Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Como escolher um sintetizador?

Qual é a diferença entre os modelos de sintetizador e por que tal diferença de custo? Respostas, dicas, avaliações no artigo.


 

 

A música é comparada à voz do coração, chamada a corda da alma, os compositores dedicam toda a sua vida a ela, suas maiores obras ainda estão vivas hoje. As épocas substituem-se e a música é eterna ...

E somente os instrumentos musicais mudaram significativamente e continuam melhorando, tentando acompanhar a modernidade. Uma das descobertas mais notáveis ​​de nossos dias, talvez, pode ser chamada de sintetizador. Falar sobre isso merece, se não um livro inteiro, depois um artigo separado. Um grande número de botões, interruptores, alavancas e telas cria a impressão de que é impossível lidar com isso sempre. No entanto, este não é o caso. Tudo é muito mais simples.

Por onde começar? Você realmente precisa de um sintetizador?

Eu quero um sintetizador! O sintetizador é mesmo? Ou talvez um piano digital? O que é melhor para iniciantes? O que é isso, uma ferramenta para profissionais? Escolha apenas entre os novos ou vale a pena considerar a opção usada?

Comece a escolher um sintetizador deve estar com a definição de destino. Tudo depende do que você precisa para a ferramenta. Os especialistas recomendam pensar sobre as funções com antecedência para que a compra não se torne um brinquedo caro com potencial não utilizado.

Por exemplo, um sintetizador para aprender a tocar diferirá significativamente do sintetizador necessário para trabalhar em um grupo musical. Um DJ discoteca precisará de uma ferramenta completamente diferente do que se divertir passando tempo com amigos com música, e estudar profundamente e fazer música (seguido de gravação e edição) exigirá um modelo profissional, uma estação de trabalho inteira.

O que são sintetizadores?

A tarefa divide os sintetizadores em:

Educativo (com a função de aprendizado e, por exemplo, com um vocabulário de acordes muito útil e importante (livro de acordes));
Interativa (com função de acompanhamento automático - reprodução de ritmo e acompanhamento, que o intérprete complementa com sua execução);


Realizando (sem função de acompanhamento automático). Usado para jogar em grupos;

Pianos digitais (externamente, eles são muito parecidos com o sintetizador, somente o piano digital tem uma imitação do sistema do martelo (as teclas devem ser pressionadas com o mesmo esforço de um piano acústico normal)). Um piano digital vale a pena comprar, por exemplo, se você precisar substituir o “normal” por um instrumento menos volumoso e mais conveniente, o mesmo papel em um sintetizador é muito mais significativo. Vale a pena notar que é a imitação da mecânica do martelo que aumenta significativamente o custo.

Estações de trabalho (sistemas multifuncionais para criar, editar, gravar sons individuais, acordes, melodias, partes ...).


Foto: dstn.org

Qual empresa é melhor?

Depende muito do fabricante em sintetizadores. Ao adquirir uma ferramenta de uma empresa desconhecida de um dia, corre o risco de estragar a sua audição ou de se deparar rapidamente com um problema de avaria.

Para uso doméstico, é melhor não encontrar a Casio e a Yamaha. A propósito, nem todos sabem que a empresa Yamaha, que produz motocicletas, barcos, motos de neve, motores de barcos e jet skis, começou com a criação de um órgão (foram os instrumentos de teclado que deram início ao mundo dos grandes negócios). Além disso, metal e plástico para instrumentos musicais passam pelo mesmo processamento tecnológico de materiais para barcos, então os sintetizadores da Yamaha são considerados de alta qualidade.

Para apresentações de palco e trabalhos de estúdio, os sintetizadores de som são produzidos por empresas respeitadas como Korg, Kurzweil, Roland, instrumentos muito bons e baratos da empresa chinesa Medeli.

Avaliação principais fabricantes de qualidade de som:

1. Korg, Kurzweil
2. Casio, Yamaha
3. Medeli, Worlde

Na continuação do tópico - Ranking dos melhores sintetizadores para iniciantes e profissionais

Em seguida, você deve se familiarizar com as características mais importantes dos sintetizadores.

Como escolher o sintetizador certo? 10 características importantes para escolher

1. tamanho da chave. Existem opções padrão, mini e até micro. Para que a mão se acostume com tamanhos normais e não precise ser treinada posteriormente (e isso, acredite, é definitivamente muito pior do que aprender primeiro), os especialistas recomendam comprar ferramentas com chaves de tamanho padrão (mesmo para crianças, especialmente após 5 anos).


Foto: rockstyle.me

2. O número de chaves. O padrão é de 88 peças (7 oitavas + mais 3 chaves). Devido ao fato de que toda a gama é usada em casos raros, outros formatos foram introduzidos: 61 teclas (5 oitavas), 73 teclas (6 oitavas), 76 teclas (6 oitavas + mais 3 teclas) e 88 teclas para fãs de tradições. Você também pode encontrar 49 chaves, mas, como mostra a prática, isso não é suficiente para a realização da maioria das ideias criativas.

Deve-se notar que, se o número de chaves for menor, isso não significa que o sintetizador esteja privado. A desvantagem é compensada pela “transformação” (deslocando o teclado para cima / baixo pelo número requerido de oitavas).

3. A atividade (dinâmica) do teclado. Em um teclado passivo, o volume do som não depende da força de pressionar as teclas, mas na versão ativa (dinâmica), tanto o volume quanto o timbre dos sons dependerão de como você pressiona. Os especialistas recomendam dar preferência à segunda opção. Esse recurso é geralmente chamado de "Resposta ao toque".


Foto: c.avsim.su

4. Polifonia. Este conceito reflete o número de sons tocados simultaneamente pressionando uma única tecla.

Por exemplo, se você tocar apenas uma melodia, polyphony = 1, mas se quiser adicionar cada batida de tecla com bateria, baixo, acorde (de quatro sons, por exemplo) e algo como o acompanhamento de uma guitarra base, precisará de uma polifonia igual a 8 .

E se de repente você quiser tirar proveito de efeitos, como coro, harmonização, dando ao som algum som adicional ou efeitos espaciais, como, por exemplo, reverb, eco? E ainda uma margem para que a ferramenta não “engasgue”? De acordo com as recomendações dos especialistas, os sintetizadores com polifonia abaixo de 32 não devem ser tomados. Este é o caso quando quanto mais melhor!

E os padrões são os seguintes: 24, 32, 48, 64, 128.

5. empresa de fabricação. Este critério é geralmente indicado no final - mas neste caso é muito importante.

6. O número de sons (timbres) e ritmos (estilos). A prática mostra que mais de 40 timbres e estilos são usados ​​muito raramente. No entanto, para escolher o que exatamente você vai gostar e o que deve ser preferido ao longo do tempo, deve haver uma grande variedade: pelo menos 100 ritmos e 100 sons.


7. Sequenciador (gravação de várias faixas). Você pode tocar o sintetizador de três maneiras: você pode escolher um instrumento (guitarra, piano, saxofone) e tocar a melodia, você pode complementar o tema principal com estilos embutidos no sintetizador e você pode prescrever as faixas e sincronizar a gravação (por exemplo, você tocou piano , então coloque um bumbo, depois um baixo e assim por diante).

Tudo isso faz o sequenciador, que é três vezes mais forte que os sintetizadores sem a função de gravação. Padrões para sequenciadores são:

• 1 faixa;
• 2 faixas;
• 6 faixas;
• 17 faixas.

Uma característica importante de um seqüenciador é a memória, que geralmente é expressa no número de notas que podem ser armazenadas.

Não há recomendações aqui. Quanto mais diminuído, maior o custo. Escolha de acordo com suas necessidades.

8. Treinamento completo. Temos o item número 8, mas se estamos falando de comprar um sintetizador para crianças, esse item deve ser o número 1! Claro, nada pode substituir o professor “vivo”, mas a criança terá muitas impressões! Os sintetizadores modernos podem ser equipados com sistemas que até fornecem estimativas.E o fato de que as férias de qualquer criança será realizada com um estrondo, não hesite. O mais efetivo (outras coisas sendo iguais) será a opção com iluminação de tecla embutida.


9. Disponibilidade de dispositivos de armazenamento externos. Conectores Música é criada. Será muito conveniente gravá-lo imediatamente em uma unidade flash USB ou cartucho SD (estes são slots embutidos, você não deve confundi-los com portas USB, que estão disponíveis em quase todos os sintetizadores modernos, uma coisa conveniente para conectar, por exemplo, a um computador). Vale a pena prestar atenção aos conectores para conectar outros equipamentos externos - pedais, fones de ouvido ou equipamentos de amplificação de som.

Além disso, os modelos avançados de sintetizadores digitais são equipados com menus de várias páginas e um sistema operacional com capacidade de atualização.

10. Acessórios opcionais. O que mais pode ser necessário?

• Em vez de comprar um sintetizador inteiro, você pode se limitar a comprar o chamado teclado MIDI - essas são teclas para controlar sintetizadores virtuais em um computador. By the way, uma opção muito mais barata (uma média de 5 mil rublos).


• Se você não vai apenas tocar, mas também cantar, então escolha um sintetizador com uma função de vocoder.


Foto: dstn.org

• Uma fonte de alimentação pode ser necessária (geralmente vendida separadamente).

• Stand. Ele pode ser comum (com um X-frame) para sintetizadores de luz e aprimorado (com dois X-frames) para instrumentos pesados, single-level e two-level (para 2 sintetizadores).

• Pedais Será necessário se você precisar tocar como um piano. Há pedais "sustain", aumentando a duração do pós-som e pedais "loudness" para controle de volume.

• Combinação de teclados - sistema de reprodução de som com aumento de volume portátil especial. É usado principalmente em estúdios (em casa, o volume do sistema de reprodução de som embutido no sintetizador é suficiente).

• Uma capa para chaves é usada ao transportar um sintetizador (selecionado para as dimensões do sintetizador).

Qual sintetizador comprar - novo ou usado?

Vale a pena considerar a opção usada?

Se você pretende comprar um bom sintetizador, deve prestar atenção não apenas aos novos modelos, mas também aos usados. Por que Um exemplo da experiência pessoal. A ferramenta foi necessária para brincar em casamentos, e isso é do verão para o inverno em si, e o maravilhoso, comprado das mãos da Yamaha PRS 2000 nunca falhou. Em seguida, foi substituído pela antiga chave Roland E16 adquirida de um amigo. Lançado há várias décadas e ainda joga!

O que procurar?

O que procurar, então você também tem sorte com o sintetizador usado? Primeiro de tudo, na manutenção. Como regra geral, o componente eletrônico falha raramente, mas pode haver problemas ao pressionar teclas e botões. Verifique esta questão com cuidado (push / bounce / sound). Às vezes é necessário substituir a goma (eles são esmagados, desgastados, rasgados), em princípio, o procedimento para substituí-los é bastante simples (será necessário apenas uma cruz e uma pequena chave de fenda). Não quero se preocupar com isso - não compre, mas com isso você pode muito bem derrubar o preço!

Quanto custa um bom sintetizador?

Sobre preços e especialização

O preço divide os sintetizadores em modelos de orçamento (até US $ 1 mil é considerado) e profissional (mais de US $ 1 mil respectivamente).

Além disso, os sintetizadores são especializados (piano digital, sintetizadores vocoder, modelos com a função de simulação analógica virtual, sintetizadores executantes, estações de trabalho clássicas) e universais (com acompanhamento automático, interativo, arranjadores).

Exemplo ilustrativo

Dica: antes de ir à loja para o sintetizador, procure na Internet o modelo que você precisa com antecedência, leia cuidadosamente as descrições, as características do instrumento (você já as conhece) e compare modelos diferentes!

Por exemplo:

1. Kid treinamento sintetizador CASIO LK-120 (LK120). O custo médio é de 7500 rublos.


Foto: casatejera.com

Características: retroiluminação das teclas, aprendizagem passo-a-passo (100 melodias de aprendizagem), 61 teclas, 100 timbres, polifonia de 12 notas, 50 ritmos, visor LCD, 2 altifalantes de 2W cada,

2Sintetizador semi-profissional CASIO WK-220 (WK220). O custo médio é de 13.500 rublos.


Foto: pop-music.ru
 

Características: 76 teclas tipo piano sensíveis ao toque, 600 timbres integrados, 180 estilos prontos, polifonia de 48 notas, sequenciador de 6 pistas, aprendizagem de acordes, entrada de áudio, amostragem (5 sons + 3 percussão).

Experiência pessoal

Em conclusão sobre como escolhi o primeiro sintetizador (como presente para minha filha no meu aniversário). Primeiro eu aprendi quais características importantes ele tinha, então as comparei para sintetizadores em sua categoria de preço em lojas online. Optei pelos três modelos mais apropriados.

No dia seguinte, fui a uma loja real de instrumentos musicais. Nós temos uma cidade pequena, apenas dois dos três selecionados acabaram sendo. Jogado em todos! Acontece que eles têm um som completamente diferente!

Como resultado, comprei uma ferramenta mais cara do que planejara no começo e, além disso, não era nada daquelas que eu escolhera na loja online. Acima de tudo, em termos de melodia e qualidade sonora, este atraiu:


Foto: dstn.org

 
Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.
Artigo em categorias:

Classificações

Seleção

Novas tecnologias