Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Primeiros socorros para envenenamento

Por favor leve isso a sério

Na temporada de verão, o tema do envenenamento é especialmente relevante: há cogumelos e bagas, nem sempre é possível acompanhar crianças que são capazes de colocar qualquer folha de grama em suas bocas ou segurar alguns produtos ao sol por várias horas. O nível de saneamento nas condições de verão também está diminuindo, possivelmente envenenado por produtos obsoletos.

Os sintomas de intoxicação alimentar são geralmente: letargia, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, febre, em alguns casos - uma erupção na pele, se o envenenamento é causado por alguma substância química, falta de ar, tontura, fraqueza severa, visão turva.

Mas os mesmos sintomas podem ser sinais do aparecimento de doença grave. Portanto, não se auto-medicar - apenas um médico pode fazer um diagnóstico preciso! No artigo contaremos como fornecer primeiros socorros em caso de envenenamento antes da chegada do doutor - ou enfrentar as intoxicações mais leves de origem conhecida.

Etapa 1: diagnóstico de envenenamento

Para fornecer adequadamente os primeiros socorros - você precisa saber exatamente a causa do envenenamento. Sintomas semelhantes ao envenenamento são inerentes a várias doenças infecciosas e processos inflamatórios. Se houver dor, peça à vítima para mostrar onde ela está localizada. Se aparecer do lado direito, é bem possível que um ataque de apendicite seja possível, e então você precisa enviar a pessoa com urgência para o hospital. Se o sangue é visível nas fezes, é um sinal de uma doença infecciosa grave, mesmo cólera. Tal paciente só pode receber chá de camomila ou chá verde para que não haja desidratação, mas não pode ser tratado em casa. E também não tratar em casa na presença de convulsões, perda de consciência ou perda de consciência. Em nenhum caso, NÃO coloque uma compressa de aquecimento no estômago até saber exatamente qual a causa da doença.

Pergunte ao paciente: o que ele comeu, o que ele bebeu, que erva ele mastigou, a que ele foi tratado, se parecia que a comida tinha um gosto estranho, se ele não se importava com pulverizadores e outros produtos químicos. Como regra geral, ajuda a identificar a causa do envenenamento. Meça a temperatura, com intoxicação alimentar, geralmente sobe para 38 graus.

Delicadamente, sinta o abdômen do paciente (posição nas costas, joelhos flexionados): em caso de envenenamento, a dor geralmente se acumula no estômago, logo acima do umbigo.

Etapa 2: prepare tudo o que você precisa

Se o envenenamento é causado por alimentos, bebidas, uso acidental de comprimidos, etc, para ajudar o paciente terá que lavar os intestinos. Para provocar o vômito, preparamos um litro de água morna fervida com aditivos (escolha um que esteja à mão):

  • dois ou três sacos de camomila ou hortelã, feitos em 100 g de água fervente;
  • permanganato de potássio (diluído em uma panela separada, algumas dúzias de grãos, quando eles se dissolvem, despeje em um prato comum, a cor da solução é rosa pálido);
  • Solução de soda a 2-3%;
  • chá verde (0,5 colheres de chá por 100 g de água fervente, deixe descansar por 10 minutos, em seguida, despeje em um recipiente com água através de uma peneira).

Aproximadamente as mesmas proporções são observadas quando se prepara a solução para um enema, apenas recalculado para o volume requerido (0,5 l para uma criança, 1 l para um adolescente, 1,5-2 l para um adulto).

Nós espalhamos um oleado em um sofá ou cama, cobrimos com uma toalha - um enema será feito aqui.

Passo 3: Remoção do veneno pelo método de provocar vômito

Não há necessidade de convencer uma pessoa adulta, ele mesmo entende a necessidade de limpar o estômago de substâncias indesejáveis. A criança deve ser carinhosamente explicada como este procedimento irá ajudá-lo, para convencê-lo a beber água (ele só precisa de uma caneca de meio litro). É desejável que o paciente tome uma decocção desinfetante perto do vaso sanitário ou bacia, porque o vômito pode começar repentinamente.

Se toda a água estiver bêbada e o vômito não ocorrer, aconselhe o paciente a colocar dois dedos, indicador e médio, na raiz da língua. Uma criança durante o vômito deve ser realizada de modo que ele não se incline muito baixo - partículas de alimento podem entrar no trato respiratório, o paciente pode perder o equilíbrio. Por via de regra, dentro de 3-5 minutos, quase toda a água junto com as partículas da comida comida, sai o vômito. Depois disso, você deve dar descanso ao paciente e dar-lhe um pouco de chá de hortelã ou camomila.

Passo 4: Limpando os intestinos com enema

O paciente é colocado em um oleado coberto em seu lado esquerdo, com as pernas dobradas nos joelhos. A ponta do enema deve ser oleada com vaselina ou óleo vegetal, para não ferir a mucosa retal. Você precisa inserir aproximadamente ¾ de comprimento. Se esta for uma caneca Esmarkh, deve ser elevada até a altura máxima, e o paciente deve ser solicitado a “respirar no estômago” (inalar - protusão, expirar - inalar), para que a solução curativa passe para o intestino mais rapidamente. Se o enema - não pressione muito duro, mesmo se o agente de cura entrar no intestino grosso gradualmente. Se houver necessidade de evacuar, pare de entrar na solução e leve o paciente ao banheiro. Caso contrário, insira todo o conteúdo, espere alguns minutos e leve-o ao banheiro. Quase toda a água misturada com fezes sairá. Após um enema, o desejo de evacuar pode ocorrer várias vezes, isso é normal.

Passo 5: Limpeza intestinal adicional

Se a temperatura não cair e não for possível obter uma limpeza adequada do intestino, devem ser usados ​​laxantes. Isso reduz a absorção de toxinas através das paredes do intestino delgado.

O remédio mais comprovado é o sulfato de magnésio. Crianças - 1 colher de chá. l, adolescentes - metade da mesa. l., adultos - 1 stol.l. A droga tem um sabor desagradável, por isso é dissolvido em 100 g de água, bebido em um gole e regado com bastante líquido (água, chá sem açúcar, água mineral sem gás). Se o resultado não for alcançado, após três horas, você pode dar ao paciente outra dose.

Etapa 6: evitar a desidratação

Em caso de envenenamento, no processo de vômito e diarréia, o corpo do paciente é muito desidratado, e isso é prejudicial, especialmente no verão. Para ajudar, você precisa, sempre que possível, oferecer a bebida à vítima: chá com limão, água com limão, água mineral sem gás, decocção de camomila ou hortelã. Durante as primeiras seis horas após o início dos sinais de envenenamento, o paciente deve beber até três litros de água. Se a desidratação não puder ser tratada a tempo, podem ocorrer convulsões, tonturas graves, fotofobia e outros sintomas desagradáveis ​​que podem ser facilmente evitados em casa.

Às vezes, apenas beber não é suficiente, e uma diminuição no número de íons de sódio no corpo é indesejável. Em seguida, aplique soluções salinas: reidrona ou eletrólito humano, elas permitem que você mantenha uma solução salina de água normal no estômago. Se não houver farmácia nas proximidades, você pode simplesmente adicionar um pouco de sal grosso à sua água potável (meio litro de chá por 2 litros de água morna fervida, mexa bem, coe).

Uma boa ajuda em caso de envenenamento também será Smecta. Não há opções, há um sabor de laranja, seu filho vai beber com muito prazer.


Foto: www.smed.ru

By the way, o smectum não só previne a desidratação, mas também tem as propriedades de um sorvente - ele absorve substâncias estranhas, impedindo-os de afetar o corpo.

Passo 7: remoção da dor e inchaço do intestino em caso de envenenamento

Em caso de envenenamento, a dor intensa não é incomum. Como ajudar? Encomende um remédio simples chamado "Humana - uma barriga calma"


ou seu análogo "Humana - chá de erva-doce com cominho"


Foto: images4.okr.ro

Não se surpreenda que estas sejam misturas para chá de bebê: as drogas geralmente destinam-se a normalizar a atividade do trato gastrointestinal em crianças, mas também podem ajudar adultos, pois têm um efeito antiespasmódico (em outras palavras, aliviam dores e relaxam os músculos intestinais) tem um efeito antibacteriano.

Ambos são de origem natural, consistem de ervas medicinais com aditivos de frutas, o sabor é agradável, eles podem ser bebidos como chá.Na composição - anis (agente antimicrobiano e espasmódico), erva-doce (normalização do trato gastrointestinal, ação antibacteriana), camomila (antibacteriana, anti-séptica e sedativa leve), cominho (efeito antiespasmódico e produção de secreção gástrica), maltodextrina (fornecedor de biofidobactéria). ativamente lutando microflora alienígena). Começa a começar em dez a quinze minutos.

Passo 8: o uso de sorventes

Conseguimos remover uma parte significativa das substâncias nocivas do corpo do paciente no primeiro estágio, lavando os estômagos e limpando os intestinos. Mas aqueles que permanecem no corpo também precisam ser neutralizados. Este objetivo é servido por um grupo de drogas - sorventes.

Como regra geral, no kit de primeiros socorros em casa é ativado de carbono. Tem eficiência média, mas está à mão. Você pode encomendar um sorvente universal e muito eficaz "Enterosgel".


Foto: krasnodar.askorbin.ru

Ajuda a ligação precoce de substâncias nocivas e perigosas, removendo-as do corpo. A droga "reconhece" elementos tóxicos, liga e remove apenas eles.

Existem outros meios, mas os dois acima têm um mínimo de efeitos colaterais, eles não devem ser usados ​​apenas com uma úlcera de estômago e 12 úlcera duodenal, de modo a não ferir a mucosa intestinal.

Passo 9: Normalize as Funções Intestinais

Se o envenenamento é acompanhado por evacuações freqüentes, diarréia, náusea, que não passam nas primeiras horas - como você pode ajudar?

Primeiro, NÃO TENTE parar a diarreia Mantenha longe de imodium e outras drogas de ação semelhante. A diarréia é uma reação protetora do corpo à penetração de substâncias venenosas estranhas nele. Observe que o corpo do paciente não está desidratado. Recomenda-se lavar a área do ânus uma vez a cada duas horas, impregná-lo, lubrificá-lo com creme de leite ou óleo vegetal aplicado em algodão para evitar irritações e sensações dolorosas. Durante os dois primeiros dias, a diarréia não deve ser interrompida.

Se a temperatura cai, não há sangue nem pus nas fezes, os antibióticos não precisam ser aplicados, desestabilizam ainda mais a microflora intestinal. O fígado pode ser mantido com a ajuda de mezim, Kars, Essentiale. Se não houver dor no fígado, não é necessário administrar esses medicamentos.

Etapa 10: Dieta para envenenamento

O envenenamento é uma lesão grave no trato gastrointestinal. As primeiras doze horas são recomendadas para se abster de comida. Se o paciente está com fome, ele pode ser dado produtos de ácido láctico leves (bioyogurts sem aditivos, ryazhenka, actimel em garrafas). Um pouco mais tarde - um ovo cozido e purê de batatas sem manteiga, semolina, bolachas, chá com limão, geléia. Após o envenenamento, o paciente deve ter uma dieta econômica por pelo menos três a quatro dias.

E dicas adicionais:

  • conduzir conversas preventivas com crianças sobre o fato que você não pode tentar bagas desconhecidas, ervas, cogumelos - alguns deles podem ser venenosos;
  • se dentro de seis horas não houver melhora na condição do paciente, Não arrisque a saúde dos entes queridos - lembre-se de levar o paciente ao médicoporque os sintomas de muitas doenças são semelhantes;
  • Se os antibióticos não forem administrados ao paciente, recomenda-se entregar as fezes para o bacposev - isso fará com que o envenenamento não tenha uma natureza infecciosa e o paciente não precisa de quarentena;
  • para não ter um processo inflamatório nos intestinos, dentro de duas semanas Não entre na dieta do alimento pesado paciente: carne frita, peixe defumado, bebidas alcoólicas ou cerveja, presunto, chucrute, picles;
  • seguir rigorosamente as regras de higiene ao cozinhar, verifique a rotulagem, se o prazo de validade de certos produtos enlatados não tiver expirado, jogue impiedosamente os bancos inchados, certifique-se de que todos os membros da família lavem as mãos com água e sabão antes de comer.

E não deixe que todos os problemas acima o afetem!

Atenção!Há contra-indicações, a consulta do perito é necessária.
Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.
Artigo em categorias:

Classificações

Seleção

Novas tecnologias