O mercado de câmeras SLR está saturado. Embora apenas cinco grandes empresas estejam envolvidas em sua liberação, cada uma considera seu dever liberar pelo menos dois ou três novos modelos em diferentes segmentos de preço para o ano. Como resultado, o consumidor tem que escolher entre dezenas de modelos de câmeras SLR. Isso não é tão fácil para um fotógrafo amador iniciante, dado que os parâmetros técnicos das DSLRs estão sendo constantemente aprimorados, e a funcionalidade está se expandindo cada vez mais. No entanto, os mesmos vários critérios de antes são importantes para a seleção. Que tipo? Aprenda com nosso artigo.
Tamanho da matriz
Foto: prophotos.ru
Este é um parâmetro chave para determinar o preço da câmera e a qualidade das futuras fotografias (por padrão, assumimos que as mãos do fotógrafo crescem de onde deveria estar). A matriz (sensor), para simplificar, é um chip especial com sensores fotográficos ou pixels. Na verdade, isso é um análogo do filme no qual a imagem é desenhada. É claro que, sendo as outras coisas iguais, quanto maior a matriz, melhor será a imagem. O tamanho da referência (quadro completo) é 36 * 24 mm.
Nos espelhos modernos, dois tipos de sensores são usados predominantemente.
Matriz polvilhada
Em câmeras SLR baratas, são usados sensores que são reduzidos em proporções variáveis em relação ao full-frame. Eles podem ser comparados com televisores com diagonal de tela diferente. A proporção pela qual a matriz full-frame é reduzida é chamada de fator de corte. A qualidade das imagens no sensor recortado, é claro, será menor que a do quadro inteiro, mas não é crítica, pois o fator máximo de recorte mesmo nos modelos mais baratos não excede 1,6, e isso é muito melhor do que a maioria das câmeras digitais. Os ruídos são perceptíveis em ISO menos alto do que os das câmeras full-frame, mas para fotos amadoras de impressão, essa desvantagem não é significativa. Ao mesmo tempo, a matriz torta é muito mais fácil e muito mais barata que a de tamanho normal, o que torna a câmera mais adequada para iniciantes.
Prós: O baixo custo da câmera e óptica, baixo peso e tamanho da câmera, reparação de baixo custo.
Contras: não a mais alta qualidade de imagem.
Quadro completo
A matriz full-frame coloca câmeras semi e profissionais caras. Ela, mesmo com uma resolução relativamente pequena, permite obter cores realistas e detalhes elevados. Tal sensor torna possível elevar o ISO sem se preocupar com possíveis ruídos. Comparado com a matriz aparada, a distância focal aumenta significativamente e a profundidade de campo diminui, o mesmo efeito Bokeh é mais impressionante. Menos câmeras full-frame - a deterioração da nitidez e dos detalhes nas bordas do quadro, devido às peculiaridades da ótica e das células fotossensíveis. A luz na periferia do quadro cai em um ângulo - daí as aberrações de luz.
Câmeras full frame são usadas principalmente por fotógrafos profissionais, tanto pelo custo das câmeras e ópticas, quanto pelo tamanho substancial dos modelos. Transportar uma unidade de dois quilos é um prazer abaixo da média e só faz sentido se valer a pena com dinheiro vivo.
Prós: imagens de alta qualidade.
Contras: o alto custo da câmera, o alto custo da ótica, tamanho grande, reparos caros.
Resolução
Agora, no meio da "busca de pixels". Os fabricantes até equipam pequenas câmeras de smartphones com uma resolução de 20 ou mais megapixels. Entretanto, não há nenhum sentido especial em tais características: a qualidade da foto depende mais do tamanho da matriz. Se o sensor é pequeno, então um grande número de fotodiodos pode ser colocado apenas reduzindo seu tamanho ou comprimindo no espaço.Ambos os métodos, como você entende, não contribuem para melhorar a qualidade da imagem. Daí a confusão de muitos usuários com o fato de o moderno dispositivo de 16 megapixels oferecer fotos piores do que a velha caixa de sabão de 5 megapixels.
Ao mesmo tempo, não se pode dizer que a resolução não tenha importância alguma para as DSLRs. Ao imprimir fotos em formato grande ou quando visualizadas em uma tela “avançada” (TV 4K, por exemplo), 12 a 14 megapixels podem não ser suficientes para um resultado decente. Portanto, é melhor escolher uma câmera espelhada com um olho em todas as opções possíveis para o seu uso.
Monte (baioneta)
Cada fabricante usa sua própria montagem de lente em suas câmeras. Da mesma forma, ao escolher uma câmera SLR, você precisa descobrir imediatamente o custo e o alcance de possíveis óticas de atualização. A Canon e a Nikon oferecem a mais ampla seleção, incluindo lentes autênticas de baixo custo. Lentes ligeiramente mais caras são da Sony e da Pentax. A Leica oferece ótica premium. No entanto, você pode escolher um fabricante de terceiros que ofereça suporte a um grande número de baionetas de várias empresas. O principal player nesse mercado é a empresa japonesa Sigma, que produz ótica para todas as marcas acima.
Proteção contra umidade
A presença de habitação à prova d'água - não o parâmetro mais importante. Mas alguns fotógrafos amadores adoram filmar em condições difíceis - em algum lugar na mata, na chuva, com forte neblina ... Se você é uma dessas pessoas, certifique-se de ter uma câmera com proteção contra umidade. Normalmente, esses modelos são dotados de um corpo feito de liga de magnésio. E os produtos Pentax são complementados com uma cor agradável.
Deve ser lembrado que tais câmeras SLR são protegidas apenas de salpicos. Eles podem trabalhar na chuva, mas não mais. Você não deve abaixar dispositivos similares debaixo de água - levará a uma ruptura fatal. Além disso, alguns usuários esquecem que a lente conectada à câmera pode não ter proteção contra umidade. Nesse caso, a água pingando do céu é perfeitamente capaz de entrar na ótica. Não entrará na câmera, mas a ótica terá que ser consertada. Portanto, tome cuidado para comprar uma lente à prova d'água se você quiser fotografar em condições climáticas adversas sem nenhuma conseqüência.
Videografia
Esta função tem dois parâmetros importantes que determinam a adequação de uma câmera para uma boa gravação de vídeo: resolução e taxa de quadros.
O HD normal é suficiente para gravar vídeos destinados a serem exibidos na rede social. Mas se você quiser mostrar sua criatividade pelo menos em uma TV de 24 polegadas, pense em câmeras com uma resolução de pelo menos Full HD. Nas câmeras que valem menos de meio milhão de rublos, há um modo de vídeo 4K com uma resolução de 4096 * 2160.
A partir da taxa de quadros depende da suavidade da imagem. O parâmetro mínimo adequado para clipes mais ou menos decentes é de 30 quadros / s. Mas isso é ontem. Um bom nível é de 50 a 60 quadros por segundo. Existem câmeras que suportam até 124 frames / s, o custo é apropriado.
No entanto, não podemos esquecer que a SLR foi projetada principalmente para fotografar, portanto, seu modo de vídeo não pode ser comparado a uma câmera profissional.
Outra funcionalidade
Foto: photostart.ru
Os fabricantes estão tentando, na medida do possível, levar as câmeras SLR ao digital comum com sua funcionalidade mais ampla. É claro que, devido ao alto consumo de energia das funções "laterais", nem tudo pode ser implementado em dispositivos tão grandes como as DSLRs, mas muitos dos "chips" estão completamente acostumados. Por exemplo, touch screen e giratória, wi-fi, case à prova d'água. O modo HDR tornou-se popular quando dois ou mais quadros com diferentes parâmetros de exposição são combinados em um - isso é conveniente ao fotografar com pouca luz ou luz de fundo brilhante.
Fabricantes Mais Populares
Canon
A empresa japonesa Canon produz câmeras desde 1937. Agora na Rússia mais de 20 modelos de câmeras SLR desta empresa são vendidos.A montagem é predominantemente chinesa, taiwanesa e malaia, embora a maioria dos componentes seja feita no Japão. Preço spread: de 20.000 a 500.000 rublos.
Nikon
A Nikon é considerada o principal concorrente da Canon no segmento de câmeras SLR (incluindo preço). Esta empresa foi fundada em 1917. O maior dinheiro para ele por um longo tempo trouxe a produção de lentes. Agora é um dos líderes na produção de câmeras SLR. Cerca de 15 modelos são atualmente importados para a Federação Russa (montagem - Japão, Tailândia, China).
Sony
A empresa japonesa Sony começou a fabricar câmeras com o advento da era digital após a absorção da então conhecida Konica Minolta. Ao mesmo tempo, estávamos falando sobre a produção de DSLRs. No começo, eles eram considerados "parentes pobres" no mercado mundial de tais câmeras. No entanto, os modelos mais recentes (existem apenas quatro deles no mercado russo) entraram firmemente no topo dos melhores - tanto em termos de qualidade de fabricação, quanto em termos de inovação e funcionalidade.
Pentax
A história das câmeras Pentax começou em 1952. Agora o fabricante pertence à empresa Ricoh. Em termos de alcance e participação de mercado das câmeras SLR da Pentax, é inferior aos “três grandes”, sete modelos estão agora representados na Rússia. E são, sim, à tecnologia premium.