A eficiência energética hoje é apoiada em todas as direções e em todos os níveis, incluindo muitos programas governamentais. Uma das áreas de conservação de energia é o desenvolvimento de novos equipamentos de aquecimento. Fabricantes, um após o outro, tentam introduzir novas tecnologias. Mas há algum benefício real para a pessoa comum de tal pressa de todos os tempos? Quem, por exemplo, decidiu colocar uma caldeira de condensação em sua casa ...
Vamos tentar contar um pouco mais de detalhes e um pouco de um ponto de vista diferente. E vamos começar com se o condensado é útil ou prejudicial para o processo de aquecimento.
Problemas de condensação
Esta é a opinião geralmente aceita - o condensado que é liberado em caldeiras só dificulta o processo, causando muitos problemas. Quais são eles e quais sustos?
Durante a operação de qualquer caldeira, a umidade produzida deve ser retirada e descartada. Especialmente uma grande quantidade de condensado é liberada no exato momento em que o equipamento deve funcionar sem problemas e incessantemente, ou seja, na estação gelada a temperaturas negativas. Durante as paradas periódicas da caldeira, a chaminé começa a esfriar, o processo ocorre de cima para baixo, a umidade é formada em suas paredes internas e flui sem sucesso para a caldeira. Muitos fabricantes muitas vezes simplesmente esquecem, limitando-se a uma armadilha simples.
O desviador não neutraliza essa umidade, mas simplesmente a despeja no sistema de esgoto - e isso não é permitido!
Ao mesmo tempo, aqueles fabricantes que “esquecem” intencionalmente também podem argumentar ao habitante que, de acordo com as condições tecnológicas, com a saída de calor de caldeiras condensadas de até 200 kW, a umidade pode ser descarregada no sistema de esgoto sem neutralização. Será que todos eles condições técnicas incompreensíveis e não testadas serão lidas para que o equipamento não seja levado à mente? Então, por que os principais fabricantes estrangeiros eminentes do mesmo equipamento incluem sistemas especiais para a neutralização do condensado no conjunto obrigatório de equipamentos de aquecimento? Por exemplo, a empresa bem conhecida Grundfos completa caldeiras com bombas especiais.
Por que levantamos essas questões problemáticas especificamente para o usuário médio, que não precisa entender as sutilezas? Para uma apresentação prática do problema. Para torná-lo mais visual, tente explicar nos dedos - como calcular quanto de condensado é emitido pela caldeira.
Primeiro de tudo, é claro, depende do poder do equipamento. Mas em quase todos os casos, para queimar um metro cúbico de gás, são necessários cerca de 9 metros cúbicos de ar comum, o que forma aproximadamente 2 metros cúbicos de vapor de água. Então 1,5 - 1,6 litros de condensado irão assentar fora destes vapores. Acontece que a sua caldeira de condensação, por exemplo, De Dietrich Innovence MC 45, ao máximo pode formar oito litros de umidade por hora! E você pergunta por que a bomba.
Problemas de chaminé
Mudamos a caldeira, que já está lá, para a de condensação, e deixamos a velha chaminé, então temos que nos preocupar e perder tempo e dinheiro. E completamente errado, porque para kondenskotl precisa de outro, uma chaminé especial de materiais resistentes a ácidos. Bem, é possível interpretar tal necessidade e o fato de que chumbo ou algo semelhante deve ser usado nos materiais é o mesmo, também assustador, mas na verdade tudo é um pouco mais simples. Ou muito ...
Foto: gazplus.ru
De fato, é necessário usar somente chaminés de cerâmica ou de plástico. Ferro - é impossível, mas parece que eles não lideram.Por design, as chaminés para caldeiras de condensação são quase as mesmas que as desenvolvidas e apresentadas em todo o mercado mundial para caldeiras a gás simples com uma câmara de combustão fechada. Afinal, mesmo assim, os produtos da combustão serão ejetados à força, para que não haja grandes mudanças.
Aqui! A remoção de fumaça forçada oferece grandes oportunidades para conexão adicional a chaminés coaxiais com sistemas de dois tubos. E a caldeira pode ser conectada ao sistema de entrada de ar da sala. Quem está fazendo isso? Há uma chaminé de aço padrão - aqui você tem uma caldeira de condensação! Ou como ainda é moda dizer - lata! Ou seja, em estanho, a partir do qual as chaminés podem ser executadas.
Tipos de equipamentos - apenas no caso
Hoje, no mercado de equipamentos de aquecimento, há caldeiras domésticas a gás e a combustíveis líquidos, que podem ter um projeto de condensação. Eles são executados tanto na parede quanto em variantes de piso. Parede não tão poderosa, eles têm uma média de 20 kW, e no chão - isto é unidades mais graves, que são caracterizadas por uma capacidade de 30 kW ou mais.
Com tudo isso, as caldeiras podem ser de circuito simples ou duplo, e serem projetadas apenas para aquecimento ou para aquecimento e água quente. O problema de escolher entre todos os tipos e tipos é relevante hoje, pois é a seleção errada de equipamentos não só aumenta seu custo, mas também reduz a eficiência.
Tudo sobre a eficiência da caldeira
É possível obter uma eficiência de caldeira de condensação de 110%?
A física nos disse durante toda sua vida que o coeficiente de eficiência simplesmente não pode, por definição, exceder cem por cento. Mesmo cem - não pode ser, porque há inevitável perda de calor e qualquer outra perda de energia. E os fabricantes, por unanimidade, nos declaram a eficiência de até 104 - 110%! Como isso pode ser? Temos que lidar com esse assunto, qual é o problema aqui.
O novo equipamento energeticamente eficiente produz não um, mas dois tipos de calor: o mais baixo e o mais alto. O primeiro é aquele que é formado em qualquer caldeira em que o combustível é queimado. Uma forma mais alta é formada exclusivamente nas câmaras de condensado, este calor é composto da soma do calor da combustão do combustível e do calor obtido do condensado. Cálculos para comparação são, obviamente, realizados no calor inferior. E se o fabricante indica 108% de eficiência de seu produto, isso simplesmente significa que a caldeira usa o menor calor de combustão, ou seja, 100%, mais um adicional de 8% do calor do condensado, do mais alto calor. Eles mentem, em uma palavra, mas nitidamente.
Assim, podemos dizer que a eficiência real da caldeira de condensação ainda é inferior a cem por cento, apenas esse equipamento pode usar a energia adicional do calor do vapor de água. E, de fato, a eficiência não será superior a 97%, mas isso é bastante.
Em que modo dirigir as caldeiras?
Os criadores de cavalos não dão constantemente todo o seu potencial. Para que a perda de calor, juntamente com a fumaça e os gases, seja a mais baixa possível, a condensação constante de água deve necessariamente ocorrer no trocador de calor. Isto torna-se possível se no permutador de calor pelo menos uma parte de toda a superfície tiver uma temperatura de ponto de orvalho e, de preferência, um pouco mais baixa. Se considerarmos o gás natural em condições típicas, o ponto de orvalho é de cerca de 57 graus. E se você quiser que a caldeira funcione "totalmente", a temperatura do fluxo de retorno não deve ultrapassar os 57 graus. Se esta condição não for cumprida, a eficiência do equipamento será reduzida pelos mesmos 4-10%. Naturalmente, a eficiência da caldeira de condensação ainda excederá o desempenho de uma caldeira convencional em alguns por cento - isto é devido ao fato de que a área total do trocador de calor é maior.
Como resultado, é claro que a eficiência da unidade de condensação será maior quando houver um modo de baixa temperatura no sistema de aquecimento.Mas, em seguida, o sistema de aquecimento deve ser fornecido com equipamento adequado e não incluir energia nova no equipamento existente.
Tal sistema deve ser pré-projetado especificamente para o hotel condensado.
Durante o projeto da rede de engenharia, é necessário determinar a temperatura do retorno não mais de 60 graus, mesmo durante os períodos de frio extremo. Então, se houver apenas uma pequena geada do lado de fora, a linha de retorno fornecerá refrigerante com uma temperatura não superior a 45-50, e o equipamento funcionará no modo mais ideal.
A combinação mais eficaz de um sistema de aquecimento com caldeiras de condensação é quando existem fontes de calor adicionais no apartamento ou na casa, por exemplo, o sistema de “piso quente”.
Em conclusão, em qualquer caso, se você quiser alterar não todo o sistema de consumo de energia em sua casa, mas apenas o sistema de aquecimento, você precisa planejar tudo no complexo. Caso contrário, a eficiência energética não será eficiente em termos de energia!