Você provavelmente se lembra de como na infância foi proibido correr sem sapatos no inverno, porque o “chão está frio”. O lugar mais quente da casa era perto da bateria - era lá que o seu gato sempre dormia. E agora, saindo de uma cama quente de manhã, quando suas pernas já estão frias em antecipação a chinelos de gelo, você pensa involuntariamente - se todo o chão fosse como uma bateria ...
A tecnologia moderna permite que você dê a seus pés um milagre - um piso quente. Em nosso artigo vamos discutir o dispositivo de um dos tipos de piso radiante - um piso de água, que opera de acordo com o princípio de uma bateria convencional e é aquecido por água quente.
Familiarize-se rapidamente com o dispositivo e o processo de instalação de um piso aquecido a água pode ver este vídeo:
O vídeo descreve o processo de instalação de um piso de água, que foi escolhido como uma alternativa aos radiadores convencionais: eles foram desmontados e completamente substituídos por um sistema de aquecimento de piso. No final do enredo é uma vista secional do piso de água.
O que é um sistema de aquecimento de piso de água?
Elementos do piso de água
Como o nome indica, o fornecedor de calor para os quartos, neste caso, é a água. O piso aquecido a água é um "bolo de camada", colocado no teto entre os pisos ou diretamente no chão de barro formado (se o trabalho for realizado no primeiro andar de uma casa particular).
Foto: www.stroyka.ru
A foto mostra claramente as camadas individuais do sistema de piso de água:
- o inferior é uma camada de calor e impermeabilização;
- a próxima é malha reforçada;
- ainda mais alto são os canos pelos quais a água flui;
- em torno da malha, tubos e sobre os tubos - betonilha;
- a camada superior é o seu revestimento escolhido (neste caso, ladrilho).
Alguns conjuntos de piso aquecido a água incluem placas especiais com protuberâncias (ver foto abaixo) que seguram os tubos.
Foto: admin.elplast.ru
Acima da laje e tubos também será uma mesa de concreto e revestimento do piso.
Revestimentos de piso para piso de água
Quase todos os tipos de pisos resistentes ao calor são compatíveis com o sistema de piso de água. O melhor piso para aquecimento de piso de água - telha. O ladrilho possui um alto coeficiente de transferência de calor. Isso significa que o frio (por exemplo, de um piso de concreto), ela também se comporta bem. Portanto, pisos não aquecidos, lado a lado, muito frio.
Em segundo lugar em termos de frequência de utilização com piso radiante é piso laminado. Ele conduz bem o calor e o acumula.
Linóleo juntamente com um piso quente é raramente usado, não recomendamos o uso desta combinação em quartos de crianças - se superaquecido, o linóleo pode liberar substâncias nocivas.
Parquet não é recomendado para ser usado em conjunto com o sistema de aquecimento, uma vez que a árvore é muito exigente nas condições de temperatura e umidade. Em caso de violação das condições de operação, este material caro pode perder completamente sua atratividade externa (vai secar, rachar).
A vantagem de aquecer pisos quentes
Em casas particulares (especialmente grandes áreas), o piso de água é a melhor solução. Um sistema de aquecimento à base de água consome menos eletricidade do que, por exemplo, um aquecimento elétrico por piso radiante.
Piso de água pode ser a única fonte de calor na casa ou combinado com um sistema de radiador. Os radiadores são conectados se a temperatura cai drasticamente para fora e o piso da água não consegue lidar com o aquecimento da casa. Mas a experiência de usar pisos de água nas regiões centrais da Federação Russa e na Sibéria a temperaturas de -20 ° - -30 ° com vento forte mostrou que um piso adequadamente montado aquece bem e mantém a temperatura + 25 ° - + 30 °.
Um exemplo de compartilhamento de aquecimento por piso radiante e radiadores é mostrado nesta análise em vídeo:
O vídeo mostra um sistema de aquecimento de piso montado em uma casa de madeira de 50 metros quadrados. m
Vantagens piso aquecido de água:
- uniformidade de aquecimento de piso;
- rentabilidade no processo de uso;
- a possibilidade de aquecimento de uma grande área de casas sem o uso de fontes adicionais de calor.
Os principais contras do piso da água:
- a complexidade da instalação (para montá-lo com suas próprias mãos, você precisa ter as habilidades de trabalho de encanamento, para poder nivelar o chão, fazer uma mesa - para não mencionar o design!);
- a incapacidade de mudar instantaneamente a temperatura do chão.
Chão aquecido em um apartamento na cidade
Se você mora em um apartamento na cidade, provavelmente não será capaz de instalar um piso aquecido. Em um prédio alto, um sistema de piso de água precisa estar conectado a algo. Independentemente (sem aprovação) para conectar qualquer dispositivo ao fornecimento de água quente ou aquecimento central é proibido por lei.
Piso de água em um dos apartamentos pode criar inconvenientes para os vizinhos: passando pelo seu apartamento, a água libera mais calor do que o previsto pelo projeto do sistema de aquecimento da casa (em que o seu piso quente não foi incluído), o que significa que seus vizinhos não receberão esse calor volume. Também é possível uma queda na pressão no riser (especialmente se o piso estiver montado incorretamente, a bomba não funcionar bem ou estiver completamente ausente). Vizinhos de baixo podem estar insatisfeitos com o barulho da água nos canos acima de suas cabeças (houve tais reclamações).
O dispositivo de um piso de água em um prédio de apartamentos da cidade está repleto de grandes dificuldades, inclusive administrativas. Mas o estágio de coordenação neste caso é absolutamente necessário. Se você não estiver pronto para resolver todos esses problemas ou tiver sido recusado pela administração, o sistema elétrico de aquecimento de piso ou um radiador adicional é a melhor opção para você.
Uma exceção feliz são algumas casas de construção moderna, nas quais há um elevador separado para conectar um piso de água. Você pode instalar esses andares neles.
Finalidade dos elementos do sistema de aquecimento de piso de água
Os seguintes elementos básicos são uma parte do kit para a colocação de um piso com isolamento térmico de água:
Materiais para piso de água quente |
Propósito |
Poliestireno, placas de poliestireno |
Isolamento térmico - evita a perda de calor (no porão, na sala inferior, no chão) |
Penofol, filme de polietileno |
Barreira de hidrocarbonetos e vapor, o efeito de poupanças de energia adicionais. O filme mantém o teor normal de umidade do concreto (caso contrário, ele perderá força). A camada de alumínio reflete os raios de calor de volta para a sala, não permite que eles baixem, e também protege o ar do vapor de isopor. |
Malha de reforço de aço |
Fortalece a betonilha, não permite que o concreto rompa devido a mudanças de temperatura. Serve para fixar tubos |
Fita de amortecimento |
É feito de espuma de polietileno. Protege a betonilha e as paredes da casa contra a destruição durante a expansão térmica. Evita a perda de calor através da parede. |
Tubulações |
A água quente é trazida para a sala e resfriada |
Colecionador |
Mantém a temperatura ajustada no circuito de circulação, regula o fluxo de água dependendo da temperatura do circuito. Distribui a água entre circuitos de aquecimento separados. Inclui alimentador e coletor de retorno. |
Sistema de controle automático |
|
Esquemas de colocação de piso aquecido a água
Três layouts básicos de tubos em um sistema de piso de água são usados:
- O caracol.
Os tubos estão dispostos em espiral. Os tubos dianteiro e reverso correm em paralelo, o que dá uma distribuição uniforme de calor em todas as partes do piso. Esta opção é adequada para salas com maiores necessidades de calor. Com este método de colocação, o contorno não tem curvas acentuadas e faz menos curvas, assim você pode definir o espaçamento mínimo entre as linhas e usar tubos mais rígidos. A água flui ao longo desse circuito com mais facilidade. - Cobra.
A opção de instalação mais fácil. O diagrama mostra que o tubo está quente no início e frio no final. Mas em uma área pequena a variação de temperatura é mínima. - Cobra Dupla.
Distribuição mais uniforme de calor em uma área grande do que na opção 2. Este esquema de piso aquecido por água é adequado para grandes salas com alta carga térmica.
Para cada sistema de aquecimento de piso, você pode calcular o comprimento máximo admissível do contorno. Se as dimensões da sala forem grandes, vários contornos separados (consistindo de uma única seção de tubo, sem juntas) serão colocados na mesma sala. Na linha de separação da fita do amortecedor da pilha de contornos. Cada circuito está conectado a um coletor.
10 erros mais comuns que fazem ao colocar o aquecimento de piso de água
- Limpeza insuficiente e preparação da base. Deixar a aspereza do rascunho, vestígios de gesso, detritos, na esperança de que as camadas de isolamento esconda tudo. Mas o problema é que o poliestireno é um material denso e não pode compensar as deficiências da superfície.
- Sem fita de amortecimento em torno da borda. Devido à expansão e contração do concreto, as mudanças de temperatura na mesa sem o isolamento da parede podem causar rachaduras.
- Montagem incorreta da fita do amortecedor (a fita está mal fixada na parede ou não está fixada).
Foto: eurosantehnik.ru
Há uma opinião errônea de que para um encaixe perfeito da fita de proteção na parede, basta apertá-la com um laço ao encher o chão. No entanto, neste caso, a fita não poderá executar suas funções. A fita deve ser colocada firmemente, sem espaços vazios. - Não colocou uma camada de espuma de poliestireno (ou material similar). A falta de isolamento, é claro, diminui o custo de colocar um piso de água, mas leva à perda de calor. Você não vai conseguir o chão da temperatura que você sonhou.
- Escolha errada dos parâmetros do material para isolamento. Camada de isolamento térmico muito fina leva a perda de calor, poder de aquecimento insuficiente.
- Uso de tubos e conexões baratos ou de baixa qualidade para reduzir o custo do projeto. Canos de metal corroídos podem vazar. É perigoso usar em pisos quentes e falsificações baratas para tubos de plástico de marca.
- Tubulação que não de acordo com o esquema, irregular, com violação do passo calculado entre os tubos
Foto: eurosantehnik.ru
Quando os tubos são colocados exatamente na marcação - não é apenas bonito. Parece que nada é visível sob a mesa. Se o tubo se afastar um centímetro da marcação - não é muito assustador. Embora com tubos de vazamento, colocados exatamente de acordo com o esquema, é mais fácil de encontrar.
Mas se no chão você tiver uma foto como esta em nossa foto, você não conseguirá ajustar a temperatura do piso. Você terá um piso "listrado" com listras quentes e frias alternadas. Na entrada da sala é visível superaquecimento da superfície. - Use como parte da mesa claydite. A argila expandida é freqüentemente adicionada à solução de piso no térreo como um isolante térmico eficaz. Uma tal mesa sobre o chão quente anula todos os seus esforços.
- Solução de fundição de piso deficiente, ausência de plastificante em sua composição. Tudo isso reduz a força do piso e sua condutividade térmica.
- Aquecimento muito cedo - antes do tempo de secagem da mesa - leva a uma violação da força e integridade do piso.
Agora que você sabe como NÃO, conheça a tecnologia de colocação de piso radiante.
Aquecimento de piso de água faça você mesmo: instalação, conexão
Esta seção deve ser lida se você quiser instalar um piso aquecido por água. Se for decidido convidar os trabalhadores da montagem, também estude o material - então você pode controlar o processo com competência. Você fará tudo com eficiência e não receberá dinheiro extra por algum motivo.
Este vídeo mostra a instalação de um sistema de aquecimento de “piso aquecido a água”, a exemplo do trabalho no centro de negócios de São Petersburgo, em cujas instalações não há um único radiador. Todas as etapas de instalação de um piso aquecido a água, começando com o projeto, são mostradas e comentadas visualmente.
Etapa 1. Elaboração.
O projeto de um piso aquecido a água inclui o layout do circuito de aquecimento (tubos), os parâmetros dos tubos (tipo, diâmetro, comprimento total), os pontos onde os dispositivos de controle e os coletores estão localizados.
O plano de colocação de tubos pode ser elaborado usando um programa de computador ou desenhado em papel milimetrado. A principal coisa - que ele era. Como opção, o projeto de um piso de água é ordenado por um projetista profissional, e o restante do trabalho é feito à mão, seguindo um plano aprovado.
Etapa 2. Instalação do coletor.
O coletor pode ser fornecido montado ou desmontado - então deve ser montado em uma unidade de acordo com as instruções do fabricante. Um gabinete coletor destina-se à colocação do bloco coletor - ele é instalado na parede, próximo ao piso, em um local marcado no diagrama.
Estágio 3. Análise do estado inicial do piso e seu alinhamento, se necessário.
É necessário medir a diferença de altura. Acredita-se que o diferencial dentro de 1 cm é permissível. Se a diferença for maior, o nível do chão. Para este propósito, um primer para concreto é aplicado a toda a superfície (melhora a aderência da argamassa à base). Com a ajuda de um nível de laser, uma altura predeterminada do piso futuro é marcada nas paredes. É mais conveniente usar o dispositivo, mas você pode usar outras ferramentas, por exemplo, marcar os níveis de água.
A partir da mistura de nivelamento (por exemplo, peskopeton M-300) formam balizas - tiras, em cima das quais são colocadas tiras de metal. Ao ajustar a altura das ripas acima do piso (pressionando-as no concreto), o nível do plano do piso é definido em todas as faixas de farol. De acordo com essas balizas que estão no mesmo plano, elas estão orientadas ao derramar. A mistura do edifício é derramada entre os faróis e nivelada, observando o nível. Após a secagem, você deve obter uma superfície plana.
Se os erros do piso forem pequenos, as ranhuras podem ser niveladas derramando areia.
Estágio 4. Instalação da fita de amortecimento.
Depois que o chão é preparado, uma fita amortecedora é colocada ao redor do perímetro da sala e firmemente, sem vazios, é fixada na parede. A fita pode ser auto-adesiva - depois é colada.
Estágio 5. Colocando o filme.
A função do filme é calor, vapor e impermeabilização. Ele é colocado sob as placas de isolamento térmico e, como camada superior, dependendo das condições de umidade de uma determinada sala. Em vez do filme, é permitido usar outros materiais isolantes permitidos para uso na construção. A espessura do filme é selecionada de acordo com a documentação regulamentar (na maioria das vezes, a espessura do filme é de 100 mícrons). O filme é cuidadosamente espalhado no chão, suas faixas individuais devem ser sobrepostas. As bordas do filme, colocadas em cima da placa, devem ser cuidadosamente dobradas sob o poliestireno.
Estágio 6. Colocação de isolamento.
Como isolamento térmico de um piso aquecido a água, utilize placas de espuma de poliestireno, poliestireno expandido ou materiais semelhantes. A espessura da camada de isolamento deve ser de pelo menos 5 cm, e se você tem o primeiro andar localizado diretamente no chão (não acima do porão), então pelo menos 10 cm, as placas são colocadas de ponta a ponta.
Estágio 7. Colocando malha de reforço.
Os parâmetros de grade recomendados são 100x100 (ou 150x150) mm, a espessura da barra é de 4-5 mm. Em alguns casos, o reforço duplo é usado - a grade é colocada não apenas sob as tubulações, mas também na parte superior (para aumentar a resistência do sistema).
Estágio 8. Colocando tubos para a água de acordo com o esquema.
Os tubos são vendidos em bobinas. A baía está bem desenrolada e o tubo é colocado na grelha de acordo com o esquema descrito no projeto.
Foto: interplazasharm.com
Tubos modernos para pisos de água são muito flexíveis e duráveis, podem suportar cargas pesadas na fratura. Portanto, instaladores profissionais não usam ferramentas auxiliares para flexão de tubos - eles fazem isso manualmente. O início e o final do pipe estão sempre próximos do coletor. A distância recomendada entre os tubos no circuito é de 100 a 300 mm. Perto das paredes frias, o degrau é feito menos que na superfície principal. O método e o passo de instalação são especificados no esboço do piso da água. Em um circuito, o tubo deve estar integral. Tubos são conectados à grade por grampos com um passo de aproximadamente 30-35 cm.
Se forem utilizadas placas especiais de poliestireno expandido com saliências para fixação, o tubo é colocado nas fendas destinadas a ele. Como isso é feito pode ser visto no vídeo a seguir, no exemplo da instalação de um sistema de piso aquecido da Valtec:
Etapa 9. Conecte os canos ao coletor.
Perto do coletor, tubos de todos os circuitos saem da mesa de concreto. Cantos de metal especiais que protegem os tubos contra abrasão são colocados nas seções salientes dos tubos. As extremidades dos tubos são cortadas no comprimento desejado somente após o próprio coletor estar completamente montado (para evitar erros). Corte o tubo deve ser estritamente perpendicular à sua superfície (apenas neste caso, a força e aperto da conexão será assegurada). O tubo é conectado às saídas do coletor usando conexões de compressão. Perto do coletor muitos tubos se juntam, então parte deles estão escondidos em um cano corrugado protetor (para proteção contra superaquecimento). Para regular as temperaturas usando um termostato ambiente, são instalados servoacionamentos nos tubos, que são conectados aos conectores do comunicador (um dispositivo que controla a bomba e liga para encher o piso com água quente).
Foto: svojahibara.ru
Etapa 10. Equilibrando o Coletor.
Por balanceamento queremos dizer a configuração do trabalho do coletor de acordo com o comprimento de todos os circuitos. A mesa de balanceamento é anexada ao projeto de aquecimento de piso. Indica a posição de cada válvula (número de voltas).
Estágio 11. Teste hidráulico.
O sistema precisa ser verificado quanto a vazamentos e operação. Para fazer isso, o gasoduto é preenchido com água sob pressão. No inverno, o sistema é testado sem água (ar comprimido). A pressão no sistema é mantida durante todo o tempo enquanto a betonilha é despejada.
Etapa 12. Preencha a mesa.
Preencha e nivelar a mistura deve ter cuidado para não danificar o tubo. A espessura recomendada da mesa é de 5 a 10 cm da camada de isolamento térmico. Camada muito fina é menos durável. Uma camada mais espessa aumenta a inércia térmica do piso (aquece mais lentamente e arrefece mais lentamente - é difícil regular a temperatura). Misturas especiais para piso radiante são usadas para fundição, mas a argamassa de cimento e areia usada para nivelamento (M-300) também pode ser usada.
Etapa 13. Secagem da mesa.
O tempo de secagem ideal é de 28 dias.
Estágio 14. Alinhamento.
Mais uma vez, como no começo, eles fecham pequenas rachaduras e irregularidades, removem pedras de seixo, moem a superfície para melhor aderência e despejam a mistura autonivelante.
Etapa 15. Instalação do revestimento de acabamento
Colocar telhas, laminados, etc.
Visão geral dos principais fornecedores de componentes para piso radiante
Os maiores fabricantes de sistemas de pavimento aquecidos a água fornecem ao nosso mercado todos os elementos necessários para o aquecimento de pavimentos: tubos e tapetes isolantes, acessórios e dispositivos de controlo para controlo. Você obterá o melhor resultado se usar todos os componentes do mesmo fabricante. Neste caso, todas as partes são garantidas para serem compatíveis umas com as outras. Mas você pode coletar o piso da água e de diferentes partes, como designer. Então você mesmo ou o mestre que você contrata terá que selecionar cuidadosamente os elementos do sistema que combinam entre si.
Fabricante / Marca |
Especificações do Fabricante |
Pavimentos quentes Uponor |
A empresa existe desde 1918, fundada na Finlândia. Fornece equipamentos para aquecimento, abastecimento de água, conjuntos de aquecimento de pavimentos. |
Piso radiante Kermi |
Um dos maiores e mais famosos fabricantes de sistemas de aquecimento da Europa. |
Piso radiante Oventrop |
A empresa foi fundada na Alemanha em 1851. Ela fabrica e fornece componentes para aquecimento e piso radiante. |
Pisos aquecidos Rehau |
A empresa apareceu na Alemanha em 1948. Produz uma variedade de produtos (principalmente de materiais poliméricos), inclusive no campo de aquecimento e abastecimento de água. |
Pisos aquecidos SANEXT |
Desenvolvedora e fabricante russa, fornecendo ao nosso mercado toda a gama de equipamentos para aquecimento radiante, bem como fornecimento de água e aquecimento. Produtos utilizados desde 2005 |
Pisos aquecidos Thermotech |
Empresa russa. No mercado há mais de 15 anos. A gama de serviços também inclui o design, instalação, instalações de serviço. |
Aquecimento radiante Watts |
Grande preocupação europeia - fabricante e fornecedor de sistemas de aquecimento e abastecimento de água |
Piso radiante Valtec |
Marca russa-italiana sob a qual são produzidos vários elementos do encanamento de engenharia A empresa surgiu na Itália em 2002. |
Os pavimentos aquecidos a água de todos os fabricantes listados são caracterizados pela alta qualidade e são amplamente utilizados em diferentes regiões da Federação Russa. Os tubos são fornecidos com uma garantia de vários anos (para polietileno - até 50 anos, a Rehau dá uma garantia para a vida de seus tubos, até 100 anos, desde que a temperatura seja mantida dentro de + 60 °).
Quais tubos são mais adequados para um piso de água quente?
Por exemplo, comparamos as características e os preços dos tubos de polietileno para um piso de águas quentes das melhores empresas de fabricação que são populares em nosso mercado. Para comparação, tubos selecionados com um diâmetro de 16 mm.
Preços de tubos (polietileno) para um sistema de aquecimento de piso de água
Nome |
Material da tubulação |
Especificações técnicas |
Preço por 1 p M. |
Uponor PE-Xa |
polietileno reticulado PE-Xa |
o t máximo do refrigerante é de 95 °, a pressão de trabalho é de 6 bar, o raio de curvatura mínimo é de 5 diâmetros de tubo |
83,00 esfregar. |
Kermi PE-Xc 16x2 mm |
PE-Xc |
58,00 esfregar. |
|
Oventrop Copex PE-Xc 16x2.0 mm |
61,00 esfregar |
||
Rehau Rautherm S 17x2 mm |
polietileno RAU-PE-Xa + EVAL) |
82,00 esfregar. |
|
Semi-etileno de tubo SANEXT 16x2 mm |
Pex-b // EVOH // Pex-b |
43,00 esfregar |
|
Watts INTERSOL 16x2 mm |
Pexb |
o t máximo do refrigerante é de 95 °, a pressão de trabalho é de 10 bar, o raio de curvatura mínimo permitido é de 3 tubos de diâmetro |
39,00 esfregar. |
A tabela mostra que os tubos para piso de água de diferentes fabricantes têm características de desempenho semelhantes. As marcas mais famosas produzem produtos de boa qualidade.
Escolhendo o melhor sistema de piso aquecido a água, lembre-se que você não deve economizar em materiais. Você pode instalar canos de origem desconhecida na mesa, mas quem você culpará se eles fugirem de você em um ano? O reparo de pisos custará muito mais do que a economia inicial de materiais.
Resumo
Se você decidiu instalar um sistema de aquecimento de piso em sua casa e estava convencido de que, tecnicamente, é possível em suas condições, convidar uma empresa com um longo histórico de trabalho neste mercado para instalar o sistema. Leia comentários, veja exemplos de trabalhos que já foram feitos por mestres. Verifique se a empresa instala equipamentos de um fabricante de renome e dá garantia de seu trabalho. É desejável que a mesma empresa esteja envolvida na manutenção de pisos de água.
Se você quiser coletar um piso aquecido por água com suas próprias mãos, selecione um sistema de alta qualidade (de um fabricante respeitável), dê uma olhada cuidadosa no estágio de projeto, siga estritamente a tecnologia - só assim você terá sucesso e suas pernas não congelarão mais.