Uma rede Wi-Fi é ondas de rádio. Existem muitos fatores que podem interferir neles. Mas se você posicionar e configurar corretamente o seu roteador usando alguns truques, ele fornecerá um forte sinal de Wi-Fi. E isso, por sua vez, aumentará a área de cobertura da rede e a velocidade da Internet.
Levante a antena
A maioria dos roteadores tem antenas ajustáveis. Como regra, ao comprar um novo roteador, a antena está na posição horizontal. A primeira coisa que você precisa fazer para obter o máximo sinal Wi-Fi é colocar a antena na posição vertical. O mesmo se aplica aos roteadores com duas antenas, não faz sentido direcioná-los em direções diferentes, apenas na vertical, com as pontas para cima.
Foto: img-aws.ehowcdn.com
Escolha o local certo para o roteador
A qualidade do sinal Wi-Fi é amplamente afetada pela localização do roteador. Se você tem uma grande casa ou escritório, é melhor não colocar um roteador em uma extremidade do edifício, porque na outra parte do sinal será mais fraco ou completamente ausente. A opção ideal seria colocar o roteador no centro da sala e de preferência o mais alto possível, já que as ondas de rádio são melhor divergidas para baixo e para os lados. Também não é recomendado colocar o roteador no chão. É melhor encontrar um lugar para isso nas prateleiras superiores ou no armário.
Foto: i.i.cbsi.com
Tente evitar interferências
Não coloque o roteador sobre ou perto de objetos de metal, como prateleiras de ferro ou armários de metal. O metal, assim como a pedra, podem bloquear o sinal Wi-Fi, enquanto as paredes de madeira e de plástico não causam problemas. Pela mesma razão, vale a pena minimizar o número de espelhos, já que a maioria deles tem um revestimento metálico fino.
Além disso, coloque o roteador longe de cabos de alimentação, cabos de computador, fornos de micro-ondas, babás de vídeo e lâmpadas de halogênio. Tudo isso pode causar séria interferência na recepção de sinais de rádio.
Um obstáculo significativo pode ser um caso de computador. Tente colocá-lo de forma que não interfira com o sinal passando entre a placa de rede e a antena do seu roteador.
Telefones sem fio, fornos de microondas e outros dispositivos que usam a mesma frequência do roteador (2,4 GHz) podem interferir se estiverem próximos ou alinhados com o roteador. Remova esses dispositivos do roteador ou compre dispositivos mais novos com uma frequência de 5,8 GHz, o que não criará obstáculos no caminho do sinal de rádio.
Foto: img-aws.ehowcdn.com
Escolha o melhor canal Wi-Fi
Se há muitas casas vizinhas em sua casa ou se você mora em um apartamento, é bem provável que existam muitas redes Wi-Fi diferentes na área de cobertura. Nesse caso, essas redes podem interferir umas nas outras.
Para minimizar essa interferência, remova o roteador o máximo possível de outros pontos de acesso Wi-Fi, se isso for possível, é claro. Por exemplo, se você estiver em um apartamento e o roteador estiver no canto do seu quarto, o roteador do vizinho pode estar localizado do outro lado da parede.
Mas a melhor coisa que você pode fazer nessa situação é mudar para outro canal Wi-Fi. Você pode encontrar esta opção na página de configurações do roteador - verifique o manual do usuário para ele, lá vai encontrar definitivamente instruções sobre como fazer isso (se você não tiver este documento, você pode encontrar as informações necessárias na Internet). Encontre a opção de mudar o canal Wi-Fi na interface web do roteador e simplesmente mude o canal para outro com menos interferência.
Claro que você tem que experimentar um pouco para encontrar o melhor canal. Mas você pode usar o aplicativo Wi-Fi Analyzer para dispositivos móveis na plataforma Android, que mostrará uma lista de redes Wi-Fi próximas e selecionará o canal Wi-Fi com o menor carregamento para sua rede.
É tudo o que você precisa fazer - escolha o local correto do roteador e selecione o canal Wi-Fi ideal para otimizar a rede. É claro, você também pode comprar um novo roteador que suporte padrões Wi-Fi modernos e aprimorados e pode oferecer um sinal mais potente e um aumento de velocidade notável.
Dicas úteis
Se, depois de todas as manipulações acima, você ainda não tiver força de sinal Wi-Fi suficiente, então você pode comprar um repórter chamado Wi-Fi - um amplificador de sinal do roteador.
Existe uma opção mais barata - faça o seu próprio refletor e coloque-o atrás do dispositivo receptor ou antena. Para fazer isso, pode servir como CDs, latas, papel alumínio em papelão, em geral, tudo o que você tem imaginação suficiente. Procure na Internet maneiras de criar tais refletores - muitos deles. Barato e com raiva.
Você pode substituir o firmware por um diferente e mais novo. Pode ter muito mais possibilidades de ajuste e aumento da força do sinal do roteador. Ou atualize seu padrão sem fio para Wireless N ou Wireless G com MIMO. Isso aumentará significativamente o alcance da sua rede Wi-Fi.