Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Escolha literária tablet

Entendendo como escolher um tablet bom, de alta qualidade e barato

Seleção de tablets competente

Tabela de conteúdos
  1. Escolhendo um sistema operacional
  2. Entenda o tamanho do tablet para escolher
  3. Escolha o melhor processador para o tablet
  4. RAM
  5. Funcionalidade adicional
  6. Recomendações para seleção

Lojas de eletrônicos de consumo empilhadas com uma variedade de tablets. No começo parece que todos eles diferem apenas em tamanho e preço. Até os dispositivos são muito parecidos! Como escolher um modelo adequado? A resposta é simples - leia este artigo. Prometemos que depois de ler o material, você pode facilmente escolher o tablet mais adequado.

Às vezes, o consumidor ao escolher um tablet se concentra em parâmetros secundários. Desejamos que você evite esses erros. Algumas características não são mencionadas neste artigo pela simples razão de você não prestar atenção nelas. Em uma palavra, ficaremos felizes se este guia ajudar você!

Escolhendo um sistema operacional

Um sistema operacional é uma coleção de utilitários disponíveis em qualquer dispositivo eletrônico bastante complexo. Sua presença permite que aplicativos "comuns" usem os recursos de hardware do gadget, forneçam interação com o usuário, etc. Os tablets modernos são equipados com um dos três sistemas operacionais populares: iOS, Android ou Windows. E nas prateleiras das lojas existem "tablets", nos quais alguns sistemas operacionais são instalados de uma só vez. Mas isso é mais uma exceção à regra e diz respeito à combinação do Android / Windows.

iOS

O sistema operacional mais estável é o iOS. É otimizado ao máximo, devido ao qual não precisa de uma grande quantidade de RAM. Ao escolher um tablet no iOS, você obtém uma interface de usuário amigável e um grande número de aplicativos diversos. Mas esteja preparado para o fato de que muitos deles serão pagos. Este sistema operacional é de propriedade da Apple, por isso é instalado apenas em seus tablets iPad, que custam mais do que os dispositivos com Android ou Windows a bordo. Mas os produtos dos Cupertins têm o maior suporte técnico, e até mesmo o desempenho de gerações antiquadas de gadgets da Apple não é inferior a ofertas concorrentes construídas em plataformas de hardware modernas. Uma enorme vantagem de toda a família de dispositivos no iOS pode ser chamada de presença do ecossistema mais conveniente. Claro, para usá-lo totalmente, você precisa ser o proprietário de mais de um dispositivo com uma maçã na tampa. O lado inverso da proximidade do iOS é a dificuldade de trocar diretamente os arquivos do usuário e as limitações de personalização da interface. Bem, a impossibilidade de expandir a quantidade disponível de memória assusta muitos compradores em potencial.

Prós: De fácil manuseio, fácil de aprender, possui um ecossistema desenvolvido e conveniente.

Contras: a plataforma é fechada, os cartões de memória não são suportados, problemas com a troca de arquivos de terceiros, a impossibilidade de customização (instalação de temas e outros utilitários que alteram a interface).

Android

O sistema operacional Android é aberto e gratuito, e é por isso que a maioria dos fabricantes de tablets o escolhe. Desenvolvido pelo Google. O sistema é atualizado regularmente, mas pode não sentir os proprietários dos dispositivos de orçamento. Alguns fabricantes são muito preguiçosos para modificar o firmware dos tablets que foram substituídos por novos modelos. A abertura do Android significa que os usuários podem facilmente substituir aplicativos “padrão”: player, navegador, teclado, discadores, etc. Outra coisa é que mudar as coisas verdadeiramente fundamentais pressupõe a presença de mãos “retas” e muitas vezes implica a perda de uma garantia. A característica mais desagradável deste sistema operacional é um aumento no apetite por recursos do sistema e uma tendência a entupir com “lixo” digital.Se um par de gerações de Android atrás, RAM suficiente foi consideradatodo gigabyte, então em 2018 cerca de 2 Gb já está ditototal. Quanto ao "lixo" - ferramentas de sistema operacional incorporadas ainda não aprenderam como lidar com isso com sucesso. Em casos particularmente negligenciados, uma velocidade confortável de operação permite que o dispositivo retorne somente uma reinicialização completa com a perda de TODOS os dados do usuário. Felizmente, esse método radical é extremamente raro.

Prós: rica funcionalidade, a capacidade de alterar a interface em seu próprio país, um grande número de aplicativos gratuitos.

Contras: Atualizações raras do sistema em tablets de orçamento, maior necessidade de recursos para operação estável.

Windows

Computadores tablet com o Windows a bordo já existem há muito tempo. Mas apenas alguns anos atrás, eles começaram a se livrar de fãs e processadores que estão consumindo a bateria. E com o lançamento da décima versão deste sistema operacional, a interface de tais dispositivos se tornou muito mais fácil de usar. Por um lado, os programadores da Microsoft criativamente adaptaram muitas das coisas necessárias, por exemplo, uma exibição rápida de aplicativos ativos, implementaram o botão Voltar e o centro de notificações. Por outro lado, o Windows 10 aprendeu como alternar automaticamente para um modo mais conveniente ao trabalhar com o teclado, e o algoritmo correspondente é configurado. Comparado ao Android, este sistema é melhor otimizado para plataformas de hardware de baixa potência. Mas esse mesmo recurso foi uma razão indireta de os atuais tablets baseados no Windows serem soluções de alto desempenho ou francamente fracas, mas com um teclado. Bem, a principal vantagem do sistema operacional da Microsoft é a capacidade de usar quase todos os aplicativos "adultos". Alguns deles, mesmo sem um teclado, se apenas o poder do preenchimento permitido.

Prós: O ambiente mais conveniente para o trabalho completo com uma variedade de conteúdo, suporte para periféricos de terceiros.

Contras: número extremamente limitado de ofertas com um nível médio de desempenho.

 

Entenda o tamanho do tablet para escolher


Foto: planshetclub.ru

7-8 polegadas

Os comprimidos portáteis são adequados para uso em casa, no trabalho ou na escola. Isso é facilitado pelas dimensões e peso mínimos. É através dessas “pílulas” que as pessoas lêem livros, ouvem música, assistem a filmes ou tocam ao longo do caminho. Os tablets compactos são convenientes como navegadores de carros, bem como ferramentas para navegação móvel. Finalmente, este é o tamanho ideal para as mãos das crianças.

Prós: tamanho compacto, peso mínimo, baixo custo.

Contras: a resolução costuma ser baixa e o recheio não é suficientemente poderoso.

10 polegadas

A melhor escolha de tablets para uso doméstico. Ao mesmo tempo, os modelos modernos de tablets tornaram-se tão finos e leves que não surgem dificuldades durante o transporte. O tamanho grande permite que você coloque no caso de um dispositivo como um melhor sistema de alto-falante e uma bateria de maior capacidade. No entanto, muitos fabricantes acreditam que um tablet tão grande é um módulo GSM de conversação para qualquer coisa, mesmo que o design do circuito ofereça suporte para a tecnologia 3G.

Prós: O tamanho da tela é adequado para resolver um grande número de tarefas. Tanto em cenários de uso móvel quanto estacionário.

Contras: modelos de orçamento têm uma granulação perceptível devido a resolução de tela insuficiente, muitos tablets não têm um módulo de telefone, dispositivos Windows não diferem no preenchimento produtivo.

Mais de 10 polegadas

Agora existem computadores tablets maiores. Eles são dotados de uma tela com uma diagonal de 11 a 13 polegadas. Normalmente, estes são “tablets” com iOS ou Windows instalados, dispositivos Android de tamanho similar são feitos com menos frequência. É claro que a mobilidade de tais dispositivos não é muito e, como regra geral, eles estão focados no uso profissional.

Prós: O melhor tamanho para um trabalho confortável com o teclado e a caneta.Bom para assistir filmes.

Contras: dimensões muito grandes e peso sólido.

Escolha o melhor processador para o tablet


 

Estritamente falando, o “motor” da maioria dos tablets consiste de vários nós especializados, tecnologicamente integrados em um único substrato, e é chamado de sistema de chip único (System-on-a-Chip ou SoC). As únicas exceções são soluções de alto desempenho de nível profissional construídas em processadores Intel Core M ou ULV, mas não consideraremos os recursos do último.

Número de núcleos

Portanto, um SoC típico contém vários blocos de computação (núcleos) que possuem uma arquitetura ARM. Novamente, as exceções são os sistemas de chip único Intel Atom executando instruções x86 / x64. Kernels podem ser combinados no assim chamado. clusters e isso é feito para otimizar o consumo de energia. Digamos que metade deles opera em alta frequência e liga quando necessário para atender solicitações de mais poder computacional. O segundo “funciona” o resto do tempo, e como os núcleos nele são relativamente de baixa frequência, a energia é consumida significativamente menos. Conselhos inequívocos - quantos núcleos são ótimos em um determinado caso não podem ser dados. Por exemplo, o chip A11 Bionic de 6 núcleos (da Apple) vai rasgar o mais novo 8-core Helio P40 (feito pela Mediatek), que é chamado, para fragmentos. O máximo que podemos recomendar aqui - preste atenção ao "frescor" dos núcleos. Ao escolher um processador para um tablet, é melhor focar na geração do Cortex A55 / A75, ou pelo menos no pacote A53 / A73 (energeticamente eficiente / rápido, respectivamente), bem como em suas versões personalizadas.

Subsistema de vídeo

O segundo componente do processador móvel é um acelerador - um tipo de placa de vídeo integrada. Se o tablet não deve ser usado para jogos ou trabalhar com gráficos complexos, você não pode prestar atenção especial ao desempenho deste nó. Caso contrário, você deve levar em consideração a velocidade com a qual o acelerador de vídeo é capaz de realizar operações com um ponto flutuante (Flops). Além disso, a resolução da tela é importante aqui. A ideia de uma taxa de atualização confortável é diferente para todos, assim como os requisitos para configurações de qualidade gráfica. No entanto, nos aventuramos a dizer que os tablets com SoC de cerca de 100 GFlops têm desempenho de jogo suficiente.

SoC e seus fabricantes

A arquitetura ARM foi desenvolvida por uma empresa de mesmo nome, que licenciou suas soluções para todos. Atualmente, os direitos sobre essa propriedade intelectual são adquiridos pela empresa japonesa SoftBank Corporation. Um total de cerca de 1.500 licenciados, estamos interessados ​​nos seguintes produtos:

APPLE Machado

Com base na licença, Cupertino está desenvolvendo sua própria versão dos núcleos. Imagination Technologies Os aceleradores PowerVR são usados ​​como um subsistema gráfico. O sistema de chip único A11 Bionic já tem sua própria GPU, mas os tablets neste SoC ainda não foram lançados. Fichas muito poderosas em todos os sentidos, mesmo A9 desatualizado. Os núcleos são menores, as frequências são mais baixas e fazem todos os concorrentes.

Prós: Os tablets da Apple têm um desempenho e um desempenho geral muito altos e também suportam todos os recursos mais avançados.

Contras: superfaturada.

EXYNOS

A Samsung também prefere refinar os núcleos de ações. Atualmente, o SoC da série 7870, 7880, 7885 e todos os oito milésimos. Para processamento gráfico, eles usam aceleradores Mali de versões superiores (T830, T880, G71). O que posso dizer - o poder de tal sistema é suficiente para todas as necessidades do tablet e do seu proprietário. Se necessário, os sul-coreanos colocam em seus dispositivos e SoC de terceiros.

Prós: Os tablets Samsung são caracterizados pelo excelente desempenho e pela presença de todos os modernos "babados".

Contras: preço, às vezes firmware não otimizado.

Intel ATOM

O chip deste sistema de chip único é extremamente baixo consumo de energia.A empresa conseguiu “espremer” seu pacote térmico em alguns watts, e agora a Intel não quer mudar essa posição. Consequentemente, não estamos falando de nenhum registro de desempenho. Infelizmente, os tablets Windows de baixo custo são baseados precisamente na plataforma Atom.

Prós: Tablets em chips Intel Atom distinguem-se por um preço acessível e autonomia decente.

Contras: O sistema de energia de chip único é suficiente apenas para executar tarefas simples.

KIRIN

Esta família SoC produz uma subsidiária da Huawei para parte do dispositivo móvel da marca principal. Os chineses não se incomodam em modernizar os núcleos ARM, de modo que seus sistemas de chip único geralmente funcionam um pouco mais devagar que seus colegas de classe. Assim como no Exynos, nos chips da Kirin existem aceleradores gráficos do Mali. O problema é que os engenheiros (ou gerentes) da HiSilicon gostam de economizar. Onde o SoC da Samsung usa a versão de 12 núcleos do Mali, os processadores móveis da Huawei geralmente custam 4 núcleos. Com todas as conseqüências.

Prós: uma marca com chips decentes.

Contras: sistemas médios de chip único têm um bom desempenho geral e jogos medíocres.

MEDIATEK

A marca de mesmo nome é mais representada no segmento de soluções de baixo custo. A empresa usa núcleos e gráficos prontos (PowerVR e Mali). Não otimiza, não possui produção própria e os recursos financeiros não permitem investir em parceiros. Como resultado, os sistemas de chip único da MediaTek estão ficando para trás de ofertas alternativas, na medida em que são fabricados de acordo com padrões tecnológicos obsoletos. No papel, esses SoCs podem ser bonitos, mas na vida real, não tanto. Mas os chips da empresa funcionam perfeitamente com o GPS.

Prós: enorme gama de sistemas de chip único de níveis primário e secundário.

Contras: visivelmente inferior aos líderes para crescer tecnologicamente.

SNAPDRAGON

Os sistemas de chip único mais populares e mais massivos. Desenvolvido pela Qualcomm com base em núcleos licenciados profundamente processados ​​e nos próprios aceleradores da Adreno. Esses SoCs são caracterizados por excelente desempenho geral e desempenho de jogos, boa eficiência energética e outros "pães". A principal desvantagem é o aumento do custo.

Prós: Os chips Snapdragon são excelentes tablets de diferentes níveis.

Contras: relativamente caro, as soluções mais acessíveis para seus concorrentes diretos em outras plataformas são inferiores.

Rockchip,Spreadtrum e afins

Especialize-se em soluções ultrabudgetárias. Os núcleos e aceleradores, os padrões tecnológicos mais "crus" possíveis no momento da produção - nenhum milagre pode ser esperado de tais sistemas de chip único.

Prós: os tablets correspondentes têm preços tentadores.

Contras: adequado para os usuários mais exigentes. Como regra geral, eles têm um conjunto desatualizado de interfaces sem fio, eles não são impressionantes com autonomia.

Processo tecnológico

Já mencionamos este termo várias vezes, resta esclarecer o que as normas usadas ao criar o SoC afetam. É muito simples, quanto mais fina a topologia do chip, maiores suas freqüências operacionais (desempenho) e menor consumo de energia. Os cristais móveis tecnologicamente mais avançados são agora fabricados em padrões de 10 nm. O processo técnico de 14-16 nm também é bastante moderno.

RAM


Foto: acunnstatic.cdn1.sadececdn.com

 

É um dispositivo de armazenamento com acesso rápido ao conteúdo, o que requer constante "manutenção" das informações armazenadas. Quando a energia é desligada, esta simplesmente desaparece. No processo do tablet, o núcleo do sistema operacional, vários serviços, aplicativos em execução, bem como a maioria dos dados que eles usam, estão na RAM. Se não houver espaço suficiente para uma tarefa prioritária, uma parte dos programas do usuário executados em segundo plano pode ser interrompida e movida para o chamado cache.Com uma variante mais rígida, somente dados importantes permanecem lá, e os próprios aplicativos são completamente "descarregados". O ruim é que a falta substancial de “operativo” leva não apenas à desaceleração do dispositivo, mas também ao uso ativo da memória interna, ou seja, seu desgaste acelerado. Quanto mais aplicativos você pretende usar ao mesmo tempo (por exemplo, um cliente de rede social, um mensageiro instantâneo, um tocador de música, um jogo), mais impressionante o seu tablet deve estar de acordo com essa característica. Recomendamos que os gamers se concentrem na quantidade de memória com um gigabyte “extra”. Ao mesmo tempo, um claro excesso desse recurso acarreta um aumento no consumo de bateria.

1 GB

Mínimo crítico, suficiente para o sistema e um ou dois aplicativos de usuário simples. Em princípio, os dispositivos de baixa potência têm esse volume, nada mais é adequado. O melhor de tudo, se o sistema operacional do tablet dessa classe tiver um shell de usuário leve. No caso ideal - "nu" Android.

Prós: preço razoável.

Contras: restrições severas ao número de programas trabalhando em segundo plano.

2 GB

A quantidade normal de memória para a maioria dos aplicativos com um "apetite" moderado para recursos do sistema. É suficiente para várias aplicações de fundo, saltos ou duas abas abertas no navegador e exibir uma imagem na tela com uma resolução não superior a Full HD. Jogos "pesados" irão embora, mas quase todas as outras tarefas terão que ser interrompidas. Isso se aplica ao Android e ao Windows. O sistema operacional iOS não apresentará problemas de memória de 2 GB.

Prós: a falta de RAM quase nunca é sentida.

Contras: volume insuficiente para jogos especialmente exigentes e resoluções superiores a Full HD.

3 GB

Quantidade confortável de RAM para a grande maioria das situações e cenários de uso do tablet. Garante a estabilidade do sistema na presença de uma tela com resolução de 2K. Atrasos sensíveis podem ser observados apenas com o lançamento paralelo de duas aplicações exigentes.

Prós: sempre haverá memória suficiente, exceto em casos específicos.

Contras: praticamente não.

4 GB e mais

Mais de três gigabytes de RAM é encontrado em tablets ainda é relativamente raro. Tal volume não limita o usuário de qualquer maneira, será suficiente para qualquer número de aplicações e todos os jogos tridimensionais.

Prós: falta de quaisquer restrições.

Contras: alto custo.

Funcionalidade adicional


 

Slot para cartão de memória

Qualquer computador tablet possui essa ou aquela quantidade de memória não volátil. Também é chamado permanente. Ele armazena o sistema operacional e os dados do usuário (aplicativos, músicas, vídeos, documentos e outros arquivos). A expansão do espaço disponível ajuda no slot para cartão de memória microSD. Infelizmente, em produtos da Apple está faltando, então você tem que decidir imediatamente, o iPad com a quantidade de memória interna para comprar.

Wi-Fi, 3G ou 4G

Antes de comprar um tablet, certifique-se de se familiarizar com os módulos usados ​​para conectar-se à Internet. Os dispositivos de orçamento oferecem transferência de dados apenas via Wi-Fi. Em dispositivos um pouco mais caros, há um slot para cartão SIM. Neste caso, você pode se conectar a redes 3G. Modelos modernos são capazes de trabalhar com redes móveis de quarta geração. Você não será supérfluo para esclarecer quais bandas LTE o tablet suporta. Os operadores domésticos podem trocar dados nas bandas B3, B7, B20, B38 e B40. Mas não existe uma diversidade especial nas capacidades de ligação à Internet de alta velocidade entre tablets 4G. Voltando ao Wi-Fi, lembramos que essa interface sem fio pode operar a 2,4 e 5 GHz. Com o uso freqüente do tablet em um prédio de apartamentos ou em um grande centro de negócios, vale a pena fazer uma escolha a favor do modelo de banda dupla.

Navegação GPS

A maioria dos tablets pode executar com sucesso as funções do navegador, mas existem modelos separados construídos usando um módulo de rádio universal. Ou seja suporta as redes celulares do dispositivo - há GPS. Por exemplo, você pode chamar "apenas" as versões Wi-Fi e Celular do iPad.

Câmeras

Na câmera ao escolher um tablet deve prestar atenção no mínimo. Agora, um fabricante raro cria ótica decente e um sensor em uma “pílula”. A resolução da matriz do módulo principal é muitas vezes igual a cinco ou oito megapixels. A qualidade das fotos não excede a obtida ao usar um smartphone com o nível de preço médio. Sobre tablets de orçamento e nada a dizer - eles dão fotos borradas ou muito barulhentas.

Suporte de teclado

Restrições fundamentais para uso em qualquer tablet Teclado Bluetooth em geral, não. E muitos modelos com o sistema operacional Windows possuem portas USB de tamanho normal, o que torna possível conectar o manipulador ou dispositivo de entrada através do ar através do adaptador apropriado. A peculiaridade dessas opções é que tais métodos não garantem a estabilidade do emparelhamento e também são acompanhados por um aumento no consumo de energia. Se você pretende usar o tablet para trabalhar com texto, escolha um tablet com um teclado completo ou opcional conectado por meio de um conector mecânico.

Recomendações para seleção

Almofadas de desenho


Foto: cdn.funkyspacemonkey.com

Escolhendo um tablet para desenhar, antes de tudo, prestamos atenção a:

  • estilete - deve ser incluído.
  • a exibição - Resolução e diagonal devem ser o mais alto possível.

Além disso, observe o sistema operacional. Para o Windows, um grande número de editores gráficos foi criado, mas nem todos os tablets lançam o Photoshop. Portanto, em alguns casos, vale a pena olhar na direção do Android, que é muito melhor otimizado para uso em um dispositivo portátil. Os modelos iOS profissionais são ideais para criatividade digital, mas também têm um valor correspondente.

Computador Tablet para a "Internet"


Foto: u3.s.progorod76.ru

Se o tablet for comprado principalmente para navegar na Internet, ao escolher, preste atenção em:

  • a exibição - sua diagonal deve ser grande o suficiente para ler com facilidade as letras miúdas.
  • Suporte 3G ou 4G - graças a ela, você pode acessar a Internet através de redes móveis.

É aconselhável familiarizar-se com a quantidade de RAM. Quanto mais é - quanto mais estável o navegador funcionar, mais abas você pode abrir. O menor interesse é o sistema operacional. Navegar na Internet é o mesmo para iOS e para Android ou Windows.

Computador tablet para jogos


Se você escolher um tablet para jogos, preste atenção em:

  • processador - precisa se concentrar em um modelo com um poderoso subsistema gráfico.
  • RAM - Muitos jogos modernos estão exigindo de seu volume, eles precisam de pelo menos 3 GB.

Além disso, você deve estar familiarizado com a capacidade da bateria. Mesmo um tablet com uma bateria bastante sólida não permitirá que você jogue mais de quatro horas seguidas. O que dizer sobre dispositivos chineses com uma pequena bateria ...

Computador tablet para uma criança


Foto: gursesintour.com

Se você for dar um comprimido a uma criança, preste atenção em:

  • modo criança - a criança é completamente inútil nos sites “adultos”, e a interface do usuário do dispositivo deve ser colorida e extremamente simples.
  • acessorios - o dispositivo terá que suportar cargas maiores, portanto um amortecedor de proteção espesso será muito útil.

Preste atenção à possibilidade de "crescimento" do tablet, juntamente com o desenvolvimento da criança. Modelos especializados são bons em termos de facilidade de acesso ao conteúdo infantil, mas não têm grande potencial.

Tenha boas compras!

Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.

Classificações

Seleção

Novas tecnologias