Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Toda a verdade sobre aquecedores de água a gás

Características de compra, instalação e operação de todos os tipos de aquecedores a gás


Foto: www.vgservis.ru

Em nosso país, os aquecedores de água a gás são conhecidos há muito tempo e têm uma confiança bem merecida. Suas vantagens incluem trabalhar com gás, o que permite economias significativas no custo da água quente (como resultado, é mais barato economicamente do que um aquecedor elétrico), independência do fornecimento de eletricidade, o que é muito conveniente em áreas rurais, custo de equipamento baixo seleção de modelos por tipo e marca de fabricante.

Modernos aquecedores de água a gás estão equipados com todos os tipos de dispositivos de controle que permitem aos usuários estar completamente confiantes na segurança do dispositivo.

Aquecedores de água a gás são divididos em dois tipos em relação ao método de operação: flow-through (colunas) e armazenamento (caldeiras a gás). Cada um deles tem vantagens e desvantagens inegáveis. Escolha a melhor opção somente após um conhecimento profundo dos princípios gerais de operação de cada tipo de equipamento.

Aquecedores a gás de fluxo contínuo


Aquecedores de água a gás tipo de fluxo, ou como são chamados - colunas - estes são aparelhos que funcionam no gás principal. Eles são populares agora e anteriormente eram amplamente conhecidos entre os consumidores domésticos. Alto-falantes modernos são muito confortáveis, seguros e livres de deficiências significativas de seus antecessores. Eles são equipados com termostatos, o que torna possível manter a temperatura selecionada facilmente, ter sistemas de segurança de vários níveis, funções integradas, uma aparência elegante e não ocupam muito espaço.

Características dos aquecedores de água a gás deste tipo

O principal requisito para a instalação de aquecedores de água deste tipo é a presença de gás permanente das principais redes. Mas deve-se dizer que alguns fabricantes fabricam aquecedores de água que funcionam bem com gás liquefeito, mas o número desses modelos é extremamente pequeno.
Dependendo da capacidade da unidade, ela pode aquecer de 5 a 17 litros de água por minuto - o máximo que você pode obter simplesmente abrindo a torneira de água quente central.

Tipos de aquecedores de água instantâneos

De acordo com o método de ignição, os aquecedores de água a gás são dos seguintes tipos:

  • Piezo (a faísca vem do elemento piezoelétrico);
  • Ignição eletrônica (a faísca vem de baterias simples);
  • Hidrogeradores (o queimador acenderá diretamente da mini-turbina).

Especialistas nota que aquecedores de água a gás com Pietro-ignição e queima constante da chama piloto (na maioria das vezes são modelos low-end de produção nacional Neva, Vektor) em última análise, consomem mais gás, respectivamente, maiores contas para o seu pagamento do que para modelos com ignição automática da bateria ou hidro.
Além disso, muitos dos modelos mais recentes estão equipados com queimadores moduladores, que regulam o funcionamento do dispositivo de acordo com um aumento ou diminuição na quantidade de água quente consumida (ou flutuações na sua temperatura na saída).

Características técnicas do funcionamento de aquecedores de água instantâneos


Foto: techinfus.com
Os aquecedores de água a gás são completamente seguros - quando a chama do queimador piloto diminui ou existem avarias na chaminé, ocorre a entrada de gás e, consequentemente, a coluna funciona para evitar uma emergência.

A principal vantagem de todos os tipos de colunas de gás é o aquecimento instantâneo da água - assim que a chama do queimador acende, a água que passa através da bobina dentro dessa coluna de gás começa a aquecer.Portanto, os usuários podem obter sem esperar por uma quantidade virtualmente ilimitada de água aquecida.

Aquecedores de água a gás têm potência de 17 a 30 kW. Se água quente é necessária para um ponto de entrada de água, por exemplo, na cozinha, então uma coluna projetada para 17-23 kW seria suficiente. Para fornecer água quente e banheiro, você precisa de equipamentos com capacidade superior a 24 kW. O valor máximo para aquecedores a gás é 28-30 kW de potência. Deste indicador dependerá da quantidade de água aquecida por unidade de tempo. O desempenho de diferentes modelos de alto-falantes pode variar de 5 a 16 litros por minuto. Quanto à orientação na escolha do tipo ótimo de coluna de acordo com a relação de desempenho e fluxo de água quente:

  • 10-11 litros por minuto - suficiente apenas para necessidades de cozinha ou tomar banho;
  • 13-14 litros por minuto - permite que você use simultaneamente água aquecida em dois pontos diferentes - por exemplo, na cozinha e no banheiro;
  • 14 litros por minuto ou mais é o máximo conforto, dá a oportunidade de receber água em alta temperatura em vários pontos de uma só vez.

Vale ressaltar que o indicador de 24 kW está além do limite para os aquecedores elétricos de água - para garantir essa eficiência da unidade, ela teria que ser conectada à eletricidade por cabo com a espessura de um dedo adulto.

Câmara de combustão

Aquecedores de água instantâneos têm uma câmara de combustão aberta ou fechada. Vale a pena considerar que os aquecedores com câmara fechada são mais seguros em operação. A razão é que eles tomam ar não da sala onde estão diretamente baseados, mas da vizinhança, devido à presença de um sistema de conduíte. Os modelos de aquecedores com câmara aberta, ao contrário, consomem ar da sala onde estão localizados - assim, se houver algum problema no sistema, o gás pode entrar na sala onde a coluna está instalada e isso pode levar a conseqüências emergenciais. Consequentemente, colunas com uma câmara de combustão aberta requerem atenção especial.

Vantagens de aquecedores de água instantâneos

Os aquecedores de água por fluxo são bastante elegantes, não ocupam muito espaço e são econômicos no consumo de gás. Como regra geral, depois que a torneira de água morna é aberta, a automação liga e abre a válvula de gás e acende o queimador. Agora existem vários sistemas de ignição - com ou sem um pavio de plantão. A presença de um pavio implica que ele pode ser aceso por conta própria usando um isqueiro, como foi feito há muitos anos. Em sistemas sem pavio de serviço, a ignição de um queimador de gás ocorre automaticamente usando ignição eletrônica ou hidrodinâmica. Os princípios de operação do sistema de ignição hidrodinâmica são bastante simples e não requerem fontes de energia adicionais - depois que a torneira é aberta, a água fria flui para a coluna, enquanto a água gira a turbina do gerador, que produz eletricidade para acender o gás.
Ao instalar um aquecedor de água instantâneo a gás, é importante considerar que a distância entre a unidade e a torneira não deve ser superior a 6 metros, caso contrário, o tempo de espera pela água aumentará.

As mais convenientes de usar são colunas com queimadores modulares, pois elas regulam automaticamente o fluxo de gás em uma quantidade de modo que quando a pressão da água flutua na saída, sua temperatura é constante.

Assim, a coluna de gás na presença do gás principal é uma das opções mais simples e econômicas para obter água quente.

Aquecedores a gás acumulativos


Aquecedores de água a gás do tipo acumulativo - caldeiras - são dispositivos com grande capacidade, que aquece a água com a ajuda de gás liquefeito ou principal.Eles diferem dos gêiseres em menores gastos da energia elétrica e dimensões mais impressionantes. Assim como outras unidades, tais aquecedores de água precisam de um certo tempo para aquecer a água, respectivamente, modelos similares são menos populares entre a população do que a coluna. O processo de instalação e fluxo, e aquecedor de água de armazenamento, movido a gás, quase idêntico.

Vantagens de caldeiras a gás

Deve-se notar que a maioria das marcas produz duas versões de modelos de aquecedor a gás em relação ao tipo de câmara de combustão: fechada e aberta. Com o tipo fechado da câmara de combustão, o empuxo é realizado à força, com o tipo aberto - no natural.
Aquecedores a gás acumuladores com passo forçado são mais modernos e convenientes de usar, não exigem fluxo de ar adicional na sala para suportar os processos de combustão, sua instalação é mais simples e mais barata, já que eles não precisam instalar uma chaminé tradicional. Mas ao mesmo tempo há uma desvantagem - eles são mais caros que os aquecedores de água a gás com um tipo aberto de câmara de combustão.

Características técnicas de caldeiras a gás

As caldeiras, que são destinadas para necessidades domésticas, respectivamente, têm um pequeno deslocamento, são montadas diretamente na parede, e caldeiras a gás do tipo semi-industrial e industrial são instaladas no piso devido ao tamanho grande e peso grande. Aquecedores de água de parede têm tanques de até 120 litros, essa quantidade de água é suficiente para as necessidades domésticas de uma família normal de 3-4 pessoas. O volume dos aquecedores do piso do tanque pode variar de 150 a 20.000 litros.

A vantagem inquestionável dos aquecedores de água de caldeiras é a presença de uma reserva de água quente - existe graças a um depósito de armazenamento. Além disso, os aquecedores de água deste tipo têm uma perda de calor mínima - quase todos os modelos têm uma camada isolante de calor especial constituída por poli-poliuretano ou lã mineral, que impede o arrefecimento rápido da água.

Os aquecedores a gás acumulativos são completamente seguros - a maioria dos modelos possui sensores de empuxo e presença de chamas. No caso de uma falha, eles bloqueiam o suprimento de gás para a unidade.
Além disso, os aquecedores de armazenamento são excelentes para uso doméstico em famílias grandes - é possível conectar equipamentos a vários pontos de entrada de água simultaneamente e usar água quente no banheiro e na cozinha de uma só vez.

Quanto às características importantes das caldeiras, vale a pena notar que, devido ao aquecimento gradual do líquido no tanque, os aquecedores de água de armazenamento têm energia relativamente baixa - de 4,2 a 9 kW. Quanto mais alta esta figura, mais poderosa é a unidade e mais rápida a água é aquecida. É importante notar também que, com volumes iguais do tanque de armazenamento, o aquecedor de água a gás aquece a água mais rápido do que o elétrico. Além disso, não depende de interrupções, restrições ou flutuações de energia.

Escolha de aquecedores de água a gás

A vantagem mais importante dos aquecedores de água é a independência de interrupções no fornecimento de água quente por um sistema centralizado de água quente, que não é desligado em caso de acidentes, interrupções ou manutenção. Sem dúvida, é importante que o usuário selecione independentemente a temperatura da água desejada (de 200 a 600 ° C). Além disso, muitas vezes acontece que a temperatura da água quente no sistema central de abastecimento de água quente nem sempre cumpra os padrões de temperatura - a água quente flui através dos tubos e não a quente.

Além disso, vale ressaltar que o valor dos pagamentos por água aquecida com aquecedor de água a gás, em qualquer caso, será menor do que a tarifa para fornecimento centralizado.

Ao comprar um aquecedor de água a gás, você deve prestar atenção às suas características técnicas - se a energia for menor que a necessária para uso, sempre haverá falta de água quente (a água será menor), com sobrecargas constantes o equipamento falhará rapidamente. Além disso, se a potência da unidade estiver próxima o suficiente para o consumo planejado, o aquecedor de água também pode quebrar em breve - com operação constante na potência máxima e em altas velocidades, os elementos de aquecimento em breve falharão.

Características técnicas comparativas de aquecedores de água a gás

A necessidade de regulação automática da chama nas colunas

Colunas modernas têm um queimador tradicional ou modular. No projeto de um queimador tradicional, o elemento de aquecimento está operando constantemente a uma determinada potência, a temperatura da água mudará se a pressão do fluxo de água diminuir. Você deve reduzir ou aumentar manualmente a energia, dependendo das suas necessidades. Colunas com um queimador modulante não precisam realizar estas manipulações, pois há regulação automática, sensores especiais que monitoram a cabeça do líquido, a pressão do gás, e a potência é ajustada de acordo, o que permite ao usuário manter a temperatura.

Tipos de material trocador de calor em projetos de aquecedores a gás

Como parte dos aquecedores de água, um dos componentes mais importantes é o trocador de calor. Portanto, ao comprar, você precisa prestar atenção em que material é feito. Na maioria das vezes é feito de cobre - este material é durável, não sujeito a corrosão, respectivamente, a unidade servirá fielmente por um longo tempo. Mas o cobre tem um lado fraco - a intolerância à ação de temperaturas muito altas, neste caso, são necessários sensores que não permitam o superaquecimento do elemento.

O trocador de calor pode ser feito de cobre - ele será resistente a altas temperaturas, mas sua vida útil é relativamente curta - com a força de dois anos. portanto, não é de surpreender que o custo de uma coluna com um trocador de calor de aço seja menor do que com um trocador de calor de aço.

Instalação de aquecedores de água a gás


O ponto mais importante em relação a problemas de instalação é que é impossível realizar e conectar um aquecedor de água a gás de forma independente ou com a ajuda de não-profissionais, na tentativa de economizar dinheiro na instalação. A instalação por amadores não só pode danificar o equipamento a gás, mas também implicar situações perigosas, fugas de gás, incêndios, explosões.

Inicialmente, qualquer equipamento a gás requer atenção especial e abordagem séria durante o trabalho de instalação. A fim de fornecer serviços para a instalação e manutenção de unidades de gás em nosso país, há uma certificação obrigatória de todos os serviços que estão envolvidos nesta área de trabalho. Suas atividades são reguladas pelos documentos normativos do padrão estadual. Ao concluir um contrato para a instalação de unidades de gás, você deve analisar cuidadosamente todos os certificados e documentos do serviço, obter feedback do cliente (o melhor de tudo, se eles são amigos, vizinhos, parentes que já contrataram especialistas deste serviço há pelo menos alguns meses).

Existem várias opções diferentes para conectar os aquecedores de água a gás - usando tubos flexíveis de liner, metal-plástico ou propileno. Para água quente, somente tubos de propileno ou metal-plástico são usados, pois o revestimento flexível irá falhar rapidamente.

Se um aquecedor de água a gás montado na parede estiver montado, então, completo com ele, são âncoras para a montagem da unidade na parede. Você também deve levar em conta a qualidade da água - no caso em que a água da torneira é dura, um precipitado irá formar quando aquecido, respectivamente, é aconselhável colocar um filtro na saída da água quente para que não haja sedimentos nos tubos. Além disso, você deve considerar que a formação de escala reduz a eficiência do aquecedor de água e sua vida útil. Para evitar sua ocorrência, entre em contato com os especialistas que limparão periodicamente os canos do aquecedor de água a partir da escala de calcário resultante, pois é impossível realizar este procedimento por conta própria.

A instalação de um aquecedor a gás de qualquer tipo deve ser confiada a especialistas: em primeiro lugar, garante a segurança e a ausência de situações de emergência, em segundo lugar, é uma garantia para o próprio aquecedor de água, porque no caso de auto-instalação do equipamento, a garantia do produto é automaticamente removida.

Requisitos técnicos para a instalação de aquecedores a gás

Em todas as casas e apartamentos particulares ao instalar colunas, é necessário conhecer os requisitos de segurança iniciais.

Se uma coluna com uma câmara de combustão aberta, então a capacidade cúbica da área do piso deve ser de pelo menos 8 metros quadrados. Se o aquecedor de água com uma câmara fechada, então a área da sala deve ser de pelo menos 6 metros quadrados. A altura do teto na sala deve ser de pelo menos 2,2 metros e deve ter ventilação natural. Se o modelo for uma coluna com uma câmara de combustão aberta, é necessário prever um influxo constante de ar fresco para a sala, por exemplo, através de uma janela ou de uma porta ligeiramente aberta.
Na maioria das vezes os gêiseres são instalados o mais próximo possível dos misturadores (pontos de entrada de água). Nos apartamentos, eles são predominantemente montados na cozinha.

Para aquecedores de água instantâneos a gás que tenham uma câmara aberta, os produtos da combustão devem ser removidos por meio de uma chaminé de tiragem natural. Esta chaminé deve ser feita de aço resistente ao ácido, porque no processo de oxidação formará ácidos agressivos que causam corrosão em um metal simples e desprotegido. Nos modelos com câmara fechada, os produtos da combustão devem ser removidos através de um canal coaxial.

Conclusões

Aquecedores de água a gás são ótimos para aquecer a água quente. Eles são usados ​​para necessidades domésticas e industriais na presença do gás principal ou liquefeito. Existe uma grande variedade de tipos de aquecedores - a gama de fabricantes nacionais e estrangeiros deste equipamento é apresentada no mercado, cada um dos quais tem uma vasta gama de modelos. Entre suas vantagens incontestáveis ​​estão a independência dos surtos de tensão na rede elétrica (que acontece com bastante frequência em nossas condições, especialmente fora da cidade), custo-benefício e provisão autônoma de uma casa ou apartamento com água quente. Vale a pena comprar aquecedores a gás apenas em um novo estado, verificando a presença de todos os certificados e autorizações - no caso de um falso, o preço da desatenção pode ser muito alto, porque pode acarretar uma situação perigosa. A instalação do equipamento também deve ser confiada a especialistas, tendo previamente lido suas licenças e autorizações de trabalho, pois no caso de instalação de equipamentos por trabalhadores não especializados, a garantia dos bens adquiridos queima automaticamente.

Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.

Classificações

Seleção

Novas tecnologias