Foto: www.businessmagnet.co.uk
- em primeiro lugar, na maioria das vezes esse quarto é pequeno em tamanho e volume, mas mesmo a ventilação nele não permite que o ar se livre instantaneamente do vapor de água com o qual está saturado quando usa água quente;
- em segundo lugar, geralmente há muitos tubos diferentes (esgoto, encanamento), especialmente se o banheiro é combinado com um vaso sanitário;
- em terceiro lugar, em um espaço pequeno, além do banheiro e do lavatório, uma máquina de lavar roupa também é instalada com freqüência, bem como um tanque para roupa suja.
Todas essas características do banheiro por um longo tempo limitaram a lista de materiais utilizados para a sua decoração. Mais precisamente, o material era um - ladrilhos cerâmicos, que haviam substituído o gesso três a quatro décadas atrás, protegidos da água por tintas a óleo.
No entanto, o progresso não fica parado, agora além de telhas você pode usar um mosaico, pedra natural ou, por exemplo, pintar as paredes com tinta látex resistente à umidade.
Mas a opção mais barata e mais rápida é painéis de plástico.
As vantagens de painéis de PVC
A principal vantagem dos painéis de plástico, graças aos quais eles e o aço são materiais de acabamento tão populares para banheiros - esta é a sua resistência à umidade. Os painéis de PVC não apenas não ficam molhados (e, conseqüentemente - e não são deformados), mas também devido à presença de "fechaduras" especiais que permitem conectá-los em uma única tela sólida, não permitem que a umidade penetre além de seu plano. Ou seja, as paredes e o teto, acabados com este material, permanecerão secos e não serão expostos a uma variedade de fungos e mofo.
A segunda vantagem dos painéis de PVC é a sua o custo. Claro, há uma certa variação nos preços (o custo depende da presença ou ausência do padrão, o fabricante, bem como o número de intermediários aumentando gradualmente o preço até o material chegar até você do fabricante), mas quase sempre o preço de 1 metro quadrado do painel será meio duas vezes menos que o custo das telhas cerâmicas.
Além disso, a instalação de painéis de PVC custará muito mais barato do que a colocação de ladrilhos.
A terceira virtude é essa coisa. fácil de montar independente tanto em paredes como em teto, até sem experiência. Ao mesmo tempo, a instalação leva menos tempo do que a colocação de blocos.
Quarto - variedade de cores, permitindo criar qualquer design de interiores de uma casa de banho. Se desejado, painéis de duas cores diferentes (de espessura idêntica) podem ser encaixados vertical e horizontalmente.
A quinta virtude está entre a parede e os painéis de plástico. fiação fácil (mas é melhor escondê-lo em caixa ou tubo não inflamável e à prova d'água).
O sexto é durabilidade. Os fabricantes garantem a durabilidade do material por pelo menos 15 anos e, como mostra a prática, a maioria dos proprietários faz os reparos no banheiro a cada 10 a 15 anos.
Em sétimo lugar, os painéis de PVC são facilmente cortados em elementos de comprimento e largura "Fit" na sala de qualquer configuração. Ao mesmo tempo, é fácil fazer uma caixa deles, fechando tubos e risers indo dos andares inferiores aos superiores e passando pelo seu banheiro.
A oitava virtude - os painéis de plástico são adequados para acabamento tecto banheiro assim por revestimento de parede. No entanto, ao contrário dos ladrilhos cerâmicos, a planura inicial da superfície das paredes e do teto (assim como a presença ou ausência de gesso e tinta) não importa, pois os painéis são montados na ripa longe das superfícies.
Nona - painéis de PVC não tem medo de mofo e não são o material em que este molde gosta de aparecer.
Décimo - facilidade de limpeza o banheiro. O cuidado será o de limpar periodicamente as paredes com um pano ligeiramente úmido, sem usar detergentes. Detergentes para lavar louça podem ser usados para remover sujeira pesada.
Décima primeira virtude - painéis de PVC flutuações de temperatura não são terríveis no banheiro. Quando aquecidas e depois resfriadas, elas não se deformam e não perdem o brilho.
Desvantagens
Infelizmente os painéis de PVC não lhe servirão por muito tempo. Sua vida limitada por um período de 15 a 25 anos, após o qual o plástico a partir do qual é feito “envelhecerá” e se tornará mais frágil. A destruição de sua superfície monolítica levará à evaporação de substâncias nocivas no banheiro.
Além disso, uma vez que os painéis de plástico são montados nos trilhos guia, permanece algum espaço entre eles e a parede (ou teto). Em tais lugares, a força de toda a tela de painéis depende apenas da rigidez e qualidade dos próprios painéis. Portanto, de golpes acidentais amolgadelas podem aparecer.
Outro momento desagradável se manifesta no caso inundação vocês vizinhos do último andar. Como os painéis não se molham, e ao terminar o teto eles são montados em uma única estrutura, toda a água que cai sob eles não terá acesso ao exterior. Portanto, a secagem da laje e das paredes (do teto, a água fluirá para baixo) se estenderá por muito tempo, durante o qual um molde terá tempo de aparecer sob os painéis, e o gesso (se existir) será parcialmente descascado. Embora do lado da frente (isto é, do interior da casa de banho), todo este processo será invisível.
Opções de painéis de PVC
Foto: www.deko-plast.ru
Os painéis de PVC são feitos de policloreto de vinila, empurrando o material de origem, que está em estado líquido, através de um orifício especial de formação (este método também é conhecido como "extrusão"). As lacunas de ar interno resultantes facilitam muito o peso do produto, enquanto as restantes células preenchidas com cloreto de polivinilo servem como uma espécie de moldura, conferindo rigidez e resistência aos painéis.
A aparência é influenciada não só pelo método de produção, mas também pela sua finalidade, bem como pela necessidade de criar um material conveniente para o transporte e instalação em espaços confinados da sala.
Portanto, os painéis de PVC (independentemente de suas cores externas), adequados para uso no banheiro, estão disponíveis nos seguintes tamanhos:
- largura de 15 a 50 centímetros;
- comprimento - 2,6 m, 2,7 m, 3 metros;
- espessura - 8, 9, 10 mm.
Foto: strport.ru
A aparência do painel de PVC depende do método de aplicação do revestimento colorido durante sua produção:
- painel branco puro é a cor natural do PVC, por isso não há revestimento sobre eles;
- O painel branco lacado é obtido revestindo-o com verniz, o que lhe confere brilho extra;
- um produto com um padrão é criado por transferência térmica, quando um filme térmico é aplicado ao painel com as imagens correspondentes;
- Painéis “marmoreados” - neste caso, o desenho é aplicado usando um eixo especial, ao rolar sobre a superfície, obtém-se um resultado similar à impressão tipográfica.
O que você precisa pensar antecipadamente?
Primeiro, antes de instalar os painéis, certifique-se de tratar as paredes com um primer especial - para evitar o aparecimento de fungos e mofo.
Em segundo lugar, pense em onde os ganchos, ganchos, armários, tomadas elétricas estarão localizados. Nestes locais, você precisa fornecer tiras adicionais - para montar acessórios e móveis, em seguida, sobre eles, e não em plástico.
Em terceiro lugar, pense no isolamento da parede. Para o banheiro sob o plástico é mais adequado: poliestireno extrudido (penoplex) ou isolamento de folha à base de polietileno (por exemplo, penofol). Esses dois aquecedores não absorvem umidade.
Em quarto lugar, não se esqueça de ventilação.No contato do ar quente e úmido com paredes frias, os painéis se misturam, formando condensação neles. Para reduzir este efeito de duas maneiras - para tornar as paredes mais quentes e reduzir a umidade.
Para reduzir a umidade do ar, certifique-se de realizar ventilação forçada. Coloque o ventilador axial no orifício de ventilação - ele irá acelerar a descarga de ar úmido do banheiro.
Instalação de painéis de plástico nas paredes e teto
1. Além dos próprios painéis, você precisará de:
- faca para aparar painéis;
- régua e lápis;
- guias de plástico ou metal para o dispositivo do sarrafo. O banheiro de madeira não deve ser usado - no caso de água entre a parede e os painéis, eles podem inchar, o que levará à deformação do revestimento de todo o plano da parede;
- parafusos auto-roscantes;
- chave de fenda ou chave de fenda;
- nível de construção;
- grampeador de construção;
- perfil de plástico de afiação de cor adequada adequado para a espessura selecionada de painéis de PVC.
Foto: sibiropttorg.ru
2. Fixe as guias nas paredes horizontalmente e no teto - perpendicularmente à direção escolhida de instalação dos painéis, em incrementos de 50 centímetros. Para fixar as guias são geralmente usados parafusos. Guias extremos têm: para a parede - perto do chão e do teto, para o teto - cerca de duas paredes opostas.
3. Fixe o perfil em forma de U ao tecto e ao chão (para a parede) utilizando parafusos auto-roscantes (25 cm de passo). Este perfil ocultará o painel de apara de irregularidades. O perfil não está preso à parede, mas às guias extremas.
4. Da mesma forma, aperte o perfil de canto, projetado para conectar os painéis nos cantos da sala.
5. Nos locais das lâmpadas, móveis, ganchos e tomadas, a caixa deve ser reforçada com elementos adicionais.
6. Terminar o teto com painéis de plástico deve ser feito depois de enfrentar as paredes. Ao mesmo tempo, é melhor ajustar a altura do teto devido à espessura dos trilhos ou “afastando-os” do teto com a ajuda de pequenas tábuas colocadas no mesmo material. As bordas dos painéis de teto devem ser fechadas com tiras de montagem especiais, que são interligadas por cantos.
7. A instalação pode começar a partir de qualquer borda da parede ou teto. O mais importante é suavemente trazer a borda do primeiro painel para o perfil de borda. Anexe o painel às guias com um grampeador de construção ou parafusos com uma arruela de pressão.
8. Não se esqueça de fazer imediatamente furos para lâmpadas, tomadas, tubos e fios.
9. O último painel geralmente tem que ser cortado no tamanho (use uma serra com dentes finos). Deixe o painel de 2-3 mm menos espaço disponível para facilitar a colocação no lugar.