Produtos para colorir
Na maioria das vezes os dentes escurecem devido ao uso de bebidas e produtos de coloração - café, chá verde e preto forte, vinho tinto, chocolate, cacau, sucos de frutas naturais, smoothies e purê de batatas (especialmente aqueles que incluem blueberries ou groselhas).
Fumar
Fumar - este mau hábito provoca a formação de uma placa difícil de remover nos dentes, que tem uma tonalidade castanha (de castanho claro a quase preto).
Excesso de flúor nos alimentos
O excesso de flúor, que entra no organismo com água potável e alimentos, é a causa da fluorose - uma doença caracterizada pela formação de manchas no esmalte (esmalte dentário salpicado). Branqueamento em casa não ajuda a se livrar das manifestações de fluorose.
Alguns medicamentos
A exposição a certos produtos químicos e drogas provoca o escurecimento do esmalte dos dentes. Uma situação comum quando os dentes escurecem devido a antibióticos. Por exemplo, a tetraciclina administrada durante a gravidez provoca o desenvolvimento de uma patologia especial de escovação, na qual o esmalte tem uma tonalidade acastanhada característica que não pode ser branqueada até mesmo pelos sistemas mais inovadores.
Se a descoloração do esmalte dentário for causada por outro antibiótico, este pode ser clareado com a ajuda de procedimentos de escrivaninha (ZOOM ou o método de clareamento intra-canal seria melhor).
Apagar esmalte dentário
Desbaste excessivo do esmalte dentário devido ao qual a dentina de substituição mais escura começa a brilhar. A causa dessa condição pode ser alterações relacionadas à idade, consumo excessivo de doces, aumento da abrasão do esmalte e trauma dos dentes. Para branquear o esmalte, neste caso, é inútil, então a alternativa pode ser a restauração, próteses ou instalação de facetas.
Tratamento dentário inadequado
Uma das razões pelas quais os dentes estão ficando escuros é o tratamento incorreto do canal radicular. Alguns materiais para preenchimento do canal causam vermelhidão e escurecimento dos dentes. Além disso, com o preenchimento incompleto, o dente pode mudar de cor ao longo do tempo. O branqueamento desses dentes é possível apenas pela introdução de géis de peróxido nos canais.
Características congênitas
Patologias geneticamente determinadas ou congênitas da formação do esmalte do dente - hipoplasia, defeito em forma de cunha. Esses defeitos também não são passíveis de branqueamento em casa, é necessário o uso de métodos profissionais de gabinete ou instalação de facetas.