Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

15 fatos sobre como trabalhar com drywall

Como não cometer erros ao instalar este material?

Drywall é um dos materiais de construção modernos, cuja característica é a composição das propriedades de várias substâncias em um complexo. A combinação de propriedades multidirecionais dos materiais de origem em um único produto permite obter resultados inatingíveis ao usar esses materiais separadamente.

Placas de gesso acartonado (GKL) é um material, quando utilizado adequadamente, que proporciona um ganho significativo na velocidade de acabamento e na facilidade com que permite obter superfícies idealmente lisas. Algumas informações sobre o trabalho do drywall ajudarão a evitar erros e tornar o trabalho mais fácil e agradável.

Fato 1

Drywall foi inventado para aumentar as vendas de papel.


Foto: board.kompass.ua

O Drywall foi inventado em 1884 por um americano, Augustine Sackett, dono de uma fábrica de papel. A busca por novas aplicações e mercados para seus produtos levou ao nascimento de um novo material.
O protótipo do drywall moderno consistia em dez camadas de papel grosso, coladas com gesso. Posteriormente, Stephen Kelly simplificou a estrutura do material, usando um núcleo sólido de gesso e uma casca de papel de dois lados. Clarence Ustman possuía a ideia das bordas fechadas da folha. Nesta forma, drywall chegou aos nossos dias, sem sofrer alterações fundamentais.

Fato 2

Drywall, como qualquer material, tem seu próprio escopo.

Se você tem uma idéia para nivelar as paredes ou o teto com a ajuda de drywall, você deve avaliar o grau de rugosidade da superfície. Este material é mais eficaz no alinhamento de grandes irregularidades e na definição de paredes, partições e outras estruturas falsas. Se as irregularidades forem pequenas, o uso do drywall pode levar a tempo e dinheiro desnecessários. Além disso, ao usá-lo como um “gesso seco”, deve ser lembrado que o revestimento de gesso cartonado inevitavelmente ocupa algum espaço, o que em alguns casos pode ser bastante significativo.

Fato 3

Ao rebocar paredes com gesso cartonado, as folhas podem ser fixadas com cola.



Se for necessário emplastrar uma parede com placas de estuque, cujas irregularidades não excedam 20-50 mm, as folhas podem ser fixadas a um adesivo especial, por exemplo, a mistura adesiva de gesso “Perlfiks” fabricada pela Knauf. A mistura é aplicada no lado de trás da folha com três listras verticais usando uma colher com uma borda "lascada". Com paredes muito lisas, você também pode usar uma espátula de pente.
Se as irregularidades excederem 20 mm, a cola é aplicada em grumos com dimensões de cerca de 15 cm, os caroços são dispostos ao longo das bordas verticais e ao longo da linha média da folha, aproximadamente 25 cm de altura. No caso de irregularidades muito grandes da parede, elas podem ser compensadas com a colagem de tiras de drywall nesses locais na parede.
Ao trabalhar com cola, é importante lembrar que ela permanece funcional dentro de 30 minutos após a preparação. Você precisa preparar a mistura em tal quantidade que será usada durante este tempo.
A exatidão da colocação de folhas verificada linha (direitaesucata) com 2.5 m de comprimento A folha que se projeta sobre o plano deve ser “plantada”, batendo-a com um martelo de borracha através da régua.

Fato 4

A fixação de chapas de gesso a perfis metálicos com parafusos auto-perfurantes não requer perfuração prévia.

Para uma pessoa que está acostumada a trabalhar "pelas regras", a idéia de enroscar parafusos em um metal liso sem buracos pode parecer, para dizer o mínimo, estranha. No entanto, parafusos de metal usados ​​em paredes de gesso funcionam depois que várias revoluções do “deslizamento” fazem um furo no perfil e entram nele, fixando-se com segurança.
Não tente executar tal operação manualmente. Para fazer isso, use uma chave de fenda ou furadeira.Para montagem drywall usado parafusos pretos com uma cabeça escareada e rosca fina, seguramente segurando em uma chapa fina.

Fato 5

A fixação dos elementos da estrutura entre si tem suas próprias características.


Foto: stroim-vmeste.ucoz.ru


Para conectar os elementos da armação de metal entre eles, há uma ferramenta especial que se assemelha a pinças. O trabalho desta ferramenta é que com sua ajuda duas partes (perfis) são pressionadas firmemente umas às outras, em seguida, um buraco é perfurado em suas paredes, as bordas do metal nele são dobradas e os detalhes são fixos. Acontece uma espécie de conexão rebitada que não requer fixadores.
No entanto, a maioria dos construtores prefere usar para montar todos os mesmos parafusos. Tal conexão não é confiável por várias razões e pode levar a um afrouxamento gradual dos pontos de fixação. Se você já usa parafusos, você deve preferir a opção com uma broca e uma cabeça semi-circular ou hexadecimal com uma arruela de pressão. Esse parafuso auto-roscante aperta firmemente as peças presas e segura com mais segurança.

Fato 6

Uma broca não é pior que uma chave de fenda.



Se você não tiver uma chave de fenda, pode substituí-la por uma furadeira elétrica. Aparafusar os parafusos com uma broca não é tão conveniente e requer certas habilidades. Mas no caso de consertar a placa de gesso, um bit especial ajuda muito com o trabalho.
O bit drywall é um bit PH2 regular com um limitador montado nele. Ao aparafusar, a rolha encosta contra a superfície da parede de gesso e a cabeça do parafuso fica embutida na superfície. Não precisa controlar a velocidade de rotação e o torque.

Fato 7

Bit - uma das pequenas coisas importantes.

Bat, isto é, o bocal, que vira diretamente o parafuso - uma parte bastante importante do equipamento ao trabalhar com o drywall. Montando o quadro e folhas de costura, você tem que apertar milhares de parafusos. Sob essas condições, o bit correto pode ter um impacto significativo na velocidade do trabalho e na quantidade de esforço despendido.
Primeiro, os bits devem necessariamente corresponder às estrias do parafuso, tanto em tamanho quanto em tipo. Ao instalar construções de parede de gesso, geralmente são usados ​​parafusos com um diâmetro de 3,5 mm com slots simples em forma de cruz. O bit PH2 é destinado a eles. Se forem usados ​​parafusos auto-roscantes com ranhuras de oito feixes (geralmente são amarelos ou brancos), é melhor que eles estoquem em bits PZ dos tamanhos apropriados.
Idealmente, o parafuso, montado no bastão, deve ser segurado firmemente nele. Um suporte magnético é muito útil para trabalhar com parafusos auto-roscantes - um elo intermediário entre o mandril da furadeira ou da chave de fenda e o taco. Verificar a qualidade do suporte quando a compra é simples: você precisa instalar qualquer morcego nele e “mergulhá-lo” em uma pilha de parafusos auto-roscantes. Se depois disso, apenas um deles foi mantido na bit, é melhor não usar tal suporte. Um bom ímã deve conter pelo menos três.

Fato 8

As bordas da chapa de drywall têm uma forma especial para vedação de alta qualidade das juntas.


Foto: dleamasterov.ru

Bordas longitudinais GLC têm uma forma especial. A borda semicircular biselada facilita o enchimento de alta qualidade da junção com a massa de vidraceiro. A espessura reduzida da folha perto da borda torna possível colocar uma fita de reforço na junta de modo que ela não crie uma protuberância neste local.
Com longitudinal, isto é, juntas verticais, tudo é mais ou menos claro. Mas como fechar as articulações transversais, inevitável quando a altura da parede excede o comprimento da folha?
Primeiro, as costuras transversais precisam ser feitas "em uma corrida", de modo que fiquem localizadas em painéis adjacentes em diferentes alturas.
Em segundo lugar, as bordas horizontais das folhas, ao contrário das verticais, não são fixadas em uma base rígida ao longo de todo o comprimento e podem flutuar. Para fixar as bordas, você precisa bainha as peças do perfil, 15-20 cm de comprimento, através da articulação do interior.Deve haver dois reforços para a largura da folha.
Em terceiro lugar, as bordas de costura devem ser abertas a uma profundidade de pelo menos metade da espessura da folha, removendo o material ao longo da borda em um ângulo de 45 °.Em seguida, você precisa remover o invólucro de papelão da folha ao longo da borda da largura, o que levará a fita de reforço.
Depois disso, a junta é vedada com massa Fugenfuller (Fugenfüller) ou Uniflott (Uniflot), bem como vertical. Apesar do fato de que Uniflott putty é destinado a selar juntas sem usar fita, é melhor usá-lo em juntas transversais, como eles são menos rígidos e a probabilidade de rachaduras aqui é maior.

Fato 9

A localização dos fixadores na folha é estritamente regulada pelo fabricante GKL.

Ao fixar uma folha de drywall ao quadro, os parafusos são organizados em uma ordem específica:

  • ao longo da borda dos parafusos de montagem estão localizados a uma distância de cerca de 20 mm a partir da borda com um passo de 125 mm;
  • a folha é fixada ao perfil médio ao longo da linha central da folha com um passo de 250 mm;
  • na face da placa de gesso marcas marcadas nos pontos onde você precisa colocar fixadores;
  • ao prender arestas que não são cobertas com papelão (juntas transversais, juntas de fragmentos cortados), parafusos auto-roscantes devem ser colocados mais longe da borda, uma vez que a aresta aberta tem menos resistência.

Fato 10

Placas de gesso não devem descansar no chão.

Independentemente do método de fixação de chapas de gesso, as chapas são instaladas no mesmo lugar:

  • a folha é colocada no chão com a face inferior e inferior voltada para o local da futura instalação;
  • a borda inferior é colocada sobre os revestimentos com uma espessura de cerca de 10 mm, geralmente para este uso guarnição do drywall;
  • preparação necessária é realizada, por exemplo, colocando cola;
  • a folha sobe na posição vertical e é colocada no lugar, enquanto deve necessariamente ficar nos revestimentos;
  • depois que a fixação final das inserções da folha for removida.

A lacuna protegerá contra consequências desagradáveis ​​que podem surgir quando uma estrutura se afunda durante a operação.

Fato 11

A estrutura para o teto suspenso de placas de gesso é diferente da estrutura das paredes.


Foto: gipsari.com

Ao instalar superfícies verticais de gesso cartonado, cada folha é anexada a três perfis: dois nas bordas, comuns às folhas adjacentes e uma no centro. Com uma largura de folha de 1200 mm, o passo do perfil vertical do quadro é de 600 mm.
Ao instalar o drywall no teto, maiores exigências são colocadas no quadro. Para garantir resistência suficiente e eliminar o afundamento da chapa, a estrutura do teto é montada em incrementos de 400 mm. Ou seja, cada folha é mantida por quatro perfis.
Muitas vezes, os construtores negligenciam esse requisito e fazem com que o teto seja o mesmo da parede, economizando o perfil. No entanto, neste caso, ninguém pode garantir um serviço de teto impecável.

Fato 12

Existem requisitos especiais para acessórios de teto.



De fixadores projetados para montagem em tijolos, concreto, etc., os tarugos plásticos mais comuns, que são aparafusados ​​nos parafusos. No entanto, no caso de montagem de um teto suspenso, seu uso é inaceitável.
No suporte de teto, em contraste com o suporte de parede, o fixador não funciona para “quebrar”, mas para “rasgar”. Cavilha de plástico pode começar a "rastejar" sob carga. Bem, se ocorrer um incêndio, o teto, montado em fixadores termoplásticos, pode se tornar pior do que o próprio fogo.
Para fixar o teto à base, é melhor usar buchas de metal de percussão, cunhas ou parafusos de ancoragem.

Fato 13

Não economize na rigidez da partição do drywall.


Foto: nashakrepost.ru

Ao reconstruir o apartamento é muito convenientes partições de gesso. O esqueleto dos perfis verticais de aço é revestido em ambos os lados com placas de gesso, a cavidade interna é preenchida com material à prova de som - e a parede está pronta!
No entanto, pode haver uma surpresa desagradável. A divisória inteira é anexada ao piso, teto e paredes. Em essência, obtém-se uma membrana capaz de vibrações com todas as conseqüências. Para não obter um tambor enorme em vez de uma parede, você precisa cuidar da rigidez do quadro com antecedência. Para fazer isso, você pode:

  • minimize o comprimento da partição livre, construa o layout para que a partição seja reforçada com um ângulo, adjacente a outra partição e outras nervuras de reforço;
  • aplicam-se ao perfil da armação da seção máxima;
  • introduzir perfis reforçados na estrutura para instalação da porta;
  • Aumentar a massa da partição completando uma placa de gesso cartonado de duas camadas.

Fato 14

A junção da divisória do gesso com a parede, o assoalho ou o teto é um furo potencial no quarto adjacente.

A junção de paredes de gesso cartonado com outras estruturas, apesar de sua densidade aparente, é uma janela aberta para vazamentos de calor e penetração de som. Não importa com que cuidado a instalação seja realizada, um espaço de passagem é formado neste local de uma sala para outra.
Para eliminar a aparência desse defeito, uma tira especial de borracha esponjosa é colocada sob o perfil adjacente. A junta elástica preenche todas as irregularidades e veda a junta. Estrutura espumosa irá absorver sons e reter o calor.

Fato 15

Anexar algo à parede de gesso deve ser prudente.


Foto: obystroy.ru

Prateleiras, armários e até armários bastante pesados ​​podem ser montados na parede de gesso cartonado. O principal é usar fixadores especiais para isso e posicionar corretamente os pontos de fixação.
No entanto, se você precisar consertar um objeto pesado que forneça uma carga alta, por exemplo, uma caldeira, é melhor posicionar os fixadores para que a carga não caia na folha, mas nos elementos de energia. É melhor estabelecer o ganho no local desejado no estágio de construção do quadro.

Veja também:

Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.

Classificações

Seleção

Novas tecnologias