6 melhores fabricantes de faca de caça
Se há algo que certamente será útil para o caçador, mesmo que ele não consiga nada, então isto é ... Quem disse "frasco"? Na verdade, é claro que é uma boa faca de caça. E, falando de facas de caça, nós cobrimos não apenas o significado do termo que é dado pela nossa legislação (nela a “faca de caça” é uma arma fria adquirida apenas com uma licença válida da série POX para armas de fogo). Há tantas lacunas nos padrões domésticos, que permitem distinguir "armas frias" de "hozbyt", que uma faca de qualquer formato pode ser adaptada às suas necessidades, sem ir além da estrutura "doméstica". Portanto, há tantas facas com certificados de “casa” em nossas prateleiras que não pudemos fazer uma classificação das melhores facas de caça por modelo.
Vamos tornar isso mais fácil - apontamos as empresas que, em nossa opinião, merecem mais atenção ao escolher. O benefício da Rússia a este respeito é algo para se orgulhar - temos cidades inteiras de armeiros, e as palavras "Kizlyar", "Crisóstomo", "Vorsma" e assim por diante para os amantes de facas tornaram-se não apenas conceitos geográficos. Infelizmente, o formato limitado do artigo não permitirá escrever sobre muitos fabricantes, por isso, em primeiro lugar recordar os produtos dos mais comuns e adequados para o papel da ferramenta de trabalho do caçador.
Facas de caça - 6 melhores produtores
Categoria | Place | Nome | Avaliação |
---|---|---|---|
Os melhores fabricantes russos de facas de caça. | 1 | AIR, Crisóstomo | 9.8 / 10 |
2 | Vorsma Knife LLC, Vorsma | 9.5 / 10 | |
3 | OOO PP Kizlyar, Kizlyar | 9.4 / 10 | |
4 | Forja Semina Y.M., Vorsma | 8.9 / 10 | |
Os melhores fabricantes estrangeiros de facas de caça | 1 | Helle | 9.7 / 10 |
2 | Mora da Suécia | 9.6 / 10 |
Os melhores fabricantes russos de facas de caça.
AIR, Crisóstomo
Desde sua fundação em 1999, a AiR (Arkhipov e Rogozin) tornou-se a “face” de sua cidade, embora não seja privada de mestres: as armas frias foram massivamente produzidas em Zlatoust por mais de 200 anos, e especialistas de Solingen ajudaram a indústria. A variedade de facas "AiR" um grande número de modelos em massa - de cozinha inofensivo (hmm ... embora de acordo com estatísticas da polícia você não pode dizer isso) para modelos sérios que são certificados como aço frio. Nós nem sequer falamos sobre “facas crescidas demais” (kukri, facão) e ainda mais com sabres: há algo para escolher, muito menos pedidos especiais. Quase todos os modelos da faca podem ser produzidos em várias versões - você pode escolher o material da alça e o aço da lâmina, e a escolha do aço fará precisamente o Nozheleman esmagar sua cabeça. A partir de um simples 95x18, muito popular para fazer barato turista e facas de caça, você pode ir para AUS-8, Elmax ... Mas se aços de alta cromo, mesmo práticos, não combina com você esteticamente, o que pode ser comparado com Damasco? Sim, é claro, difícil de limpar por causa da superfície de alívio, e por isso enferruja rapidamente, mas pelo menos os últimos mestres da Zlatoust estão lutando com sucesso: é oferecido aos clientes um damasco especial resistente às intempéries Zladinox ZDI-1016, criado pelos mestres da empresa. O que mais eu posso dizer? Vamos simplesmente listar apenas uma pequena parte dos prêmios já conquistados pela empresa: os primeiros lugares ganhos repetidamente nas nomeações da exposição internacional Blade - Tradições e Modernidade, Blade of the Year no Nuremberg IWA-2009. Principais vantagens:
Contras:
|
9.8 / 10
Avaliação
Comentários
Enquanto ele era capaz de se limitar a apenas três facas, o último ordenou de um Damasco: ele realmente se sente bem em umidade, ele foi convencido na caça várias vezes, embora a experiência com Damasco de outras empresas fosse mais triste. |
Vorsma Knife LLC, Vorsma
A dez mil cidade de Vorsma, por renome, pode argumentar com muitos milionários: aqui, desde o século 18, oficinas para a produção de várias lâminas foram concentradas, e as tradições de artesãos ainda estão vivas: falando de facas de Vorsma, estamos falando principalmente de pequenas oficinas privadas. Embora não possa ser dito que a firma de A. Sedov (que não deve ser confundida com S. Sedov, que também vive em Worm ... e adivinhe o que ele faz?) É tão pequena - mesmo que haja poucos funcionários nela, mas os frutos de seus trabalhos são bem conhecidos. A produção é baseada no sistema básico de design de facas, e o cliente pode escolher o material da lâmina e manipular o design que lhe interessa - por exemplo, se você gosta da faca de caça Leader, então precisa dar 14.500 rublos por uma lâmina de damasco e figura de fundição de prata de níquel: uma faca de aço D2 (4900 r.), Damasco (4050 r.) seria uma excelente variante de trabalho.Bem, em qualquer caso, você pode escolher a alça ao seu gosto. Se desejado, fundição de níquel-prata para o design do cabo pode ser comprada dos mestres e separadamente, a fim de "elevar" a faca comprada anteriormente ou produto caseiro. A escolha dos aços para esta oficina é uma das melhores: eles trabalham com aço “diamante” XB5, com damasco, e com vários tipos de Damasco. Os ventiladores de aços estrangeiros serão encontrados no catálogo por conhecidos Elmax, S390, M390, AISI. Assim, a possibilidade de escolher uma faca "por si só" é muito grande, embora seja uma questão de um conjunto de projetos padrão. Principais vantagens:
Contras:
|
9.5 / 10
Avaliação
Comentários
Eu pedi de presente, mas acho que vou comprar o mesmo para mim - o acabamento é muito alto, a faca é ótima. |
OOO PP Kizlyar, Kizlyar
As lâminas do Daguestão são a “marca” dos tempos czaristas, e a moderna produção de facas em Kizlyar (não confundir com a marca Kizlyar Supreme, são empresas diferentes) combina tradição com moda moderna: você pode escolher entre as empresas de catálogos e adagas caucasianas clássicas com acabamento prateado, e facas táticas de aço importado. Ao mesmo tempo, os preços das lâminas de Kizlyar são bastante baratos, se você não visar modelos exclusivos com acabamentos caros. É por isso que, entre os amantes das facas, a palavra "Kizlyar" tornou-se um nome familiar: alguém vê nela lâminas de "boa qualidade" de boa qualidade, sem qualquer frescura, alguém desdenhosamente torce o lábio - dizem eles, estampados em massa. No entanto, as facas Kizlyar não são apenas “guindastes” em massa, “KO-1”, “Kites” ou “Bikers”, mas também trabalhos originais para “dinheiro muito diferente” (“Isma”, “Caspiy”, “Leopard”). ). Infelizmente, foi precisamente o caráter de massa que uma vez serviu a empresa de uma maneira ruim - o termo “Kozlyar”, que apareceu devido a inúmeras falhas nos produtos orçamentários brutos e uma atitude indiferente do cliente para com os clientes, foi estabelecido nos fóruns da Nozheman. Alguns dos problemas, claro, foram mais estéticos do que realmente afetar o uso da faca (por exemplo, a assimetria das descidas, que o autor também tem em Pavlovsky Hunter-2, que não impede que esta faca trabalhe por 8 anos), mas impregnação de madeira pobre já exigia uma seleção próxima de uma boa faca de caça ao comprar. De qualquer forma, as facas Kizlyar continuam sendo uma das mais comuns, então não haverá problemas com a escolha, e as revisões dos últimos anos em fóruns especializados são muito mais favoráveis do que as palavras dirigidas à PP Kizlyar LLC dez anos atrás. Agora, a empresa já oferece garantia vitalícia para defeitos de fábrica de modelos em massa.Se você precisa de um bom trabalho faca de caça, e não uma bela "prateleira" para a coleção - então por que não? Principais vantagens:
Contras:
|
9.4 / 10
Avaliação
Comentários
Boas facas de caça por pouco dinheiro. Você sabe, a caça é medida ao preço de uma faca ainda mais estúpida do que o preço de uma arma - e então, enquanto você está descrevendo, pelo quanto sua “Beretta” pegou, seu vizinho com o “tulk” de seu avô passaria ... Você entendeu a dica? |
Forja Semina Y.M., Vorsma
Vamos continuar sobre os mestres da região de Nizhny Novgorod: Yuri Semin começou seu trabalho em 1995, e agora esse mestre já pode ser reconhecido como famoso em toda a Rússia e além. Em 2016, as facas de Semin puderam ser apresentadas na 21ª (!) Exposição, que decorreu de Moscou a Irkutsk. E o que há para esconder, o fato de adquirir uma faca de um mestre em particular, e não a marca sem rosto de qualquer empresa, também pode se tornar um argumento ao escolher: o trabalho manual sempre será apreciado. O que o mestre nos oferece hoje? Há muitas coisas interessantes na série padrão. Por exemplo, “dobras” práticas podem ser encomendadas com lâminas de damasco, que muitas empresas não oferecem. Perto dos preços para Damasco facas de aço D2 - um dos mais populares no exterior "semi-novembro" (teor de cromo - 12%). Você gosta de facas grandes? Então vale a pena olhar na direção de modelos como "Kazak" (224 mm da lâmina), "Faraó" (247 mm), "César" (246 mm). Bem, não se esqueça do facão. Ele faz magos e machados, e até mesmo uma pedra (!) O machado é oferecido aos amantes de “exclusividades completas”. O que primeiro vem à mente por associação à palavra "Damasco"? Claro, damasco - ferreiro trabalha com este aço, e oferece lâminas de damasco cadinho e ligas. O preço deles, infelizmente, muitas vezes mais do que o de qualquer outra opção do aço "mais simples", e eles são feitos pelo mestre apenas para pré-pagamento. Principais vantagens:
Contras:
|
8.9 / 10
Avaliação
Comentários
As facas são relativamente baratas, embora bem montadas e afiadas. O aço é devidamente endurecido, não desmorona, mas não precisa constantemente de afiar. |
Os melhores fabricantes estrangeiros de facas de caça
Helle
Entre os conhecedores de facas clássicas de alta qualidade, a empresa norueguesa, fundada em 1932, é bem conhecida, e não apenas por causa de nomes difíceis de pronunciar: sua qualidade é inegável, e a aparência estrita da faca escandinava se combina perfeitamente com materiais modernos. Na época do início da produção, as facas eram forjadas à mão na forja da família, em uma aldeia onde não havia nem eletricidade, e a empresa entrou no mercado ... ou melhor, andava de bicicleta, que um dos irmãos fundadores mergulhou com uma mochila cheia de facas e foi para Oslo . Desde então, muita coisa mudou na oficina, mas até hoje a essência da produção não mudou: as facas Helle são forjadas e montadas apenas à mão, e são muito populares entre os caçadores europeus. E na Rússia, apesar dos preços notavelmente aumentados, a empresa tem fãs suficientes. E não se pode negar que o design, "run-in" por gerações de pescadores e caçadores, funciona muito bem. Na produção de lâminas, a estrutura de sanduíche ou aço laminado é usada - a parte central é feita de aço de alto carbono, o que dá a resistência à afiação de facas.Mas, a fim de excluir a ferrugem rápida e a probabilidade de fratura (“alto carbono” endurecido é muito frágil), as partes externas já são feitas de aço inoxidável com alto teor de cromo. Portanto, qualquer pessoa que possua uma faca Helle sabe perfeitamente como essas facas continuam afiando e não têm medo da umidade - e isso é muito importante para um caçador, especialmente quando se trata do maior jogo de aves aquáticas em nosso país. Principais vantagens:
Contras:
|
9.7 / 10
Avaliação
Comentários
A melhor faca de caça que eu tive que usar é Helle Jaktkniv, definitivamente. |
Mora da Suécia
Outro representante da Escandinávia, além de contar a história do século XIX: embora a própria marca Mora tenha aparecido não faz muito tempo, desde a fusão das empresas KJ Eriksson e Frost Knivfabrik em 2005, ambas iniciaram a produção há muito tempo. Facas de Eric Frost começaram a ser produzidas em 1891, e Krang-Johan Eriksson fez facas desde 1912, então Mora é a união de duas das maiores e mais antigas fábricas suecas para a produção de facas. Como convém a um verdadeiro escandinavo, as facas Mora combinam perfeitamente acessibilidade, praticidade e qualidade. O preço na Rússia para produtos sob esta marca começa com os de três dígitos: facas como Morakniv Classic 611 custam menos de 1000 rublos, e por esse dinheiro você ganha uma faca montada de alta qualidade com uma lâmina feita de aço carbono durável. Bem, na série mais cara, o aço inoxidável Sandvik 12C27 ou o “laminado” são usados. Em suma, se você está procurando uma incorporação perfeita do conceito de uma faca de trabalho, que é barato, prático e confiável, então o círculo de fãs de facas Mora certamente irá aceitá-lo. Principais vantagens:
Contras:
|
9.6 / 10
Avaliação
Comentários
A melhor faca de trabalho é uma combinação de qualidade escandinava com um preço muito acessível. Ele funciona muito bem em caçadas e caminhadas, não é uma vergonha quebrá-lo ou afogá-lo, como um shtachnik caro. |
Qual é o melhor aço para uma faca de caça?
Caçar é uma ocupação paradoxal. Aqui, o antigo clássico é perfeitamente combinado com modernidade e praticidade - com as delícias da arte. Na caça, você pode ver o velho Tula kurkovka, e o novo semi-automático, um rifle barato em plástico preto e uma peça, cujo preço é comparável ao custo do apartamento. Então as facas usadas aqui são muito diferentes: alguém vai escolher uma faca simples externa sem fio e gravuras, alguém na bainha levará uma exclusiva artesanal.
Portanto, nos concentramos no que está dentro - nos materiais. Sua escolha de facas é ótima, cada uma tem seus prós e contras.
Talvez a opção mais democrática seja aço carbono: eles são baratos, fáceis de tratar calor, durável, mantenha a nitidez bem. Adicionando o cromo à liga, protegemos confiavelmente a faca dos efeitos prejudiciais da umidade. Aqui, uma das melhores ligas orçamentárias é 95x18 e suas contrapartes americanas 440D / 440C. Eles são bem mantidos afiação, durável, porque muito popular.
À venda você pode conhecer e facas de aços para ferramentasoriginalmente desenvolvido para ferramentas de corte (brocas, torneiras, matrizes). Sua vantagem é a capacidade de obter alta dureza, mas é por isso que eles são sensíveis aos modos de tratamento térmico: com um erro, é fácil obter uma faca quente que se desintegra rapidamente ao longo da bainha e será muito difícil afiar manualmente. Quando se dobra, tal faca se romperá. E, finalmente, a resistência à corrosão dos desenvolvedores de aços ferramenta não estava particularmente preocupada - mas a ferrugem na faca era inadequada. Na caça ou pesca tal faca não deve ser tomada.
Pelo mesmo motivo Damasco e bulat, apesar do estilo romântico em torno dessas palavras, também tem certas desvantagens.Cuidado eles precisam de cuidado, porque por causa da superfície de relevo da água é mais fácil penetrar em microfissuras. Damasco barato, mal forjado, pode rapidamente começar a rachar e desmoronar. Por outro lado, a metalurgia moderna permitiu a criação de Damasco, não sujeita a ferrugem, e até mesmo a produção industrial de aço - por exemplo, o Damasteel sueco: um de seus graus é projetado para a fabricação de barris de armas de fogo, e os requisitos de resistência são muito maiores do que na produção facas. E de danificar a aresta de corte, Damasco laminado é bem segurado - tais facas são cortadas por uma placa homogênea de aço de alto carbono, e "sobreposições" de damasco servem apenas para fins estéticos.