
Levkas para gesso e você pode, e você precisa, se você realmente precisa conseguir uma superfície lisa. Para muitos tipos de acabamentos, esta condição é necessária para obter um bom resultado.
O gesso “nu” pode dar à superfície alguns defeitos, como diferenças de altura ou rachaduras, tem grande aderência e é “afiado” para papéis de parede finos. Portanto, é necessário aplicar levkas para nivelar a superfície, remover diferenças, suavizar irregularidades. Então a tinta ou "venetian" cairá perfeitamente, e o papel de parede não se deformará, não permitirá que as emendas divirjam e não parecerão "pimply".
“Levkas é um tipo de massa, receitas em diferentes fontes são diferentes. A composição, por via de regra, inclui giz, gipsita ou alabastro, que se diluem em uma base de água-adesivo. Além disso, a composição pode variar dependendo do estado inicial da superfície a ser tratada. Para superfícies em relevo, é retirada uma solução semi-líquida, para as paredes e tetos é feita uma mistura do tipo de massa. »
Um exemplo seria a seguinte composição: gesso, giz e cola de madeira diluída (20-60 g de cola por litro de água) nas proporções de 2: 1: 2. Também é dada uma receita para levkas líquidos: detalhe 200 g de cola de carpintaria, despeje 1 l de água por 6-8 horas, derreta em banho-maria depois de inchar e adicione giz peneirado na massa resultante, mexendo sempre até obter creme azedo. Tais levkas são aplicadas com uma escova, com a qual, quando devidamente preparada, drena com longos fios.
“Levkasit - para produzir trabalhos de acabamento de alta qualidade que lhe permitem obter uma superfície muito lisa. Levkas são usados para priming para dourar, pintar, papel de parede fino, permitindo que você remova toda a aspereza que será visível sob um acabamento similar. »
Levkass deve estar em gesso completamente seco. Gesso mal seco pode dar manchas amarelas mais tarde, deformar ou rachar, e então será muito difícil eliminar tais efeitos. Se você tiver que trabalhar no velho gesso, então você deve remover as áreas que não seguram bem, andar com uma espátula ao longo da borda das rachaduras, removendo todas as não confiáveis. Se a base é porosa, então, além disso, não faz mal passar por um primário especial e secá-lo. Só depois disso você pode consertar defeitos com os levkas.
Recomenda-se colocar uma camada não superior a 2 mm. Se necessário, o procedimento pode ser repetido, mas bem seco a camada anterior. Mais frequentemente, esse termo era usado para iconografia, onde giz (gesso, alabastro) era usado para colar óleo de peixe ou animal com óleo de linhaça, o que tornava possível preparar qualitativamente a prancha preparada. Na construção utilizada uma composição ligeiramente diferente, e adequada para o trabalho não só na madeira.