Se a ecologia é apresentada a uma pessoa como sua interação com o meio ambiente, então, em nossa própria casa, interagimos com o chão com mais frequência. Que tipo de piso temos em cada sala? Mais diferente, e, às vezes no mesmo apartamento, você pode encontrar todo um conjunto de variedades. O que é natural, semi-natural, inofensivo e o que é química e, obviamente, prejudica o nosso corpo? Mergulhe no mundo dos fatos e equívocos sobre o revestimento.
Piso laminado
Vamos começar com uma grande química - com a mais popular hoje e fácil de instalar o material para o chão. Embora, se analisarmos o que temos para beber, o que respiramos e assim por diante, os materiais de que são feitos os revestimentos não serão tão ruins para nossa saúde. Bem, pelo menos eles não são mais prejudiciais do que o resto do nosso meio ambiente.
Tradicionalmente, o nome "laminado" pode ser atribuído a qualquer material que é feito através da união cuidadosa, "soldagem", colagem de filmes acabados. De acordo com o método de fabricação, este material é geralmente dividido em laminados de baixa e alta pressão. Laminado de alta pressão, ou laminado composto, tem uma base natural - aglomerado ou aglomerado laminado, e o topo é coberto com várias camadas de papel muito durável, que, por sua vez, é impregnado com várias resinas. Os laminados de baixa pressão têm um número ligeiramente menor de camadas. Além disso, e em outro material, uma camada superior protetora fornece os mais altos níveis de resistência ao desgaste e durabilidade de todos os revestimentos de piso atualmente existentes. Os melhores laminados de fabricantes conhecidos recebem constantemente prêmios de alta qualidade em exposições internacionais e européias, incluindo prêmios por respeito ao meio ambiente do material. Mesmo nos países da Escandinávia, em que são impostas exigências rigorosas à segurança ambiental, alguns laminados receberam o selo ambiental Golden Swan. Então, a química moderna também pode ser inofensiva.
Os laminados de alta pressão são um pouco mais seguros em termos de desempenho ambiental., porque neles as emissões de substâncias nocivas ao corpo humano. Assim, mesmo as pessoas que têm tendência a manifestações alérgicas e uma sensibilidade especial a substâncias nocivas, sentir-se-ão bastante confortáveis em qualquer divisão com esse tipo de piso.
Especialistas dizem que os laminados têm uma grande desvantagem: sua natureza estática. Mas hoje, os fabricantes já dominam a tecnologia de produção de materiais com revestimento antiestático. Na prática, isso é facilmente verificado - você precisa esfregar um pouco o laminado e depois jogar uma folha de papel sobre ele. O papel não gruda no laminado antiestático.
Parquet
Peça ou piso em parquet - isso é realmente material de peça, por que a partir de sintéticos, se ainda é relativamente caro? Naturalmente, este é o material natural mais natural das matérias-primas naturais. É literalmente madeira maciça. Mas você ainda precisa lembrar que muitas vezes o parquet é feito de espécies especiais de madeira, o que é muito valioso e requer respeito e cuidado meticuloso para si mesmo como um material nobre.
Este é um problema especial: apesar de as nossas casas e apartamentos modernos serem muito mais convenientes, mais práticos e mais confortáveis do que as habitações anteriores, todos os materiais naturais são muito duros, especialmente com o tempo. O fato é que pisos feitos de concreto, assim como paredes de concreto não “respiram”, mas absorvem apenas umidade em si mesmos.Isto é especialmente verdadeiro para a estação de aquecimento, quando o ar no apartamento fica excessivamente seco, apesar dos umidificadores que a sociedade civilizada usa hoje em toda parte. E janelas de plástico e metal com seus novos perfis herméticos tornam nosso microcosmo ainda mais entupido. Sob essas condições, se você perceber, as plantas de casa nem sempre crescem bem, a mobília estala e racha e o parquet natural "morre" com o passar do tempo. E, a fim de evitar isso, é necessário cercar, isolar o parquet do piso de concreto, fazendo uma mesa adicional, em que você deve, em seguida, colocar um substrato resistente à umidade, é melhor madeira compensada.
Foto: moscow.olx.ru
Parquet ousadamente nos referimos ao mais natural - assim, para o piso mais ecológico. Assim como todos os materiais naturais, é caro, e também requer atenção especial e cuidado.
Engarrafamento
Como você pode forjar uma rolha? Embora, com a tecnologia moderna, você pode certamente. Somente este é um material caro, e será caro e não lucrativo forjá-lo com produtos sintéticos e químicos. Portanto, os pavimentos de cortiça também são naturais. A cortiça é a casca da cortiça portuguesa, muito leve, porosa e incrivelmente agradável ao toque.
Piso de cortiça com pressão que surge sobre ele, por exemplo, quando andando sobre ele em saltos, mostra maravilhas surpreendentes de elasticidade, rubor, mas certamente retornando ao seu estado original. E para este milagre é responsável camada de cortiça, que por natureza tem uma estrutura tão extraordinária "ar". O revestimento da cortiça é medicamente muito útil. Ele absorve bem, e essa propriedade característica é muito favorável para uma pessoa, pois dá às pernas um descanso, enquanto descarrega a coluna. Especialmente, tal impacto do material é útil para pessoas que têm doenças no sistema músculo-esquelético.
Foto: parquetservice.ru
A superfície do piso é antiestática, sedosa, é muito fácil remover qualquer sujeira e vestígios de gordura. Este piso não atrai poeira, não é uma fonte de odores desagradáveis. Para pessoas que sofrem de alergias, em quartos com piso de cortiça, é fácil e gratuito respirar. E além disso - este revestimento não é apenas um grande amortecedor, sua ação elástica e estrutura porosa tornam quase qualquer movimento em torno do apartamento. Então, colocando uma rolha no chão, você também recebe proteção contra ruídos adicionais. Tente jogar um monte de chaves no laminado ou no parquet, e depois faça o mesmo com uma rolha - e, como dizem, sinta a diferença. No preço, a propósito, também sinto a diferença. E prepare-se para gastar muito dinheiro.
Linóleo
E agora o mais comum até agora a data material que serve na grande maioria dos pisos de apartamentos. É Linóleo de PVCclaro. Química sólida também. Ele também cheira a química. No entanto, você não deve ficar chateado. Quase todos os revestimentos de cloreto de polivinil podem fornecer o mais alto nível de higiene na sala. É muito fácil cuidar de tais pisos, porque todos os tipos desse linóleo têm uma camada superior protetora de poliuretano, da qual é fácil e simples lavar qualquer mancha e qualquer graxa. Além disso, o linóleo de PVC não é submetido ao processo de decomposição e tem uma pequena condutividade térmica.
Foto: steelz.info
De acordo com a estrutura, o linóleo de PVC é dividido em dois tipos: homogêneo e heterogêneo. Um corte de linóleo homogêneo aparecerá diante de nós como uma camada homogênea de cloreto de polivinila com vários enchimentos. Um revestimento protetor é aplicado à formação ao longo do topo, por exemplo, um filme de poliuretano do tipo RUR. Há também o revestimento TOPLEAN que ajuda as donas de casa a combater o pó - isto é, não atrai poeira. Os linoleos, que se destinam a ser colocados em instituições médicas, também têm um revestimento especial contra bactérias - SOMITIZADOS.Em qualquer linóleo, você pode derramar quase todo o líquido oleoso, e não deixará marcas, será fácil de remover. Revestimentos adicionais protegem contra a formação de amassados, aumentam a resistência ao desgaste, facilitam o cuidado da superfície. Revestimentos de vinil heterogêneo no corte parecem multi-camadas. Estes tipos de linóleo não só têm alto desempenho mecânico, mas também isolam perfeitamente a sala do ruído, sendo excelentes absorvedores de som.
Linóleo de PVC é produzido por milhares de fabricantes, entre este material é uma grande concorrência, então as cores e texturas são atualizadas o tempo todo, você pode facilmente encontrar uma opção adequada. Outra coisa - linóleo natural, que são produzidos no mundo não mais do que uma dúzia de empresas. Este revestimento não tem nada a ver com química, mas tem muito a ver com o maior custo.
Os linoleos naturais foram inventados no século XIX, tomando como base algum tipo de oleado comum e comum. O material é constituído por componentes naturais, como cortiça, resinas naturais, farinha de madeira, óleos de linhaça e juta, entre outros. Hoje, todos esses componentes são processados e embalados com equipamentos modernos e de última geração, de acordo com tecnologias atualizadas constantemente. Os linoleos naturais são adequados para qualquer instituição infantil, de saúde, médica e outras, pois têm necessariamente um revestimento antibacteriano. Mais precisamente, os próprios componentes naturais, processados na produção, possuem propriedades bacteriostáticas. E o revestimento adicional ETC baseado em água superior confere ao material novas propriedades mecânicas, em particular resistência ao desgaste.
Telhas cerâmicas
Este tipo de pavimento é frequentemente utilizado em locais onde existe humidade elevada ou existe uma alta probabilidade de contaminação do pavimento. Isto é - banheiros, banheiros, cozinhas. Mas afinal, ninguém e nada impede o uso deste piso higiênico em outras salas em nossos apartamentos! Esta é apenas uma opinião bem estabelecida da sociedade, já que as cerâmicas não deixam a água passar e são perfeitamente lavadas e limpas por vários meios, incluindo os quimicamente ativos. E como é natural e ambientalmente amigável, você pode julgar pela sua composição: o azulejo é feito de uma mistura de areia de quartzo, argila e alguns outros componentes naturais que são prensados e cozidos em alta temperatura. Mesmo uma cor diferente do azulejo é fornecida pela inclusão na composição de misturas de diferentes pigmentos de coloração de origem exclusivamente natural. Existem várias tecnologias de produção, e o custo do produto depende delas, mas praticamente não tem efeito sobre a segurança ambiental.
As telhas cerâmicas servirão com confiança e por um longo tempo, mesmo no quarto, até mesmo na cozinha. Só existe uma regra definitiva: um profissional precisa instalar este andar, caso contrário, a tecnologia errada pode arruinar tudo para você. Em termos de durabilidade do material, é claro, e não em termos de segurança ambiental. E ao escolher um ladrilho cerâmico para salas com um microclima "pesado", preste mais atenção ao grau de resistência do material a vários produtos químicos, bem como ao nível de porosidade - o ladrilho pode ter um baixo ou alto nível de porosidade, ou seja, absorver a umidade de maneira diferente.
Carpete
Colocar tapetes no chão surgiu há vários milhares de anos, mas na era moderna não é apenas de alguma forma não elegante, mas não relevante, impraticável. No entanto, esse piso ainda é confortável, bonito, agradável e elegante. E no século XX, o carpete foi inventado - não um produto de peça, mas uma teia de rolo tecida à máquina, com uma certa largura e fornecida ao consumidor por medidores em execução. Do tapete, você pode esculpir qualquer forma no chão da sala.
Foto: samodel-ka.ru
O revestimento consiste em uma base primária com uma camada de fixação, uma base secundária e uma pilha presa a elas.Qualquer camada pode ser feita a partir de qualquer matéria-prima, isto é, tanto de materiais sintéticos como de materiais naturais. Somente se o carpete for feito de componentes sintéticos, seu desempenho será muito melhor, ou seja, a resistência ao deslizamento e ao encolhimento será maior, a elasticidade será maior, a elasticidade será melhor e o isolamento térmico e acústico será mais sólido.
A pilha também pode ser sintética e pode ser recheada de matérias-primas naturais, como juta, linho, algodão, sisal, coco, seda e assim por diante. As vantagens e desvantagens das combinações de certos materiais podem ser aprendidas pela leitura cuidadosa das instruções para um tipo particular de revestimento, não há sentido em combinar a massa e considerá-las separadamente.
O carpete, o mais sólido, e mais ainda - não removível (às vezes o tapete é “costurado” sob os rodapés) requer o cuidado mais cuidadoso, o mais trabalhoso do que todos os outros revestimentos de piso. Sujeira e partículas de poeira não só se acumulam na superfície, mas também penetram profundamente no interior, entupindo entre as fibras. É necessário usar regularmente um aspirador de pó, de preferência um detergente, de preferência com o uso de produtos químicos que podem quebrar a gordura e até partículas sólidas de sujeira. Apenas lavagem aspiradores não são adequados para todos os tipos de carpete, também ver as instruções de uso. E, consequentemente, escolha o caminho certo para você. E é necessário limpar o carpete duas vezes por ano por um método seco usando química. Assim, mesmo os tapetes naturais definitivamente lidam com produtos químicos ativos.
Então!
Foto: drevmast.ru
Mas no final, para escolher o piso corretamente, do ponto de vista ambiental, você precisa conhecer outro detalhe importante! Qualquer pavimento, mesmo sintético, mesmo natural, mesmo que o piso do país - é sempre coberto com vários agentes protetores, filmes, mastiques e assim por diante. Esses revestimentos oferecem revestimentos - sinto muito pela tautologia - brilho extra, aparência estética, mas o mais importante - acrescente propriedades físicas adicionais de proteção.
E porque temos contato direto com essas camadas protetoras, e não com a matéria-prima em si! Acontece que são as camadas de proteção e determinam a compatibilidade ambiental de um material.
Como podemos entender de forma independente, as matérias-primas naturais e os materiais naturais são de natureza muito mais neutra do que os compostos químicos. Por exemplo, o revestimento de verniz para parquet será menos favorável do que o mastique moderno baseado em resinas naturais. Para um homem, claro, também. Em geral, para parquetes o material de revestimento mais ecológico = cera de abelha. É mais caro várias vezes, mas também mais seguro incomparavelmente. Por isso, dar grande importância à camada protetora e a escolha de piso e cuidado para ele.