Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre todos os grupos etários em todo o mundo. Na Europa, metade dos que morreram nos últimos anos sofreu de músculo cardíaco e extremidades inferiores, angina de peito e infarto do miocárdio.
Qual é o perigo da aterosclerose?
A aterosclerose é perigosa pela deposição de placas ateroscleróticas nas paredes dos vasos sanguíneos, que são formadas devido a um excesso de colesterol. Como resultado, a circulação normal do corpo é perturbada e a isquemia de alguns órgãos se desenvolve. Se você não agir, com o tempo haverá um bloqueio completo do vaso, o suprimento de sangue para a parte do corpo irá parar e as células circundantes morrerão.
Como é a aterosclerose vascular?
Dependendo da localização da lesão dos vasos sanguíneos, a doença arterial coronariana pode ser diagnosticada, caso em que ocorrem ataques cardíacos. Com excesso de colesterol, os vasos do cérebro, membros, rins, etc. também são afetados. Mas a artéria coronária que fornece sangue ao músculo cardíaco sofre mais frequentemente.
Como evitar doenças cardiovasculares?
Estudos clínicos de longo prazo demonstraram alta eficácia de medidas preventivas. Os cientistas argumentam que o desenvolvimento da aterosclerose contribui para vários fatores de risco. Alguns deles são incontroláveis, por exemplo, idade, sexo, causas genéticas (hereditariedade sobrecarregada).
Mas existem fatores controlados que podem mudar sob a influência de medidas preventivas competentes.
Fatores de risco
O mais famoso é o aumento da quantidade de colesterol no sangue. O colesterol (substância semelhante à gordura) é necessário pelo organismo em certas quantidades para a formação de membranas celulares, hormônios esteróides e vitamina D. Mas quando é abundante, várias patologias ocorrem.
Outro fator de risco envolvido no desenvolvimento da aterosclerose é o aumento da quantidade de triglicérides (gorduras) no sangue. Tempessoas com grande massa corporal durante os testes laboratoriais têm uma alta quantidade de colesterol e triglicérides.
O desenvolvimento da aterosclerose promove-se por doenças endócrinas (diabete) e uma tendência a eles, maus hábitos, hipertensão (hipertensão arterial de graus diferentes), um estilo de vida inativo. Tudo isso leva a danos graduais nas paredes dos vasos sanguíneos.
Como identificar os sinais da doença?
Para fazer isso, você deve se submeter regularmente a atividades de laboratório e diagnóstico prescritas por um médico.
O monitoramento diário da pressão arterial e exames laboratoriais de sangue, várias vezes ao ano, com a determinação de parâmetros bioquímicos, isto é, colesterol, triglicérides e glicemia, é absolutamente necessário.
Como reduzir os fatores de risco?
5 dicas eficazes que funcionam
O que você precisa comer:
- É necessário incluir na dieta diária de ácidos graxos ômega-3, efeitos benéficos sobre o coração, pressão arterial, coagulação do sangue, metabolismo lipídico.
- Todos os dias você precisa comer frutas e legumes que contenham antioxidantes e fibras.
- O nível de colesterol é reduzido pelo grão, devido ao alto teor de fibras solúveis em sua composição.
- Como bebidas, é necessário usar refrigerantes de baixa caloria, chá, água mineral.
O que deve ser excluído da dieta:
- Produtos que superestimam a quantidade de ácidos graxos saturados (óleo de palma).
- Variedades gordas de carne (porco, pato, ganso, linguiça de porco, brawn).
- Produtos lácteos gordurosos (gema de ovo, maionese).
- Cozinhar sal.
- Sobremesas, bolos, bebidas açucaradas e álcool.
Como cozinhar os alimentos corretamente:
- Dê preferência ao grill, use panelas antiaderentes, permitindo não aplicar gordura na cocção.
- Não coma frituras!
Levar um estilo de vida ativo:
- Comece gradualmente a aumentar a atividade física, primeiro se envolver em andar, no futuro - correr, nadar.
- A atividade física deve ser regular e medida (pelo menos 2-3 vezes por semana).
Acabar com maus hábitos:
- Se você mesmo não pode parar de fumar e beber álcool, você precisa consultar um médico. O médico irá selecionar um método individual de tratamento da dependência.
- Com o aparecimento da síndrome de abstinência, que é acompanhada de ansiedade, ansiedade, incapacidade de concentração e insônia, você não deve adiar a visita a um especialista. Com esses problemas, é bem possível lidar com isso.
Conclusão: as medidas preventivas são acessíveis a todos e podem prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares graves, melhorar a qualidade e a duração da vida.