Publicidade máquinas de lavar ultra-som apareceu na mídia há cerca de 20 anos. Parece que aqui está - um milagre da tecnologia! Nenhum esforço, um mínimo de eletricidade, quase uma colher de chá de detergente - e o sonho da recepcionista de roupa branca como a neve se tornará realidade. “Hummingbird” veio para substituir “Retone”, então “Bionics” apareceu no mercado, e cada vez os fabricantes alegaram que este era o desenvolvimento mais recente do laboratório mais secreto do mais fechado instituto de pesquisa científica. Surpreendentemente, alguns ainda acreditam nisso ...
Um pouco de história
Declarações de que as máquinas de lavar, cuja ação é baseada em ultra-som, foram inventadas nos últimos anos - nada mais do que um golpe de publicidade. A idéia de usar vibrações ultra-sônicas para lavar roupas veio à mente de um cientista alemão em 1949: foi então que na banheira, onde as ondas ultrassônicas estavam imersas, lavaram várias folhas, especialmente sujas de fuligem. O resultado foi encorajador: comparado ao método tradicional de lavagem, levou 70% menos água e um terço menos tempo. Por que o uso de ultra-som não encontrou ampla aplicação em máquinas de lavar modernas? A resposta é simples: para alcançar um efeito efetivo, a potência do dispositivo deve ser de pelo menos 20 watts por litro de água, enquanto que para um tanque de 10 litros, o gerador seria uma unidade separada com peso entre 25 e 30 kg. É claro que a conveniência de tais dispositivos para lavar, para dizer o mínimo, é duvidosa. Além disso, aparelhos elétricos com parâmetros semelhantes dificilmente seriam certificados para segurança, e seriam duas vezes mais caros do que uma moderna máquina de lavar roupa multifuncional. É por isso que os engenheiros de desenvolvimento abandonaram a ideia de usar o ultra-som e, poucos anos depois, apresentaram ao mundo um novo desenvolvimento que se tornou o protótipo de uma moderna máquina automática.
Um pouco de teoria
Para a excitação de vibrações ultra-sônicas em um líquido, são usados geradores especiais, cuja ação é baseada no efeito piezoelétrico reverso. A essência deste fenômeno é a seguinte: sob a ação da corrente alternada, os cristais de quartzo e os materiais cerâmicos passam por microestes, levando ao aparecimento de vibrações ultra-sônicas.O formato esférico dos emissores permite focalizar as ondas em um ponto. Quando se utilizam geradores de alta potência, surge o chamado efeito de cavitação no líquido - a formação de bolhas, devido à ocorrência do “rompimento” das partículas de sujeira das fibras do tecido.
Vale a pena considerar que se em água pura houver potência suficiente de 20 W / litro para a ocorrência de um efeito de cavitação, então na presença de roupa encharcada, esse número aumenta várias vezes. Quanto mais curto for o comprimento de onda, mais as ondas ultrassônicas serão absorvidas; A primeira camada de tecido pode se tornar um obstáculo intransponível. Foi estabelecido experimentalmente que, para conseguir o efeito desejado para lavar 1 kg de linho em 4 litros de água, é necessária uma potência acústica de cerca de 150 W. Naturalmente, em tais volumes cueca ninguém lava. Nos comerciais de aparelhos de ultra-som, uma capacidade de pelo menos 10 litros (ou mesmo um banho padrão cheio até a borda) é geralmente demonstrada. Tendo em conta a eficiência, geralmente não superior a 70%, a potência do radiador para tal volume deve ser de 450 a 500 watts. E agora preste atenção às características técnicas das chamadas máquinas de lavar roupa: consumo de energia - 10 - 15 watts. Um cálculo simples mostra que a potência acústica de tal dispositivo é de 7 a 10 W, e a potência efetiva (levando em consideração pelo menos 1 a 2 camadas de tecido) não é superior a 5 W. Na melhor das hipóteses, com a ajuda de tal dispositivo, você pode lavar apenas um lenço em um copo de água.
Foto: www.medzal.ru
Bom produto não precisa de publicidade!
Se de repente você ainda está pensando em comprar um "milagre da tecnologia", não tenha preguiça de procurar feedback daqueles que já caíram nessa isca. Você não deve perder tempo lendo comentários entusiasmados nos sites oficiais de fabricantes e revendedores - você não encontrará as informações certas lá. Mas em fóruns profissionais para físicos, tópicos sobre máquinas de lavar UZ do tamanho de uma palma (ou até mesmo uma caixa de fósforos) são semelhantes aos da KVN: ler os comentários de especialistas competentes é improvável que você pare de rir. Basta pensar como o brinquedo de baixo watt irá “comprimir e esticar milhares de capilares” (a partir da descrição “Retones”), formando assim “milhões de bolhas”? Descrições pseudocientíficas, repletas de termos técnicos incompreensíveis, refutam até mesmo a lei da conservação de energia! Além disso, não se esqueça que o processo de lavagem não se limita à remoção de contaminantes: após esta etapa, ainda há enxágue e centrifugação. Nestas operações, um milagre ultra-sônico não o ajudará: você terá que treinar os músculos dos braços e costas.
Não seria supérfluo estudar as instruções para usar o “produto do desenvolvimento secreto”. Preste atenção à temperatura, recomendações de mistura e quantidade de detergente aplicado. Nada como? Na vida cotidiana, essas "condições ótimas" são simplesmente chamadas de imersão!
E finalmente: um grupo de especialistas entusiastas desmontou vários brinquedos, orgulhosamente referidos como “máquinas de lavar ultra-sónicas” e perguntou sobre o custo das peças a partir das quais eles foram montados. O resultado foi muito interessante: o componente mais caro acabou por ser um piezogenerator, que fica em uma venda de varejo de não mais de 100 rublos. E agora olhe para o preço em que você é oferecido para comprar este milagre.
Milagres acontecem?
Há alguns anos, o início da produção de lavadoras ultrassônicas projetadas para 6 kg de roupa foi anunciado pela empresa japonesa Sanyo Electric. No entanto, um estudo detalhado do processo torna óbvio que ele é baseado em fenômenos físicos e químicos completamente diferentes. Durante a lavagem, uma corrente elétrica direta é passada diretamente pela água com a roupa encharcada. Sabe-se, a partir do curso de química escolar, que durante a hidrólise da água se formam oxigénio, hidrogénio, ozono e peróxido de hidrogénio. O coquetel resultante é uma excelente alternativa ao sabão em pó. Além disso, a água da torneira contém cloro dissolvido, que também sofre hidrólise. O ácido hipocloroso resultante possui poderosos efeitos de branqueamento e desinfecção, proporcionando lavagens de alta qualidade.
Talvez, num futuro próximo, tais máquinas de lavar aparecerão em nosso mercado, mas por enquanto - resta apenas desejar não perder a prudência ao lidar com vendedores obsessivos e não prestar atenção à propaganda agressiva que não corresponde à realidade.