Hoje em dia, em todas as lojas especializadas em equipamentos para construção civil e residências, você pode encontrar uma grande variedade de máquinas de retificação, mas geralmente é muito difícil escolher a certa. Vamos tentar juntos entender os moedores para fazer a escolha certa.
Moedores Angulares (Búlgaro)
Foto: struman.nethouse.ru
Primeiro de tudo, deve ser dito sobre rebarbadoras (trituradores).
Eles se destacam na série de máquinas de moagem - eles são usados não apenas para moagem, mas também para corte. LBM pode cortar metal, pedra, concreto, mas eles não podem ser usados para madeira (a densidade deste material é muito baixa). Versatilidade fornecida pelos bicos de trabalho. As rodas de moedura para os búlgaros são muito diferentes - escova, pan, disco, peeling, corte, etc.
Os moedores angulares receberam o nome por causa do redutor angular.
As possibilidades de LBM dependem do diâmetro e da potência. Por exemplo, uma empresa Makita tem na gama de modelos como rectificadoras domésticas com discos de 125 mm e pesando 1,5 kg, e máquinas profissionais pesando 5 kg. Sua diferença no desempenho e confiabilidade máximos.
Retificadoras retas
Se for necessário fazer moagem em lugares onde o búlgaro comum não pode chegar, então você deve comprar retificadora direta. Seu princípio de operação é quase o mesmo que o angular, mas a engrenagem direta e o fuso longo tornam-no mais intrometido. Alguns modelos possuem um bloqueio de chave de partida. Este recurso permite que você não permita que o dispositivo "queime" durante a operação prolongada. Toda a mesma empresa Makita tem no arsenal de moedores diretos com o sistema SJS (Super Joint System), que reduz simultaneamente a vibração, prolonga a vida útil da ferramenta e aumenta a proteção do usuário.
Lixadeiras de cinta
Próxima aula máquinas de moer – fita. Rolos de reboque em que a correia abrasiva em loop é esticada (a correia com a qual a moagem é realizada) é o que esse tipo de moedor representa. O peso dos modelos pode ser de três a cinco kg e poder - 650-1200 watts. Ao mesmo tempo, as lixadeiras de cinta têm outra característica importante - o tamanho da área de trabalho (largura). Pode ser de 75 a 100 mm. Em apenas um minuto, essa unidade pode remover 15 gramas de superfície do material a ser processado. Esta máquina pode ser usada para processamento primário (retificação rápida e áspera) de uma grande superfície feita de madeira, metal, concreto ou plástico. Além disso, uma lixadeira de cinta pode ser usada para decapagem e retificação. Para o trabalho com peças pequenas, existe a possibilidade de uma instalação estacionária de uma lixadeira (quando a máquina é virada e a peça de trabalho é mantida em suas mãos, não no moedor). Em geral, para um trabalho melhor, é melhor usar um arquivo de fita. Suas características de design permitem moagem em locais de difícil acesso.
Moedores de escova
Outra vista moedores - é escovas de escova. Ao contrário da fita, eles têm apenas um vídeo. Ele está usando uma malha de nylon ou metal. Tal ferramenta pode facilmente remover uma camada de tinta, verniz ou ferrugem de uma superfície de metal ou madeira. Além disso, o aparelho é adequado para a estruturação de madeira. Para o polimento, você pode usar anéis de polimento especiais, se houver um mandril do eixo necessário.
Moedores de vibração
Foto: snosn.com
Moagem mais fina pode ser feita e máquina de moer vibração. Você também pode ouvir esse nome como um moedor de superfície. Esta ferramenta tem uma sola plana que se move para frente e para trás (reciprocando).A amplitude de tais movimentos é pequena, mas aqui está a velocidade máxima. Ao mesmo tempo, a qualidade do processamento de material depende de quão pequena é a amplitude. A lixa abrasiva é fixada na sola, que é usada para moer.
A pele de lixamento pode ser fixada devido a velcro ou encaixes. O segundo método é mais prático. Em máquinas fabricadas pela empresa BoshExiste uma plataforma de trabalho removível. Isso permite que você use os dois métodos de fixação da pele.
Ao escolher tal ferramenta, você não deve ter medo de sua baixa potência. É raro encontrar um moedor de superfície com um motor de mais de 600 watts. Isso também é um diferencial, pois a ferramenta é caracterizada pela manobrabilidade e facilidade. Devido ao revestimento de polímero finamente poroso da sola, o papel abrasivo é o mais próximo possível da superfície a ser tratada. Isso melhora qualitativamente o processo de moagem. Com esta ferramenta, você pode processar o material ao longo da borda com um ajuste confortável ao elemento correspondente.
Moinhos Delta
Foto: m.skileurope.com
Mais funcionais são moinhos delta. Eles têm uma plataforma de trabalho avançada em forma de triângulo. Tendo um princípio de ação semelhante, a ferramenta é dotada de mais oportunidades amplas. Pequenas dimensões e recursos de design permitem processar peças de trabalho que têm uma forma complexa. Folhas de lixa para este tipo de ferramenta são fixadas apenas no velcro.
Moedores Excêntricos
Magistralmente lidar com moagem fina lixadeiras excêntricas. Ao mesmo tempo, a empresa produz ferramentas especialmente de alta qualidade. Dewalt. O elemento de trabalho do moedor combina movimentos rotacionais e oscilatórios de uma só vez. Todas as mesmas lâminas abrasivas estão fixadas na superfície de trabalho. Para superfícies côncavas e convexas, é utilizada uma “placa” redonda elástica. Além disso, as máquinas são compactas e possuem uma pequena potência de 200 a 450 watts. A potência é diretamente proporcional ao diâmetro da superfície de trabalho. No entanto, as lixadeiras excêntricas com a maior potência e diâmetro da superfície de trabalho tornam a retificação mais áspera. Quanto menor o diâmetro, melhor será o trabalho. Para o processamento final do material é escolher ferramentas com uma amplitude inferior a 3 mm. Para um processamento rápido, você pode usar ferramentas que tenham uma amplitude de traçado de mais de 5 mm. Além disso, a qualidade do processamento é influenciada pelo tipo de abrasivo (dependendo do grão). Está preso com velcro.
Escolhendo um fabricante
Retificadoras de alta qualidade são produzidas por empresas como Interskol Bosh, Hitachi, Makita, Dewalt. Não admira que essas marcas estejam na boca de todos. A durabilidade dos instrumentos dessas empresas é combinada com excelente desempenho, alta eficiência e confiabilidade dos motores das mais variadas potências.
Os modelos têm isolamento duplo e a maioria também possui um sistema de extração de poeira embutido. Para esta máquina está equipada com um coletor de pó especial. Também é possível conectá-los a um aspirador de pó industrial. E tudo isso é combinado com um preço acessível. Outra das vantagens dessas ferramentas é uma excelente ergonomia.
Dos fabricantes importados de máquinas de moagem ainda vale a pena destacar Skil, Meister, Metabo, KRESSbem Preto e decker. Marcas russas de qualidade são Bisonte e Interskol.
Marca Makita - este é o orgulho da Áustria e da Alemanha. Os moedores desta empresa são um produto conjunto do espírito destes países. A gama principal do modelo é representada por ferramentas profissionais, no entanto, os modelos domésticos também são bastante diversificados. Conveniência, confiabilidade e a relação entre qualidade e preço são as principais características das ferramentas desta empresa. A maior gama de "Makita" entre as máquinas de fita. Aumento da vedação do motor - essa é a diferença dos moedores de vibração dessa empresa. O desempenho máximo é representado por moedores e excêntricos.
Os preços das ferramentas desta empresa são muito diversos (isso se deve à grande variedade de modelos). Por exemplo, um moedor excêntrico de Makita pode ser comprado por 3-12 mil rublos. O preço para moedores vibratórios é de 1,5 a 8 mil, trituradores de escovas - 12 a 16 mil, moedores de correias - de 4 a 10 mil e o preço das moendas é de cerca de 6 mil. Moedores de bateria são mais caros por vários milhares de rublos. Os mais caros são moedores de concreto (a partir de 20 mil rublos).
Marca japonesa Hitachi - É uma garantia de durabilidade e segurança. O desempenho e confiabilidade dos moedores desta marca não são piores que o Makita. A empresa é especializada em ferramentas premium. A marca existe há mais de cinquenta anos. Durante esse tempo, a empresa conseguiu criar e patentear muitos desenvolvimentos e tecnologias. A gama de moedores é rica tanto na classe das ferramentas domésticas como nas profissionais.
O moedor de cinto Hitachi pode ser comprado por 4-8 mil rublos, vibração para 2,5-4 mil, polimento 6-9 mil e excêntrico por apenas 1 mil rublos. Os moinhos da Hitachi são representados por uma enorme gama de modelos, portanto, a faixa de preço é de 2 a 10 mil rublos. Moedor de bateria pode ser comprado por 14 mil rublos.
Marca alemã Bosch todo mundo já ouviu falar sobre isso há mais de uma década. A produção suíça e alemã é representada por uma gama de ferramentas profissionais. A Polônia e a China fabricam retificadoras domésticas desta empresa. As mais populares são as correias de correia e excêntricas Bosch, pois são as mais eficientes.
O preço de moedores de vibração Bosch é 4-8 mil rublos, excêntrico - 3-6 mil, moedores de concreto - de 16 mil, em linha reta - 16-20 mil, cinto - 6-10 mil rublos. Búlgaro Bosch também apresentou uma ampla gama e seu preço varia de 2,5 a 8 mil rublos.
Empresa Meister - uma marca relativamente nova, que se distingue por seus preços razoáveis para produtos de alta qualidade. Meister moedores de produção alemã, eles são convenientes e fáceis de usar quando se trabalha. Tais ferramentas são adequadas tanto para casa como para o jardim e para trabalhos de construção.
Doméstico ou profissional?
Vale lembrar que as máquinas de lixar (como muitas outras ferramentas) são divididas em profissional e doméstico. Ao comprar, é necessário definir claramente a quantidade de trabalho que será executada por essa ferramenta. Moedor de qualidade doméstica pode "matar" até mesmo um uso de uma só vez, no caso em que a ferramenta foi usada por um longo tempo sem interrupções. Ferramentas profissionais são projetadas para trabalho de longo prazo e altamente produtivo. Tais moedores são capazes de suportar cargas bastante grandes.
Assim, para modelos profissionais de máquinas de retificação, o trabalho contínuo e longo não é terrível. Para a fabricação de tais ferramentas usando materiais de alta qualidade e confiáveis. Ao mesmo tempo, a confiabilidade da eletrônica está em um nível mais alto. Trabalhar em modo multi-turno com uso intensivo não suportará qualquer moedor doméstico, então sua compra será simplesmente irracional. Obviamente, o desempenho máximo é refletido na potência do motor e no tamanho da ferramenta e, consequentemente, no preço. No entanto, não vale a pena economizar se você for trabalhar com um moedor por mais de 20 horas por mês. É nesses números que deve ser orientado quando se compra um moedor doméstico. Tem um tamanho menor e um conjunto menor de funções adicionais. Após cada 10 a 20 minutos de trabalho, vale a pena dar um descanso ao instrumento por 15 a 20 minutos, caso contrário, ele está repleto de superaquecimento e ruptura. Não use o instrumento por mais de duas ou três horas por dia. Como resultado, as vantagens podem ser atribuídas apenas à compactação e ao baixo preço. No entanto, para trabalhar no país ou em casa, esta ferramenta vai se encaixar perfeitamente, então você não deve gastar dinheiro extra em uma unidade profissional.
Dicas úteis ao trabalhar com um moedor
Se você precisa moer envernizado Na superfície, vale a pena colocar a ferramenta na menor velocidade possível, já que o revestimento envernizado é sensível a altas temperaturas. É necessário monitorar o regime de temperatura e regularmente deixar a superfície “fria” após cada estágio de moagem. Para não criar atrito excessivo, vale a pena usar abrasivos puros e não pressionar com força na ferramenta.
Se você precisa polonês plásticoÉ melhor usar um moedor excêntrico ou de vibração. Mais uma vez, é necessário definir a velocidade mínima da ferramenta. O grão da pele neste deve ser mais de 240.
Tipos similares de máquinas devem ser usados se você precisar polir metal superfície. No entanto, o grão já deve ser mais de 600. Para moer irregularidades, você tem que usar o moedor. Se você precisa de um processamento mais refinado do material, deve pensar no uso de discos de fibra ou ventilador.
Tape Primeiro, o moedor deve ser ligado e só depois trazido para a superfície, que deve ser processado. Caso contrário, a ferramenta pode ser largada da peça de trabalho em alta velocidade (até 25 km / h). Ao moer, não é necessário pressionar fortemente a máquina. O contato regular das superfícies é suficiente para um processo de retificação eficaz. Com uma forte pressão vou comer o material será produzido em maior volume, mas isso afetará a qualidade da moagem.
Foto: bosch-online.ru
Trabalhando com moedorCertifique-se de usar óculos de segurança. Esses moedores são os mais traumáticos. Para manter o instrumento funcionando de maneira estável, remova regularmente a poeira das cavidades do moinho. Isso pode ser feito soprando e tocando no gabinete. Evite sobrecarregar. Neste caso, a vida útil da ferramenta será maximizada. As extremidades do material a ser processado não devem ter um disco de corte de lanche, caso contrário, sua vida útil não será longa. Para evitar isso, é necessário fornecer uma pressão constante no moinho. Ao mesmo tempo, você não deve fazer cortes muito profundos em uma corrida, pois as cargas no motor aumentam significativamente, o que pode causar danos até mesmo a uma rebarbadora profissional.