Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Escolha literária lava-louças

Como as máquinas de lavar louça são diferentes umas das outras?

Seleção adequada da máquina de lavar louça

Tabela de conteúdos
  1. Regras principais de escolha
  2. Programas de lavagem de louça
  3. Secagem
  4. Conexão
  5. Outros critérios de seleção
  6. A maioria de fabricantes populares da máquina de lavar louça
  7. Erros comuns do cliente

Máquinas de lavar louça modernas são econômicas, compactas e multifuncionais. Eles não só lavam pratos e talheres, mas também limpam as panelas, frigideiras, cristal, partes removíveis de utensílios de cozinha. Depois de lavar na lava-louças, a loiça vai brilhar na limpeza, e não haverá nenhum traço de graxa e patógenos.

Regras principais de escolha

Escolher uma máquina de lavar louça não é fácil, especialmente para quem a faz pela primeira vez. Muitos modelos, fabricantes, funções podem virar a cabeça até mesmo para os compradores mais experientes. Mas, se você classificar tudo nas prateleiras antes de ir à loja, escolher uma máquina de lavar louça se tornará um verdadeiro prazer.

Tamanhos e dimensões de máquinas de lavar louça

  • Tamanho grande - acomodando até 12-16 conjuntos de pratos, e tendo o maior tamanho - 60x60x85 cm.
  • De tamanho estreito - calculado em conjuntos de 6-9 e diferindo apenas 45 cm de largura.Lavadoras de louça estreita, como regra, são projetados para pequenas famílias de 2-4 pessoas, e estão na categoria de preço médio.
  • Compacto - permite lavar até 4-5 conjuntos de pratos de cada vez. Seu tamanho é de apenas 45x55x45 cm, então eles podem até caber em uma cozinha em miniatura, embora a eficiência de sua lavagem seja inferior aos dois tipos anteriores.

Tipo de instalação

De acordo com o tipo de instalação, todas as máquinas de lavar louça podem ser divididas em apenas dois tipos: built-in e free-standing. Por sua vez, os embutidos são divididos em total e parcialmente incorporados.

  • Modelos semi-construídos Eles têm um painel aberto, em contraste com os painéis totalmente construídos, nos quais o painel está localizado na parte superior da porta.
  • Em lava-louças embutida o topo permanece aberto. Com isso, você pode encaixar perfeitamente a técnica no interior, cobrindo-a em cima do tampo da mesa. Além disso, o design dessas máquinas permite que você esconda a porta atrás de um painel decorativo, feito dos mesmos materiais que o restante dos móveis da cozinha.
  • Carros separados com as mesmas características técnicas do lava-jato embutido, elas são muito mais baratas, e alguns modelos sugerem ainda mais incorporação.

Lavagem de classe, secagem e consumo de energia

As máquinas de lavar louça, como o resto dos utensílios de cozinha, são divididas em classes que determinam a qualidade da lavagem, o grau de secagem e a quantidade de eletricidade consumida. Quanto mais altos forem esses números, melhor será a lavadora de louças, secará os pratos e economizará energia.

De acordo com os padrões europeus, os indicadores de eficiência em lava-louças têm 7 classes, denotadas por letras latinas A - G.

  • Classe A - limpeza impecável e secagem de alta qualidade dos pratos. As máquinas de lavar loiça desta classe são as mais económicas. O consumo de energia desta classe de equipamentos é de apenas 0,8-1,05 kW / h. Além disso, eles permitem que você gaste 30% menos eletricidade, em comparação com aparelhos de cozinha, tendo uma classe mais baixa. Em um ciclo de lavagem completo, até 15 litros de água são consumidos, ao contrário da lavagem manual da mesma quantidade de pratos, o que exigiria pelo menos 60 litros.
  • Classe B - a presença de pequenas manchas ou estrias nos pratos. As máquinas de lavar louça da classe B também são consideradas econômicas porque elas têm um consumo de energia moderado - de 1,06 a 1,09 kW / h.
  • Classe C - a presença de fragmentos não lavados e gotas de água. Modelos desta classe têm o maior consumo de energia - de 1,1 a 1,49 kW / h. Mas, na faixa de fabricantes, essas máquinas são extremamente raras.

Programas de lavagem de louça

Um conjunto de recursos presentes em quase todas as máquinas de lavar louça:

  • Pré-lavagem - enxaguar a comida com água fria;
  • Lavar - lavagem normal com detergente especial;
  • Enxaguando - enxaguar com pratos lavados com água;
  • Secagem - secagem por ar quente.

As máquinas caras têm uma funcionalidade ainda mais avançada: lavagem intensiva a altas temperaturas, um programa para lavar produtos frágeis a baixas temperaturas, uma lavagem rápida para enxaguar pratos "frescos", modo de meia carga.


Outros critérios de seleção

Secagem

A tecnologia de secagem após a lavagem de pratos também pode ser diferente:

  • Condensação - evapora a humidade da superfície das loiças lavadas utilizando o calor gerado pela própria máquina. Este tipo de secagem é o mais econômico, mas impraticável, pois requer tempo demorado. Além disso, após a secagem sobre os pratos podem permanecer manchas de gotículas de água.
  • Turbosushka - encontrado em modelos caros. Neste caso, os pratos são soprados por um ventilador e secam muito mais rápido, e não há vestígios de água em sua superfície.

Conexão

Ligue a máquina de lavar loiça ao abastecimento de água de duas formas: para água fria ou quente. Como regra, todas as máquinas de lavar louça devem ser conectadas a água fria, que é aquecida no tanque embutido durante o processo de lavagem. Conectar diretamente à água quente economizará energia, mas ao trabalhar em condições de baixa temperatura, a lavagem pode levar algum tempo.

Outros critérios de seleção

Proteção contra vazamentos

A função Aqua-Stop fecha automaticamente a válvula na mangueira de água. Se o sistema funcionar, o excesso de água será drenado para o esgoto. Nem todos os modelos estão equipados com este sistema de segurança, portanto, vale a pena esclarecer se esse recurso está presente na máquina de lavar louça, uma vez que é diferentemente referido por cada fabricante.

Filtros

Na máquina de lavar louça existem vários filtros. Sua limpeza regular proporcionará excelente qualidade de lavagem sem manchas e manchas. Alguns modelos são equipados com filtros autolimpantes que desgastam resíduos de produtos, lavando-os no ralo. Isso não obstruirá o sistema de drenagem, o que aumentará a vida útil da máquina. Além disso, a função de auto-limpeza economiza água, graças ao seu uso repetido após a filtragem, e também reduz o consumo de energia para o aquecimento da água.

Gestão

Máquinas de lavar louça modernas, por via de regra, têm uma mostra digital que exibe toda a informação necessária sobre o programa selecionado e o fim da lavagem. Certos controles podem estar escondidos atrás da porta. Muitas máquinas de lavar louça também têm um recurso de bloqueio para crianças.

A maioria de fabricantes populares da máquina de lavar louça

  • Os líderes indubitados entre fabricantes estrangeiros de máquinas de lavar louça são: Bosch, AEG, ELECTROLUX, Gorenje, Siemens. As máquinas dessas marcas são as mais confiáveis, mas seu custo é bastante alto, embora cada uma tenha uma linha de orçamento.
  • Existem também fabricantes de aparelhos de primeira classe no mercado, entre eles: Schulthess, Asko, Gaggenau. Seus produtos são os mais caros, mas, ao mesmo tempo, da mais alta qualidade. Na maioria das vezes, essa técnica é usada para fins profissionais.
  • Máquinas de lavar loiça de fabricantes famosos como: LG, Samsung, Ardo, Hotpoint-ariston, Whirpool, Zanussi, Beko, Indesit. Essas marcas têm uma ampla gama de modelos e o melhor suporte de serviços. Sua política de preços é bastante flexível e os modelos têm um design moderno e uma funcionalidade rica.
  • O equipamento mais barato encontrado nos fabricantes Daewoo, Saturno, Kaiser, Delfa, Oeste, Liberton. As desvantagens das máquinas de lavar louça neste segmento são a moagem frequente, a má qualidade da lavagem, a vida útil limitada.


Erros comuns do cliente

  1. Para a eficiência da máquina de lavar louça são responsáveis ​​tais indicadores como a classe de secagem e lavagem.Modelos com uma letra latina “A” em suas marcas podem facilmente, rapidamente e, o mais importante, lavar e secar pratos de forma eficiente, mas somente se eles derem preferência a um fabricante comprovado.
  2. A superfície interna da máquina de lavar louça deve ser feita de aço inoxidável de alta qualidade, porque, além de sua excelente aparência, tal acabamento é fácil de limpar, tem um revestimento forte e não tem medo de panelas pesadas, panelas e pratos caindo sobre ele.
  3. A tecnologia incorporada se distingue pelo fato de estar escondida atrás do painel externo. Além disso, essas máquinas geralmente funcionam tão silenciosamente que é quase impossível determinar se o ciclo de lavagem terminou. Portanto, para os proprietários de tecnologia embarcada, a presença de um indicador, na forma de um feixe vermelho no chão, será uma função muito útil.
Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.

Classificações

Seleção

Novas tecnologias