Do ponto de vista do dentista, entre toda a variedade de escovas de dente elétricas, maior eficiência em relação às escovas tradicionais (manuais) (5 a 7% melhor remove a placa mole), somente aquelas cuja peça de trabalho faz movimento rotacional. Além disso, essa pequena vantagem em eficiência desaparece completamente quando o pincel é usado de maneira inadequada.
O uso excessivo e frequente do dispositivo pode levar ao desenvolvimento de cárie cervical ou doenças inflamatórias das gengivas. Mesmo com dentes absolutamente saudáveis, recomenda-se usar uma escova elétrica não mais do que 3-4 vezes por semana - caso contrário, os dentes podem ser danificados.
Lembre-se que o uso de uma escova elétrica deve ser coordenado com o seu dentista, uma vez que o uso deste contra-indicações. O uso de escovas elétricas ultra-sônicas é categoricamente contra-indicado para pessoas com problemas no sistema cardiovascular, bem como para aqueles que têm implantes ou doença gengival diagnosticada. Ao usar escovas elétricas Não use cremes dentais clareadores e produtos contendo componentes abrasivos.
Provou que com técnicas de escovação adequadas, as escovas comuns não são inferiores às elétricas.