Hoje na construção de cerâmica porosa pode ser (e é) considerado um material de construção de elite - merecido, por sinal. O grande formato do bloco com vazios de ar incorporou as principais vantagens dos tijolos cerâmicos com propriedades adicionais, como, por exemplo, altas características de isolamento térmico. Uma parede de blocos porosos pode ser disposta em uma única camada, sem isolamento adicional subsequente. Neste caso, a resistência mecânica da estrutura não sofrerá!
Características de blocos porosos
Para a fabricação de material de acordo com o processo de construção usado argila, que ainda está na forma bruta de lascas de madeira. Depois de adicionar o enchimento, a mistura de argila e chips é queimada a uma temperatura de mais de mil graus. Ao mesmo tempo, no processo de queima, as aparas de madeira queimam formando na estrutura fechada do material um grande número de poros, cujo volume atinge 50% do volume total de blocos futuros. Estes poros e fendas fechadas evitam a perda de calor através das paredes dos edifícios e aumentam a resistência à transferência de calor. Como resultado, a parede com uma espessura total de 45-50 centímetros cumpre totalmente os requisitos estabelecidos de engenharia de calor, que são impostos em paredes externas e paredes.
Devido ao fato de que os blocos têm um número tão grande de vazios internos, blocos cerâmicos porosos são fornecidos com excelentes propriedades adicionais: além de alto isolamento térmico, também possui alto isolamento acústico, excelente permeabilidade ao vapor, boa resistência ao congelamento e compatibilidade ambiental.
Características mecânicas: a densidade média de um bloco cerâmico poroso é aproximadamente 2 vezes menor que a de um tijolo de silicato convencional (760-860 quilogramas por metro quadrado). A condutividade térmica é apenas de 0,15 a 0,29 W / m * grau (para um tijolo - 0,65 - 0,81), a força dos blocos corresponde à marca internacional M-75-150. Essa força é suficiente para construir paredes de suporte de carga para um prédio de sete andares a partir de blocos cerâmicos.
Tipos de blocos cerâmicos porosos.
Basicamente, os tipos de blocos cerâmicos porosos diferem apenas na dimensão. Além disso, sua altura é quase sempre um múltiplo da alvenaria. Portanto, em quase todos os casos, o projeto de qualquer casa feita de tijolo pode ser adaptado à alvenaria de blocos porosos.
A largura padrão desses blocos é de 25 cm, o comprimento dos blocos pode variar, geralmente é de 25, 30, 38, 44 e 50 centímetros. É o comprimento que determina qual será a espessura da parede, porque Ao colocar, blocos cerâmicos porosos são colocados com o lado longo através das paredes. Os blocos são empilhados em uma argamassa de cimento comum e em cola, mas especialistas recomendam o uso de uma argamassa quente especial para assentamento - seu uso aumenta as propriedades isolantes das paredes em 17%. Uma parede alinhada em uma única camada de blocos, mesmo se a argamassa de cimento convencional for usada, sempre atenderá aos padrões de tipo para a 1ª zona climática - esta é a maioria das regiões russas. Se você usar uma solução quente ao colocar blocos de cerâmica com um comprimento de 38 cm, poderá garantir a conformidade com os padrões em quase todas as regiões da Federação Russa. Se você usa soluções convencionais, precisará realizar adicionalmente o isolamento da parede.
Foto: mekstroy.ru
Para paredes internas de edifícios e prédios, blocos de 25 cm ou mais podem ser usados, além disso, tais blocos podem ser usados para construir divisórias ou para paredes externas com isolamento adicional. Isso se aplica se for tecnologicamente impossível aumentar a espessura das paredes estruturais - por exemplo, quando a fundação é muito estreita.Além disso, esse método é usado, se necessário, para maximizar a facilidade de toda a estrutura.
Blocos muito pequenos com uma espessura de 8, 10 e 11 cm são ideais para construir divisórias, bem como para enfrentar qualquer cinta monolítica ou como elementos adicionais adicionais. Meios blocos e blocos de canto são usados para colocar ângulos retos e ângulos de posicionamento de 135 graus. Blocos cerâmicos projetados para o dispositivo de paredes internas têm uma condutividade térmica ligeiramente maior do que aqueles destinados ao dispositivo de paredes externas.
Foto: simferopol.olx.com.ua
Independentemente da construção e espessura da parede, serão necessários 16 blocos cerâmicos para um metro quadrado de construção de parede, uma vez que em qualquer alvenaria a sua largura é constante e é de 25 cm, a altura de uma fila de alvenaria é também de 25 cm.
Tipos de paredes de blocos cerâmicos porosos
Elementar parede única - bloco de cerâmica e acabamento decorativo de fachada. Como material de acabamento pode ser usado cerâmica facial ou gesso comum. No primeiro caso, será necessário um espaço de ar ventilado e conexões metálicas flexíveis (obrigatórias) entre a parede principal e a parede frontal para o acabamento final da parede.
Parede dupla Ele é organizado de acordo com o princípio “fachada molhada” - é um bloco de cerâmica e material de isolamento rígido feito de lã mineral de 6-10 cm de espessura. Essas paredes podem ser dispostas com um comprimento de bloco de 25 a 30 cm. nos blocos principais, a permeabilidade ao vapor, caso contrário, o excesso de umidade se acumulará no interior da parede - por esse motivo, você não deve usar espuma de poliestireno para isolamento.
Foto: rostov.1gs.ru
Paredes de três camadas Blocos cerâmicos são dispostos com isolamento a granel ou rígido, que está localizado entre as paredes de suporte dos blocos e as paredes exteriores feitas de blocos cerâmicos porosos com um comprimento de 1 a 11 cm (isso também pode ser um tijolo ou revestimento de clínquer).
Recursos e alta velocidade de colocação de blocos
Vamos começar com alta velocidade. Um bloco cerâmico poroso pode substituir de 5 a 15 tijolos em alvenaria - é claro, as paredes desse material serão construídas muito mais rapidamente do que os tijolos. Neste caso, uma parede de camada única terá uma massa específica de duas vezes menor que uma parede de tijolos, e será erguida cerca de 4 vezes mais rápida. O maior bloco poroso pesa não mais do que 20-22 kg, é facilmente levantado por uma pessoa. Os blocos são muito próximos uns dos outros, o seu sistema especial de "pente de ranhura" mantém uma forte aderência. Como resultado, colocar um metro quadrado de parede leva de um pedreiro profissional não mais do que uma hora.
Os seguintes recursos. É desejável construir paredes a uma temperatura de +5 graus e acima - isto é necessário para eliminar o uso de aditivos anticongelantes (o uso de aditivos reduz significativamente a resistência da alvenaria na compressão). Umedeça os blocos antes de colocar - para fazer isso, você pode regar cada palete aberta com uma mangueira. A solução não é colocada em juntas verticais, exceto nos cantos e juntas das paredes externas e internas. A costura em todos os casos deve ter a mesma espessura, aproximadamente cerca de 12 mm.
Alguns fabricantes de blocos cerâmicos porosos aconselham a colocação de uma malha de malha estreita entre linhas, para que a solução não entre nos poros. Os elementos de corte são recomendados para serem usados somente no meio das paredes, e para colocá-los o mais longe possível dos cantos e dos locais das interfaces.
As primeiras filas de blocos devem ser colocadas em uma base nivelada. Todos os cantos da estrutura devem estar localizados no mesmo nível em relação à linha horizontal - no futuro, qualquer desvio será extremamente difícil de corrigir. Entre a base e a primeira fileira real de alvenaria, é necessário organizar uma camada de impermeabilização.A postura deve começar nos cantos do edifício, não mais do que 3-4 linhas devem ser colocadas verticalmente ao mesmo tempo. Os blocos devem ser colocados perto do topo, e não movidos para o lado da cama.
Foto: stroika-kazan.ru
Paredes adjacentes, incluindo internas e externas, devem ser construídas ao mesmo tempo, enquanto interconectando, “afogando” em cada segunda fila os blocos da parede interna na parede externa em cerca de 10-15 cm. Alinhando-se mais tarde, na parede externa, por sua necessidade de deixar as ranhuras. Paredes internas podem ser feitas de outro material, mas não de blocos cerâmicos.
Principais erros
Então chegamos à essência da história. Como o material é relativamente novo no mercado de materiais de construção modernos, mesmo construtores experientes podem fazer imprecisões e erros óbvios ao trabalhar em blocos cerâmicos porosos. Entre eles estão:
- Colocando blocos porosos ao longo da parede sulcado, lado longo. Tal colocação não é permitida nem mesmo para a construção de paredes internas, pois pode romper a aderência dos blocos. Além disso, as propriedades de isolamento de cada unidade separadamente na direção perpendicular são muito menores, e o gesso para o trabalho de acabamento levará quase o dobro.
- Combinando blocos com tijolos e outros materiais de construção com maior condutividade térmica não são permitidos! Isso sempre leva à condensação de umidade nas paredes, fungos e mofo, e assim por diante.
- Colocar linhas de blocos cerâmicos sem enfaixar também inaceitável! Isso reduzirá significativamente a força da alvenaria.
- Não permitido espessura diferente de costuras entre linhas individuais. Isto viola seriamente a geometria das paredes, na construção das quais existem cargas desigualmente distribuídas. Ao mesmo tempo, as costuras grossas estarão em operação por potenciais pontes frias, o que reduzirá significativamente as propriedades de isolamento térmico das paredes.