Uma xícara de café aromático e revigorante. Os conhecedores sabem que uma bebida feita a partir de grãos dará uma chance significativa ao solúvel. Apenas café fresco demonstrará todas as vantagens do paladar: com notas azedas e um final de boca agradável.
Há muito tempo, quando o moedor ainda não havia sido inventado, os grãos estavam simplesmente encharcados de água. Então os árabes começaram a esmagá-los em um almofariz, e no século 15 eles melhoraram completamente o mecanismo e inventaram uma caixa com pedras de moer dentro. A moagem era tão fina, e a bebida em si mostrou novas linhas de sabor. O moedor de café tem seu próprio aniversário - 3 de abril de 1829. Então o inglês James Carrington patenteou oficialmente a máquina, moendo grãos de café.
Principais critérios de seleção
Nas lojas modernas - uma enorme gama de moedores de café. Do orçamento ao caro, do mecânico ao elétrico. Uma opção para alguém parece ideal, mas para o outro completamente inadequado. Ao escolher moedores de café, você precisa considerar vários critérios.
Grau de moagem
Então, para cozinhar no turco, você precisará literalmente de pó. Para uma prensa francesa, as frações grossas servirão: um expresso exigirá uma massa homogênea de pequenas partículas. Diferentes tipos de moedores de café oferecem diferentes graus de moagem.
Volume
Em média, uma caneca precisa de 7-8 gramas de pó. Para uma pessoa, moedores de café com um tamanho pequeno tigela são adequados, para uma grande família que prefere beber café várias vezes ao dia, um recipiente espaçoso é necessário.
Preço
Depende do tipo de moedor. Mão mecânica - o mais barato. Mas o elétrico, com muitas funções adicionais, é muito mais caro.
Os principais tipos de moedores de café
Manual
Inventado uma vez pelos árabes e melhorado em nossa máquina do dia. Caixa quadrada com mó dentro e girando a alça superior. Moer grãos em uma massa homogênea é muito difícil. Geralmente, obtém partículas bastante grandes. A opção é boa para quem gosta de preparar uma bebida em uma gráfica francesa, mas é inaceitável para os turcos.
As rebarbas em moedores de café manuais são de cerâmica ou metal. Cerâmica é muito melhor preservar e transmitir o sabor do café, metal - mais durável, mas trazer para a bebida sabor estrangeiro. Os discos geralmente são colocados em várias posições. Longa distância - para moagem grossa, mínimo - para partículas menores.
Compradores recomendam modelos Gipfel KS 833 BP e Peterhof PH-12721.
Rotary (faca)
Tal moedor de café em sua forma se assemelha a um agitador e ao liquidificador do dispositivo. Os grãos são despejados dentro do tanque, no qual facas poderosas já estão embutidas. Tudo isto fecha-se, por via de regra, com uma tampa transparente e moe-se na velocidade.
A capacidade varia muito: de 80 a 270 W. As de baixa potência não giram rápido, portanto deixam para trás partículas bastante grandes. O volume do recipiente também é variável: de 30 a 120 gramas. Aqui a escolha depende da quantidade necessária de café.
O corpo da máquina é na maioria das vezes plástico ou aço. Este último vai durar muito mais tempo. A maioria dos modelos modernos possui recursos adicionais: facas duplas, inclinação confortável do arco. Essas opções, em contraste com as contrapartes não melhoradas, são mais caras, mas as melhorias praticamente não afetam a qualidade da retificação.
Vantagens de moedores de café tipo rotativo: compacto, fácil manuseio, preço razoável (de 400 a 3000 rublos).
Demanda são modelos: BOSCH MKM-6000, BOSCH MKM 6003, Moulinex A 591, Bork CG MGN 922, Tefal GT-30083 E.
Elétrica ou mó
O carro mais inteligente. Funciona com base no princípio do manual, mas as mós são muito mais poderosas e giram independentemente. Só aqui há duas tigelas: uma para o feijão e outra para o café. A máquina oferece 10 a 15 opções de moagem. Todos os parâmetros são definidos imediatamente antes da operação.Capacidade - até 300 gramas de grãos. Existem modelos que você pode definir o número de xícaras e eles selecionarão o número necessário de grãos por conta própria. Considerado o mais seguro.
Modelos mais populares: DeLonghi KG 89, Braun KMM 30, Kenwood CG 600, Gaggia MM Steel, DEX DCGM 12
As desvantagens de projetos diferentes
Manual:
- É necessário aplicar força. A mão se cansa e o moedor desliza constantemente na superfície.
- Você não pode rapidamente fazer café. Para moer grãos, leve tempo. Não é adequado para aqueles que correm para trabalhar de manhã.
Rotary:
- É impossível controlar totalmente o processo de moagem.
- Nem sempre consistência uniforme.
- É difícil escolher café debaixo das facas, você pode se machucar.
Millstones:
- Não há desvantagens como tal. Antes de usar, você deve ler as instruções para se familiarizar com uma variedade de funções.
Independentemente do tipo de moedor de café não pode moer: pimenta, açúcar, cereais. Isso certamente afetará o sabor do café que é posteriormente moído.