O piso é um elemento importante do interior, que determina em grande parte as características estéticas e práticas da sala. No mercado moderno, há uma enorme variedade de materiais para “vestir” o chão. Um dos líderes de mercado tem sido o linóleo, e recentemente o laminado tem competido com sucesso. Estes são pisos sintéticos, que diferem principalmente na base.
Linóleo: desvantagens e vantagens

Linoleum - rolo de revestimento de baixo custo, que é feito com base em materiais poliméricos. Este material é dividido em vários grupos, compilados por determinados parâmetros. Dependendo das matérias-primas utilizadas são:
- linóleo de PVC. É o tipo mais comum de linóleo. Em termos de força, é inferior ao natural, mas muito mais barato.
- Natural de materiais naturais, feitos com base em resinas e óleos vegetais. Difere no aumento da resistência ao desgaste e uma coloração monofônica.
- Kolloksilinovy. Linóleo de 1 camada feito de produtos de processamento de celulose. Tem alta elasticidade e resistência à umidade.
- linóleo alquídico. É feito com base em resina alquídica, feita em um substrato de tecido. Possui altos parâmetros de isolamento térmico.
- Linóleo-relain. 2-ply, sua parte inferior é uma mistura de borracha e borracha, o superior é uma borracha de cor sintética. Difere em alta elasticidade e resistência à umidade.
As vantagens do linóleo incluem:
- Ampla faixa;
- preço acessível;
- Alta resistência ao desgaste;
- força suficiente;
- Alta zvuko e propriedades de isolamento térmico;
- resistência à umidade.
Numerar deficiências linóleo deve ser atribuída a sensibilidade a produtos químicos e flutuações bruscas de temperatura, a necessidade de cuidados cuidadosa e regular, a complexidade da instalação.
Laminado: vantagens e desvantagens
O piso laminado é um revestimento de piso artificial que possui uma estrutura multicamada, incluindo uma camada resistente ao desgaste, uma base, uma camada de polímero e papel decorativo que permite imitar a madeira natural.
O laminado pode ser resistente à umidade e resistente à água. Além disso, este material é dividido de acordo com a classe de operação, que é determinada pelo intervalo de tempo durante o qual o material mantém sua aparência original sob influências mecânicas.
Vantagens do laminado:
- Resistência ao desgaste, durabilidade, resistência ao calor devido à presença de componentes ecológicos e resistentes;
- Resistência à influência dos raios ultravioleta;
- Simpatia ambiental;
- Fácil de cuidar e estilo.
A principal desvantagem do laminado é o medo de alta capacidade de manobra, baixa resistência à umidade, inflamabilidade, presença de muitas costuras que nem sempre têm o aperto adequado, o uso de detergentes escolhidos incorretamente.
Comparação de laminado e linóleo
Durabilidade
O primeiro lugar em termos de durabilidade é dado ao laminado, não haverá vestígios de móveis e eletrodomésticos deixados sobre ele, não tem medo de saltos afiados, garras de animais de estimação. O que não pode ser dito sobre o linóleo. Pode permanecer vestígios de piscar, se a superfície entrar em contato com material combustível. Danos mecânicos ao laminado podem ocorrer na junção das placas, mas esse problema pode ser evitado se você confiar na instalação de artesãos profissionais.
Linoleum vence em contato com a água. Se uma grande quantidade de água é derramada em sua superfície, o líquido se acumula em poças e pode evaporar por um longo tempo sem causar danos ao revestimento do piso.No laminado, o líquido em tais quantidades leva ao aparecimento de bolhas no chão, e os pisos terão que ser completamente reconstruídos na sala.
Assembly
Linóleo no processo de instalação ganha o laminado, porque para a colocação de laminado precisava de uma superfície perfeitamente plana. É por isso que é improvável que um leigo possa colocar um laminado de alta qualidade. O linóleo não é exigente em superfícies, no entanto, se houver projeções diferentes, você terá que trabalhar com ele. O processo de colocação de linóleo não requer conhecimentos e habilidades especiais na construção.
É importante garantir que a colocação do linóleo foi realizada em uma superfície limpa, caso contrário, quaisquer objetos estranhos que estiverem localizados abaixo dele, deixarão protuberâncias feias.
Aparência
Laminado foi originalmente produzido como uma imitação de pisos de madeira natural, e o uso de aglomerado em sua fabricação ajudou os consumidores a economizar dinheiro. Atualmente, muitas empresas têm conseguido dominar a produção de laminados de alta qualidade, apresentando uma aparência magnífica.
Tanto o linóleo quanto o laminado imitam perfeitamente materiais naturais - lascas de granito e mármore, madeiras preciosas, pedras naturais, etc. É por isso que os consumidores quando escolhem linóleo ou laminado são guiados apenas por suas próprias preferências e gostos.
Isolamento térmico
O linóleo tem uma condutividade térmica relativamente baixa, e é por isso que é mais capaz de reter calor. Este é um material "quente". A diferença é especialmente perceptível nas estações frias. Por outro lado, o piso laminado é excelente para assentamento em pisos aquecidos.
Custo de
Atualmente, laminado e linóleo a um custo estão quase no mesmo nível. Ao escolher um revestimento de qualidade, será muito difícil encontrar grandes diferenças neste parâmetro, portanto, nesta categoria, o consumidor faz uma escolha independente, preferindo o material desejado.
Isolamento acústico
Linóleo e laminado não podem ser chamados de materiais com excelentes características de isolamento acústico. A este respeito, o linóleo ganha, mas os revestimentos laminados podem ter um bom isolamento acústico devido ao reforço de substratos ou ao uso de materiais especiais nesta qualidade.
Recurso de cuidado
Laminado em comparação com linóleo é mais exigente para cuidar. O tratamento deste revestimento deve ser realizado exclusivamente com detergentes especiais, não é permitido que a sujidade entre nas juntas e as ligações das placas sejam limpas regularmente.
É possível cuidar de linóleo usando detergentes comuns, eles não terão um impacto negativo sobre este revestimento.
Segurança ecológica
Aqui, a preferência deve ser dada ao laminado. O linóleo contém significativamente mais substâncias que afetam a saúde.
Vida de serviço
Em geral, a vida útil ganha linóleo. No entanto, existem também algumas nuances a considerar. Por exemplo, o tipo e classe de material, as condições na sala onde o piso será feito de um material particular.
O que é melhor linóleo ou laminado?
Definitivamente determinar o que é melhor linóleo ou laminado é simplesmente impossível. Cada um desses materiais tem suas desvantagens, méritos e características específicas. A este respeito, é desejável escolher o revestimento do piso a partir da definição da sala onde o pavimento será colocado. Por exemplo, o linóleo é excelente para a cozinha porque é tolerante à umidade, e para um quarto ou sala de estar é melhor escolher o laminado, porque enfatiza mais vividamente a imitação do material natural.