A digitalização de um documento pode ser necessária por vários motivos. Por exemplo, um sistema de pagamento pode exigir uma cópia digital do seu passaporte. Ou você vai querer digitalizar suas linhas gravadas em um caderno infantil. Outro motivo para a digitalização é o tempo. Afinal, as fotos em papel e as lâminas de filme deterioram-se gradualmente. A melhor maneira de salvá-los é traduzi-los em formato digital. Em suma, um scanner pode ser bastante útil. Resta entender como escolher o modelo apropriado.
Tipo de scanner
Primeiro você precisa escolher um tipo de scanner. No total, existem quatro tipos deles:
Scanner de mesa é um dispositivo de pequena altura, equipado com um substrato de vidro. Um raio de luz se move sob ele com uma fotocélula fixando tudo o que está no vidro. Esse scanner é útil para digitalizar livros, revistas e até objetos sólidos. Afinal, todos se lembram da famosa piada com o quinto ponto escaneado?
Scanner longo funciona em um princípio diferente. Ele é capaz de passar apenas por folhas de papel individuais. O fato é que tal dispositivo consiste em um rolo especial dotado de fotocélulas. A principal vantagem de tal scanner é a possibilidade de digitalização em frente e verso, o documento de duas páginas não precisa ser virado. Além disso, o dispositivo irá desfrutar do tamanho mínimo - pode ser facilmente transferido para outra sala ou escritório. Infelizmente, tais scanners não são adequados para digitalizar revistas ou livros, a menos que você os arrase em folhas separadas.
Scanner de slides requerido apenas por laboratórios fotográficos. Tal dispositivo não é capaz de digitalizar documentos em papel - apenas digitaliza slides e filmes. Não importa quantos deles você tenha sobrevivido, não faz sentido gastar muito com a aquisição de um scanner desse tipo. É muito mais fácil comprar um modelo de tablet equipado com um adaptador de slides. A qualidade do resultado será um pouco pior, mas depois de digitalizar os filmes, você não precisa procurar um comprador para o dispositivo que se tornou desnecessário.
Scanners portáteis apareceu muito recentemente. Este é geralmente um dispositivo muito pequeno que captura o documento no qual você os gasta. O resultado deixa muito a desejar, mas é alcançado instantaneamente. Muitas vezes, esses scanners funcionam em cooperação com um smartphone ou tablet com base em um sistema operacional móvel. Às vezes esse tipo de câmera é chamado.
Velocidade de digitalização e resolução
O scanner pode conter um tipo de sensor CIS ou CCD. A segunda versão deve ser familiar para você de câmeras compactas de orçamento. Naturalmente, esse sensor funciona muito melhor, mas seu custo é maior, portanto, apenas os scanners de tablet caros são equipados com um sensor CCD.
Ainda diferentes dispositivos diferem na velocidade de digitalização. Como regra geral, qualquer dispositivo digitaliza rapidamente em uma resolução aproximada, enquanto aumentar esse parâmetro causa problemas. Se você tiver muitos materiais de duas páginas, recomenda-se comprar um modelo equipado com um alimentador automático de duas faces. Infelizmente, encontrá-los agora é mais difícil. Normalmente, apenas os MFPs têm uma adição tão útil.
Se falamos sobre a resolução já mencionada, a qualidade da varredura depende disso. Se você digitalizar o papel usado mais importante, até mesmo um scanner com uma resolução de 1200 x 1200 DPI (pontos por polegada quadrada) será adequado para essas finalidades. No caso de digitalização de fotos e, especialmente, slides, olhe para o scanner com uma resolução de 2400 x 2400 DPI.
Fabricantes Mais Populares
Um scanner é um dispositivo altamente especializado que pode procurar por seu comprador por meses, juntando poeira no balcão da loja. Portanto, nem todo grande fabricante quer investir nesta área de fundos. Acontece que os criadores de scanners podem ser contados nos dedos de uma mão.
Mustek trabalhando em scanners de tablet e câmera. Existe um modelo caro no sortimento desta empresa, cuja principal diferença é o suporte do formato A3. Claro, e suas dimensões são apropriadas. Excelente relação qualidade / preço possuem scanners da série HP ScanJet. Tenha cuidado para não comprar modelos desatualizados! Eles podem não ter suporte completo para o Windows 10, e é por isso que a funcionalidade será limitada. Epson e Canon oferecer uma variedade de scanners, eles jogaram apenas o segmento de orçamento.
Erros comuns do cliente
- Algumas pessoas adquirem um scanner para digitalizar uma enorme quantidade de papel usado. Ao mesmo tempo, eles economizam dinheiro comprando um dispositivo que não está equipado com alimentação automática de folhas. Qual é a surpresa deles quando se descobre que a digitalização de cem folhas não é a tarefa mais fácil! O negócio vai rápido, mas é necessário estar constantemente no scanner, trocando documentos. A parte de trás está entorpecida, a cabeça recusa-se a trabalhar - depois disso você rapidamente começa a se arrepender de ter decidido salvar.
- Outras pessoas podem ter um scanner. Eles adquirem um dispositivo para digitalizar fotografias antigas, depois do qual esquecem sua existência. Se você precisar de um dispositivo desse tipo para o mesmo propósito, pense dez vezes. É mais barato ir a um laboratório de fotografia?