Todo mundo sabe sobre este moderno sistema de aquecimento. Mas poucos estão prontos para entender que o sistema "Warm Floor" em si não pode fornecer aquecimento de alta qualidade para toda a casa ou apartamento por si só. Deve funcionar em conjunto com os tradicionais radiadores convencionais - e só então o piso radiante pode mostrar totalmente o seu potencial para o proprietário. Incluindo econômico. Qual tipo de complexo preferir? Vamos falar sobre isso neste artigo.
Sem água - não muito ...
A primeira coisa a falar é sobre a diversidade dos sistemas de aquecimento radiante. Quantos há agora? Muito. Mas o principal - três tipos. É água, é eletrociável e é infravermelho. Em geral, você pode desenhar uma lista aproximada da seguinte maneira - um piso aquecido é:
- Água;
- Cabo;
- Contorno;
- Filme;
- Thermomats;
- Filme infravermelho.
E mesmo nesses subtipos tem suas próprias variedades, por isso não entrar nas selvas. O principal é determinar qual deles é o melhor para nós. E novamente nós não caminharemos nos detalhes das características técnicas, digamos imediatamente: o mais conveniente é o de água. Porque não há aquecimento central em quase todas as casas ou apartamentos. E é com um refrigerante que se move através dos tubos - isto é, com água aquecida a uma certa temperatura. O sistema de água de um piso com isolamento térmico também está conectado a ele. É simples, é rápido, está disponível. E estamos falando hoje sobre a escolha de prioridades para o aquecimento de piso tipo água. Portanto, agora mesmo e comece!
Em casas onde há dois andares e mais, o aquecimento dos cômodos no andar é geralmente organizado na sala de estar e no hall, que estão localizados no primeiro andar inferior. Os pisos superiores são aquecidos com radiadores, uma vez que o aquecimento do pavimento aumenta ligeiramente a carga nos pavimentos - isto é devido à grande inércia de um sistema de aquecimento deste tipo. A inércia não permite criar um microclima ideal dentro de casa.
O piso radiante tem mais inércia do que os radiadores, já que o aquecimento do piso é lento, assim como o arrefecimento.
Isto é devido à alta capacidade de calor da argamassa de cimento, na qual os tubos de aquecimento de piso são assentados. Portanto, uma grande carga na sobreposição. Os radiadores aquecem o ar na sala muito mais rápido do que qualquer sistema de piso, mas o ar esfria mais rápido quando a temperatura do refrigerante nos radiadores cai. É por isso que o melhor pode ser chamado o uso de radiadores e piso radiante combinados, juntos.
Foto: master-ur.ru
O contorno do piso radiante tem uma temperatura não superior a 55 graus, é muito menor do que no radiador. Ao mesmo tempo, o piso em si não é aquecido a mais de 35 graus, mas dá o calor acumulado à sala por um tempo muito longo.
Condições para criar um aquecimento combinado
O sistema "piso quente" deve estar aberto e não estar localizado sob o móvel ou carpete. Portanto, em alguns quartos, por exemplo, onde há muito mobiliário, você tem que abandonar completamente esse sistema, porque há muito pouco espaço sobrando no chão. Um exemplo disso é uma casa de banho ou casa de banho combinada com um grande jacuzzi.
Outro problema que pode surgir ao projetar o aquecimento de piso é o dispositivo nos pisos superiores de uma mesa adicional, na qual os canos devem ser localizados, isso foi falado um pouco mais alto. A sobreposição não foi originalmente projetada para tais cargas de rolamento, portanto, pode simplesmente não suportar. Um piso aquecido a água requer a mesa maciça do dispositivo! Portanto, antes de projetar um sistema de aquecimento combinado - estude cuidadosamente todas as condições necessárias para o seu bom funcionamento.
Escolha de piso radiante
Com essa escolha, é necessário tomar uma decisão difícil com o trabalho de dois subsistemas alimentados em paralelo. E ao mesmo tempo, eles devem estar equipados com sua própria bomba de circulação separada. Para regular a temperatura da água nos tubos, é instalada uma válvula especial de três vias, controlada, por sua vez, pelo regulador climático. Radiadores de aquecimento estão equipados com válvulas termostáticas. As válvulas abrem automaticamente, desde que um dos contornos do piso aquecido sozinho não possa lidar com o aquecimento total da sala. Ao fechar válvulas automáticas nos radiadores, a bomba de circulação também deve parar. Será muito bom se a bomba for ligada no sistema com a possibilidade de ajuste eletrônico independente de revoluções. Juntamente com a resistência ao fluxo, neste caso, seu desempenho também será alterado. Quando as válvulas termostáticas automáticas fecham completamente, as pás de tal bomba irão parar devido ao aumento da pressão no sistema de aquecimento. A bomba quando as lâminas estão paradas simplesmente se desligará.
A escolha de radiadores para aquecimento radiante
A temperatura do piso, mais precisamente, a sua superfície, não deve ser superior a 29 graus em uma área residencial, para um banheiro, este número pode chegar a 33 graus. Mas a temperatura dos radiadores é muito maior do que a temperatura máxima permitida para um piso quente. Portanto, o refrigerante, então entrando no contorno de um piso quente, deve ser resfriado. Este problema é resolvido incluindo válvulas termostáticas em todos os circuitos do sistema de aquecimento de piso. Eles constantemente limitam a temperatura da água que entra nos canos sob o piso.
Foto: san-teh-nik.ru
A cabeça de tal válvula termostática é capaz de reagir à temperatura do líquido refrigerante no circuito, mas não reage à temperatura do ar nos quartos, como fazem as válvulas termostáticas. Para qualquer aumento na temperatura da água que entra na bobina, esta válvula bloqueia o acesso até que o líquido resfriador atinja a temperatura que deveria estar sob condições, ou seja, ao valor de controle. As válvulas termostáticas estão localizadas em um alojamento de distribuição especialmente arranjado para preservar a aparência estética do interior. No entanto, portões especiais estão disponíveis hoje, que podem ser colocados em uma caixa de parede.
Se você usar radiadores e aquecimento de piso combinados, você precisará levar em conta o fluxo de refrigerante e a resistência deste fluxo. Tanto em um radiador, como em uma bobina tal resistência deve ser aproximadamente idêntica. E os contornos precisam estar conectados ao sistema geral em paralelo. A área ocupada pela bobina não deve ser superior a 15 metros quadrados, caso contrário a resistência ao fluxo do refrigerante será muito grande. Mas uma vantagem óbvia: a instalação de tal sistema é bastante simples e vai custar-lhe muito barato.
Separação de contorno
Se você tem uma casa grande, isso significa que uma grande área será aquecida. Então será mais lucrativo e mais conveniente tornar os contornos do aquecimento de piso e radiadores independentes um do outro. A ciência da hidráulica nos ensina sobre isso e lembra a conveniência de manuseio e controle. Tal solução não será tão barata, mas em troca você receberá uma alta confiabilidade do sistema durante sua operação.
Circuitos de aquecimento independentes são muito mais fáceis de regular. Cabeçalhos são usados para conectá-los - são seções de tubos no sistema que têm um diâmetro maior que os principais. Esta solução ajudará a reduzir um pouco a vazão de água, o que facilitará o ajuste de cada circuito individual. Você pode ajustar a velocidade com válvulas de três vias, que serão controladas por um regulador climático. As válvulas podem ser inseridas em cada entrada do circuito diretamente na frente da bomba de circulação.
Foto: ideas.vdolevke.ru
Mais do que convenientes contornos separados? Com este sistema, você pode definir separadamente diferentes temperaturas em diferentes salas e quartos. E mesmo se houver um tipo diferente de aquecimento nesses quartos. Sistemas separados, por sua vez, também são divididos em subsistemas, o que permite manter diferentes temperaturas. O que, naturalmente, aumenta o nível de conforto da casa. E ainda - permite economizar dinheiro gasto em aquecimento em geral. Por exemplo, existem tais tipos de instalações que não são usadas regularmente - pode ser um quarto de hóspedes ou uma despensa - lá você pode baixar a temperatura ao mínimo. Muitas vezes, esses sistemas de aquecimento são incluídos no sistema geral de “Smart Home”, onde, usando esses circuitos separados, o software controla a temperatura em toda a casa.
Sistemas de aquecimento com múltiplos circuitos também podem ser usados nos casos em que a caldeira de aquecimento tenha capacidades de controle limitadas. Então, com a ajuda de válvulas de três vias, o problema da temperatura “extra” em um circuito de aquecimento separado é simplesmente resolvido. E enquanto a caldeira em si não é regulamentada, e continua a trabalhar com a maior eficiência.