Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Como escolher o microfone certo - garanto que será útil

Como encontrar o microfone que não irá distorcer sua voz

Como escolher o microfone certo - nós garantimos que será útil

Tabela de conteúdos
  1. Principais critérios de seleção
  2. Outras características
  3. Fabricantes Populares de Microfones
  4. Erros comuns do cliente

Qualquer microfone é um dispositivo que converte a energia das vibrações sonoras em sinais elétricos de uma forma ou de outra. Para modelos de tipo dinâmico para estes fins serve como uma bobina de indutância, colocada em um campo magnético constante, e para os capacitores - um diafragma condutor fino, formando um acoplamento capacitivo com uma placa especial. Os microfones de eletreto e de fita são muito menos comuns.

Principais critérios de seleção

Antes de selecionar o tipo e o modelo específico do dispositivo, é necessário determinar o intervalo de tarefas na solução da qual ele participará.

 

Apto para a qualidade

Se o microfone deve ser usado para reprodução posterior ao vivo ou gravação em estúdio, faz sentido incomodar-se com a seleção do modelo que é mais adequado para condições específicas. A situação é completamente diferente quando o fluxo de áudio que está sendo gravado é digitalizado com a compactação. Qualquer formato com perdas introduz distorções irrecuperáveis ​​no material de origem e, ao escolher um microfone para tais fins, basta limitá-lo aos dispositivos do tipo dinâmico de uma faixa de preço médio. Com uma compressão forte, por exemplo, ao dobrar o conteúdo da Internet, a barra de custo pode ser baixada ainda mais.

Padrão direcional

Dispositivos omnidirecionais fornecem visibilidade “uniforme”, o que permite minimizar o seu número e dispensar o posicionamento preciso. No entanto, esses microfones precisam estar o mais próximo possível da fonte, caso contrário, o som se torna excessivamente espacioso.

Os dispositivos unidirecionais são representados por microfones com diagramas cardioides de um dos três tipos possíveis. Eles são capazes de separar os sons diretos úteis do lado parasitário. Além disso, quanto mais estreito o padrão de radiação, maior a sensibilidade no verso e mais forte o corte do som espacial. Um caso especial é o microfone-gun, cuja seletividade é assegurada de forma construtiva.

Dispositivos bidirecionais com um número de oito têm um ângulo de trabalho menor do que os microfones com um hipercardioide (90 graus versus 105). A área de sua aplicação é bastante limitada. Tais microfones são práticos para entrevistas face a face, e também podem ser usados ​​para gravar sinais estéreo.

Escolha por marcação

Ao equipar um estúdio com equipamento, você deve se lembrar que não há microfones universais. Mesmo para gravar os vocais tem que pegá-los, tendo em conta muitos fatores, que vão desde o poder da voz e terminando com as preferências pessoais do artista. No caso geral, os dispositivos do tipo condensador de diafragma grande são considerados a opção mais adequada. Neste caso, a classe de microfones deve corresponder ao resto do equipamento de gravação e vice-versa.

Para uma atividade de concerto, a melhor opção são os dispositivos de tipo dinâmico. O desempenho ao vivo envolve a inevitável sobrecarga de vários tipos e um efeito mecânico ativo, afetando adversamente os microfones condensadores. Por outro lado, a pureza da voz e a riqueza das nuances na atmosfera do salão são simplesmente perdidas, portanto suas principais vantagens são irrelevantes aqui.

Um nicho separado é ocupado por microfones instrumentais especializados. Suas características de frequência são adaptadas a um instrumento musical específico, razão pela qual tais dispositivos são de pouca utilidade para outros fins.A vantagem aqui é de um tipo dinâmico, embora para remover sons de alta freqüência com um grande ângulo de ataque, microfones de condensador com um pequeno diafragma são preferíveis.


Foto: www.showroom.ru

Outras características

  • Phantom Power é necessário para a operação dos eletrônicos correspondentes dos microfones condensadores e deve ser fornecido pelos circuitos de entrada dos pré-amplificadores ou misturadores.
  • Resposta de frequência de amplitude reflete a sensibilidade do microfone no espectro de trabalho e pode ter uma natureza suave e de alívio. Aumentos e quedas em certas partes da faixa podem melhorar a legibilidade ou reduzir o ruído parasitário.
  • SPL mostra o nível de máxima pressão sonora possível, que é percebido pelo microfone sem distorção.
  • Resposta transitória associado à inércia do sistema de microfone móvel (diafragma, fita) e caracteriza sua capacidade de responder à rápida mudança na onda sonora.

 

Fabricantes Populares de Microfones

A classe de elite entre os músicos profissionais são os produtos da empresa. Sennheiser Eletrônicofabricado sob a marca Neumann. No entanto, em seu próprio nome, esta empresa também oferece uma ampla gama de microfones de alta qualidade para todas as aplicações imagináveis.

Na linha de muitos outros fabricantes dignos, há produtos de um segmento de preço e nível de qualidade mais elevados e dispositivos relativamente baratos. Entre as empresas mais respeitadas devem ser mencionadas Shure Incorporado, Audio-Technica, AKG Acústica.

É especialmente agradável que, entre os microfones de estúdio bem estabelecidos, você também possa encontrar produtos da fábrica de Tula. OitavaPor exemplo, o modelo MK-105.


Erros comuns do cliente

  • Ao comprar um microfone condensador frio, não se esqueça de que sua operação geralmente requer fonte de alimentação externa. O pré-amplificador ou o misturador ao qual o dispositivo deve estar conectado deve fornecer o fornecimento de circuitos fantasmas com uma tensão do nível apropriado (geralmente 48 V). Além disso, usar um microfone de estúdio do tipo condensador para gravar em uma sala aleatoriamente despreparada pode produzir um efeito negativo.
  • Você não deve esperar uma melhora notável na qualidade de som de qualquer material em um computador se o microfone dinâmico super-legal que você escolheu estiver conectado ao conector de uma placa de som integrada em um PC. No mínimo, é necessária uma boa solução discreta de nível Creative Sound Blaster ou microfone USB.
  • Ao escolher um dispositivo sem levar em conta as características do uso pretendido, você corre o risco de desperdiçar seu dinheiro. Por exemplo, um microfone com resposta transiente insuficiente “lubrifica” o som dos instrumentos com um ataque agudo, e um nível baixo de SPL pode causar sobrecargas regulares.
Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.
Artigo em categorias:

Classificações

Seleção

Novas tecnologias