Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Como escolher o shampoo para cabelos oleosos?

Quebre o círculo vicioso: a luta contra o cabelo oleoso

Como escolher o shampoo para cabelos oleosos?

O que é cabelo oleoso?

Chamando o cabelo oleoso, os especialistas sugerem que as glândulas sebáceas nos folículos pilosos do couro cabeludo são muito ativas. Sebo excessivo tende a se espalhar facilmente através dos fios de cabelo e, como resultado, uma rápida salga dos cachos. Se a pele oleosa não está associada a perturbações hormonais no corpo ou a uma dieta pouco saudável, então esta é uma característica geneticamente determinada, que não podemos mudar drasticamente. No entanto, é nosso poder ajustar o cuidado do cabelo de forma a reduzir o tormento de cabelo sempre oleoso ao mínimo.

Apesar das características "inconvenientes" do cabelo oleoso, os especialistas consideram que está longe do pior. Sebo - uma excelente camada protetora hidrofóbica, emolente e adicional, que retém a umidade da pele e do cabelo. Portanto, com o cuidado adequado para alcançar a beleza do cabelo oleoso é muito mais fácil do que, por exemplo, seco e sem vida. E o principal assistente nesse assunto é o xampu certo.

Critérios para escolher o melhor shampoo para cabelos oleosos

Bom shampoo para cabelos oleosos atua em 3 direções:

  • efetivamente limpa o cabelo e o couro cabeludo;
  • reduz a atividade das glândulas sebáceas;
  • dá maciez e brilho ao cabelo, proporciona fácil pentear.

Escolhendo xampu para cabelos oleosos, abandone imediatamente os fundos com uma textura opaca e, em particular, perolada. Eles contêm muitos nutrientes que, quando lavados, depositam-se no cabelo e fazem com que fiquem sujos mais rapidamente. Shampoo para cabelos oleosos deve ser transparente ou translúcido.


Foto: images.techtimes.com

Vamos considerar com mais detalhes cada componente de um shampoo eficaz para cabelos oleosos.

Surfactantes: o melhor e o pior

As substâncias ativas de superfície (surfactantes) são responsáveis ​​pela limpeza da pele e do cabelo da sujeira - sebo, escamas de corno e contaminação externa. Parece que o surfactante “mais duro”, melhor limpa a pele e o cabelo das impurezas e mais é adequado para o tipo oleoso do couro cabeludo. No entanto, isso é um grande erro.

O truque reside no fato de que um efeito agressivo na pele leva à perda de umidade e à destruição do manto lipídico, e isso serve ao corpo como um sinal para glândulas sebáceas ainda mais ativas. Como resultado, o xampu que limpou o cabelo tão bem no início torna-o ainda pior em breve. O cabelo pode começar a ficar sujo ainda mais rápido do que antes, e a camada superior da pele pode secar e descascar, levando à caspa.

Para evitar esta situação desagradável, os cabelos oleosos escolhem xampus com detergentes suaves. A lavagem econômica baseia um conjunto enorme. Por exemplo, Caprylyl / Capryl Glucoside ), PEG-7 de sódio / Carboxilato de Azeite (carboxilato de sódio) e muitos outros. Eles não perturbam o equilíbrio hidrolipídico do couro cabeludo, pelo contrário, podem “acalmar” as glândulas sebáceas sobre-ativas, que simplesmente não têm nada para proteger a pele. O problema dos surfactantes moles é o seguinte:

  • alto preço e, como resultado, impopularidade com o produtor em massa. Ingredientes poupadores são usados ​​em cosméticos de luxo e premium, e está longe de ser barato.
  • nem sempre uma limpeza eficaz. Com uma receita malsucedida de xampu "suave", o cabelo oleoso pode ser lavado mal, não há sensação de pureza. É bom que em xampus não seja usado um surfactante, mas sua combinação, o que garante a máxima eficiência.

Infelizmente, os fabricantes comuns raramente levam em conta as necessidades de cabelos oleosos, usando as bases de detergentes mais baratas que não são muito delicadas. Alguns shampoos de armazenamento são baseados em sulfato de sódio laureth (sulfato de sódio Laureth).Esta não é a pior opção. Se a pele e o cabelo com um uso a longo prazo o percebem bem, não faz sentido gastar dinheiro em xampus mais macios (e mais caros). Mas tais ingredientes como lauril sulfato de sódio (Lauril Sulfato de Sódio) e lauril sulfato de amônio (Lauril Sulfato de Amônio), é melhor evitar categoricamente. Eles são muito agressivos e não beneficiam nenhum cabelo oleoso ou seco.

Especialistas aconselham a prestar atenção a tais surfactantes "sulfato", como TEA Layril Sulfate (Trietanolamina Lauryl Sulphate) e TEA Layreth Sulfate (Triethanolamine Laureth Sulphate). Eles não são tão caros para produzir, fornecem limpeza de alta qualidade e não exageram no couro cabeludo. Mas essas bases de lavagem não são amplamente difundidas.

Componentes que regulam as glândulas sebáceas

Se você tem cabelos oleosos, fique à vontade para escolher um xampu com extrato de urtiga. Por um lado, abafa a atividade das glândulas sebáceas, por outro, flageia levemente as escamas do cabelo, evitando que o sebo rapidamente as envolvesse. Extratos de rabo de cavalo, brotos de bétula, sálvia, coltsfoot, cálamo, casca de carvalho, hamamélis, algas marinhas têm um efeito calmante sobre as glândulas sebáceas.

Bons resultados para cabelos oleosos mostram óleos essenciaislimão, bergamota, cedro, camomila, pinho, cipreste, tea tree, lavanda. Eles reduzem a atividade das glândulas sebáceas e têm um leve efeito antiinflamatório. A capacidade de regular a produção de gordura também tem substâncias como enxofre e zinco.

O cabelo oleoso é extremamente importante para manter um nível normal de umidade da pele. Isso é amplamente facilitado por uma base de detergente suave no shampoo, mas outros componentes que retêm a umidade na pele e no cabelo também são úteis: glicerina, quitosana, lecitina, pantenol (provitamina B5) e outros

Silicones - uma espécie de "roupa" protectora para os cachos, dando-lhes brilho e penteados mais fáceis, mas no caso do tipo de pele oleosa, é necessário cuidado para não "imbuir" o cabelo. Escolha shampoos para cabelos oleosos com silicones leves (por exemplo, cyclopentasiloxane) ou mesmo sem eles, se você usar um bálsamo após a lavagem.

Óleos graxos são pesados, então eles não têm lugar em shampoos para cabelos oleosos. Você não pode errar se escolher xampu para cabelos oleosos com óleo de jojoba ou caroços de uvaque tem a propriedade de regular a produção de gordura, mas também é melhor deixar para as máscaras de cuidados.

Shampoos para raízes oleosas e pontas secas - o que é isso?

Infelizmente, a indústria cosmética ainda não inventou xampus que poderiam afetar seletivamente a pele e o cabelo. Todos os ingredientes ativos "trabalham" uma vez para todo o comprimento do cabelo. Qualquer xampu em um surfactante duro, mais cedo ou mais tarde, secará essas mesmas pontas. Qualquer shampoo de qualidade no complexo de surfactantes moles irá limpar bem o cabelo, sem secar qualquer parte deles. Todas as outras aplicações podem ser consideradas fabricantes de truques promocionais.

Resumir

O tipo de cabelo oleoso precisa de uma abordagem especial e um xampu especial. Mas não é de todo necessário comprar todas as garrafas rotuladas “para cabelos oleosos” em uma loja ou farmácia. Esta inscrição nem sempre significa a eficácia real da ferramenta. O suficiente para examinar cuidadosamente as composições de diferentes xampus e escolher a opção para uma delicada base de detergente com um bom conjunto de extratos de plantas e hidratantes. Compra bem sucedida e cabelo bonito!

Atenção!Há contra-indicações, a consulta do perito é necessária.
Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.
Artigo em categorias:

Classificações

Seleção

Novas tecnologias