Volumes de drives Flash modernos permitem que você carregue facilmente alguns filmes em alta definição no bolso, mas seus recursos ainda não cresceram para mover ou fazer backup de terabytes de dados. Para esses propósitos, são necessários dispositivos de outra classe que sejam comparáveis em capacidade aos HDDs convencionais e a melhor solução aqui são os discos rígidos externos. De fato, eles diferem dos winchesters usuais apenas na maneira de organizar a fonte de alimentação, na interface e na presença de um caso e controlador adicional. Não é sequer excluído que o HDD do mesmo modelo seja usado dentro da unidade do sistema e da unidade externa.
Na maioria dos casos, para conectar uma unidade portátil de 2,5 polegadas, basta conectá-la a um laptop ou unidade de sistema usando um cabo de interface. Unidades externas baseadas em HDDs de 3 polegadas também requerem energia adicional.
Principais critérios de seleção
Interface de dados
Aqui a escolha é ampla o suficiente: eSATA, USB 3.0, FireWire (IEEE 1394) e Thunderbolt. O último padrão tem a largura de banda máxima, mas todos eles cobrem completamente os recursos de velocidade dos discos rígidos modernos; portanto, você deve ser guiado pela presença de conectores do tipo apropriado em um PC ou laptop. Você só precisa ter em mente que entre as propostas, existem muitos dispositivos com interface USB 2.0 desatualizada, o que retardará a troca pelo menos duas vezes. A seleção de tais discos rígidos externos é impraticável, mesmo se o seu computador não tiver conectores da terceira revisão deste padrão. As interfaces eSATA e FireWire devem ser orientadas apenas se a energia adicional for assumida para o inversor. Para unidades portáteis de 2,5 polegadas, o USB 3.0 é a melhor opção.
Volume
As dimensões físicas do dispositivo introduzem suas próprias limitações no volume. Se você precisa de uma unidade externa com capacidade de mais de 2 TB, é quase inútil procurá-la em unidades de 2 polegadas. Exceções são unidades de dispositivos, mas você não pode chamar seu preço baixo. A escolha terá que ser feita entre dispositivos mais dimensionais, e você deve estar preparado para a presença de energia adicional e um adaptador apropriado.
Recursos de criptografia de hardware
Se um disco rígido externo for usado para armazenar temporariamente informações confidenciais, será útil protegê-lo. Faz sentido selecionar um dispositivo portátil entre aqueles que possuem funções de criptografia de hardware. Funcionalidade de segurança de dados mais simples é o acesso à unidade usando uma senha. Em qualquer caso, para usar esses recursos, você terá que instalar um software especial, incluído ou baixado do site do próprio fabricante.
Não menos importante critério de seleção
- Dimensões Os dispositivos portáteis são determinados principalmente pelo fator de forma do HDD instalado: 2,5 ou 3,5 polegadas. Dentro da mesma categoria, a espessura do corpo depende do número de placas e aumenta com o aumento do volume. Um lugar especial é tomado por acionamentos autoalimentados - dependendo do projeto, a bateria embutida pode aumentar tanto a espessura quanto outras dimensões lineares.
- Unidades externas adicionais de 3 polegadas são necessárias. nutrição, seus parentes menores são mais caros que o controlador de interface, com exceção dos modelos sem fio. O último tem uma bateria especial para uso offline e um adaptador para carregá-lo.
- Se você não levar em conta o USB 2.0, então velocidade de trabalho capacidades de interface não são limitadas, é típico para discos rígidos instalados e é proporcional à freqüência de rotação de seu fuso. Dispositivos baseados em HDD com 7200 rotações por minuto demonstram desempenho máximo, discos rígidos mais rápidos não são encontrados em unidades portáteis. Existem modelos que são organizados com base no princípio de uma matriz RAID de nível zero de dois discos rígidos físicos com velocidades correspondentes.
- Algumas unidades externas fornecem conectividade sem fio. Módulo embutido Wi-Fi Ele funciona no modo de hub de um segmento de rede separado, se necessário, fornecendo comutação de ponta a ponta de dispositivos móveis para outro ponto de acesso. Como regra geral, tais modelos são equipados com uma bateria embutida e podem operar de forma autônoma por várias horas.
Fabricantes Mais Populares
Além de fabricantes diretos de discos rígidos, como Toshiba Corporação, Ocidental Digital ou unidade de negócios mesclada Seagate Tecnologia e Samsung Eletrônica, mais popular entre os usuários é os produtos das marcas ADATA e Poder silício. Ao criar seus dispositivos portáteis com base em HDDs de empresas listadas anteriormente, eles compensam a vantagem técnica de outra pessoa usando materiais melhores e algoritmos de controle melhores.
Foto: smages.com
Dicas importantes
Ao comprar uma unidade portátil, não considere as opções com USB 2.0. Sem obter quase nenhum ganho de preço, você perde visivelmente a velocidade da troca de dados.
Ao planejar o uso de uma unidade externa sem energia adicional, conectando-a através de um conector USB 2.0 em um computador pessoal ou laptop, deve-se dar atenção especial ao consumo atual. Alguns controladores de interface da segunda versão podem não garantir o funcionamento normal do dispositivo portátil. Isso ameaça especialmente os drives externos de alta capacidade quando conectados a PCs muito antigos.
Perder dados importantes é sempre bastante desagradável, mas especialmente ruim quando informações confidenciais caem nas mãos dos concorrentes de alguma forma. O uso seguro máximo de dispositivos portáteis sem uma redução perceptível no desempenho ajudará apenas os métodos de proteção criptográfica robusta, implementados no nível do hardware.