Outras partes:
1. Escolha um radiador de alumínio
2. Por que radiador de alumínio?
3. 8 melhores radiadores de aquecimento de alumínio
4. 10 avaliações mais típicas de radiadores de alumínio
5. Instalação e conexão de radiador de alumínio
O principal objetivo deste pequeno estudo é ajudar aqueles que decidem atualizar seu sistema de aquecimento. Aqueles que já decidiram instalar radiadores de alumínio em uma casa, apartamento ou local de trabalho, mas ainda não têm informações completas sobre eles. Vamos tentar juntos descobrir como não entrar numa bagunça, escolhendo novas baterias em vez de equipamentos desatualizados, com as quais as especificações técnicas devem se concentrar.
Foto: trubo-service.ru
Vamos começar com o fato de que os radiadores de alumínio são fabricados usando duas tecnologias diferentes:
- método de extrusão
- método de fundição.
O que é extrusão? As extrusoras são formas especiais - uma matriz através da qual a liga de alumínio é pressionada sob pressão. O lingote longo resultante foi cortado após o resfriamento em partes separadas. E as partes superior e inferior são anexadas aos perfis ocas posteriormente. Os produtos acabados têm um baixo peso recorde. Eles são muito mais fáceis que o aço ou radiadores de cobre-alumínio. Mais fácil do que moldar modelos do mesmo alumínio. Corresponde ao peso e preço atrativo.
Infelizmente, as vantagens óbvias dos modelos de extrusão terminam aí. Esses radiadores desgastam-se mais rapidamente e apresentam um desempenho térmico pior em comparação com suas contrapartes moldadas. A pressão de trabalho para a qual os modelos de extrusão são projetados é, em média, 25% menor que a dos modelos fundidos. Portanto, é benéfico e seguro instalar essas baterias em sistemas de aquecimento independentes com pressão ajustável.
A pressão de trabalho é uma das principais características, indicando a pressão na qual a operação permanente do radiador no sistema de aquecimento pode ocorrer. Outra característica importante é a pressão de prensagem. Excede o trabalho em 1,5, e até 2 vezes. Isso indica a força do golpe de ar que o aquecedor pode suportar sob extrema carga no sistema.
É justo dizer que em casas individuais, você pode usar com segurança equipamentos feitos de alumínio, projetados para uma pressão de trabalho de até 12 atmosferas. Para apartamentos em arranha-céus urbanos, é melhor escolher as marcas cuja pressão de trabalho é de 16 atm. e acima, e teste de pressão - pelo menos 24 atm. A força do radiador está diretamente relacionada à sua confiabilidade e operação livre de problemas.
O fabricante pode indicar pressão em atmosferas, barras ou megapascais. Deve ser lembrado que 1 atm = 1 bar = 0.1 MPa. Por exemplo, se a pressão de operação é indicada 1.6 mPasignifica 16 atm. ou 16 bar.
Tendo determinado a pressão, preste atenção às dimensões. A principal característica é a distância do centro. Essa distância é medida a partir do centro da parte superior até o centro do coletor inferior. Portanto, se for 500 mm, isso não significa que essa seja a altura real do dispositivo. Com a distância central padrão de meio metro, obtemos o tamanho da seção verticalmente igual a 560-590 mm. A altura total do radiador de alumínio, cuja distância central é de 350 mm, será de 450 mm.
O que importa é a profundidade e a largura das seções, assim como seu número. Para determinar as dimensões ideais da bateria, é necessário conhecer as dimensões exatas do chamado "assento" no qual o dispositivo será instalado. Com base no layout e na área da sala, as seções são calculadas por quantidade. Em radiadores fundidos, a seleção do número de seções ou blocos acabados de 2-3 seções em cada um pode ajustar o comprimento total da bateria.No caso de um modelo de extrusão, não há possibilidade de influenciar seu tamanho.
Finalmente - sobre o mais importante para a qualidade do consumidor de dispositivos de aquecimento - transferência de calor ou energia. Seu alto desempenho é uma das principais vantagens dos radiadores de alumínio. Este parâmetro é medido em watts. Nos modelos fundidos, a transferência de calor é indicada para uma seção. Para cada seção com uma distância inter-axial de 500 mm, a saída de calor é de aproximadamente 100-150 W. Ao multiplicar este valor pelo número planejado de seções, obtemos a transferência de calor total do radiador.
Outras partes:
1. Escolha um radiador de alumínio
2. Por que radiador de alumínio?
3. 10 melhores radiadores de aquecimento de alumínio
4. 10 avaliações mais típicas de radiadores de alumínio
5. Instalação e conexão de radiador de alumínio