Foto: izol.su
Placas de poliestireno são eficazes como isolamento, pois têm um baixo coeficiente de condutividade térmica. O baixo peso das placas simplifica a instalação e não torna a parede muito pesada. Este material é facilmente processado, enquanto a extrusão é mais elástica, de modo que é mais conveniente trabalhar com ele. O poliestireno expandido possui boas características de resistência em compressão e ruptura. A resistência mecânica extrudida é muito maior que a da espuma convencional, embora seja um pouco limitada. A durabilidade é medida em dezenas de anos (a garantia é dada para períodos da ordem de 50 anos), mas é necessário um acabamento externo adicional.
O material não é higroscópico, de modo que o isolamento térmico não se deteriora mesmo quando a umidade penetra na placa. A resistência à água confere-lhe uma propriedade de barreira hidráulica sem a necessidade de impermeabilização adicional. No entanto, as extremidades devem ser protegidas da umidade perto das aberturas, como se a camada isolante penetrasse no interior, umidade excessiva pode inchar ou descascar o material. O material é resistente à luz, não tem medo de geada e calor, não está sujeito à influência das diferenças diárias de temperatura. Material de qualidade é auto-extinguível e não sustenta a combustão, mas o fogo ainda a destrói.
Existem poliestireno de espuma e desvantagens. Por isso não tem bom isolamento acústico. O coeficiente de permeabilidade ao vapor também é baixo. Embora haja algum grau de permeabilidade ao vapor, a sala pode ficar excessivamente úmida, as janelas podem embaçar e, portanto, é necessária uma ventilação mais frequente. Aquecimento acima de 80 ° C pode causar destruição parcial. O material não é resistente a muitos solventes orgânicos. Em comparação com a lã mineral, a espuma de poliestireno apresenta melhor desempenho térmico e resistência à umidade. Para o isolamento de fachadas, precisamos de placas de lã mineral, que são mais caras do que o poliestireno expandido, embora a lã mineral simples seja mais acessível. Mas a lã mineral não tem medo de camundongos, o que não é o caso do poliestireno expandido.
Se você escolher um material deste tipo, deve dar preferência à espuma de poliestireno extrudido, que apresenta melhor desempenho em comparação com o poliestireno espumado convencional (espuma convencional) e outros polímeros em espuma. Estes materiais não são caros, enquanto o poliestireno extrudido é mais caro que o de espuma, mas também mais eficiente e seguro. Em termos de aplicação, a espuma de poliestireno é boa para o isolamento exterior de casas, principalmente edifícios residenciais até 25 m de altura e casas particulares. Para edifícios públicos, não é aceite. O uso deste material em fachadas ventiladas com um revestimento de elementos industriais, bem como acabamentos translúcidos são violações dos requisitos de segurança. O acabamento exterior com gesso ou tijolo é necessário não apenas para fins estéticos, mas também para proteção adicional e prolongamento da vida útil.
Este tipo de isolamento é muito eficaz na seleção de materiais de alta qualidade e conformidade com a tecnologia de instalação. O importante não é apenas espuma de poliestireno de alta qualidade, mas também bons adesivos, fixadores e elementos de reforço.