No mercado de construção moderna, o laminado é um dos revestimentos mais populares.
Mas além das vantagens óbvias, também tem desvantagens que devem ser levadas em conta por aqueles que estão planejando um reparo. Na pior das hipóteses, os usuários podem sentir frustração e o dinheiro para materiais de construção será desperdiçado. Que argumentos não falam em favor do laminado?
Aparência não natural
Laminado, é claro, para melhor é diferente do linóleo. Devido à excelente imitação de pedra, madeira ou outro material, o laminado parece muito sólido e atraente. No entanto, a palavra chave, neste caso, é “imitação”. Um olhar mais atento para a capa, ou com o primeiro passo dado a ela, o falso se torna óbvio, e a ilusão desaparece como fumaça. Para os fãs de solidez e materiais naturais, é improvável que essas nuances provem.
Opiniões dos fóruns:
“No começo era incomum - eles caminhavam ao longo do piso laminado, como se fosse plástico. Parquet ou mesmo piso é muito mais bonito e natural ".
“O laminado parece artificial. Descalço sentir revestimento não natural, não "respirar".
Instalação de "armadilhas"
Cada pacote de piso laminado é fornecido com instruções que permitem até mesmo a uma pessoa não iniciada reparar e segredos de construção para fazer a instalação de forma independente. Além disso, no caso de um erro, é possível desmontar a construção mal sucedida e começar de novo. No entanto, este procedimento aparentemente simples esconde uma exigência, a violação da qual pode levar a consequências indesejáveis - de perder o direito de garantir o serviço a fenômenos indesejáveis durante a operação (guinchos, crepitação, dano às fechaduras). A superfície da base na qual o laminado é colocado deve estar seca e perfeitamente plana. Apenas uma diferença de altura de até 3 mm por metro quadrado é permitida. É claro que, no caso da colocação de laminado sobre um pavimento de madeira ou sobre uma mesa de betão desalinhado, é bastante difícil de cumprir tal condição. Outra conseqüência da violação das regras de instalação pode ser o inchaço (“bubbling”) da estrutura montada, que com o tempo também levará à quebra.
Opiniões dos fóruns:
"Eu, aparentemente, mal nivelei o chão, e em alguns lugares na junção dos pratos apenas quebraram as fechaduras."
“Eu coloquei o laminado através da empresa. Inicialmente, eles fizeram uma mesa e depois deitaram. Com o tempo, notei que o piso range em um só lugar. Imediatamente não acompanhou. Eu nem sei o que fazer - o dinheiro já foi pago ”.
Foto: techinfus.com
Substituir nem sempre ajuda
Laminado (especialmente graus 32 e acima) tem uma camada protetora bastante confiável e durável que é resistente ao estresse mecânico. Por muito tempo ele não se importa com saltos femininos, garras de cachorro, corridas de crianças em carros de brinquedo e outros fatores destrutivos. No entanto, gradualmente essa camada também se desgasta. Infelizmente, é impossível polir um novo material - ele pertence à categoria de "descartável". Você pode substituir o desgaste ou perder a aparência do painel, mas usar essa tecnologia nem sempre é possível ou aconselhável (por exemplo, devido à falta de cores disponíveis no mercado). Em tais casos, os proprietários geralmente mudam completamente a cobertura inteira.
Opiniões dos fóruns:
“Parquete é mais fácil de consertar - era moído e envernizado, e o laminado precisava ser trocado ...”
“Temos vizinhos inundados de laminado. Teoricamente, foi necessário substituir no máximo 1/3 da área do piso. Comprou o mesmo número que era, mas não cabia na sombra. Eu tive que mudar tudo.
Desconforto acústico
Esta é outra desvantagem que o linóleo é quase sempre desprovido de, e muitas vezes o piso de madeira. O laminado, mesmo colocado em um substrato padrão, possui um “efeito de tambor” peculiar - ele produz um som estrondoso ao caminhar em sapatos rígidos ou em saltos. Além disso, ao colocar em uma superfície irregular ou despreparada, placas laminadas podem emitir um rangido irritante durante a caminhada. O uso de material de cortiça com 2-4 mm de espessura como base ajuda em parte a evitar tais problemas. Pelo menos, para proteger deles os habitantes dos apartamentos vizinhos. Mas o preço sobe às vezes.
Opiniões dos fóruns:
“Os vizinhos, vivendo no topo, são laminados. Seus movimentos em chinelos macios causam tal estrondo que é direto "pintar a luz". E se alguém, Deus me livre, corre ou deixa cair algo, eles ouvem três andares abaixo. ”
"Temos um piso laminado barato em nosso espaço de escritório." É simplesmente impossível andar sobre ele, especialmente nos saltos, parece que uma manada de cavalos está pulando. ”
Baixa resistência à umidade
Esta é talvez a falha mais significativa no laminado barato. Em um apartamento residencial, o líquido sempre se derrama no chão: o chá, a cerveja, a água para regar as plantas são derramadas, um pano não se espreme ao lavar a superfície, etc. Fontes de umidade indesejada no laminado podem ser animais de estimação. Se a camada protetora é em grande parte capaz de proteger a face frontal da placa laminada da umidade, então as juntas são realmente o calcanhar de Aquiles deste material. A água entre os painéis pode causar deformação (inchaço), rachaduras e destruição.
Opiniões dos fóruns:
“O laminado foi inundado com água - os vizinhos foram inundados. Em alguns lugares já visível inchaço nas costuras ".
“O laminado não é amigo da umidade. O filhote de um amigo fez algumas vezes poças no corredor, então o laminado inchou. Eu tive que mudar.
O perigo do laminado quando aquecido
Desde o início das vendas, alguns especialistas em meio ambiente expressaram preocupação com o uso de compostos à base de formaldeído na fabricação de pisos. Segundo os peritos, durante a operação no quarto o soalho laminado pode ser uma fonte de substâncias perigosas no ar. De fato, quando aquecidas a uma determinada temperatura, matérias-primas sintéticas de até 20% do laminado, especialmente na produção do segmento ultrabudget, podem emitir uma quantidade insignificante de tais compostos. Os restantes 80% da composição do laminado - madeira natural, que não representa qualquer perigo para os seres humanos. Portanto, é extremamente importante usar em combinação com o sistema de piso radiante apenas tipos especiais de laminado.
Opiniões dos fóruns:
"O rendimento real da" química "do laminado depende mais, provavelmente, do preço do que da classe de revestimento."
“Qualquer química cheira mal, mas o laminado barato é definitivamente veneno. Quanto mais substâncias tóxicas, mais barato o material, e mais natural, mais caro. Coloque uma prancha de carvalho - cuide da saúde das crianças! ”
Piso laminado frio
Em comparação com o parquet ou a cortiça, o laminado, como o linóleo, é um material relativamente “frio”. A situação pode ser ligeiramente corrigida colocando um substrato especial ou uma base isolante de calor a partir da cortiça. Assim, por exemplo, o uso de um isolon de 2 milímetros fornece isolamento térmico comparável às propriedades do linóleo espesso isolado. No entanto, esta etapa aumenta significativamente o custo da cobertura.
Opiniões dos fóruns:
"Parece que o laminado é apenas mais frio que o parquet."
“A estética, claro, o laminado não é ruim, mas o plástico é plástico - não é muito agradável andar descalço, especialmente no inverno. Como uma telha sem aquecimento!