Todos os dias, o número de novos usuários da rede mundial de computadores está crescendo e a tecnologia de dispositivos móveis e de televisão não fica parada. Mais e mais quero ter acesso constante à Internet sem fio de alta velocidade em casa e no trabalho. Nesse caso, os chamados roteadores ou roteadores WI-FI serão resgatados, permitindo a distribuição de sinal de Internet com fio (LAN) e sem fio (Wi-Fi) do provedor para computadores, smartphones, impressoras e outros equipamentos.
Mas como fazer a escolha certa? Como não cometer um erro na escolha entre o número de vários roteadores no mercado, que diferem externamente e internamente? Ajudaremos você a entender e entender que tipo de dispositivo é e como usá-lo corretamente. E, é claro, não se apegar aos vendedores astutos que, de tempos em tempos, tentam obter um produto não rentável, às vezes apenas estragado, das prateleiras de suas lojas.
Finalidade do roteador
É muito problemático para um iniciante fazer uma escolha, porque você pode confundir facilmente um roteador Wi-Fi e um ponto de acesso, que por um lado são muito semelhantes, mas, por outro, são dispositivos completamente diferentes.
Um ponto de acesso sem fio (Ponto de acesso sem fio) é uma estação base que fornece acesso sem fio a uma rede existente. A capacidade de se conectar e criar uma rede com fio está ausente. Transmissão de dados sem fio da mesma forma que os roteadores realizam ondas de rádio, que são definidas pelo padrão IEEE 802.11. Os roteadores funcionam exatamente no mesmo padrão sem fio, mas ao mesmo tempo, todos os dispositivos acima têm a capacidade de conectar dispositivos à rede usando o padrão Ethernet com fio para que outros computadores estacionários, onde não há conectividade Wi-Fi, tenham acesso à Internet. Então, descobrimos qual é a diferença entre um roteador e um ponto de acesso. Agora você precisa entender o que os roteadores são diferentes entre si. Afinal, o seu número no mercado global é calculado nem por dezenas, mas por centenas, senão milhares!
Você entenderá a principal diferença depois de decidir qual rede precisa de um roteador para servir. Você pode precisar de um dispositivo sob o conector Rj-45 - a conexão de Internet mais comum na Rússia, seja sob ADSL - Ligação à Internet através de um cabo de telefone, muitas vezes oferecido por provedores simultaneamente com TV e telefonia. Há também roteadores que permitem que você use o modem do celular para se conectar à Internet via modem 3G4G. E alguns estão equipados com um slot para um cartão SIM, o que elimina a necessidade de comprar e conectar um modem separado - na verdade, ele é incorporado a esse modelo.
Se no caso do conector RJ-45, as coisas são bastante simples, então ao escolher um roteador para ADSL, você precisa ter certeza de que ele tem um conector de linha telefônica - ele é menor que o conector WAN tradicional. Se não houver essa porta no gabinete, é impossível usar esse roteador para conectar-se ao ADSL. Para conectar um modem USB é necessário, como é fácil adivinhar, uma porta USB 2.0 ou seu equivalente mais rápido - USB 3.0. No entanto, existe uma condição importante! O roteador deve suportar exatamente o seu modelo de modem USB, do qual agora existem muitos. Alguns roteadores têm USB em suas placas, mas eles não estão equipados com suporte para conectar modems - isso também acontece. O conector, neste caso, é usado apenas para conectar unidades externas (em seguida, seu conteúdo está disponível para qualquer outro dispositivo na rede Wi-Fi criada).
Podemos dizer que decidimos o destino. Mais atenção será focada no custo do dispositivo. A faixa de preço agora varia de 500 rublos (para modelos de nível básico) a 20.000 rublos (para modelos top). Assim, a funcionalidade entre eles será muito diferente.
Principais critérios de seleção
Características de velocidade
A primeira coisa que você precisa prestar atenção é qual padrão Wi-Fi um roteador suporta. É denotado como IEEE 802.11n - Certifique-se de olhar para a letra no final dos números. No exemplo acima, este é “n” - esta carta indica envolvimento em um dos padrões mais comuns atualmente. Além disso, sua atenção deve atrair um parâmetro como a velocidade da transmissão de dados sem fio. É desejável que fosse igual a 300 (Mbitsek) ou até mesmo atingisse valores maiores. A velocidade depende do padrão Wi-Fi. E você precisa entender que a largura de banda real sempre será menor. Para traduzir o valor especificado nas especificações em nossos megabytes usuais, os megabits devem ser divididos por 8. No caso do Wi-Fi 802.11n, a velocidade é mais que suficiente para você concluir tarefas domésticas. Um padrão de velocidade mais alta pode ser necessário apenas se você tiver um grande número de dispositivos que exigem constantemente uma grande quantidade de tráfego da Internet.
As características do roteador devem indicar o número e a velocidade das portas. Se você quiser conectar o maior número possível de dispositivos usando-os, então o número deles deve ser quatro, e a velocidade padrão deve ser igual a 10100 (Mbps). Um ponto importante, você deve entender que, para obter a velocidade real da Internet, que o provedor fornece, você só pode passar por uma conexão com fio. Algumas migalhas do sinal serão perdidas pelo ar. Se a velocidade fornecida for de 100 Mbps, mas será exibida como 90-95 Mbps, você não deve se preocupar. Este é o melhor que você pode contar ao usar um roteador doméstico. Além disso, a velocidade de transferência de dados depende da configuração hábil da própria conexão e da compatibilidade do seu roteador com o provedor.
Bem, se o provedor lhe dá acesso à Internet a uma velocidade de mais de 100 Mbitsek, então vale a pena ter uma abordagem mais próxima da escolha. Nesse caso, não faria mal pensar em um roteador que tenha as seguintes características:
- Padrão WI-FI IEEE 802.11ac - neste caso, o dispositivo opera a uma frequência de 5 GHz, a largura de banda deste padrão começa a partir de 433 Mbit / seg e termina em 6,77 Gbit / s (até agora alcançada por alguns fabricantes apenas experimentalmente). Retrocompatível com o padrão 802.11n de velocidade mais baixa.
- LAN 1000 Mbps - o chamado "gigabitniki". Essas portas de alta velocidade são necessárias nos casos em que as informações que você vai transmitir via cabo são calculadas em gigabytes.
Número de antenas externas
Em seguida, observe quantas antenas o dispositivo possui. No caso ideal, deve haver dois deles, para que cada um deles receba a recepção e a transmissão de dados. Então você não vai esperar a queda na velocidade, como é o caso de uma antena. Bem, se a sua escolha recai sobre um roteador com três antenas, então uma delas receberá, enquanto outras transferem dados. Ou vice-versa, se a carga em um deles aumenta demais. Como você entende, quanto mais antenas, melhor. Outra olhada na potência de retorno e recepção do sinal, que o fabricante indica nas características. Antenas removíveis com ganho de 5 dBi são ideais.
Pergunte quantos intervalos de roteador Wi-fi funciona. Obviamente, se este for apenas um roteador doméstico, você escolherá um dispositivo de frequência única que opera na faixa de freqüência padrão de 2,4 GHz (2400 MHz - 2483,5 MHz). Se você possui smartphones e tablets emblemáticos, pode pensar em um roteador de banda dupla capaz de operar a 2,4 e 5 GHz.A alternação entre eles executa-se, por via de regra, no modo automático. E se houver muitas antenas no dispositivo, ambas as faixas funcionam simultaneamente.
Encriptação
Também cuide do sistema de segurança do seu roteador e, mais especificamente, do método de criptografia que ele suporta. Isso é necessário para proteger a rede de conexões de terceiros para ela. Por favor, note que além de popular WEP e WPA presente e método de criptografia WPA2, já que os adaptadores clientes suportam há muito tempo esse algoritmo.
Foto: static.pleer.ru
Protocolo e software
Preste atenção em qual protocolo seu ISP fornece na Internet e se o dispositivo escolhido o suporta. Na maioria dos casos, a preferência PPPoE e PPTP. Mas se você descobrir no serviço de suporte do provedor que a Internet é fornecida no protocoloL2TP, então você deve saber que não é suportado por todos os roteadores, ao contrário dos listados acima.
Um fator importante é a disponibilidade do serviço de suporte - você entrará em contato com ela em caso de avaria do dispositivo. Também é desejável ter software constantemente atualizado (firmware). Tenha interesse no site da empresa, há quanto tempo a atualização do software foi lançada e quantos firmware estavam lá. Você também pode descobrir se o dispositivo suporta firmware alternativo de outros fabricantes. E, finalmente, vale a pena saber se o software é russo.
Memória e processador
O roteador, como um PC, consiste de RAM, processador e memória permanente de trabalho. Os fabricantes raramente dão essa informação, por isso encontrá-la é o mais difícil. Em qualquer caso, você deve ter uma idéia do que deve ser repelido.
- Quantidade de RAM (RAM) deve ser considerado a partir de 64 MB. Depende da velocidade do roteador.
- Processadorestar dentro é muito diferente daqueles chipsets que usamos para ver em um computador pessoal. Mas o parâmetro principal é a velocidade do clock do processador. Quanto maior, maior a capacidade do chipset. Idealmente, esse parâmetro deve ser pelo menos 300 MHz.
- Memória permanente, seu volume deve ser pelo menos 8 MB. Todo o software é armazenado nele. E quanto maior o volume, mais a funcionalidade do dispositivo com futuras atualizações de firmware pode ser expandida.
Os fabricantes mais populares de roteadores
Quanto aos fabricantes de roteadores, hoje seu número chega a dezenas. Seus produtos diferem em preço, funcionalidade, aparência, desempenho, etc. Os modelos mais populares são representados por fabricantes como TP-LINK, Xiaomi, Netgear, Tenda, D-link, ZyXEL, ASUS. Tenha em conta que o preço será sempre decisivo em qualidade e estabilidade. 95-98% de todos os dispositivos fornecidos ao nosso mercado são montados na China, você não deve prestar atenção a isso.
Erros comuns do cliente
- Se você comprar um roteador de baixa potência para uma sala com uma área grande, então será sentenciado ao fato de que na parte distante do sinal quase nenhum sinal será capturado.
- Preste atenção aos modelos de orçamento dos roteadores. Eles podem ter o padrão de comunicação IEEE 802.11g, que está longe da velocidade máxima.
- Se você comprou um roteador com um método de criptografia obsoleto, a segurança da conexão estará em grande risco. Isso é especialmente verdadeiro para os casos em que o dispositivo é usado nos escritórios de grandes empresas que têm medo de vazar informações importantes.