Todos nos lembramos dos momentos em que as fitas de áudio eram muito populares. Foi então que o rádio apareceu em quase todas as famílias russas. Mas gradualmente, os CD-ROMs substituíram a visão magnética da portadora. E agora sua era chegou ao fim - é muito mais fácil salvar músicas em uma unidade flash USB ou cartão de memória. Mas isso não significa que o gravador de rádio desapareceu das prateleiras das lojas. Só agora eles são comprados com muito menos frequência. E agora precisamos nos concentrar em parâmetros completamente diferentes do que uma dúzia e meio de anos antes.
Mídia Suportada
Nenhum gravador tem sua própria memória, onde você pode baixar músicas. E, você vê, seria terrivelmente inconveniente - você precisa procurar o cabo apropriado, conectar o gravador de rádio ao computador ... É muito mais fácil usar este ou aquele meio. No entanto, nem todos eles são suportados por dispositivos modernos.
- Cassete de áudio Podemos dizer com segurança que este tipo de transportadora é uma coisa do passado. No mercado existem apenas alguns gravadores equipados com um toca-fitas. Não há vantagens de fitas, a menos que você tenha gravado as conversas de seus filhos nelas, o que eu gostaria de digitalizar agora. E para esses fins, é melhor comprar um gravador de fita soviético testado pelo tempo.
- CD - A grande maioria dos gravadores ainda está equipada com um deck de discos. O formato CD Audio é suportado por todos eles, mas muitos fabricantes esquecem o MP3. Sem o suporte ao formato compactado, faz sentido usar o dispositivo apenas para reproduzir discos licenciados, se houver algum.
- DVD - Alguns receptores conseguem reconhecer esse tipo de disco. Uma opção conveniente, pois o DVD acomoda mais de 4 GB de música. Isso é cerca de mil faixas de MP3!
- USB - se o rádio estiver equipado com um conector desse tipo, você poderá conectar facilmente uma unidade flash comum a ele. Ou até mesmo um cartão de memória, complementado por um leitor de cartão mini. Naturalmente, a música será gravada em formato MP3, já que todos os outros dispositivos semelhantes raramente são reconhecidos. Embora exceções aconteçam - se você é fã de gravações FLAC de alta qualidade, procure um gravador com o suporte deles.
- Cartão de memória - Nem todo rádio tem um slot para isso. Mas se houver, é muito conveniente. Você pode comprar um cartão separado que será usado apenas para salvar músicas.
- Entrada de áudio - também um convidado raro no gravador. Se estiver presente, com sua ajuda, você pode conectar um smartphone ou tablet, aumentando repetidamente o som.
Módulos sem fio
Nos modelos mais baratos, você definitivamente não encontrará suporte para comunicações sem fio. Mas se você olhar para gravadores de fita de rádio mais caros, em suas características você pode encontrar referências aos seguintes padrões:
- Bluetooth - A maneira mais fácil de produzir som a partir de um dispositivo móvel sem usar um cabo.
- NFC - permite conectar um smartphone ou tablet em apenas alguns segundos (eles também devem suportar essa tecnologia). A transmissão de sinal subsequente já é feita através de Bluetooth mais eficiente em termos de energia.
Outra funcionalidade
Ao escolher um rádio, você deve prestar atenção a outros parâmetros:
- Aparência - o dispositivo deve ser bonito, é difícil argumentar com isso.
- Controle remoto - se tiver um gravador, a sua gestão é visivelmente simplificada.
- Display LCD - geralmente usa uma tela monocromática. Preste atenção ao tamanho dos personagens, que devem ser grandes. A luz de fundo não faz mal, mas não muito brilhante, o que só poderia interferir. Se o dispositivo suportar a exibição de tags ID3, você não deve se alegrar prematuramente - com alta probabilidade, o gravador de fita de rádio cirílico não mostrará a você.
- Potência do alto-falante - Quanto mais este parâmetro, melhor, mais fundo você pode ouvir. Mas não há necessidade de esperar pelo ideal - tais dispositivos têm apenas duas dinâmicas, esta é a sua principal diferença em relação ao centro de música.
Fabricantes populares de gravadores
Se você pensa, então o lançamento do rádio não é nada complicado. Dentro de tal dispositivo, há componentes simples, que não podem ser ditos, digamos, em smartphones. É por isso que, teoricamente, qualquer empresa de rádio pode produzir gravadores de fita de rádio associados à criação de equipamentos eletrônicos. No entanto, os chineses mudaram para alto-falantes portáteis menores, tornando-os mais fáceis de fornecer ao consumidor. E o rádio é o lote das grandes marcas. Por exemplo, espécimes lindos produzem Sony e Panasonic. Mas esses produtos também são muito caros - nem todos se atrevem a pagar mais de cinco mil rublos por um gravador de rádio.
Se você não está interessado em modelos de alto orçamento, é melhor olhar para Telefunken, Philips, VITEK e LG. Essas empresas tentam não superestimar o preço, enquanto produzem produtos de alta qualidade. Você também pode considerar comprar um rádio BBK, mas vai deliciar-se visivelmente menos - este é um dispositivo puramente chinês.