Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Remédios populares para queimaduras

Que em nenhum caso não pode ser aplicado!

Remédios populares para queimaduras

Tratamento de queimaduras remédios populares

A necessidade da medicina tradicional é difícil de negar. Mesmo considerando que a esmagadora maioria das receitas da medicina tradicional não passou em ensaios clínicos, e seu uso não pode ser recomendado como os principais métodos de tratamento, eles podem ser úteis como adjuvantes.

Mas esta afirmação não se aplica a todos os métodos populares: alguns deles podem ser classificados como inúteis, outros como condicionalmente inofensivos e outros ainda - francamente perigosos.

Vamos dar uma olhada mais de perto nos meios mais populares de medicina tradicional que são recomendados para tratar queimaduras - e descobrir se eles serão úteis, ou vice-versa - eles causarão sérios danos?

Ice
o remédio popular mais popular para queimaduras

 

É difícil traçar o nascimento e desenvolvimento deste mito, mas o gelo hoje é considerado o melhor socorro popular para queimaduras. A medicina tradicional envolve a aplicação imediata de gelo de qualquer forma na área queimada da pele. Em alguns casos, entre as recomendações pode-se até encontrar algo da categoria “Se não houver gelo, leve um pacote de vegetais congelados ou carne do congelador”. É possível que o “benefício” do gelo seja visto pelos curandeiros da maneira como os opostos agem: se a lesão surgiu devido a altas temperaturas, então ele deve ser tratado com baixas temperaturas.

Mas queimar - não hematomaem que a aplicação de gelo (necessariamente embrulhada em pano!) realmente ajuda a estreitar o lúmen dos vasos sanguíneos e reduzir o sangramento. Com queimaduras na pele, ocorre uma violação significativa da termorregulação, que é ainda mais agravada pelo gelo. Se você não precisa receber o status de um paciente único que tenha queimaduras e congelamento ao mesmo tempo - abandonar a idéia de aplicar gelo na pele queimada.

Batata crua ralada

 

Batatas colocar no título apenas como um exemplo. Na verdade, há muitas variedades dessa receita da medicina tradicional: bardana e folhas de bananeira, moídas em mingau e aplicadas a uma queimada, cenouras cruas raladas, folhas de repolho e assim por diante.

Todos esses métodos usam o princípio da hidratação da pele queimada - quase todas as partes de plantas frescas, quando moídas, produzem suco, que, na verdade, serve como um "ingrediente ativo". Mas um efeito similar pode ser conseguido substituindo uma porção da pele danificada por uma queimadura sob uma corrente de água fria.

Além disso, a necessidade de encontrar as matérias-primas corretas (batatas, cenouras, etc.), lavando-as da contaminação e da moagem leva à perda de tempo precioso: a queima precisa ser umedecida e resfriada apenas nos primeiros 15 a 20 minutos; em alguns casos, pode até levar a complicações.

Até certo ponto, as matérias-primas vegetais podem contribuir para a saturação da pele com substâncias biologicamente ativas que estimulam a divisão celular. Mas considerando alto risco de infecção quando se utiliza tal meio "improvisado", o valor de tal bioestimulao reduzido a zero.

Aloe vera

 

Na medicina popular, aloe aparece como uma panacéia para qualquer tipo de dano da pele. Não surpreendentemente, o tratamento de queimaduras (um dos tipos mais comuns de lesão) não está completo sem o uso desta planta.

Aloe é realmente rico em substâncias que estimulam o processo de divisão celular da pele, suavizam o efeito dos radicais livres, aceleram a cicatrização e geralmente “rejuvenescem” a pele. Mas apenas em um caso: se a idade do aloé é de pelo menos 4 a 5 anos, e as folhas cortadas passam por processamento preliminar, que consiste no armazenamento prolongado das folhas em local escuro e fresco.Em tais condições, as substâncias benéficas contidas no aloé, passam para a forma ativa e podem ser consideradas verdadeiramente biologicamente ativas. Caso contrário você simplesmente umedece a queimadura com um meio de pureza e benefícios questionáveis, e estraga a planta.

Mel

 

Como remédio para queimaduras, a medicina tradicional recomenda fortemente o mel. Além disso, não só para o exterior (lubrificação da queimadura com mel), mas também para uso interno. Alegadamente, uma "abordagem abrangente" é capaz de curar rapidamente queimaduras de qualquer grau de severidade.

Não negaremos os benefícios do mel, como meio rico em substâncias biologicamente ativas, micro e macroelementos e, em geral, melhorando o sistema imunológico. Mas não tem nada a ver com queimaduras: aplicado à pele danificada, o mel cria condições surpreendentemente favoráveis ​​para a colonização de uma ferida por patógenos. Como resultado, uma queimadura é frequentemente complicada por inflamações purulentas que necessitam de terapia antibacteriana.

O consumo de solução de mel no interior é até certo ponto justificado. Beber uma quantidade suficiente de fluido evita a desidratação e facilita a eliminação de toxinas formadas durante a quebra da proteína, que antes da queimadura era parte integrante das células da pele. Mas com pequenas queimaduras, desidratação e intoxicação são improváveis. E com queimaduras graves, uma grande quantidade de líquido irá complicar ainda mais o trabalho dos rins e levar a conseqüências de um nível diferente e mais sério.

Além disso, os alérgicos e as pessoas com úlcera gástrica estarão particularmente "felizes" com as bebidas à base de mel, nas quais o mel pode causar condições que precisam da ajuda da medicina tradicional, e a ajuda deve ser urgente.

Óleos vegetais e gorduras animais

 

Se é possível entender e justificar logicamente o uso de óleo de espinheiro ou hipericão no tratamento de pequenas queimaduras (o conteúdo de substâncias bioativas e análogos de antibióticos neles), então a popularidade de óleos de girassol, milho, oliva e outros, bem como gordura de ganso causam perplexidade.

Na medicina tradicional, recomenda-se a aplicação de óleo, por exemplo, buckthorn mar, na borda de queimaduras e pele saudável, a fim de evitar rachaduras na pele durante a cicatrização. Mas a medicina tradicional é categórica: óleo ou gordura deve ser aplicado em toda a área da queimadura com uma camada espessa. Este método pode ser considerado perfeito e insubstituível, se o seu objetivo - entupir completamente os poros da pele e parar a pele "respirando". Levando em conta que a principal parte do oxigênio requerido pelas células da pele entra diretamente no ar circundante, o tratamento de queimaduras com este método pode durar meses e anos, pois os processos químicos que ocorrem com a participação do oxigênio simplesmente param na pele: regeneração, ciclo divisão celular e renovação, etc. O tratamento de queimaduras com óleos pode ser complicado por abscessos, necrose e outras condições. Uma cicatriz deixada após a recuperação sempre o lembrará do incrível poder de cura do óleo de girassol.

Urina

 

O tratamento de queimaduras com a urina da própria “produção” pode ser considerado o apogeu da medicina tradicional.

Estudos químicos e biológicos da urina não encontraram nada que pudesse contribuir para o tratamento de queimaduras térmicas, químicas ou de radiação. No entanto, na medicina popular, este método é posicionado como universal e não tendo contra-indicações.

Pode-se concordar que a aplicação de urina a uma queimadura, que não é acompanhada pela formação de bolhas ou danos à integridade da pele, pode ter um efeito sedativo devido ao efeito placebo (se você acredita firmemente nas propriedades medicinais da urina). Mas quando se trata de queimar feridas, o uso de urina pode ser perigoso. Por exemplo, os sais contidos na urina são irritantes para uma ferida e causam a desidratação de tecidos já suficientemente afetados pela perda de fluidos.Além disso, os produtos do metabolismo que são excretados na urina, mesmo com um forte desejo, não podem ser chamados de úteis. E uma vez na ferida, essas substâncias iniciam processos inflamatórios, cujo resultado é difícil de prever.

E se houver qualquer infecção sistêmica em seu corpo, a aplicação de urina infectada pode causar uma ampla gama de complicações em todo o corpo e trazer muitas emoções à sua vida. Tais como hospitalização com tratamento a longo prazo subseqüente, mas não com urina.

O que fazer com uma queimadura?

Assim, remédios populares não podem ajudar com o tratamento de queimaduras. Se a queimadura for pequena, esfrie a pele sob água fria e, após 15 a 20 minutos, aplique um curativo estéril. Tratar queimaduras só precisa de drogas. Se a queimadura for grave, a pele não deve ser resfriada. Beba o paciente e não deixe de entrar em contato com sua instituição de tratamento o mais rápido possível!

Leia mais sobre primeiros socorros e tratamento de queimaduras no vídeo Andrei Alekseev, chefe do centro de queimaduras do Instituto de Cirurgia. A.V. Vishnevsky:

 

Atenção!Há contra-indicações, a consulta do perito é necessária.
Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.
Artigo em categorias:

Classificações

Seleção

Novas tecnologias