Top 5 fabricantes de cabos
A poderosa indústria de cabos, herdada da Rússia e do espaço pós-soviético "herdado", é uma vantagem séria, mas não com uma vida útil infinita. Ao escolher um cabo padronizado, em teoria, pode-se encontrar uma diferença não só no preço, mas também na qualidade. Isto não é surpreendente - o autor, tendo tido tempo para trabalhar na oficina de uma das fábricas de cabos do país, teve que certificar-se de que equipamentos obsoletos costumam ser usados na indústria, e às vezes é necessário restaurar sua capacidade de trabalho usando métodos artesanais. Que tipo de estabilidade de qualidade? Sim, e a corrente GOST até hoje está desatualizada, encontrando ainda mais espaço na túnica Brezhnev. Assim, o tempo de trabalho no perfil e a rica história da fábrica nem sempre levam ao número de vantagens - a empresa está recentemente aberta, mas inicialmente equipada com equipamentos modernos, pode às vezes oferecer uma qualidade muito melhor do cabo produzido.
Finalmente, o progresso não fica parado. É claro, por um certo número de anos é bom levar a produção de qualquer cabo ao MCRP com perfeição, mas quem precisa agora, quando há materiais de isolamento muito mais avançados e duráveis, além de materiais à prova de fogo? Aqui está outro motivo ao escolher um fabricante de cabos para recorrer a alguém para quem “tecnologias modernas” não é uma frase comum em um livreto de publicidade, mas uma realidade implementada na vida.
Desde julho de 2016, o projeto “Cabo sem perigo” foi implementado pelas forças da Associação “Electrocable” e Rosstandart, que consiste no acompanhamento constante da qualidade do produto no mercado. E não sem resultados - algumas dezenas de fabricantes e fornecedores de produtos a cabo já “esgotaram” a não conformidade com os padrões. Em nossa classificação, tentaremos descobrir como escolher um bom cabo de energia e qual cabo é melhor usar para fiação e outros fins.
Principais fabricantes de cabos - Top 5
Categoria | Place | Nome | Avaliação |
---|---|---|---|
Os melhores fabricantes de cabos são subsidiárias de preocupações globais. | 1 | Nexans Russia | 9.9 / 10 |
Melhores fabricantes de cabos russos | 1 | OAO Sevkabel | 9.9 / 10 |
2 | LLC Kamkabel | 9.8 / 10 | |
3 | Planta electrocable de OJSC Kolchuginsky | 9.7 / 10 | |
4 | OOO Tatkabel | 9.6 / 10 |
Os melhores fabricantes de cabos são subsidiárias de preocupações globais.
Nexans Russia
A história da empresa francesa Nexans começou no século XIX e, desde então, tornou-se uma preocupação transnacional, que está em segundo lugar no mundo para a produção de produtos de cabo. Desde 2008, os produtos da Nexans não são importados apenas para a Rússia, mas também produzidos em uma fábrica em Uglich, na região de Yaroslavl, que exigiu investimentos de 45 milhões de euros. Bem, essa é uma vantagem séria das empresas globais - elas podem pagar por esses investimentos.
A linha de produtos da empresa inclui um grande número de tipos de cabos, desde redes elétricas domésticas até linhas aéreas de alta voltagem. Sem dúvida, a moderna série de cabos protegidos contra incêndio da linha ALSECURE é interessante, usada nos sistemas mais críticos de suprimento de energia, alarme de incêndio e extinção de incêndios em grandes locais que envolvem uma multidão: em particular, o cabo Nexans foi comprado no Aeroporto Sheremetyevo. Para a instalação de cabeamento "doméstico" (mesmo em um apartamento, mesmo em uma casa particular), faz sentido olhar para cabos como o NYM / NYY - de alta qualidade, durável e confiável, além disso, devido à localização da produção barateada. Principais vantagens:
Contras:
|
9.9 / 10
Avaliação
Comentários
Uma boa escolha para objetos importantes, a qualidade do cabo é confirmada por certificados e experiência pessoal. |
Melhores fabricantes de cabos russos
OAO Sevkabel
As raízes dessa empresa em particular tornaram-se a base da indústria de cabos russa, mesmo em tempos imperiais. Fundada em 1879 em São Petersburgo, a Siemens e a Galske manufaturaram-se muito, mudando seu nome, mas nunca deixando de se desenvolver. Em 1914, a produção, como as outras pertencentes à capital alemã, foi nacionalizada e, após a revolução, a fábrica de cabos do norte tornou-se um elemento-chave do plano de eletrificação do país. De fato, todas as grandes instalações de energia da era soviética já foram fornecidas em certa medida com os produtos desse empreendimento. No período pós-soviético, a fábrica se transforma em uma holding, absorvendo cada vez mais empresas da indústria de cabos, incluindo os países vizinhos. Como resultado, a marca Sevkabel permanece até hoje como uma das mais populares na Rússia, e os produtos sob ela são fornecidos para os maiores clientes - Rosenergoatom, Gazprom, o Ministério da Defesa, e assim por diante. Na verdade, qualquer que seja o cabo que você precise, você o encontrará no catálogo. Quanto aos desenvolvimentos modernos, é suficiente dizer que "sob a asa" da empresa é o seu próprio instituto de pesquisa e centro de engenharia, e este já é o nível dos maiores fabricantes do mundo. A escala permite que a empresa invista seriamente na produção, sem assediar máquinas soviéticas desatualizadas, mas comprando equipamentos da German Niehoff GmbH e da SKET Verseilmaschinenbau GmbH, da Swiss Maillefer, e assim por diante. Considerando o fato de que, ultimamente, a participação do equipamento chinês nas importações para a produção doméstica de cabos aumentou de 37% (2013) para 85% (2016), esse é um bom indicador das capacidades da empresa. Notamos especialmente que, recentemente, o fabricante começou a prestar atenção seriamente à luta contra a falsificação no segmento de varejo - por exemplo, as entregas diretas para a rede Leroy Merlin começaram. Mas, é claro, ainda é a rede de varejo que permanece em nosso país a menos protegida da falsificação, e valeria a pena desejar que a empresa aumentasse o número de parceiros autorizados nesse segmento de mercado. Principais vantagens:
Contras:
|
9.9 / 10
Avaliação
Comentários
Em termos de qualidade e preços, a marca está completamente satisfeita conosco, ainda mais conveniente, pois o sortimento de cabos com margem atende às nossas necessidades. |
LLC Kamkabel
Fundada nos anos cinquenta, a fábrica de Perm não só sobreviveu ao colapso da União Soviética, mas conseguiu se desenvolver de forma constante, tornando-se um dos líderes da indústria doméstica de cabos e "iluminada" nas listas da Forbes. Há três anos, ele chegou a ocupar o primeiro lugar no país em termos de volumes reciclados de cobre e alumínio. Ao mesmo tempo, a planta não se esquece da luta contra os falsificadores no mercado de varejo, embora, parece, em tal escala até mesmo pequeno atacado é de pouco interesse. Em particular, Kamkabel lançou um programa para abrir lojas de varejo para sua franquia, tornou-se um dos iniciadores do projeto “Cabo sem perigo”, publica algoritmos para avaliação expressa da qualidade do cabo em seu site. A gama de produtos inclui mais de 55 mil itens e tamanhos. A fábrica dominou os modernos cabos à prova de fogo e de baixa emissão de tóxicos, ampliando a escala de produção em uma escala de cabo "doméstico" para as necessidades de engenharia de energia em grande escala. Em geral, a compra de cabos Perm de representantes autorizados será um passo razoável - um nível aceitável de preços e uma qualidade decente não o desapontarão. Principais vantagens:
Contras:
|
9.8 / 10
Avaliação
Comentários
Nós compramos o cabo o tempo todo, inclusive para o trabalho responsável, nunca houve nenhum problema. |
Planta electrocable de OJSC Kolchuginsky
Para a fábrica localizada na pequena cidade da região de Vladimir, a história começou no século XIX, mas o renascimento e o início do atual desenvolvimento já haviam ocorrido nos anos do pós-guerra, quando, após a evacuação da produção, ela deveria ser literalmente remontada. Parte do equipamento fornecido Leningrado "Sevkabel", parte das máquinas recém-montado foi de fabricação norte-americana, parte entregue a partir de troféus alemães. Uma questão mais séria surgiu com o pessoal - mas, se a União Soviética dispunha de enormes recursos para o deslocamento do trabalho, agora, para a população de cinquenta mil habitantes de Kolchugino, a “fome de pessoal” não é conhecida por boatos.
No entanto, nos anos noventa, a fábrica sobreviveu e reteve espaço de produção, nos dois milésimos foi capaz de encomendar novas oficinas e expandir a produção de cabos em uma bainha de plástico, e desde 2012 produtos de fibra ótica foram fabricados. Uma oficina para a produção de cabos de alta tensão com isolamento de polietileno reticulado foi construída, máquinas Maillefer, Rosendahl e linhas de extrusão Troester foram adquiridas. Entre os novos produtos da empresa está a linha da marca de cabos à prova de fogo “Kolchuga”, fios de desminagem e muito mais, o catálogo pode ser navegado por um tempo muito longo. Oportunidades de produção graças a equipamentos modernos são consideráveis: para um centro de negócios chinês "Park Huamin" em Moscou, a empresa entregou cerca de duzentos quilômetros de cabos diferentes, o que seria suficiente para chegar a Moscou a partir de Kolchugino. Há cabos suficientes no sortimento da empresa para um simulador real de planejamento urbano - de uma usina elétrica a uma cadeia de linhas e linhas de energia e subestações a apartamentos individuais. Um especialista competente encontrará no catálogo uma versão adequada do cabo para praticamente qualquer ocasião. Principais vantagens:
Contras:
|
9.7 / 10
Avaliação
Comentários
A empresa cumpre claramente as suas obrigações contratuais, o cabo fornecido em qualidade e preço atende plenamente aos nossos requisitos. |
OOO Tatkabel
Apesar do formato “frívolo” de uma empresa de responsabilidade limitada, a Tatkabel, membro do grupo de empresas INVENT, em menos de dez anos desde o início da produção, tornou-se uma das chaves para a indústria energética russa. A planta foi inicialmente equipada com equipamentos modernos e destinada a uma escala séria - basta dizer que suas linhas permitem produzir cabos com uma seção transversal de até 2500 mm2 (para monozhil redondo significaria um diâmetro de 28 mm) e para tensão de até 500 kV. A empresa possui seus próprios centros de engenharia e testes, oferece serviços de treinamento para funcionários de empresas elétricas. Os desenvolvimentos patenteados proprietários incluem cabos modernos como ApvPng (A) 2g-HF, PvPng (A) 2g-HF, ApvP2g-HF e PvP2g-HF, selado, retardador de chama, isolado com polietileno reticulado. O benefício de seu lançamento é implantado nas proximidades, em Naberezhnye Chelny, o que reduziu a dependência da produção de matérias-primas importadas. A participação da empresa nos maiores canteiros de obras dos últimos tempos permitiu que ela se desenvolvesse ainda mais ativamente - e isso, aliás, com um número mínimo de funcionários (várias centenas de pessoas). No entanto, notamos que a empresa é especializada em engenharia de energia em grande escala: se você precisa de produtos de cabo para circuitos de baixa potência, então, para a Tatkabel, esta não será a mesma escala. Principais vantagens:
Contras:
|
9.6 / 10
Avaliação
Comentários
Para a substituição de cabos de energia para subestações, eles têm uma das melhores ofertas, a qualidade nos satisfez plenamente durante a instalação. |
Qualidade do cabo
Um cabo não é apenas um conjunto de pessoas que vive em isolamento, a escolha certa é uma coisa séria. Especialmente na rede de varejo - temos repetidamente mencionado na classificação que, mesmo com os melhores fabricantes de cabos, o trabalho com os clientes de varejo é fraco. Como resultado, o cabo apresentado em uma determinada loja onde você veio para uma compra pode passar por toda uma cadeia de intermediários e sua "biografia" ficará completamente escura. Um cabo de má qualidade é tanto um corte transversal discreto (e, portanto, sobreaquecimento sob uma carga aparentemente normal, queda de tensão), como o isolamento que rapidamente perde a confiabilidade e uma composição não curada da liga da qual os núcleos se estendem até a oxidação de cobre “secundária” resistência extra.
Como resultado, um cabo de baixa qualidade pode não apenas iniciar um incêndio, mas também suportá-lo, introduzir perigo adicional com a fumaça que ocorre durante a queima do isolamento - e a lista de substâncias contidas nele pode surpreender o especialista em química de combate. Mas, se não houver um revendedor autorizado exatamente conhecido de um fabricante verificado nas proximidades, resta apenas uma opção - "compra de teste".
Para o cabo adquirido, no mínimo, é necessário verificar a massa dos fios por metro, seu diâmetro e a espessura do isolamento, comparando-os com os dados fornecidos pelas normas. “Abaixo do peso”, a subestimação do diâmetro dos núcleos é um sinal claro de materiais falsificados que não atendem aos padrões. E, portanto, o produtor “econômico” também poderia usar cobre de baixa qualidade e, da mesma forma, economizar no material de isolamento. Você já viu como um fio que sobreviveu a um par de invernos no frio literalmente quebra em suas mãos? Cabo de baixa qualidade barato e não tais "surpresas" podem ensinar.
E finalmente - uma recomendação geral: é melhor evitar o cabo chinês definitivamente. Não, é claro, grandes corporações estatais chinesas fornecem qualidade de classe mundial, mas o problema é que é difícil encontrar seus produtos aqui. E todos os tipos de "sunchay" de origem desconhecida, que constituem uma grande parte do mercado russo (e quase um quarto de seu volume é ocupado por cabo chinês), são frequentemente pecados em violação dos padrões, de modo que o olho involuntariamente começa a se contorcer.