Ao escolher uma geladeira, as pessoas geralmente prestam atenção ao design, preço, consumo de energia, número de compressores, volume e localização do freezer. E aqui classe climática a geladeira fica de alguma forma fora da tela.
Mas para o funcionamento correto do equipamento é muito importante em que condições, a que temperatura da sala funcionará. Caso contrário, aguarde problemas - às vezes muito sérios.
Foto: holodilniki.kz
O que significa a classe climática de uma geladeira?
Existem quatro classes climáticas de refrigeradores, de acordo com os padrões geralmente aceitos. Os fabricantes estrangeiros os designam em letras latinas, eles correspondem às zonas climáticas e regimes de temperatura possíveis nas instalações (as temperaturas são, naturalmente, mais):
- N - 16-32 graus (normal);
- SN - 10 a 32 graus (subnormal);
- ST - 18-38 graus, condições de alta umidade (subtropical);
- T - 18-43 graus, com clima seco (tropical).
Refrigeradores das classes climáticas SN e N são geralmente oferecidos para compradores russos (UHL é um clima frio e moderadamente frio). As versões ST e T são designadas em modelos domésticos com a letra O (clima geral).
Além de outras características, esses dados são indicados pelos fabricantes na placa técnica, que é colada dentro do compartimento do refrigerador.
Foto: www.xn --- 63-mdduaoecugb2g2e.xn - p1ai
Modelos de classes SN e N podem garantir a estabilidade da temperatura dentro das câmaras (congelamento e refrigeração) em nosso clima.
Se o produto é escolhido incorretamente, o frigorífico não vai lidar, por exemplo, com um forte calor, vai funcionar de forma ineficiente, no limite de suas capacidades, pode quebrar rapidamente.
É importante escolher o equipamento da classe apropriada, não apenas para garantir sua operação em um ambiente normal. Você precisa se proteger em caso de avaria inesperada da geladeira durante o período de garantia. Se o dispositivo for usado em condições climáticas inadequadas, diferentes das especificadas nas instruções, o serviço de atendimento ao cliente pode se recusar a reparar a garantia.
Em conexão com o aumento do número de anomalias naturais, quando a temperatura do verão em nossas latitudes mais frequentemente sobe acima de 32 graus, os fabricantes expandiram a linha de produtos. Agora você pode comprar modelos com marcação dupla com uma faixa de temperatura ambiente de trabalho em graus:
- SN-ST (16-38);
- SN-T (10-43).
Foto: www.xn --- 63-mdduaoecugb2g2e.xn - p1ai
Que refrigerador de classe climática é melhor escolher?
Alguém vai pensar que é melhor comprar um modelo universal, por exemplo, SN-T. Ele funcionará igualmente estável em quaisquer condições, tanto no calor quanto no frio. Mas você precisa considerar que tal produto custará muito mais caro devido a recursos de design, devido ao uso de mais resistentes a mudanças no ambiente e a peças mais caras:
- compressor com maior capacidade de refrigeração;
- um condensador com uma superfie de arrefecimento aumentada;
- ventilador de condensação adicional;
- camada de isolamento aumentada na câmara de refrigeração;
- materiais com maior resistência a fungos e mofo.
Projetado para funcionar em condições extremas, os dispositivos também podem aumentar o consumo de energia.
Portanto, o consumidor doméstico deve considerar se é necessário pagar em excesso por uma opção que terá efeito apenas algumas vezes ao ano. É mais razoável escolher uma geladeira da classe climática que melhor se adapte às condições da área em que o consumidor vive. Tal escolha afetará favoravelmente a duração da vida ininterrupta do dispositivo e da carteira do comprador.