Foto: lestnitsy74.ru
A árvore não tolera umidade excessiva. Portanto, ao limpá-lo, não tome muita água e muitos detergentes. É melhor limpar as escadas embebidas em uma solução fraca, de preferência um detergente neutro e, em seguida, um pano bem torcido.
Se você precisa limpar bem as escadas de madeira sem pintura, então você pode molhar uma pequena área com água quente e sabão, limpe-o bem com uma escova dura, lave com água e seque com um pano de saco grosso. A mancha de gordura deve ser removida enquanto estiver fresca, depois é facilmente limpa com uma lixa. Também manchas de gordura podem ser polvilhadas com pó de talco ou caulim, cobertas com papel absorvente e passadas com ferro não muito quente. Manchas de gordura antigas podem ser removidas com aguarrás. Se manchas de mofo de alta umidade podem ser removidas com gasolina.
Se a escada for pintada, a contaminação forte é lavada com água com a adição de amônia (2 colheres de sopa de amônia são levadas para um balde de água). Brilho madeira pintada dará esfregando uma mistura de óleo vegetal e álcool desnaturado em partes iguais, depois de secar, esfregue com pano para brilhar. A árvore precisa de cuidados especiais. Por exemplo, a fim de evitar os besouros, você não deve sobrecarregar o espaço perto das escadas e arejar a sala com mais frequência. Além disso, para fins de prevenção, madeira não envernizada deve ser limpa a cada seis meses ou ano com uma solução de fluoreto de sódio ou fluoreto de silício (200-250 g da substância deve ser diluída com um balde de água quente, bem misturado e resfriado). Também adequado para processar a composição de terebintina, cera, parafina e creolina, em uma proporção de 100: 5: 5: 3.
Efeitos mecânicos imprecisos, incluindo arranhões e lascas, o efeito do tempo, danos causados por pragas e problemas similares não afetam da melhor maneira o estado e a aparência da escada de madeira. Muitos pequenos defeitos podem ser corrigidos por você mesmo.
Pequenos sulcos, arranhões e rachaduras são selados com massa, que consiste de uma mistura de serragem fina e cola. Para fazer isso, primeiro remova a área do defeito e preencha-a com massa de vidraceiro. Após a secagem, o lixamento é necessário, tingido para combinar com a base e laca, se necessário. Você também pode comprar um composto de látex de tom projetado para madeira, que é aplicado com uma espátula para um arranhão ou amassado e deixado secar. Em cima do restaurador aplicado para madeira.
Também as rachaduras podem ficar presas. É mais conveniente executar, se for possível remover a peça danificada. A fenda é limpa de sujeira e poeira, seca e despejada com cola de madeira quente, após o que a peça deve ser mantida sob pressão antes de secar. Lascas e flocos são colados com cola de marceneiro.
Mesmo pequenos amassados podem ser nivelados. Para fazer isso, na superfície do recesso fazer alguns arranhões ou cortes e, em seguida, tratados com vapor (o melhor é pressionar um ferro quente através de um pano molhado). Esse tratamento de calor úmido permite que as fibras de madeira se expandam, o que leva ao alinhamento dos amassados. Depois que o local processado seca, o polimento e o envernizamento são feitos. Se o dano de madeira por fungo ocorreu, as áreas afetadas devem ser tratadas com uma solução morna de água, sulfato de ferro e sal na proporção de 4x1x1 por peso.
A destruição da escadaria por insetos lenhosos (detectados oportunamente até que as pragas se transformem em poeira) requer tratamento com uma solução desinfetante. Cada buraco é preenchido com solução de fluoreto de sódio (substância venenosa, use com cuidado) com uma seringa, então todas as superfícies são limpas com a mesma solução.Após a secagem, as áreas danificadas devem ser derramadas com parafina derretida, que deve ser pintada com pigmento na cor do produto.