Recusa de resistências de aquecimento
ISI Tecnologia já demonstrou seu aquecedor de água instantâneo com uma nova tecnologia, e em 2015 promete fornecer um cumulativo. Nestas caldeiras elétricas, os aquecedores resistivos foram abandonados e afetam diretamente a estrutura molecular da água, utilizando o know-how desenvolvido pela empresa. A eficiência de tal aquecedor de água é declarada em 99%. Segundo a empresa, essa abordagem permitirá:
- reduzir o número de avarias;
- simplificar a implementação de funções adicionais;
- reduzir o consumo de energia em 40%;
- tornar o design do aquecedor de água mais elegante.
A nova caldeira será equipada com um sistema de controle moderno, com a capacidade de controlar o trabalho através de redes sem fio usando um smartphone ou tablet.
Foto: facepla.net
Sistemas de amaciamento de água com chip eletrônico
Um grande problema para as caldeiras modernas é a água dura, que forma a escala nos elementos de aquecimento e nas superfícies do tanque. Os sistemas de tratamento de água praticamente não são utilizados para combatê-lo, uma vez que as membranas catiônicas convencionais e até progressivas são bastante caras e ocupam muito espaço, além de reduzir a eficiência do aquecedor de água. A recém-formada startup Okeanos Technologies, juntamente com a University of Texas Technology, propôs uma nova abordagem. Ele promete em 2015 criar um sistema do tamanho de uma garrafa de dois litros, que pode não apenas remover sais de cálcio e magnésio, que causam incrustações, mas também dessalinizam a água do mar. No coração deste sistema está um chip, criado pela tecnologia de dispositivos semicondutores. Quando a tensão é aplicada, um canal duplo é criado nela, em um dos ramos dos quais uma área empobrecida por íons é formada, onde os sais se apressam. Embora o sistema seja principalmente projetado para dessalinização, muitos fabricantes de equipamentos de aquecimento expressaram interesse em usá-lo em seus equipamentos, caldeiras e aquecedores de água.
Foto: www.tevado.ru
Recuperação de calor
Este sistema já é oferecido por empresas russas aos seus clientes. Sua essência reside no fato de que o excesso de calor gerado no equipamento de refrigeração é desviado para o aquecedor de água de armazenamento e é usado para fornecer água quente. No momento, esse equipamento é mais procurado por fabricantes ou organizações comerciais. Mas imediatamente de várias empresas surgiram declarações de que este ano oferecerão sistemas semelhantes para necessidades domésticas, integradas principalmente com sistemas de ar condicionado. Assim, o excesso de líquido usado para resfriar a sala será usado para aquecimento. O volume de tais aquecedores de água de armazenamento será pequeno e eles serão usados principalmente para obter uma pequena quantidade de água quente.
Foto: astron-m-arhangelsk.ru
Método biológico de descalcificação
Até agora, um método mecânico ou reagentes químicos foram usados para limpar as superfícies dos tanques de armazenamento de água. Em novembro do ano passado, a empresa Krasnodar NanoServ anunciou um novo método - o uso de microorganismos. Após a modificação genética das bactérias do ácido láctico, eles "concordaram" em comer a balança. Ao contrário de outros métodos de remoção de placa, essa abordagem nos permite não nos preocupar com a condição dos selos e componentes poliméricos da caldeira, que foram facilmente danificados ou dissolvidos por outros métodos de limpeza. Agora será possível restaurar o estado do aquecedor de água de armazenamento sem o envolvimento de especialistas.A empresa planeja entrar em 2015 no mercado russo com essa tecnologia e, posteriormente, no exterior.
Foto: ot-nakipi.ru
Integração de caldeiras de armazenamento no sistema de casa inteligente
O gerenciamento de aquecedores de água usando dispositivos móveis está em uso há vários anos. Mas geralmente essa função é implementada individualmente para cada dispositivo individual. A Bosch abordou essa questão com mais detalhes: está desenvolvendo um sistema Home Connect que conectará todos os eletrodomésticos de uma caldeira acumuladora ou lavadora de roupas a um liquidificador em uma única rede. Isso simplificará bastante o trabalho e aproximará o conceito de “casa inteligente”. E isso não é apenas uma previsão, o sistema já está funcionando. Em novembro de 2014, foram lançados aplicativos para dispositivos móveis no iOS e, na primavera de 2015, o programa também deve aparecer para a plataforma Android mais comum. Você não precisa mais procurar programas separados para uma caldeira ou um refrigerador no menu de um smartphone ou tablet, pode imediatamente programar a cafeteira para fazer uma xícara de café às 7 horas, trocar facilmente para um aquecedor de água e prepará-la para preparar água quente para um banho 15 minutos antes.
Foto: irvispress.ru