Cuidados capilares rápidos e sem fadiga em casa - é isso que os sprays nos oferecem para facilitar a penteação. Na verdade, o que poderia ser mais simples e agradável do que colocar os cachos de um pouco de elixir precioso que instantaneamente transforma o cabelo emaranhado, malcriado e "caprichoso"? Mas como escolher entre os muitos flakonchikov luminoso e atraente ferramenta realmente eficaz?
Critérios para escolher um bom spray de cabelo
Para começar, vamos decidir quais promessas este produto deve cumprir. Spray de cabelo de alta qualidade combina várias características importantes:
- age instantaneamente - o cabelo imediatamente após o uso torna-se mais macio e mais dócil, não retira, idealmente penteado de raiz a ponta sem dano e sem a formação de nódulos;
- não deixa os cachos mais pesados e não requer enxágue - o cabelo permanece leve e limpo;
- dá brilho e hidrata;
- tem um cheiro agradável e discreto;
- convenientemente pulverizado (quanto menor o spray, melhor).
Quais são os sprays para pentear fácil
Sprays para pentear fácil podem ser monofásica (homogêneo em consistência) e bifásico. Em sprays de duas fases, os ingredientes de óleo mais leves, subindo, formam uma fração separada, portanto, o agente deve ser bem agitado antes da pulverização. Esse recurso não afeta a eficácia do produto: bons sprays podem ser encontrados tanto em spray monofásico quanto em bifásico.
Dependendo da fantasia dos profissionais de marketing, são chamados sprays para pentear o cabelo: spray de óleo, óleo leve, loção spray, spray-care, soro, elixir, condicionador expresso e assim por diante. Você pode aprender muito sobre a “singularidade” de um meio em particular dos slogans publicitários das empresas que os produzem. No entanto, na realidade, tudo é muito mais simples, e os sprays diferem uns dos outros apenas por uma combinação diferente dos mesmos ingredientes principais: silicones e óleos.
Ingredientes: habilidades de silicone
Independentemente do nome, a composição de todas as "vassouras" para pentear fácil é praticamente a mesma. A maior parte deles são silicones: ciclometicona, dimeticona, amodimeticona e todos os outros ingredientes cujos nomes terminam em -con, -siloxano e -conol. Os silicones criam uma película escorregadia na superfície do cabelo, “travam” a umidade dentro do cabelo e alisam a cutícula, graças à qual o cabelo fica liso e brilhante, facilmente penteado, e retém sua cor por mais tempo se for colorido. Além disso, o filme de polímero serve como proteção contra fatores ambientais negativos: atrito com roupas, calor, luz solar, mar e água clorada, além de pontas duplas de cola, impedindo que elas se separem ainda mais. Naturalmente, todos esses efeitos são puramente externos e se mantêm no máximo até a próxima lavagem.
Na indústria cosmética usa muitos silicones, mas os mais favoráveis para o cabelo são:
- Phenyltrimethicone (Phenyltrimethicone) - dá um brilho forte e maciez ao cabelo, protege-os dos efeitos térmicos;
- Ciclometicona (Ciclometicona) e suas contrapartes Ciclopentasiloxano, Ciclohexasiloxano - proporcionam sedosidade e promovem a absorção de substâncias capilares do spray;
- Proteína de trigo hidrolisada com hidroxipropiltrimônio - uma combinação de silicone e proteína de trigo, preenche as hastes do cabelo com queratina, boa para cabelos gravemente danificados;
- Dimeticona (dimeticona, também chamada polidimetilsiloxano). Os sprays de silicone mais populares para pentear. É amplamente utilizado para alcançar o efeito instantâneo de cabelos sedosos e bem arrumados e é encontrado na maioria dos produtos de pulverização de marca profissional. Mais "pesado" no cabelo do que os primeiros três silicones, portanto, requer uso cuidadoso e medido.
É claro que os silicones no spray não são agentes de cura para o cabelo, mas melhoram notavelmente sua aparência e facilitam o penteado. Cuidados excessivos de “silicone” podem levar a cabelos mais pesados, embotamento e até mesmo fragilidade, de modo que até mesmo o pente de melhor qualidade e eficaz para pentear deve ser usado em quantidades razoáveis.
Óleos, vitaminas, aminoácidos em spray para pentear: existe algum uso deles?
Na composição do spray para fácil pentear você pode ver os ingredientes auxiliares: óleos naturais, proteínas, vitaminas, etc. Considere o efeito desses componentes no cabelo.
Óleos naturais
Na maioria das vezes, argan, abacate, jojoba, coco, linhaça, milho, nozes de macadâmia, etc são adicionados aos sprays. Os óleos são muito cuidadosos, especialmente para cabelos do tipo europeu, mas o seu dueto com silicones cria uma substância muito confortável, leve e ao mesmo tempo benéfica para a condição do cabelo. Os óleos dão brilho e elasticidade, “pacificam” o cabelo desobediente, resistente e seco e fornecem proteção UV, e os silicones ajudam o óleo a penetrar profundamente no cabelo. O mais amplamente anunciado hoje - óleo de Argan tree - realmente merece elogios. É leve, bem absorvido, não torna os cachos mais pesados e dá a eles um brilho vivo.
Proteínas
Na maioria das vezes é queratina, proteínas de seda, proteínas de trigo e arroz. Seu uso no tratamento de sprays de cabelo é justificado. As proteínas preenchem as áreas danificadas dos troncos de cabelo, tornam o cabelo mais elástico e mais denso, e assim ajudam a pentear os cachos facilmente e sem danificar sua estrutura.
Vitaminas, aminoácidos, peptídeos, arginina e outros suplementos "úteis"
O cabelo é uma matéria inanimada que não pode ser fortificada, rejuvenescida, renovada ou nutrida, portanto estes ingredientes que são relevantes para muitos outros cosméticos são absolutamente inúteis para melhorar a aparência do cabelo. Não faz sentido esperar deles qualquer efeito e pagar por belas promessas.
Assim, o spray fácil de pentear deixou de ser apenas um remédio para cabelos emaranhados, tornando-se uma maneira conveniente, econômica e segura de deixar seu cabelo bem cuidado e bonito. E o "techinfus.com" ajuda a escolher o melhor, como sempre.