A compra de um aquecedor de água pode ser necessária por vários motivos. A primeira é que a habitação simplesmente não está conectada ao suprimento de água quente. Isto é bem possível quando se vive numa aldeia ou numa cidade pequena que não é o centro de uma região, província ou república. A segunda razão é que você está cansado do desligamento de água quente que ocorre a cada verão. Claro, um aquecedor de água caro, neste caso, não deve ser comprado, porque você vai usá-lo por um curto período de tempo.
Aquecedores de água modernos são divididos em várias variedades. Cada modelo tem um conjunto específico de recursos. Tudo isso torna a escolha de tal dispositivo extremamente difícil. Mas será visivelmente mais fácil se você ler este artigo. Vamos tentar falar sobre como os aquecedores de água diferem uns dos outros. Você receberá algumas dicas importantes que você deve lembrar ao visitar a loja.
Principais critérios de seleção
Fonte de energia
Primeiro de tudo, você precisa entender com que fonte de energia a água será aquecida. A maioria dos dispositivos lógicos para este uso de gás. Afinal, as tarifas para o seu consumo são significativamente menores do que para a eletricidade consumida. Mas nem tudo é tão simples. A instalação de um aquecedor de água a gás está associada a muitas dificuldades. Afinal, até mesmo a instalação de um fogão a gás requer a chamada de um funcionário da empresa relevante. Aqui é necessário não só bloquear o gás, mas também executar novos tubos. Não só para gás, mas também para ventilação adicional, que desempenha o papel de uma chaminé. Tudo isso leva tempo e custos. Sem mencionar o fato de que nem todos os aquecedores de água a gás lidam perfeitamente com sua tarefa. Os modelos de orçamento podem levar longas horas para aquecer a água, por isso não podem ser usados para tomar banho imediatamente após a lavagem de grandes quantidades de pratos. Em suma, o modelo de gás raramente é útil em ambientes urbanos. Mas será a escolha perfeita para um edifício rural - apenas não poupe muito.
Os aquecedores de água elétricos são muito mais fáceis de operar e instalar. Na maioria das vezes eles estão conectados a uma rede monofásica (220 volts), o que os torna os melhores candidatos para instalação em um apartamento na cidade. Existem também dispositivos que requerem uma rede trifásica (380 volts). Normalmente só é necessário para os aquecedores de água mais potentes. Você deve comprar um monstro como esse apenas se você usá-lo constantemente. E se você tem certeza de que sua casa na próxima década não está exatamente ligada à água quente. Mas deve ser lembrado que tais dispositivos são fortemente refletidos nas contas de eletricidade.
Se a sua escolha recai sobre um aquecedor elétrico de água, então você deve decidir sobre o seu poder. Quanto maior esse parâmetro, mais rápido a água vai aquecer, mas quanto maior a carga na grade. Em casas antigas não é recomendado instalar um dispositivo cuja potência seja superior a 5 kW. E não se esqueça de ter uma boa fiação elétrica, um novo contador e alguns "autômatos" no painel! Quanto a habitação suburbana construída a partir do zero, então tudo, novamente, depende da fiação que você usa. Se você tem certeza de que suportará carga ultra-alta, então você não pode se limitar a nada.
Tipo de aquecedor de água
Os mais populares são aquecedores de água de armazenamento. Eles são um recipiente relativamente grande em que a água se acumula e gradualmente se aquece. Se você usar toda a água acumulada, terá que esperar várias horas com água quente.É por isso que, ao escolher um aquecedor de água de armazenamento, deve-se dar atenção especial ao seu volume. Você precisa entender que apenas esses dispositivos fornecem água da temperatura que você precisa. A desvantagem de tais dispositivos é o seu tamanho - em alguns banheiros ou banheiros, as cópias mais volumosas simplesmente não cabem. Não há problemas apenas em edifícios rurais com uma área grande.
Aquecedores de água instantâneos são menos populares. Sua principal vantagem é o tamanho pequeno. Infelizmente, esta lista de vantagens está esgotada. Nem um único dispositivo de fluxo fornecerá a máxima temperatura da água - ela simplesmente não tem tempo de aquecer quando se move dentro dela. Além disso, modelos desse tipo consomem muito mais eletricidade. No entanto, este aquecedor de água funciona apenas no momento em que você toma um banho ou lava a louça. O resto do tempo, o dispositivo fica inativo, sem consumir eletricidade extra. E o aquecedor de água de armazenamento é ligado de vez em quando, tentando manter uma certa temperatura. É impossível negar apenas que a instância flow-through causa uma carga maior na rede - a maioria dos modelos tem uma capacidade de 6 kW ou mais. Em geral, o aquecedor de água instantâneo deve ser comprado com falta de espaço livre. Você terá que aceitar o fato de que na maioria das vezes a temperatura da água será relativamente baixa e, portanto, você será capaz de apenas lavar a louça, mas não tomar um banho quente ou chuveiro.
Tipo de anexo
Aquecedores de água são mais frequentemente pendurados na parede. Mas esse não é o único tipo de apego. Afinal, dispositivos de armazenamento caros têm uma quantidade enorme e, portanto, seu peso com a água pode atingir valores enormes. A parede, neste caso, simplesmente não suporta. É por isso que tais aquecedores de água podem ser montados não apenas na parede, mas também no chão. O volume de tais dispositivos é capaz de atingir 150 litros, o que permite que eles sejam usados não apenas em apartamentos residenciais, mas também em alguns objetos comerciais.
E ainda existem aquecedores de água embutidos. Eles são instalados diretamente sob a pia, de modo que tal dispositivo não dorme os olhos no banheiro ou no banheiro. No entanto, o volume de tal dispositivo é estritamente limitado - é impossível construir um tanque de 100 litros sob a pia.
Foto: remontistroyka.org
Número de aquecedores
Se você escolher um aquecedor de água de armazenamento, certifique-se de prestar atenção em quantos aquecedores o dispositivo está equipado. A maioria dos modelos possui apenas um aquecedor. Neste caso, o automático controla a força de seu aquecimento. No modo econômico, menos eletricidade é fornecida, pois há o suficiente para manter a temperatura desejada. Mais energia é necessária apenas nos momentos em que o tanque está vazio, o que requer o aquecimento da nova água.
Se você vai usar água quente em grandes quantidades, é melhor procurar um modelo com dois elementos de aquecimento. Neste caso, o modo de economia usará apenas um elemento de aquecimento, enquanto o segundo é conectado em tempos difíceis, quando é necessário um rápido aquecimento da água que entra. Um modelo com dois elementos de aquecimento irá lidar com sua tarefa muito mais rápido. Você não pode ter medo de que a alma tenha que parar no momento mais inesperado.
Performance
Este parâmetro é diretamente dependente da energia. Dispositivos de acumulação e fluxo capazes de fornecer água com uma pressão de 0 a 9 litros por minuto. Modelos sem pressão são usados em casas de campo, muitas vezes completas com um chuveiro fornecido. Tais dispositivos não são capazes de distribuir a água a vários pontos de produção, portanto na cozinha terá de esquecer-se da água quente.
Desempenho diferente de zero requer consumo de energia adicional. Mais fortemente dependem de aquecedores de água instantâneos de energia. Se tal dispositivo consome menos de 5 kW, produz menos de três litros de água por minuto. Isso é apenas o suficiente para lavar pratos.Um pouco mais de energia permite que o dispositivo produza 3-4 litros de água quente por minuto - isso é o bastante para tomar banho. Se a potência atingir 12-20 kW, então há água suficiente para resolver qualquer problema, incluindo sua saída simultânea na cozinha e no banheiro.
As cópias cumulativas dependem do poder em menor grau. Normalmente, 2 kW de eletricidade são mais do que suficientes para produzir água quente em qualquer volume.
Habitação e Gestão
Ao escolher um aquecedor de água deve prestar atenção ao seu design. Por via de regra, tais dispositivos raramente fazem bonito. A atratividade deve ser esperada somente se você escolher um modelo de andar para uma empresa comercial ou comercial. Caso contrário, você definitivamente terá um dispositivo com um corpo pintado de branco. Outra coisa - o que será criado a partir do tanque.
Modelos de baixo custo possuem um tanque de plástico. Esta é a pior opção, já que a simpatia ambiental desta decisão é uma grande questão. Sim, e tal aquecedor de água só não será confiável, depois de três ou quatro anos ele terá que ser mudado. Dispositivos mais caros têm à sua disposição um tanque feito de vitrocerâmica. Esta é uma das melhores opções. Há também tanques de aço inoxidável com um revestimento na forma de esmalte ordinário ou titânio. No entanto, deve ser lembrado que a água no tanque será de 24 horas por dia. A este respeito, ao longo dos anos, as costuras de soldadura estarão, em qualquer caso, sujeitas a corrosão. Para retardar esse processo, alguns fabricantes colocam uma haste anódica dentro do tanque. O usuário só pode alterá-lo a cada 5 a 7 anos.
Se o seu abastecimento de água é de pressão variável, recomenda-se a compra de um aquecedor de água com uma válvula de segurança. Ele manterá o dispositivo seguro e sadio se a pressão subir para 8 atmosferas ou até mesmo um parâmetro mais alto. Observe também o tipo de controle de dispositivos. Aquecedores de água a gás têm apenas controle eletrônico, o que nem sempre é conveniente. Elétrica às vezes tem um sistema hidráulico - controla automaticamente vários parâmetros, com foco na pressão da água, sua temperatura e algumas outras características. Se você quiser controlar totalmente a operação do dispositivo, procure um modelo com o número máximo de indicadores. Então você saberá a força do fluxo de água, sua temperatura, a quantidade de eletricidade consumida e até mesmo o recurso de um ânodo de magnésio.
Fabricantes de aquecedor de água popular
A produção de aquecedores de água é ocupada por todas as empresas que nos são familiares pelos principais eletrodomésticos. Em particular, nas prateleiras de lojas especializadas, você pode encontrar produtos Ariston. Tais aquecedores de água e são baratos, e atendem aos requisitos básicos. Seu único inconveniente - a falta de fixadores no kit, que deve ser comprado em qualquer loja de ferragens.
A gigante sueca não produz o equipamento mais caro Electrolux. Pelo menos, isso diz respeito aos modelos que usam gás como fonte de energia. As cópias elétricas são muito mais caras, mas têm o apoio de um grande número de tecnologias modernas. Se você comprar um aquecedor de água sueco, você o usará com sucesso por muitos anos.
Não menos confiáveis são os modelos de Bosch - por uma boa razão, eles também são solicitados a ganhar muito dinheiro. Um comprador raro reclama de um aquecedor de água produzido por uma empresa alemã. Também críticas positivas merecem os dispositivos criados pelas forças Thermex, Drazice e Gorenje. No entanto, seus aquecedores de água podem ter em sua composição um tanque de material não durável. Portanto, neste caso, deve-se prestar muita atenção ao item correspondente nas especificações técnicas.
Você pode ler mais sobre os fabricantes de aquecedores de água em nosso artigo separado.
Foto: www.royalsan.ru
Erros comuns do cliente
Nem toda pessoa é a escolha certa para a escolha do aquecedor de água.Na maioria das vezes, um dispositivo tão complexo é realizado diretamente na loja - o comprador é guiado pelas palavras do consultor. Não faça isso de qualquer maneira! Isso pode levar às seguintes conseqüências:
- Alguns compradores se deparam com o fato de que o aparelho simplesmente não cabe em nenhum lugar. Isso se aplica a pessoas que vivem em pequenos apartamentos. Portanto, antes de escolher um dispositivo de armazenamento, meça um pedaço de espaço livre no vaso sanitário ou no banheiro. E certifique-se de estocar um perfurador - para pendurar um monstro na parede, você precisa perfurar buracos muito profundos.
- Outros clientes experimentam quedas de energia constantes ao usar um aquecedor de água instantâneo. Portanto, pense dez vezes se os elementos localizados na blindagem suportarão o aumento da carga às vezes? Se você mora em uma casa antiga construída no século passado, pelo menos pense em instalar novas máquinas.
- Mas mais frequentemente o problema está no dinheiro gasto. As pessoas começam a se arrepender. Isso se aplica àqueles que compram um aquecedor de água em um apartamento da cidade. Normalmente, o fornecimento de água quente é bloqueado por apenas uma ou duas semanas. Vale a pena a duração do conforto gasto dinheiro? Todos devem responder a essa pergunta de forma independente. Se você tiver alguma dúvida, é melhor não comprar um aquecedor de água.