Quando o verão chega ao fim, é hora de estocar os restos de uma rica colheita de dacha para o inverno. Canning é uma forma clássica que tem uma grande desvantagem: durante a preservação, a maioria das vitaminas morre. Existe uma maneira de preservar os elementos saudáveis contidos nas frutas e legumes? Claro, e isso está secando. Se você não quiser transformar um apartamento em um enorme secador de presentes de seu próprio jardim, compre um dispositivo especial para isso. Ao comprar uma secadora para legumes e frutas, o consumidor muitas vezes espera pelo acaso, porque esses aparelhos apareceram no mercado há relativamente pouco tempo. Nós vamos ajudá-lo a escolher um secador para legumes e frutas para atender às suas necessidades.
As vantagens de um secador elétrico sobre a secagem convencional ao ar livre
- Não é necessário muito espaço;
- Processamento melhor e mais rápido, independentemente das condições meteorológicas na rua;
- A capacidade de usar em casa, no país e onde quer que haja uma tomada elétrica;
- A função de seleção de temperatura para vários produtos;
- Higiene (não é necessário comer frutas secas empoeiradas e infestadas de insetos).
Quais são os secadores de legumes e frutas?
Convective
A evaporação da umidade nos produtos ocorre sob a ação de correntes de ar quente, que é criado por um elemento de aquecimento e injetado à força com um ventilador especial. Tais secadores para legumes e frutas são os mais comuns e populares devido à sua eficiência, confiabilidade e baixo preço.
Mas existem contras. Produtos durante o processamento perdem sua cor natural (escurecer), e não é possível preservar totalmente as vitaminas.
Aquecimento
Também usa o efeito da convecção, mas devido ao movimento natural do ar quente. Em palavras simples - TEN é, e não há fã. Existem muito poucos modelos similares no mercado e, se possível, variedades convectivas são preferíveis.
Infravermelho
O método de secagem é semelhante à exposição natural à luz solar, apenas um aquecedor especial é usado como fonte. A energia térmica é transferida diretamente para os produtos. Ao mesmo tempo, a umidade de sua estrutura é removida e a cor natural é preservada. Secadores para legumes e frutas com aquecimento infravermelho mostram os melhores resultados, econômicos e fáceis de operar. Ao secar em um secador infravermelho, mais vitaminas benéficas são armazenadas do que em uma convective. Entre as deficiências - o alto preço, um longo processo de secagem e uma pequena representação no mercado.
Toalhas de mesa
Versão compacta e móvel do emissor de infravermelhos. Tais dispositivos consomem muito pouca energia, são facilmente torcidos, podem ser usados como fontes alternativas de calor para vários propósitos. A principal desvantagem: uma pequena superfície de trabalho, respectivamente, baixa produtividade.
Os principais critérios para a seleção de secadores de legumes e frutas
Depende de quão bem você aborda a seleção dos parâmetros necessários do secador elétrico - se atenderá plenamente às suas necessidades e se tornará um assistente indispensável na época de colheita - ou será jogado nas profundezas do depósito e não haverá coleta de poeira.
Capacidade
Este parâmetro depende principalmente do número e diâmetro das bandejas. A versão clássica - secadores com 3-5 níveis - é apropriada para uma família padrão e permitirá secar vários quilogramas de produtos em uma sessão.Para aqueles que planejam reciclar uma colheita séria, cópias de 6-8 níveis e ainda mais serão relevantes. Existem modelos que suportam o uso simultâneo de 15 a 20 paletes, capazes de manusear até 15 kg de frutas frescas.
Muitos fabricantes propositadamente classificam seus secadores por volume total, mas é importante entender que o número declarado nem sempre corresponde à realidade. Concentrar-se em altos intervalos entre os níveis faz sentido ao carregar os produtos globais ou inteiros (por exemplo, cogumelos). Se for planejado usar principalmente matérias-primas cortadas que são dispostas na superfície em uma camada, será mais importante - quantas paletes estão incluídas e seu tamanho (área)?
Poder
As variedades mais "fracas" de secadores para frutas e vegetais consomem 150-250 watts. Eles são projetados para fazer porções muito pequenas, são adequados para famílias pequenas e são uma espécie de "brinquedo" para ocasionalmente agradar crianças com várias batatas fritas ou preservar o que não comem, mas é uma pena descartá-las. Considerados modelos ideais em 350 a 600 watts. Eles são bastante espaçosos, eficazes e o medidor não é particularmente pesado. Os secadores mais potentes podem consumir até 1 kW. Tal secador para frutas e legumes é escolhido quando há a necessidade de secar muito e em menos ciclos.
Vendedores em lojas e alguns "especialistas" geralmente afirmam que quanto maior o poder, mais rápida a secagem. Na realidade, a relação capacidade-potência é mais relevante. O tempo de uma única sessão na maioria dos casos é praticamente o mesmo.
Condições de temperatura
Como o propósito da secagem é preservar suas propriedades úteis e composição vitamínica no produto acabado, o processo é realizado a baixas temperaturas, próximo ao natural. Para modos característicos de dispositivos convectivos: Baixo (suave) 30-40 ° C Médio (média) 45-55 ° C e Alta (alta) 60-75 ° C. A primeira opção é relevante para verduras e ervas, o segundo e terceiro - para legumes, frutas, bagas, cogumelos, carne, peixe. Em alguns modelos, a escolha é fixa (2-3 posições), em outros é com um ajuste estendido e suave. Secadores infravermelhos suficiente faixa de temperatura de 40-60 ° C. Se o orçamento permitir, é melhor escolher um secador para legumes e frutas com vários regimes de temperatura para poder secar diferentes produtos.
Material do corpo
Existem duas versões principais, embora também existam outras combinadas.
- Metal. Durabilidade, confiabilidade e durabilidade dos produtos feitos com este material estão fora de dúvida. Mas, ao mesmo tempo, eles têm um peso considerável, as propriedades de isolamento térmico claramente não são suas arestas (aquecidas), e uma aparência bastante “severa” dificilmente inspirará os donos de apartamentos da cidade. Aqui para a casa de campo ou uma casa privada - não é ruim.
- Plástico. Uma opção mais comum e prática que pode atender a todos. O peso de tais secadores é pequeno, eles são fáceis de montar / desmontar, fáceis de limpar, o número de paletes pode aumentar. E se o último também for transparente, será possível controlar o processo de secagem sem abrir o dispositivo. Ao comprar modelos baratos, é importante prestar atenção à qualidade e “odorosidade” do plástico.
Tipo de controle
Eletrônica com teclas de toque e a tela é conveniente, menos propensa a contaminação e permite um ajuste mais preciso. Mecânica tradicionalmente confiável.
Localização da bandeja
- Vertical. Característica para a maioria dos secadores de convecção. As paletes são instaladas uma sobre a outra e cobertas com uma tampa. Aquecimento pode ser realizado a partir de baixo (a opção mais comum) ou acima. No primeiro caso, grandes volumes estão disponíveis, no segundo - o design é mais durável e de fácil manutenção, já que a umidade e as partículas dos produtos não recaem sobre a unidade de aquecimento.
- Horizontal. Este projeto de secadores elétricos domésticos emprestados de desidratadores profissionais.Bandejas são apresentadas por analogia com assadeiras, cada uma delas pode ser removida sem tocar as outras. E se você removê-lo completamente, torna-se possível modelar o espaço da câmara de trabalho para colocar objetos dimensionais (por exemplo, latas para a fermentação de iogurte). O aquecedor está localizado na parede traseira.
Opções avançadas
Ao escolher um secador para legumes e frutas, preste atenção às opções adicionais que o dispositivo faz com que ele seja ainda mais agradável:
- A possibilidade de cozinhar pastilha, carne seca, peixe. Bônus agradáveis, especialmente se a presença deles não afetar muito o preço, e eles realmente estarão em demanda;
- Sistema de ar quente em paletes. Na versão standard, as bandejas são feitas sob a forma de peneira. No mais próximo do aquecedor, a temperatura é mais alta, nos remotos é mais baixa. Portanto, eles devem ser trocados de tempos em tempos. Nos modelos mais avançados, o ar é fornecido independentemente para cada um dos níveis. O resultado é uma secagem uniforme e os odores não se misturam;
- Temporizador de desligamento automático. O processo de desidratação é longo, por isso é mais conveniente automatizá-lo, para não se preocupar com o ressecamento dos produtos;
- Material de paletes. Metálico durável e confiável, mas pode aquecer de forma desigual. O plástico é mais fácil, mais prático e mais barato;
- Proteção contra superaquecimento. Torna a operação do instrumento mais segura e prolonga a vida útil;
- A capacidade de ajustar a altura das paletes. Real para secar cogumelos sem cortar.
Os melhores fabricantes de secadores de legumes e frutas
- A Elite e os secadores de alta qualidade para legumes e frutas são representados no mercado interno pelas marcas. Ezidri, Rawmid, Rommelsbacher. Seu excelente desempenho, confiabilidade e funcionalidade são muito apreciados pelos consumidores. Mas para pagar o prazer terá muito - 9-18 mil rublos.
- Os favoritos indubitáveis da faixa de preço médio (4-8,5 mil rublos) são os secadores de infravermelho Dachnik. Entre os modelos convectivos, os melhores e mais populares são os análogos acessíveis do caro Ezidri da Nova Zelândia - o doméstico. Voltera e bielorrusso BelOMO.
- Classe econômica (até 3 mil rublos) é amplamente e adequadamente representada por secadores russos "Brisa", "Rotor", "Vento Quente", "Ryzhik". Existem alguns bons modelos dos parceiros de marcas chinesas. Supra, Scarlett, Sorria.
E sobre os melhores modelos de secadores para legumes e frutas, leia mais em nosso classificação.
Recomendações gerais
Como muitos usarão o secador pela primeira vez, daremos algumas dicas que ajudarão a aumentar sua vida útil e melhorar a qualidade de vegetais e frutas secas.
- Se as paletes na secadora forem sólidas (não em treliça), elas podem ser cobertas com papel manteiga. Então você protege a bandeja contra manchas.
- Lave o secador após cada uso! Lembre-se que é melhor não usar agentes químicos ao limpá-lo, pois, devido à complexidade do projeto, seus resíduos não podem ser removidos durante a lavagem.
- No início da secagem, ajustar o calor e, no final, abaixá-lo gradualmente. Então frutas e vegetais serão melhor preservados, e seu sabor será simplesmente fantástico!
- Não sobrecarregue os paletes, tentando secar tudo rapidamente, para que eles sejam processados de maneira desigual e o dispositivo irá superaquecer. É necessário deixar uma pequena distância entre as peças.
- No processo de secagem, reorganizar as paletes, mudando seus lugares. Então, legumes e frutas serão cozidos de maneira mais uniforme.
- Não coloque vegetais e frutas diferentes no secador com a distribuição de ar vertical padrão ao mesmo tempo, caso contrário corre o risco de obter um kiwi semelhante a cenoura.
- Pratos secos e frutas secas devem ser armazenados em local seco em sacos de tecido ou papel ou em frascos de vidro.
- Frutos secos e legumes secos podem ser restaurados, colocando-os em uma tigela com água morna por 1-2 horas.
- Leia atentamente as instruções e siga as recomendações do fabricante. Afinal de contas, muitas vezes um problema ou um resultado sem importância da secagem está associado à não observância de regras elementares de operação.
Desejamos-lhe boas compras e delicioso inverno!