferenças significativas de potência (de 1-2 a 220 kW). Se você comprar um dispositivo de baixa potência, você não pode obter a temperatura desejada na sala. Se a energia for muito alta, o dispositivo ainda não será usado 100% - você acabou de pagar por ele.
Para calcular o nível de potência necessário, você precisa conhecer os parâmetros da sala. Se você transportar o dispositivo para objetos diferentes, use o mais espaçoso e frio para cálculos.
Calcule o poder da arma pela fórmula: Q = V * T * K, onde
Q - potência do instrumento, kcal / hora
V é o volume da sala aquecida (multiplique a área pela altura),
T é a diferença entre as temperaturas inicial e final (que você deseja receber como resultado),
K - coeficiente Chama-se diferentemente, mas o mais importante - descreve a perda de calor do quarto. Existem tabelas para sua definição. O valor de K depende da presença e características do isolamento térmico, no material das paredes, e está dentro de 0,6-3 (quanto mais quente as paredes, o menor K), para locais de construção abertos K é ainda maior.
Fato 13: se não houver um centro de serviços da empresa na cidade, até mesmo uma pistola de calor barata pode se tornar “dourada”.
A escolha é feita. Antes de comprar, pergunte como é fácil consertar este modelo. Para o funcionamento normal de qualquer dispositivo, recomenda-se a utilização apenas de peças de reposição originais. Se você tiver que carregá-los do país de fabricação e esperar reparos por vários meses, a arma pode custar caro.
Breves conclusões
Para condições de vida adequadas, armas eléctricas ou de gás de baixa e média potência. O mais seguro entre eles - elétrico com elementos de aquecimento ou aquecedor de cerâmica. Nos canteiros de obras, na indústria, são usadas pistolas de calor de todos os tipos. Ao escolher, eles levam em conta a disponibilidade de diferentes tipos de combustível nas instalações, requisitos de segurança e a presença de ventilação. Em espaços confinados, é permitido usar apenas pistolas de aquecimento indireto com produtos de combustão de escape.