Foto: pol-master.com
O banheiro é uma sala específica com alta umidade e diferença de temperatura, de modo que os materiais para decoração de parede não devem ter medo de tais condições, é fácil de suportar o contato direto com a água, para ser durável, permanecendo elegante e bonito. Além disso, devem ser higiênicos, fáceis de limpar e resistentes a álcalis e ácidos.
A cerâmica continua a ser um clássico para o banheiro. Uma variedade de cores, formas e texturas, facilidade de cuidado, proteção das paredes contra umidade, respeito ao meio ambiente e higiene são vantagens. No entanto, sua instalação é difícil, consome muito tempo, e o ladrilho pode ser dividido com manuseio descuidado.
Porcelanato é semelhante aos azulejos de cerâmica, mas tem uma maior resistência e resistência ao desgaste, imita a pedra natural. Você pode revet as telhas do espelho do banheiro, mas aqui é inferior à cerâmica em força. Não muito tempo atrás, havia também uma telha de vidro feita de vidro temperado, que é higiênico e durável, bonito e durável, mas muito caro.
O mosaico parece ótimo no banheiro, mas este trabalho é ainda mais difícil e mais caro do que colocar telhas comuns. O mosaico pode ser de cerâmica, vidro, de smalt (semelhante ao vidro, mas mais durável e expressivo), pedra e até metal, enquanto as partes podem ter formas diferentes.
Os painéis de plástico pertencem à maneira mais barata de terminar e, portanto, parecem baratos, pois se assemelham a lugares públicos. Mas você pode escolher as opções para pedra ou madeira, dando elegância. O material é higiênico, durável, tolera mudanças de temperatura, enquanto é fácil de instalar e manter. Mecanicamente não muito durável, com medo de impacto ou forte pressão.
Drywall pode ser usado se for resistente à água ou à base de cimento. Bastante barato, com um peso pequeno, é convenientemente montado, aumenta o isolamento acústico e economia de energia. No entanto, este material requer decoração adicional.
Tinta também se aplica a materiais tradicionais, requer uma superfície ideal. Apenas variedades resistentes à umidade, resistentes a sujeira, melhor tinta látex. Opção barata, dando uma riqueza de escolha de cores e tons, bem como permitindo que você crie padrões para estêncil ou pintura artística. Requer cuidadosa manutenção.
Às vezes as paredes do banheiro são revestidas com papel de parede impermeável lavável, de preferência também resistente à abrasão (fibra de vidro, vinil ou acrílico). No topo do papel de parede, você também pode pintar, aumentando a durabilidade. Mas a força do papel de parede no banheiro ainda deixa muito a desejar, a durabilidade está fora de questão aqui.
A madeira fica linda em todos os lugares, mas para o banheiro ela precisa ser tratada com anti-sépticos e repelentes de água. Não é a opção mais barata, além de requer cuidados especiais. Você também pode escolher painéis laminados de madeira.
Colando um filme auto-adesivo especial dá uma escolha de um grande número de cores e texturas, é barato. Você pode pegar soluções originais, mas não conseguirá obter uma aparência luxuosa. Material não muito forte e durável, pode empolar e até descascar.
O acabamento do banheiro pode ser feito com gesso decorativo, que é barato e bastante confiável, somente aqui é necessário escolher e aplicar a mistura de gesso com os aditivos e plastificantes necessários. O trabalho não é fácil e “sujo” leva muito tempo.
Aglomerado refere-se a materiais relativamente novos, assemelha-se à cerâmica, é um ladrilho fino com uma superfície brilhante de várias cores, mais durável contra a abrasão e o impacto mecânico, mais simples do que o ladrilho na colocação. No entanto, este material artificial, embora bastante caro, pode ser deformado se não for devidamente armazenado.
O mármore é um excelente material natural para um banho luxuoso, mas caro. É durável, ecológico, resistente à água, enquanto "respira". No entanto, coloca exigências especiais sobre o cuidado e tem medo de substâncias ácidas.
Existe um tipo de linóleo para paredes. Não tem base de tecido, é completamente sintético e é semelhante a uma folha de plástico. Faça enquanto pede. No entanto, a durabilidade, a plasticidade e a facilidade de tratamento dão suas vantagens no sentido de escolher um material tão incomum.
Ao mesmo tempo, diferentes materiais podem ser combinados entre si, localizando em zonas “molhadas”, onde o contato com a água é mais provável, digamos, em revestimentos cerâmicos, e o acabamento de outras áreas com materiais mais exigentes.