A cozinha é o lugar onde toda dona de casa passa a maior parte do tempo. Além disso, é na cozinha que toda a família se reúne à noite para descansar das preocupações e jantar. Portanto, é importante ter cuidado para que os cheiros deixados após o cozimento não interfiram na comunicação familiar calorosa, e respingos e resíduos de alimentos não estraguem os móveis e eletrodomésticos. Como conseguir isso? Claro, com a ajuda de comprar um exaustor moderno, que limpa o ar e vai economizar reparos caros de graxa e outros contaminantes.
Para escolher o exaustor ideal para a sua cozinha, em primeiro lugar, você precisa considerar vários dos critérios mais importantes: tipo de instalação, modos de operação, desempenho e sistema de filtragem.
Tipo de instalação
De acordo com o tipo de instalação e seu design, os exaustores de cozinha são divididos em vários tipos.
Tradicional ou suspenso
Hoods que são montados diretamente sob o armário da cozinha ou acima do fogão. Eles são os mais orçamentários e, devido ao seu pequeno tamanho, são excelentes para cozinhas de pequeno porte. Modelos suspensos possuem motores de baixa potência (um ou mais) e, via de regra, operam em modo de reciclagem. Completou esses extratos, muitas vezes descartáveis filtros de acrílico que pegam a gordura. Além disso, o exaustor pode ser equipado com um filtro de carbono, que retém as partículas mais pequenas de alimentos e neutraliza ligeiramente o cheiro e substitui o filtro de acrílico por um de metal. Modelos suspensos, que são unidos por uma mangueira corrugada adicional, são muito mais caros, mas eles limpam o ar muito melhor.
Embutido
Eles são montados em uma caixa especial ou armário de cozinha de tal forma que apenas um pequeno painel frontal pode ser visto. Alguns exaustores embutidos são equipados com um painel deslizante, o que aumenta a área de entrada de fumos. Isso melhora a produtividade e facilita a operação do instrumento. Na venda existem modelos que são instalados entre dois armários de cozinha. Neste caso, a parte da frente está escondida atrás de um painel falso, que é estratificado como o resto dos fones de ouvido. Por via de regra, capuzes embutidos tem dois motores e filtros de graxa de multi-camada ao mesmo tempo.
Cúpula
Cúpulas são design atraente e alto custo. O design abobadado permite eliminar efetivamente os fumos e odores da cozinha. Extratos desse tipo são divididos em:
- Parede (lareira) - fixado horizontalmente ao fogão ou à placa ou inclinado. Paredes de parede são mais populares entre os consumidores.
- Ilha - Montado diretamente no teto, para que eles possam ser localizados em qualquer parte da cozinha. Tais coberturas, por via de regra, têm bom desempenho, distinguem-se por uma grande variedade de soluções de projeto e um preço bastante alto.
- Esquina- Um design especial permite anexar o capô no canto da sala. Mas esta opção não é muito comum devido ao alto custo e ao pequeno alcance.
Também antes de comprar, é aconselhável medir a largura e profundidade do nicho em que o capô será instalado. Idealmente, o tamanho da capa deve corresponder à superfície de cozimento ou ter um guarda-chuva de entrada de ar ainda mais amplo.
Foto: granfosto.ru
Performance
Aparência não é tudo o que é importante pensar ao escolher um capuz para a cozinha. Uma das características mais importantes que você deve prestar atenção é o desempenho e o poder. Aqui vamos falar sobre quanto cubo. m de ar pode limpar o capô por uma hora de trabalho.
Quanto maior a área da cozinha, o correspondente, o maior desempenho deve ter um exaustor. No entanto, a concentração de substâncias nocivas no ar de pequenas cozinhas pode ser várias vezes maior do que nas espaçosas. Portanto, é imperativo que o ar poluído pela evaporação seja trabalhado rapidamente, o que só pode ser feito por extratores que trabalham com alta potência.
É aconselhável calcular a capacidade de desenho necessária mesmo antes de ir à loja. Para fazer isso, meça a área da cozinha, levando em conta o comprimento, a largura e as dobras do duto, se for adquirido um modelo de fluxo. Depois disso, você deve multiplicar a área da sala até a altura do teto. O resultado obtido deve ser multiplicado por outro 12 (o padrão sanitário, ou seja, o ar da cozinha deve ser atualizado 12 vezes por hora) e, em seguida, por 1,3 (o que equivale ao rácio de reserva potencial). Por exemplo, para uma cozinha com uma área de 7,5 metros e uma altura de teto de 3 metros, você deve escolher um exaustor com uma capacidade de pelo menos 351 metros cúbicos. m / h
Deve-se ter em mente que o desempenho depende principalmente do poder do escape. Ao mesmo tempo, os indicadores de potência nos modelos domésticos raramente são superiores a 500 W, no entanto, isso também é suficiente para o alto desempenho.
Modos de operação
Os exaustores podem operar no modo de exaustão de ar, circulação ou em ambos os modos de uma só vez.
- Modo de retirada - o ar poluído é levado diretamente para a rua com a ajuda de um sistema de ventilação. Assim, a sala é limpa de forma rápida e eficiente, mas junto com o ar poluído, também pode ser quente lá fora. Além disso, nem toda cozinha tem a capacidade de se conectar a um sistema de ventilação. Também vale a pena considerar que o duto de ar, que é anexado à parede interna da cozinha, pode estragar significativamente o interior.
- Modo de circulação - Passando por vários filtros, o ar é limpo e depois devolvido para a sala. Este modo é útil se não houver desejo ou capacidade de realizar um duto de ar adicional. Mas esta maneira de limpar a cozinha é menos eficaz do que uma entrada completa de ar sujo da cozinha, e a substituição regular de filtros não pode ser evitada. Portanto, a primeira coisa que você precisa prestar atenção ao comprar um modelo que funciona exclusivamente no modo de recirculação é os filtros internos. Deve haver pelo menos dois deles: graxos - para pré-limpeza e carvão grosseiros - para absorção de odores e filtração completa do ar poluído.
- Modo de retirada e circulação- tais extratos combinam os dois modos anteriores, graças aos quais eles efetivamente limpam o quarto de odores desagradáveis no verão, levando a fumaça para a rua, e no inverno retêm calor enquanto trabalham no modo de circulação.
Foto: stroit64.ru
Filtros
O escape não pode ser chamado de purificador de ar de pleno direito, mas graças ao sistema de filtragem, o ar poluído é perfeitamente limpo das menores partículas gordurosas e odores estranhos. Os exaustores modernos são equipados com vários tipos de filtros: graxa, acrílico e carbono.
Gorduroso - reter em suas partículas de superfície de gordura e fuligem e, principalmente, são utilizados em exaustores. No total, existem dois tipos de filtros gordurosos:
- Descartável - feito de fibras orgânicas, mas requer substituição regular. Você pode adquirir esse filtro apenas no centro de serviços de garantia. Esta opção é conveniente, mas cara.
- Reutilizável - feito de aço ou alumínio. Lave com detergente em pó ou detergente.
Carvão- destinam-se a capuzes de circulação. É necessário alterá-los de uma vez a alguns meses para uma vez por ano. O filtro de carvão pega odores e, com o auxílio de grânulos de carvão ativado, purifica-os do ar.
Acrílico -proteja o motor do dispositivo do golpe de partículas gordurosas. Esse filtro também está sujeito a substituição regular.
Para facilidade de uso, muitos modelos de exaustores são equipados com indicadores especiais que sinalizam a necessidade de trocar o filtro.
Critérios de seleção adicionais
Nível de ruído
O barulho que um capuz cria durante a operação pode ser irritante e perturbador. Neste caso, quanto maior o desempenho do dispositivo, maior o nível de ruído, o que pode depender de muitos fatores: o diâmetro do duto, seu comprimento, a presença de curvas, etc. É por isso que, estando no pregão, é muito difícil determinar de ouvido o nível real de ruído. Ao comprar, é melhor focar nos indicadores de ruído (medidos em dB) especificados nas instruções:
- 45 dB - estes indicadores têm os dispositivos de trabalho mais silenciosos;
- 50 dB - o nível médio de ruído e a norma para a maioria dos extratos;
- 55 dB - muito barulhento, mas com exaustão potente;
- 60 dB ou mais - nível de ruído muito alto, prejudicial.
Para alcançar um baixo desempenho de ruído, os fabricantes equipam exaustores com almofadas anti-vibração especiais que separam o motor e a carcaça, e placas de absorção de som.
Iluminação
A iluminação é implementada em capuzes usando várias lâmpadas. Modelos low-end, como regra, são equipados com uma lâmpada, e os mais caros têm de três a cinco lâmpadas. Há capuzes com foco de luz, dispersão de luz e alguns modelos possuem sensores embutidos que respondem à abordagem humana.
Recursos adicionais
Muitos capuzes possuem uma variedade de recursos úteis, como:
- Curso residual, permitindo após o desligamento completo do capô para limpar a sala.
- Modo de intervalo, proporcionando a ligação independente do aparelho ao nível de potência mais baixo com um intervalo de 5-10 minutos, devido ao qual o ar na cozinha será atualizado regularmente.
- Temporizador eletrônico desliga o capô depois de um certo período de tempo.
- Controle remoto está presente em modelos caros que são equipados com um controle remoto que permite controlar a exaustão à distância. Alguns modelos têm um tipo de controle remoto, com o qual você pode ajustar a operação do dispositivo a partir de um smartphone ou computador.
Os fabricantes mais populares de exaustores de cozinha
- Líderes reconhecidos entre fabricantes de exaustores de cozinha são marcas populares. Bosch, Electrolux, AEG, Faber, Cata. Seus produtos são de alta qualidade e preço razoável.
- Os exaustores de classe Premium são produzidos por empresas como: Miele, Smeg, Gaggenau, Falmec. Tais dispositivos são bastante caros, devido à sua confiabilidade, alta produtividade e, às vezes, design exclusivo.
- Gorenje, Ariston, BEKO, Ardo, Pyramida, Zanussi, Teka, Banheira de hidromassagem e Indesit estabeleceram-se como fabricantes de utensílios de cozinha de alta qualidade. Essas marcas oferecem excelente suporte de serviço e possuem uma ampla variedade de exaustores de cozinha.
- Os capítulos mais orçamentais podem ser encontrados em fabricantes chineses - Saturno, Liberton, Ergo, Ventolux e Kaiser. Como regra, eles produzem os dispositivos mais simples feitos de materiais baratos. Uma característica distintiva de algumas marcas é um design interessante, mas a qualidade de seus produtos ainda é bastante baixa.
Erros comuns do cliente
- Nem todas as casas têm um poço de ventilação completo, portanto, antes de comprar um exaustor que remova o ar poluído da sala, certifique-se de que o exaustor tenha um local para bombear a evaporação da cozinha. Além disso, se o duto de ar estiver ligado ao sistema geral de ventilação de um edifício de vários andares, é imperativo comprar um exaustor com uma válvula de retenção que impeça que insetos, odores e sons entrem no prédio.
- Perseguir capas de alto desempenho é apenas se a recepcionista passar muito tempo na cozinha, muitas vezes cozinhar ou fumar em ambientes fechados. Em outros casos, será suficiente extrair a potência média, que pode ter um conjunto de recursos úteis ou um design interessante.Além disso, se houver uma oportunidade, é melhor instalar um capuz que trabalhe em um modo de dreno que lidará com o ar poluído várias vezes melhor do que até o modelo de circulação mais potente.
- Capuzes que funcionam apenas no modo de circulação, em comparação com modelos de fluxo, são menos eficientes na limpeza do ar na cozinha. Às vezes, os indicadores de desempenho são reduzidos em 30 a 40%. Por exemplo, o cheiro de costeletas queimadas sairá apenas parcialmente e a fumaça só evaporará depois de um tempo. Além disso, a cada 3-6 meses terá que mudar o filtro de carbono.