A humanidade definitivamente vai desistir de transportadoras de papel. Mas isso não acontecerá hoje e nem amanhã, nem mesmo na próxima década. Portanto, a MFP em sua casa não faz mal - esta máquina ajudará a digitalizar documentos existentes e imprimir novos. E este artigo ajudará você a entender como o modelo caro é diferente do modelo barato.
Principais critérios de seleção
A composição do dispositivo
Sem exceção, a MFP é dotada de uma impressora, copiadora e scanner. Existem modelos, complementados por fax. Se você quiser colocar a MFP no escritório, o fax não vai doer. Embora você precise entender que um computador comum pode lidar com as funções de um fax agora - não é difícil enviar o documento recebido para impressão usando uma conexão Ethernet ou USB.
Método de impressão
Os dispositivos mais multifuncionais diferem uns dos outros pelo método de impressão. Globalmente, dois tipos de impressoras podem fazer parte de um MFP:
- Jet;
- Laser
No entanto, na prática, verifica-se que mesmo impressoras do mesmo tipo têm muitas variedades. Por exemplo, um dispositivo a laser pode ser preto e branco e colorido. E a cor será muito mais cara, sem mencionar seus consumíveis - cartuchos e toner. As impressoras jato de tinta não são mais em preto e branco, mas também diferem umas das outras. Ao escolher um MFP com uma impressora a jato de tinta, você deve ser guiado pelo número de cartuchos usados. Quanto mais deles, melhores serão as fotos. Eu tenho que dizer que se você imprimir documentos regulares, os quatro cartuchos padrão serão suficientes?
Objetivo do MFP
Você também deve determinar onde exatamente o dispositivo será entregue. Se você quiser usá-lo no escritório ou em alguma grande empresa, não faz sentido comprar um dispositivo multifuncional doméstico. Como você não deve se atormentar instalando um MFP de escritório volumoso em uma pequena sala. O fato é que as unidades de escritório visam acelerar e simplificar o trabalho, devido a que seu tamanho foi significativamente aumentado. Em particular, eles obtêm uma enorme bandeja de alimentação de papel - às vezes ela pode armazenar até 800 folhas. Além disso, essas unidades estão tentando imprimir documentos quase instantaneamente, mas são muito barulhentos. Em uma palavra, se no escritório esses defeitos não se esgotarem (e a bandeja espaçosa derramar até mesmo em dignidade), então em casa você logo odiará tal dispositivo.
Foto: www.islamnews.ru
Resolução
Resolução de impressão
Todos os MFPs são impressos com uma ou outra resolução. Este parâmetro é medido em DPI - pontos por polegada quadrada. Falando de texto, quanto mais denso o DPI, menor a fonte pode ser impressa. Em caso de resolução insuficiente, o texto com o tamanho mínimo não pode mais ser desmontado - ele se transformará em uma linha sólida. Um usuário comum tem impressão suficiente com uma resolução de 1200 x 1200 DPI. Uma configuração mais alta é necessária se você imprimir fotos regularmente. Mas as impressoras a laser preto e branco geralmente imprimem com uma resolução de 600 x 600 DPI ou um pouco maior. Acredite, para uma fotocópia de um cartão de identidade isso é mais que suficiente.
Resolução de digitalização
O scanner embutido no MFP também possui essa ou aquela resolução. Infelizmente, na maioria das vezes, esse dispositivo é inferior ao seu equivalente tablet autônomo. Muitas vezes, a MFP digitaliza muito mais e alguns artefatos aparecem na imagem final. As únicas exceções são dispositivos multifuncionais de escritório. Seus scanners não só têm alta resolução, mas também são capazes de agradar o dispositivo de alimentação automática de originais - na maioria das vezes também é de dois lados! Voltando à resolução, um parâmetro no nível de 2400 x 2400 DPI é necessário para a digitalização de fotos de alta qualidade.
Capacidade do cartucho
Cada fabricante MFP produz seu próprio tipo de cartuchos. Cada modelo suporta a instalação de cartuchos bem definidos. E é nos fabricantes de consumíveis que ganham mais dinheiro. Portanto, você não precisa depender da longa vida útil dos cartuchos instalados nas MFPs domésticas. Além disso, eles podem ser fornecidos com cartuchos iniciais que têm um nível realmente ridículo de tinta no interior, o que é insuficiente para 300 folhas impressas.
Claro, nem todo fabricante de dispositivos multifuncionais é tão ganancioso. Portanto, ao escolher um dispositivo multifuncional, não seria supérfluo familiarizar-se com as características técnicas das opções propostas. Leia também os comentários e nosso artigo. "20 melhores dispositivos multifuncionais" - sobre kits iniciais de cartuchos, eles devem ser informados. Também deve ser notado que os cartuchos instalados em dispositivos multifuncionais de escritório têm o maior recurso - eles geralmente são projetados para milhares de impressões. Em dispositivos domésticos, tais consumíveis simplesmente não caberiam. No entanto, eles têm um excelente substituto - CISS (sistema de fornecimento contínuo de tinta). Geralmente, ao instalar este acessório, a garantia é perdida. Mas alguns fabricantes começaram a produzir um MFP com um sistema proprietário - em particular, a Epson deu esse passo. Com um CISS pode ser ótimo para economizar em impressão freqüente.
Foto: 1comp.spb.ru
Os fabricantes mais populares de dispositivos multifuncionais
O ancestral dos dispositivos multifuncionais é a empresa. Xerox. Até agora, algumas pessoas chamam todos esses dispositivos de "copiadores", embora isso seja fundamentalmente errado. Quanto ao fabricante, quase completamente mudou-se para o segmento de dispositivos multifuncionais de escritório.
Os dispositivos mais acessíveis são fabricados por empresas. Hewlett packard e Canon. No entanto, você não deve esperar excelente custo e impressão de alta velocidade a partir de dispositivos econômicos. Não menos popular fabricante é Epson. Suas impressoras multifuncionais a jato de tinta foram as primeiras a receber um CISS de marca. Também nas prateleiras você pode encontrar produtos Irmão. Estes são camponeses médios típicos, tendo tanto um monte de méritos como um certo número de falhas.
Erros comuns do cliente
- Na maioria das vezes, os consumidores não contam suas capacidades financeiras. Eles acreditam que, depois de comprar uma MFP, imprimirão milhares de páginas. E eles não entendem que um conjunto de cartuchos custa quase o mesmo que o próprio MFP. Em suma, se você está se preparando para a compra de tal dispositivo - prepare-se para o custo de tinta ou cartuchos de tinta.
- Uma boa maneira de economizar dinheiro é conectar um sistema de fornecimento contínuo de tinta ao MFP. No entanto, nem todos podem fazer o certo. Há casos em que uma pessoa trouxe o dispositivo em condições precárias. E a garantia no caso de uma tentativa de instalar um CISS é perdida. Se você não acredita em sua força - confie a instalação de cartuchos de tinta a profissionais ou continue usando cartuchos.
Isso não encerra os critérios de seleção para o MFP. Se você quiser se tornar um especialista nesta edição, recomendamos ler um artigo muito mais detalhado. "Escolha competente de impressora". Afinal, na maioria das vezes, a MFP é comprada apenas para poder imprimir documentos e fotos, enquanto a digitalização se torna um ótimo acréscimo.