Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

O que você precisa saber ao comprar um laptop?

A coisa mais importante que você precisa saber quando for comprar um novo laptop, um híbrido ou um tablet com Windows


Foto: techspiel.com

Este guia é uma boa ajuda para escolher o melhor laptop, híbrido ou tablet com Windows, mas você deve começar mencionando esses dispositivos que foram mais populares em 2013.

Ninguém lhe dirá que você cometeu um erro com a escolha se essa escolha recaísse na versão mais recente do Apple MacBook Air. Os modelos de 13 e 11 polegadas receberam um processador Intel Core i5 atualizado e mostram resultados brilhantes em termos de duração da bateria.

Algo semelhante no Windows é um caro Samsung Ativ Book 9 Plus de 13 polegadas, que demonstra a qualidade da imagem acima do HD. Laptop Lenovo IdeaPad Yoga 2 Pro tem uma alta resolução semelhante, e, graças à capacidade de desenvolver, facilmente se transforma em um tablet - e custa menos de US $ 1000.

Uma opção muito barata, bastante adequada para navegar na Internet e bater papo, é um Chromebook HP 14 de 14 polegadas com o sistema operacional Google Chrome OS.

Desde 2012, a imagem no mercado de dispositivos móveis mudou muito. O Windows 8 (atualizado para a versão 8.1) tornou-se o sistema operacional padrão, e sua interface lado a lado significa que a tela sensível ao toque se tornou o padrão para quase todos os novos laptops. Além disso, após uma seca prolongada no mercado de tablets Windows, a era do Win 8 gerou dezenas desses dispositivos, muitos dos quais não são alguns tablets simples, mas híbridos ambiciosos com telas rolantes, rotativas e até mesmo removíveis.

Muitos dos manuais, que explicam como escolher o computador certo, estão repletos de dados técnicos. Vamos destacar as características mais importantes que precisam ser consideradas ao comprar um novo laptop, e dar as explicações mais detalhadas possíveis para cada um deles. Vamos começar com as três regras fundamentais seleção de laptop.

Três regras fundamentais para escolher um laptop

1. Um bom laptop não deve ser muito

Se você se lembrar, há alguns anos, o preço de US $ 1000 foi considerado normal para um laptop de baixo custo. Hoje, por esse dinheiro, você pode comprar um dispositivo de primeira classe, e apenas a Apple (embora os outros também estejam tentando) com seus aumentos regulares de preço do coro geral.

Portanto, quando nos escrevem: "Preciso de um laptop para estudar, mas tenho apenas US $ 1.500,00", geralmente aconselhamos que desaceleremos e compremos para começar com um laptop comum por US $ 700 a US $ 800.

E pelo dinheiro não será uma caixa de plástico de baixa potência. Os processadores Intel Core i5 e as telas sensíveis ao toque em elegantes gabinetes finos com um SSD de 128 GB são o que você pode comprar por esse preço. Isso é mais do que suficiente para a maioria dos usuários, a menos que eles editem vídeos HD ou joguem os jogos mais avançados.

Em suma, todos esses anos, as pessoas compraram muitos laptops. A era de vida curta de netbooks de US $ 300 foi jogada fora do mercado na direção oposta, mas agora tudo se estabilizou no meio abençoado. As telas sensíveis ao toque e os híbridos aumentaram levemente o preço médio, mas ainda não há problemas por US $ 999, ou até mais barato, para comprar um laptop ou um híbrido de primeira linha.


Foto: cnet1.cbsistatic.com

2. Pense em termos de mobilidade

Quando as pessoas me perguntam que tipo de laptop, eu começo respondendo com uma pergunta: “Quantos dias por semana você vai levar com você?”.

A resposta determina qual será o tamanho da tela, que determina o tamanho e o peso do sistema como um todo. Para aqueles que viajam muito, faremos ultrabooks leves de 13 polegadas (como o MacBook Air). Um avanço surpreendente foi feito por laptops ultraportáteis com monitores de 11,6 polegadas e com os mais recentes híbridos de 11 polegadas e tablets Windows, a “tela” pode ser desconectada e levada com você, deixando o teclado fixo em casa ou no trabalho.

Laptops de médio porte mais médios, como laptops de 15 polegadas, provavelmente estarão na sua frente agora, e usá-los em algum lugar mais de uma vez por semana não é muito divertido.

E, finalmente, se você estiver convencido de que nunca terá que levar este laptop com você, bem, ou muito, muito raramente, um substituto de área de trabalho sólido de 17 ou mais polegadas funcionará para você. Tenha em mente que a maioria desses grandes laptops não gosta de deixar a vizinhança da tomada por um longo tempo, e hoje, na era do Windows 8, muito poucos deles têm uma tela sensível ao toque.

3. Design é o nosso tudo

Seguindo os resultados de testar e medir o desempenho de centenas de laptops, ouso dizer o seguinte: por dentro, todos são surpreendentemente semelhantes. Eu diria até mesmo isso: a maioria dos laptops é montada a partir do mesmo conjunto de processadores, discos rígidos, memória, placas de vídeo - e tudo isso se assemelha dolorosamente a bens de consumo.

E aqui vem sua majestade Design. Como a maioria dos laptops de uma determinada classe com componentes semelhantes funciona praticamente da mesma maneira, é a aparência que determina por que alguns modelos são preferidos por outros.

Considere o seu laptop como uma extensão de sua personalidade: você pode carregá-lo com você o dia todo, ou mesmo ao redor do mundo, enviar cartas, armazenar fotos e documentos pessoais e usá-lo para se conectar com outras pessoas nas redes sociais.


Foto: cnet3.cbsistatic.com

E como qualquer acessório pessoal, como óculos ou uma peça de roupa, você deve escolher um laptop para que ele se ajuste ao seu estilo, para que o design funcione para você e você se sinta confortável, para que o teclado e o touchpad fiquem confortáveis.

A Apple entendeu isso perfeitamente. O recheio do MacBook não é muito diferente do recheio de outros laptops (o sistema operacional é outra questão), mas sua interface de usuário é simplesmente fantástica, e o design se tornou o padrão, é assim que as pessoas imaginam um laptop "real".

O entusiasmo atual do ultrabook confirma essas palavras sobre o design, confirma-as e a publicidade agressiva com o Samsung Ativ 9 e o Asus Transformer Book com aparência impecável.

Um laptop é um investimento significativo, cuja incorporação física provavelmente estará com você todos os dias. E se for escolher entre o design que você gosta e as pequenas diferenças técnicas, eu notaria que quase todos os laptops avançados são poderosos o suficiente para realizar tarefas diárias - então escolha um design.

Tipos de laptops

Existem muitas opções para separar laptops em categorias. Existem, por exemplo, como: multimídia, jogos, fina e leve, ultrabooks, ultrafinos e ultraportáteis. Termo "Ultrabook" Ocorre com muita frequência, mas tecnicamente não é uma categoria, mas simplesmente a marca registrada da Intel, concedida a laptops que atendem aos requisitos dessa corporação. A maioria deles lembra um MacBook Air de 13 polegadas, mas você também pode encontrar ultrabooks de 14 e 15 polegadas. Às vezes, os sistemas que também são muito finos, mas não os parâmetros da Intel, são chamados de “livros falsos” (fauxtrabooks) ou simplesmente ultrabook-like.

Para entender todo esse zoológico, vamos tomar o tamanho da tela como o parâmetro definidor - o que é bastante consistente com as dicas acima sobre a escolha de um laptop, com base em quantas vezes você tem que viajar com ele. Esta é a categorização mais comum de laptops, por exemplo, no CNET.


Foto: cnet1.cbsistatic.com

Ultraportável (11 a 12 polegadas)


Sistemas ultra-portáteis com telas de 11 e 12 polegadas retornaram ao mercado através dos esforços da Sony e da Apple, bem como com o surgimento de híbridos da Lenovo, HP e outros fabricantes. Eles geralmente usam processadores Intel Atom de baixa voltagem ou algo da linha AMD E. O preço dos tablets de 11 polegadas para o Windows 8 começa em US $ 499, e o teclado adicional custa cerca de US $ 100.

Laptops de 13 polegadas


Esse é o único tamanho de tela que merece ser selecionado em uma categoria separada. Tais dispositivos ocupam seu próprio nicho ecológico. 13 polegadas é o menor tamanho de laptop com o qual você pode trabalhar confortavelmente o dia todo e, ao mesmo tempo, é o maior computador que você pode carregar com você mais de uma vez ou duas vezes por semana.Representantes típicos são o Apple MacBook Pro e Air, além do Sony Vaio Pro 13.

Como já mencionado, “ultrabook” é uma marca comercial da Intel, que é freqüentemente usada para indicar notebooks leves de 13 polegadas com menos de 18 mm de espessura e com um drive SSD. Como quase todos os laptops de 13 polegadas têm espessura ultrabook, o termo de marketing fica em segundo plano e você pode esquecer as formalidades. Em outras palavras, se o computador é como um ultrabook, mesmo que seja chamado assim, você não precisa inventar nada.

Alguns híbridos e transformadores também se enquadram na categoria de "13 polegadas", embora o tablet de 13 polegadas pareça um pouco monstruoso.

De médio porte (14, 15 e 16 polegadas)


Esta categoria é formada por laptops tradicionais de 15 polegadas, juntamente com seus irmãos de 14 e 16 polegadas. Embora tecnicamente sejam considerados dispositivos móveis, a maioria deles leva um estilo de vida sedentário ou segue uma trajetória de trabalho em casa.

A maioria dos portáteis de tamanho médio tem processadores de dois ou quatro núcleos, geralmente Intel Core i, assim como 4 ou 8 GB de memória e grandes discos rígidos de pelo menos 320 GB. Complementos como um GPU ou Blu-ray drive separado são raros, embora estejam disponíveis. A Intel permite chamar ultrabooks e alguns laptops de 14 e 15 polegadas, se eles tiverem determinadas dimensões e atenderem a vários requisitos específicos. Mas isso é raro.

Os preços e as oportunidades de nicho são de tamanho médio - o mais amplo e o mais barato deles custa cerca de US $ 500, e a barra superior está muito além da marca de US $ 1.000. Uma configuração típica é de US $ 800 a US $ 1.000.

Substitutos de computador de mesa (17 polegadas e mais)

Estes enormes portáteis com ecrãs de 17 polegadas ocupam literalmente o lugar de uma combinação da unidade de sistema, monitor e teclado, mas em caso de emergência não é um grande problema transferi-los.

Como regra, o processador quad-core e a placa de vídeo Nvidia ou AMD funcionam aqui. A imagem deve ter pelo menos 1080 p, 1920 × 1080, para que não haja problemas com o Blu-ray e outros conteúdos gráficos de alta qualidade.

Embora as variantes de 17 polegadas sejam mais comuns nessa categoria, existem alguns modelos de 18 polegadas, e esses grandes substitutos de desktops se transformam em complexos médicos reais para o lar, para a família, onde trabalho, jogos, vídeo e áudio são todos integrados. Às vezes, você pode encontrar espécimes com telas destacáveis ​​de 18 a 20 polegadas que se transformam em tablets gigantes de portabilidade duvidosa.


Foto: cnet4.cbsistatic.com

Híbridos, tablets e transformadores


A maioria dos computadores móveis com telas removíveis, dobráveis ​​ou dobráveis ​​tem telas com uma diagonal de 11,3 ou 13,3 polegadas e se comportam quase como os laptops comuns da categoria correspondente. Alguns, como representantes da linha Lenovo Yoga, na maioria das vezes e parecem laptops comuns, outros, como o Microsoft Surface Pro, passam a vida principalmente no modo tablet.

Processadores típicos são Intel Atom e Core i5, e é por isso que os híbridos custam pelo menos US $ 499, e alguns vão para 1000. Hoje, alguns híbridos podem ser considerados soluções mainstream, principalmente porque o Windows 8 ainda não atingiu o status de tablet real. sistema operacional. Além disso, muitos teclados e touchpads destacáveis ​​de tais sistemas são simplesmente terríveis. E, no entanto, se você estiver procurando por um dispositivo móvel menor, aconselhamos que você olhe não apenas para as variantes tradicionais de asa dupla, mas também para não perder os híbridos do mesmo tamanho.

CPU / Processadores

Quer você goste ou não, algumas coisas técnicas terão que receber alguma atenção. Será sobre os modernos processadores Intel e AMD e sobre onde eles vivem.

AMD


Esta empresa (também é a empresa controladora do fabricante do processador gráfico, anteriormente conhecida como ATI) lançou recentemente uma nova geração de dispositivos processadores acelerados.Na AMD, eles não são chamados de CPUs (Unidade Central de Processamento, CPU), mas UPUs (unidades de processador acelerado, Unidade de Processamento Acelerado, APU) e significam por isso a combinação de CPUs e um processador gráfico separado - mas em uma “garrafa”.

Os novos chips AMD A6, A6, A8 e A10 começaram a povoar a Acer, HP e outros fabricantes desde a primavera, mas também são opções adequadas para computadores de orçamento e classe média. Por favor, note que há significativamente menos laptops com processadores AMD do que com processadores Intel.

Uma lista completa de processadores AMD pode ser encontrada no site desta empresa.

Intel


Se você escolher um laptop, tablet, híbrido ou até mesmo um desktop, é mais provável que um processador Intel esteja dentro dele. Os modelos da última linha têm os mesmos nomes dos representantes das três gerações anteriores, o que leva a alguma confusão. No entanto, os chips, que viram a luz em junho de 2013, são conhecidos sob o nome de código Haswell (a geração anterior era Ivy Bridge).

Esses processadores de quarta geração lançados em 2013 são fáceis de identificar pelo número quatro, com o qual parte da designação de código começa. Por exemplo, o novo Sony Vaio Pro 13 está equipado com um processador Intel Core i5-4200U de 1,6 GHz. Mais detalhes técnicos são estabelecidos no site da Intel.

A diferença de desempenho entre a última geração e a geração anterior de processadores é pequena. Haswell, no entanto, pode salvar seriamente a vida da bateria, e os primeiros laptops que testamos, equipados com esses processadores, limparam o nariz do MacBook Air de 13 polegadas com as 12 horas de duração da bateria anunciadas. Até agora, a busca por um laptop com Haswell é uma verdadeira missão, mas deve-se presumir que em breve qualquer modelo projetado para trabalho móvel será equipado com eles.


Foto: cnet4.cbsistatic.com

  • Core i3 funciona em muitos laptops econômicos e de classe média, dois núcleos para as necessidades diárias são suficientes.
  • Core i5 representa a principal direção da engenharia de processadores da Intel e funciona em muitos laptops de 15 e 17 polegadas na faixa de preço de US $ 600 a US $ 1.000.
  • Core i7 Ele está disponível em uma versão quad-core e pode ser encontrado em máquinas mais caras e produtivas que são necessárias apenas para os jogadores ou para quem trabalha profissionalmente com vídeo.
  • Pentium, Celeron e Atom ainda estão sendo produzidos (sim-sim!) e vivem em um nicho de eficiência energética, e os autores de críticas sérias a computadores lembram-nos com uma careta de desgosto. Se possível, evite laptops com chips Pentium e Celeron. A última versão do Atom, anteriormente conhecida como Bay Trail, tem desempenho decente e mostra excelente consumo de energia em pequenos tablets e híbridos.
  • Xeon - processador para workstations de alto desempenho. Muito provavelmente, você nunca se cruzará com ele, a menos que esteja interessado em um novo desktop Apple Mac Pro cilíndrico ou em qualquer outro sistema que não seja de uso normal.

Discos rígidos e drives de estado sólido

Seu novo laptop terá um disco rígido “tradicional” com placas giratórias (HDD) ou uma unidade de estado sólido (SSD), ou seja, Nada menos que a memória flash, semelhante aos cartões SD e o que é instalado nos smartphones. Há também unidades híbridas nas quais um SSD pequeno (20 ou 32 GB) funciona junto com grandes tamanhos de HDD. Teoricamente, isso permite que o sistema carregue mais rápido e acelera o trabalho dos aplicativos, mas, por exemplo, arquivos de música e vídeo são armazenados no disco rígido.

  • HDD ainda permanecem as principais unidades na maioria dos laptops. Os discos rígidos são espaçosos e baratos, mas são enormes e quentes, e têm muitas partes móveis. Você precisa escolher pelo menos um disco rígido de 320 gigabytes, mesmo para sistemas de orçamento. A maioria dos discos gira a uma velocidade de 5400 rotações por minuto (em inglês denotado como RPM), mas também são mais rápidos - a 7200, que são úteis para uma quantidade significativa de dados de streaming, edição de vídeo e jogos.
  • SSD eles trabalham silenciosamente e mal aquecem, mas muito mais caros e menos espaçosos.O Apple MacBook de 11 polegadas tem um total de 64 GB de SSD instalado, e custa US $ 999. Existe a possibilidade de atualizar para 128 e 256 GB, mas vai custar um pouco mais. Não há dúvida de que o SSD é o futuro, mas no momento sua capacidade é relativamente pequena e não pode ser armazenada, por exemplo, uma grande coleção de vídeos.

Perguntas frequentes

Quais portas e recursos extras eu preciso?

Um par de portas USB, pelo menos. A maioria dos laptops modernos tem pelo menos duas portas USB 3.0 que são mais rápidas que o USB 2.0, mas somente quando os dispositivos compatíveis com USB 3.0 são conectados, como discos rígidos. A necessidade de um slot para cartão SD nem sequer é discutida. Bem como a saída de vídeo HDMI. Todos os laptops hoje têm Wi-Fi compatível com quase todos os padrões deste protocolo e com qualquer roteador.


Foto: cnet4.cbsistatic.com

Quais portas e recursos adicionais podem ser dispensados?

A maioria dos laptops ainda tem saída de vídeo VGA antiga, mas se você não quiser se conectar a um monitor CRT, não precisa. DisplayPort para vídeo ou Thunderbolt (tais interfaces de alta velocidade) são necessários somente se você tiver dispositivos compatíveis. Os notebooks mais finos geralmente não possuem o conector Ethernet, que é considerado substituído pelo Wi-Fi. Não é um fato, e seja apenas por precaução. Mas se não está lá, não é o fim do mundo. O Bluetooth é bom, mas somente se você pretende usar um mouse Bluetooth, alto-falantes Bluetooth ou fones de ouvido Bluetooth. Caso contrário, é inútil, e se houver - é útil desligá-lo para não colocar a bateria em vão.

Preciso de uma unidade de cd / dvd?

Em vez de sim, e em alguns cadernos finos e leves, não pode ser, em princípio. Mas é útil deixá-lo, porque existem algumas pessoas que ainda têm enormes arquivos de filmes, músicas, jogos e outras coisas úteis em CD e DVD. Ou seja muitos estão literalmente ligados a discos ópticos - deixe para eles.

Preciso de uma placa de vídeo?

A menos que você jogue jogos muito sérios (Skyrim, Metro: Last Light, etc.) neste laptop, você terá mais do que suficiente recursos de computador regulares. As versões atuais da GPU Intel integrada pertencem à família HD 5000. Elas não farão jogos sérios (como os mencionados), mas lidarão com jogos normais ou considerados "sérios" recentemente. Sim, e com a nova cobertura, se você reduzir os detalhes da imagem.


Foto: cnet1.cbsistatic.com

Qual é melhor: um tablet no Windows ou um laptop?


Os tablets Windows por muito tempo não causaram nada além de decepção, e somente com o advento do Windows 8 surgiu algum tipo de animação. Afinal, o Windows 8 pode trabalhar com telas sensíveis ao toque como com parentes (embora nem sempre, como acontece com os parentes mais próximos), e a maioria dos tablets e híbridos sob este sistema pode funcionar no modo laptop ou ter os acessórios apropriados. Se você estiver digitando muito ou estiver usando ativamente o mouse ou o touchpad, é melhor escolher um laptop tradicional ou um híbrido semelhante ao de um laptop, como o Lenovo Yoga.

Qual é melhor: Windows ou Mac OS X?
Esta é uma das perguntas mais provocativas. Os fãs do Windows apreciam sua flexibilidade, a capacidade de ajustar e personalizar o sistema. Ele roda em praticamente qualquer hardware e, com o advento dos oito, tornou-se mais amigável para telas de toque e tablets e ganhou uma interface moderna, que foi um grande avanço.

O sistema operacional da Apple funciona apenas em desktops e laptops selecionados. Ao mesmo tempo, a presença de uma plataforma comum de software e hardware permite criar programas muito mais estáveis ​​e previsíveis, e a mesma impressão permanece com o usuário. E isso sem mencionar o fato de que muitos preferem o design amigável e os elementos de navegação e controle do OS X. Mas no Windows existem incomparavelmente mais programas escritos, especialmente os gratuitos; e, claro, jogos.

Preciso comprar agora, ou é melhor esperar pela próxima atualização / atualização / SO / CPU, etc.?

Esta é uma pergunta de um milhão de dólares e diz respeito a quase tudo relacionado à tecnologia.Mesmo o novo dispositivo, apesar de ser trazido para casa, já está um pouco desatualizado e está se tornando cada vez mais antiquado a cada dia, porque a próxima nova versão está quase à mão. Isso deve ser realizado, e quando você entender isso, ficará mais fácil para você, você será capaz de relaxar e comprar algo que lhe dará prazer. Não há nada para secar em atualizações.

E finalmente - como escolher um laptop? Dicas de vídeos interessantes da loja Eldorado

Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.

Classificações

Seleção

Novas tecnologias