Se você está seriamente pensando em fazer uma grande reforma na cozinha, então você definitivamente precisa tomar cuidado, não só da escolha da unidade de cozinha, mas também de eletrodomésticos. Claro, a figura mais importante na cozinha é ... uma geladeira. Bem, sem ele em nenhum lugar. E no segundo lugar, indubitavelmente, haverá uma chapa ou o seu análogo mais moderno e compacto - uma superfície de cozimento. Se você quiser desfrutar de cozinhar sobre ele, e não para correr ao redor dos centros de serviços em busca de elementos quebrados, então nós recomendamos que você leia este artigo até o fim e se torne um especialista na escolha de superfícies de cozinha!
Principais critérios de seleção
Então, nos voltamos para o básico, a partir do qual vamos construir no futuro. Para fazer a escolha certa, primeiro precisamos decidir sobre os seguintes parâmetros da placa.
Tipo de placa
Dependendo do método de conexão, as placas são divididas em:
- Gás;
- Elétrico
Se você tem um gasoduto em casa ou um cilindro de gás no país, sinta-se à vontade para instalar um modelo de gás. Será muito mais rápido cozinhar, e você terá que pagar menos pelos recursos (neste caso, gás natural) do que pela eletricidade.
As superfícies de cozimento elétricas são mais comuns porque são mais seguras e mais ecológicas. Se você tem pequenos filhos curiosos em casa, então é melhor que você faça uma escolha em favor de tal modelo. Deixe o cozinheiro ter um pouco mais de tempo, mas o alcance dos painéis propostos será mais amplo.
Design de fogão
Ao escolher, é necessário prestar atenção se o modelo que você gosta é independente, isto é, capaz de trabalhar sem um forno. Se você cozinhar com pouca frequência e não experimentar demais, é melhor comprar uma superfície de cozimento independente. Se você quiser expandir suas habilidades culinárias, compre mais tarde um forno separado.
Se você não pode imaginar a comida caseira sem pratos assados, pode escolher um fogão de um tipo dependente. Atenção! Nem todos os modelos de fogões são combinados com fornos, mesmo dentro da linha de produtos de um fabricante. Verifique com o vendedor esta questão e escolha entre os modelos que se encaixam.
Material
Nesse caso, você pode confiar somente em suas próprias preferências, porque todos os revestimentos existentes têm propriedades semelhantes. Quais materiais você tem que escolher?
- Esmalte - barato, resistente a altas temperaturas; usado para revestimento de placas de gás e painéis elétricos com anéis convexos. A desvantagem é a limpeza difícil das manchas de gordura seca.
- Alumínio - material barato, resistente ao calor e durável. Desvantagem: arranhões aparecem facilmente, mesmo da limpeza com pó.
- Aço inoxidável - material mais caro com alta resistência. Desvantagem: até pequenas manchas são perfeitamente visíveis nela.
- Vidro temperado É quase o mesmo que aço inoxidável, mas cuidar disso é mais fácil.
- Cerâmica de vidro - o material mais durável do acima, mas também o mais caro. Fácil de limpar, não aquece quando utilizado (se os queimadores forem de indução).
Recursos adicionais
Para um lanche, considere os recursos adicionais possuídos pelos melhores membros modernos da classe de fogões de cozinha.
- Anéis de uma forma especial e propósito permite que você use pratos de qualquer tamanho - de enormes potes a utyatnits com fundo oval.
- Queimadores de indução Não permita que a placa de vidro aqueça.
- Queimadores de halogênio e tochasHi-Light na placa vitrocerâmica aquecida com velocidade máxima - apenas 5 a 10 segundos depois de ligar.
- Controle de gás necessário para as superfícies de gás, já que ele desliga sozinho o suprimento de combustível, se a chama se apagar repentinamente.
- Desligamento automático vai economizar energia para cozinheiros esquecidos. Esse recurso desligará o painel elétrico se estiver ocioso por algum tempo.
- Memória da receita - Um ótimo recurso que tornará a vida mais fácil para as donas de casa ocupadas. Ao activar esta opção, a placa recordará o tempo de cozedura correcto e, da próxima vez, não terá de ver o prato - a placa parará de funcionar no momento certo.
- Proteção Infantil - uma função importante que é capaz de bloquear o painel de controle, para que as crianças não liguem acidentalmente a placa durante o jogo.
Principais fabricantes
Como prato principal - a classificação dos fabricantes mais populares de placas de fogão que têm uma reputação indiscutível como marcas confiáveis que produzem produtos da mais alta qualidade.
Vamos começar com uma categoria de baixo preço até 5000 rublos. Neste intervalo, você pode comprar pequenas placas com dois queimadores elétricos ou a gás. O revestimento de tais modelos será esmalte ou alumínio. Os mais populares e confiáveis são modelos tão baratos Hansa, MBS, Simfer.
Na categoria de preço médio de 5 a 15 mil rublos, é apresentada uma gama mais diversificada de modelos de fogões elétricos e a gás com vários revestimentos. E você pode escolher o design do próprio painel, o número e o método de disposição dos queimadores. Aconselhamos a prestar atenção aos produtos das seguintes empresas: Ardesia, Bosch, Siemens, Samsung, Indesit, Hotpoint-Ariston, Banheira de hidromassagem, Zanussi, Hansa. Marcas sensacionais falam por si.
Se você quiser comprar um fogão, feito pelo design original dos melhores materiais, então você tem que gastar mais de 15.000 rublos. Neste segmento de preço levar Siemens, Bosch, Electrolux, Asko, Kaiser, Smeg, Ardesia, AEG e Korting.
Erros comuns do cliente
Aqui chegamos à sobremesa - os erros mais estúpidos que os compradores muito rápidos podem fazer. Dê uma olhada antes de correr para a loja e você se poupará de compras exageradas.
- Hoje, em lojas de eletrodomésticos, você pode comprar placas de qualquer formato - de um quadrado clássico a um formato de semicírculo, oval ou arco-íris. Não se apresse em adquirir o painel de uma forma incomum - primeiro você precisa ter certeza de que tal modelo se encaixa no painel de trabalho do conjunto de cozinha. Observe que deve haver uma distância de pelo menos 10 centímetros do painel de gás até a parede e apenas 4 da tomada elétrica, faça todas as medições necessárias e, em seguida, faça uma busca.
- Se você não está preparado para gastar uma quantia decente na compra de pratos especiais, então não compre uma superfície vitrocerâmica. Muitos compradores gastam o último dinheiro em um painel brilhante e elegante e simplesmente o “matam” com pratos comuns. Não insira o seu número! Calcule seus fundos antecipadamente!
- Comprar uma placa com um grande número de queimadores de formas diferentes pode nem sempre ser uma boa ideia. Se não houver mais de 4 pessoas em sua família, e também houver um forno e um fogão lento em seu arsenal de cozinha, então três ou quatro anéis serão suficientes para você. Por que pagar demais? Sim, e depois tem que lavar muito mais, embora a cozedura envolva apenas um par de queimadores.
Desejamos que você faça a escolha certa e desfrute de uma deliciosa comida caseira!