Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

15 coisas que você precisa saber ao escolher um radiador

Como não cometer erros ao comprar e conectar

Você sabe por que os radiadores têm uma superfície com nervuras ou ondulada, e não apenas uma rodada ou plana? Como isso pode afetar a escolha do radiador para sua casa? Encontre a resposta neste artigo.


Fato 1

O radiador de aquecimento funciona de forma eficiente se a sua saída de calor corresponder à área da divisão (nas características do radiador também é utilizado o termo “transferência de calor”).

Se você comprar um radiador, cuja energia é muito mais do que necessária, a sala será constantemente superaquecida, o que pode levar a uma diminuição na umidade do ar e no conteúdo de oxigênio. Se o poder for insuficiente para uma determinada área, você estará com frio.

É difícil calcular com precisão a capacidade térmica necessária do radiador, pois existem técnicas especiais. Tudo é levado em conta: clima, características construtivas, parâmetros do sistema de calor. Mas é possível estimar este valor aproximadamente da seguinte maneira: para aquecer uma sala que tenha uma janela de tamanho médio e uma parede voltada para a rua, na zona intermediária da Federação Russa, pelo menos 1 kW é necessário para cada 10 m². Se você tem uma sala de 12 m² - você precisa de um radiador, cuja produção de calor não é inferior a 1200 watts.

Assim, um dos modelos mais populares - alumínio Global ISEO 500 - tem uma transferência de calor de 181 watts por seção. Um radiador montado a partir de 12 seções pode aquecer efetivamente uma sala padrão com uma área de cerca de 20 m². A potência térmica do Royal Thermo BiLiner bimetálico 500, consistindo de 10 seções compactas, é de 1710 W. O modelo foi projetado para atender aos requisitos da aerodinâmica para a distribuição ideal do fluxo de ar. Radiador de aço Kermi 11 (painel) 110 cm de comprimento tem uma capacidade de 1190 watts. Ferro gusa 7 seções Konner - 1050 W e comprimento de 56 cm.

Fato 2

Escolhendo um radiador, você precisa levar em conta a pressão de trabalho no sistema de aquecimento da casa.

A pressão de trabalho da maioria dos radiadores seccionais de aço e ferro fundido é de até 9 atm, alumínio - mais de 12 atm. As características técnicas dos radiadores bimetálicos indicam valores superiores a 30 atm. Estoque (a diferença entre os indicadores do sistema de aquecimento e radiador) é recomendado para levar pelo menos 2 atm.

Em prédios altos urbanos, a pressão é mantida até 9 atm, mas pode ser aumentada até 13 atm (durante testes, por exemplo). Portanto, para um apartamento na cidade, você precisa comprar um radiador de alumínio ou bimetálico.

Os aquecedores bimetálicos são ideais para pressões altas e não constantes. Os radiadores globais da empresa Global, como o modelo Global VOX-R 500 (alumínio) ou o Global Style Plus 500 (bimetálico), tiveram um bom desempenho. Eles podem ser instalados em edifícios residenciais, comerciais e comerciais com qualquer tipo de sistema de aquecimento (central, autônomo). Durante o seu desenvolvimento, as características técnicas dos sistemas de aquecimento russos foram levadas em conta.

O aço é recomendado para colocar em casas particulares, em casas de campo, onde a pressão no sistema de aquecimento é pequena. Radiadores Kermi são frequentemente utilizados na construção de casas de campo. A série Kermi FTV possui um termostato integrado.

Fato 3

O golpe de ariete pode danificar o radiador de aço.

Mas prateleiras de alumínio sólido para efeitos semelhantes. O material neles retém a plasticidade natural, então a probabilidade de uma rachadura é pequena. Por exemplo, os radiadores de alumínio da Elsotherm (em particular, o AL S 500/80) foram testados a 24 atm, pelo que os surtos de pressão nas redes domésticas não são terríveis para eles. Eles podem ser instalados em edifícios de qualquer altura e propósito.

Fato 4

A massa do instrumento determina se a temperatura ambiente mudará rapidamente.

Os radiadores mais massivos são feitos de ferro fundido. Portanto, sua inércia térmica é grande - eles lentamente aquecem e esfriam, as flutuações de temperatura acabam sendo suavizadas.O aço e o alumínio, pelo contrário, aquecem rapidamente e arrefecem com a mesma rapidez.

Fato 5

A partir da massividade do radiador depende da facilidade de sua instalação.

O ferro fundido não só proporciona ao radiador uma alta capacidade térmica e inércia térmica, como também complica a instalação e a manutenção do dispositivo. Os radiadores de alumínio e aço pesam muito menos. Uma seção da Retro 600 com capacidade de 180 W pesa 11,4 kg e a de alumínio de seis secções Calidor Super 350 com uma potência de mais de 800 W - apenas 6,72 kg. O pequeno peso e os tamanhos facilitam a instalação do dispositivo e seu possível reparo.

Fato 6

A sensibilidade do dispositivo à qualidade do transportador de calor (como resultado, confiabilidade e durabilidade) depende do material do qual o radiador é feito.

A água é usada como transportadora de calor em nossas casas. Se o radiador exigir sua qualidade, ele só pode ser instalado em sistemas de aquecimento com bom tratamento de água.

Para um radiador de ferro fundido, a qualidade do refrigerante não importa muito. O ferro fundido, a partir do qual as peças são feitas, é suficientemente resistente à corrosão. Mas com o uso prolongado na rede, onde a água não é muito bem limpa, forma-se uma placa nas paredes internas dos canais do radiador (devido ao fato de a superfície ser porosa, áspera), o que leva a uma diminuição na transferência de calor.

Painéis de aço são feitos de aço de baixo carbono, que tem boa resistência à corrosão. Mas em sistemas abertos (em que o tanque para drenar o excesso de refrigerante tem uma estrutura aberta - neste caso, todo o sistema de aquecimento se comunica diretamente com a atmosfera), os radiadores de aço tornam-se suscetíveis à corrosão. Portanto, os radiadores de aço são usados ​​em sistemas de tipo fechado.

O alumínio na água não está sujeito a corrosão se o filme formado na sua superfície não for perturbado, o que impede o contato direto do material com a água.


Foto: samara.propartner.ru

Para proteger os radiadores de alumínio, é aplicado um revestimento especial de polímero na superfície interna dos tubos durante o processo de produção. Aumenta a resistência à corrosão da superfície, evita a formação de placa e entupimento do lúmen dos tubos. Por exemplo, o modelo italiano Calidor Aleternum Super 500 tem um revestimento exclusivo desenvolvido pela Fondital. Os radiadores com um revestimento protetor trabalham por mais tempo (até 15 anos), podem ser usados ​​em sistemas de aquecimento com valores ácidos ou alcalinos elevados do refrigerante: o Aleternum permite a operação em pH 5-10. Recomenda-se a instalação de radiadores desta série tanto em edifícios urbanos altos como em casas particulares.

Veja também: 8 melhores radiadores de alumínio

Em um confiável fabricante bimetálico Rifar Monolit dá uma garantia de 25 anos. Canais para o transportador de calor são feitos de aço com maior resistência à corrosão. O design de uma peça fornece durabilidade do dispositivo, a capacidade de trabalhar em pressões de até 100 atm (teste - 150 atm). Sem juntas de intersecção. Para o tipo de refrigerante, para a qualidade da preparação, este modelo é absolutamente pouco exigente, ele pode trabalhar em uma temperatura suficientemente alta - até 135 °.

Fato 7

Conexões de cobre não devem ser instaladas com radiadores de alumínio.

A destruição do alumínio pela ação da água é grandemente aumentada se as partes do radiador tiverem contato direto com o cobre. Portanto, ao conectar radiadores de alumínio usando conectores de aço, plugues, etc.

Fato 8

A presença de juntas e juntas intersetoriais no alojamento do radiador afeta negativamente sua confiabilidade.

Ao comprar deve prestar atenção especial à qualidade das conexões e juntas. Conexões - um ponto fraco no design do dispositivo. Mesmo em radiadores de ferro fundido, as juntas e os bicos interseccionais podem quebrar. Seções de aço e tubos são soldados juntos, então esses dispositivos são muito mais fortes e duráveis. A chance de vazamento em um radiador sólido é muito menor.

Fato 9

A potência térmica do radiador depende da área total da superfície.

A superfície mais aquecida do dispositivo, mais calor é capaz de dar ao quarto. A área é aumentada não apenas pela alteração do comprimento e largura do corpo, mas também pela adição de bordas, saliências. Painéis de aço são geralmente embalados.

Fato 10

A saída de calor do radiador pode diminuir se a unidade estiver instalada incorretamente (muito baixa, muito perto da parede).

Muito do radiador de calor dá por convecção. Portanto, deve haver espaço suficiente ao redor do instrumento para o movimento do ar. Recomenda-se deixar 10 cm de espaço livre acima e abaixo, 4 cm na parede.

Fato 11

Radiadores sólidos não podem ser aumentados.

Nas seções de radiador de alumínio são interligados por mamilos. O excesso pode ser removido, a falta pode ser adicionada e o danificado pode ser substituído.

Fato 12

A eficiência térmica dos radiadores depende de como o refrigerante é fornecido e descarregado.

Os radiadores têm um design universal ou permitem apenas o topo, apenas a conexão inferior ao sistema - isso deve ser considerado ao escolher. O fluxo de calor do dispositivo aumenta se a água fluir para o topo e for descarregada por baixo. O fluxo de refrigerante a partir do fundo e a remoção do topo reduzem a transferência de calor em quase 20%.

Fato 13

Os radiadores têm uma distância central diferente, um tipo diferente de conexão.

Todos esses parâmetros da sua rede também precisam saber. De um lado do radiador são os tubos (entrada e saída) em seu quarto ou no lado oposto? Quão longe estão eles? Qual é o diâmetro?

Fato 14

O uso de uma tela decorativa reduz a eficiência térmica do radiador (em média, 15-20%).

A tela protege a bateria contra poeira e danos. Se você souber de antemão que seu radiador será coberto com uma tela decorativa, escolha um modelo com mais saída de calor. Grades decorativas, telas perfuradas reduzem menos a transferência de calor.

Fato 15

Se você mora em um prédio de apartamentos, é possível substituir radiadores de aquecimento com outros tipos de aparelhos e com outros parâmetros somente após acordo.

O sistema de aquecimento está incluído no conceito de "propriedade comum" em casa. Calor é distribuído para todos os apartamentos e áreas comuns da casa. O sistema é projetado para que o calor fornecido seja suficiente para todos, de modo que a temperatura correta seja mantida em todos os lugares. O projeto do sistema de aquecimento em casa (incluindo radiadores) é descrito na documentação do projeto aprovado.

E agora imagine que em um dos apartamentos eles colocam um radiador, o que requer muito mais transportador de calor do que os padrões nesta casa. O sistema será quebrado, outros consumidores podem sofrer. Este é apenas um exemplo. Portanto, antes de pagar por novos radiadores, você deve entrar em contato com sua empresa de gestão (placa HOA, etc.), descobrir se você pode instalar o dispositivo selecionado em seu apartamento e concordar com a instalação.


Resumir. Radiadores são feitos de materiais diferentes, e este material determina a adequação do dispositivo para inclusão em seu sistema de aquecimento. Antes de comprar, você precisa conhecer os parâmetros do refrigerante e todo o sistema em sua casa, calcular a capacidade de aquecimento de que precisa, fornecer a localização do dispositivo e coordenar o trabalho com os especialistas da empresa de gerenciamento.

Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.

Classificações

Seleção

Novas tecnologias