O melhor chocolate amargo
O chocolate é o doce mais popular do mundo. Mas, mesmo antes do chocolate se tornar o que conhecemos agora, os índios maias e astecas, que moravam na América Central, fizeram uma bebida amarga e fria de grãos de cacau, acrescentando pimenta e outras especiarias quentes a ele. Em seguida, os espanhóis, que conquistaram os astecas e trouxeram o cacau para a Europa, começaram a adicionar açúcar e canela ao chocolate e a servir uma bebida exótica de cacau quente. E só em meados do século 19 o primeiro chocolate de placa apareceu pelos esforços dos ingleses. O melhor chocolate amargo será discutido neste ranking.
Como escolher um bom chocolate amargo
De acordo com o ramo GOST da Rússia, chocolate amargo é um produto feito com base em produtos de cacau e açúcar, nele (chocolate) deve haver pelo menos 55% do resíduo seco total de produtos de cacau e pelo menos 33% de manteiga de cacau (inclusive).
Ao mesmo tempo, amargo (às vezes é chamado de preto) e chocolate amargo não é a mesma coisa, já que chocolate amargo (de acordo com o mesmo GOST) deve conter 40% do resíduo seco total de produtos de cacau, incluindo pelo menos 20%. manteiga de cacau, isto é, o chocolate escuro tem menos produtos de cacau do que os amargos.
A informação sobre a fração de massa do total de sólidos de cacau é obrigatória para a rotulagem, para o chocolate amargo é de pelo menos 55%. Este rótulo deve prestar atenção em primeiro lugar. Então você precisa estudar a composição: quanto menores os ingredientes, melhor. Idealmente, apenas a massa de cacau, a manteiga de cacau e o açúcar devem ser indicados na composição.
Além dos principais componentes da composição do chocolate pode ser lecitina de soja e sabores. A lecitina não representa qualquer perigo para a saúde e é utilizada como emulsionante na produção de chocolate, isto é, uma substância que ajuda a misturar gordura e água, que, como é bem conhecido, em condições normais não se misturam. Gordura, neste caso, é manteiga de cacau e água é vestígios de umidade que contêm cristais de açúcar. A umidade reduz o efeito umectante da manteiga de cacau, que afeta negativamente a fluidez do chocolate durante a moldagem da barra de chocolate e, posteriormente, o armazenamento do produto acabado. A quantidade de lecitina, em média, é de cerca de 0,5% da massa total de chocolate e não afeta seu sabor.
Como aromatizante para o chocolate amargo, a baunilha é mais usada. Idealmente, deveria ser natural, mas o fabricante pode usar seus análogos.
Às vezes, as receitas usam cacau em pó, que não é proibido pelo GOST, mas, no entanto, indesejável porque o sabor do chocolate fica menos saturado.
A vida útil do chocolate amargo é de 12 a 18 meses. A propósito, é necessário armazenar o chocolate em um local fresco e escuro, mas não na geladeira, porque o chocolate absorve todos os cheiros de alimentos armazenados na geladeira, e o sabor e o aroma do chocolate vão estragar. O local de armazenamento ideal seria um armário de cozinha.
Todas as informações sobre a composição, percentagem de produtos de cacau e prazo de validade estão indicadas no rótulo, e tendo estudado apenas esta informação, você pode escolher um bom chocolate amargo, e depois de comprar para avaliar sua aparência, aroma e sabor.
O que deveria ser chocolate amargo
O chocolate deve ser de cor castanha escura, de textura sólida, uniforme, homogéneo (sem delaminação), romper com um som de estalidos claro, sem desintegrar-se ou desintegrar-se, a quebra deve ser uniforme e lisa. Quando estalando, um estalido claro e sonoro recebe chocolate devido à manteiga de cacau: a uma temperatura de 25 ° C é duro e quebradiço, portanto quebra facilmente. E, a 32 ° C, a manteiga de cacau fica líquida, derretendo rapidamente na boca sem se grudar nos dentes e no palato, e derrete gradualmente nas mãos.
A superfície da barra de chocolate deve ser lisa, lisa e brilhante. O chocolate tem um brilho tão bonito, novamente, graças à manteiga de cacau. É por isso que é o ingrediente mais valioso e caro do chocolate verdadeiro: a manteiga dá a fluidez e plasticidade desejadas à massa de chocolate ao moldar os azulejos, torna a superfície do chocolate acabado brilhante e o sabor é agradável e rico.
O que não deveria estar na composição
Na composição do chocolate escuro não deve ser gordura de leite. É adicionado apenas em branco e chocolate ao leite.
Ao mesmo tempo (de acordo com o GOST) é permitido usar equivalentes de manteiga de cacau e (ou) seus melhoradores na produção de chocolate amargo até 5% do peso total da massa de chocolate, sem alterar a quantidade mínima de manteiga de cacau. Equivalentes são gorduras vegetais que contêm os mesmos ácidos graxos da manteiga de cacau. Ou seja, eles têm propriedades físico-químicas semelhantes às da manteiga de cacau, então quase não há mudança na mistura desses óleos. Os equivalentes em si não são prejudiciais, mas, ao mesmo tempo, embora sua presença na composição do chocolate seja permitida pelo padrão, o chocolate amargo realmente de alta qualidade ainda é um produto do processamento do cacau, que inclui e não deve conter outros óleos além da manteiga. cacau Por conseguinte, a presença de equivalentes na composição do chocolate escuro é indesejável e, se forem, a sua presença deve ser claramente indicada no rótulo.
Açúcar e floração de gordura
Às vezes, o chocolate é coberto por uma feia flor cinza-branca, o que pode causar dúvidas sobre a qualidade do produto. De um modo geral, um tal ataque, embora seja uma violação da tecnologia de produção ou das condições de armazenamento de produtos já acabados, não estraga o sabor do chocolate, mas torna-o extremamente pouco atraente na aparência. Na indústria de confeitaria, este tipo de descamação é designado pelo termo "acinzentado", que pode ser de dois tipos: açúcar e gordura.
A umidade aumentada é sempre a causa do florescimento do açúcar: quando ocorre condensação na superfície do produto, o açúcar, que é parte do chocolate, começa a se dissolver nessa umidade, e depois evapora, o açúcar cristaliza novamente, formando a mesma espuma branca na superfície do chocolate. As causas da condensação podem ser diferentes, incluindo o movimento rápido de produtos acabados de um local frio para um mais quente, mas o mais comum é o armazenamento de chocolate em locais com alta umidade. É por isso que o fabricante sempre indica no rótulo, a que umidade relativa deve ser armazenada o chocolate.
A floração gorda é um fenômeno natural, e absolutamente qualquer produto de chocolate pode “ficar cinza”, mas existem vários fatores que aceleram a aparência de tal flor. No caso do chocolate amargo, tais fatores são, na maioria das vezes, um tempero impróprio do chocolate em um dos estágios de sua produção, razão pela qual a manteiga de cacau não se cristaliza como deveria após o endurecimento do chocolate acabado; ou não conformidade com as condições de armazenamento de produtos acabados, quando a temperatura é muito alta, por causa da qual a aparência de gordura acinzentada é acelerada.
É um bom chocolate amargo, sem aditivos e coberturas, que melhor transmite o aroma, sabor e propriedades benéficas dos grãos de cacau.
O melhor chocolate amargo - 2018 avaliado
Place | Nome | Avaliação | Preço |
---|---|---|---|
1 | Chocolate Amargo A. Korkunov 70% | 9.9 / 10 | 120 |
2 | Alpen Gold Bitter 70% | 9.7 / 10 | 80 |
3 | Outubro Vermelho Chocolate amargo 80% | 9.6 / 10 | 80 |
4 | O’Zera Bitter 77,7 | 9.6 / 10 | 70 |
5 | Vitória Amargo Chocolate 72% | 9.5 / 10 | 80 |
Chocolate Amargo A. Korkunov 70%
120 (peso do ladrilho 90 g)
Produtos de chocolate da marca comercial “A. Korkunov ”refere-se ao segmento premium. No entanto, na composição do chocolate amargo desta marca, além dos componentes principais, há o cacau em pó (que, em geral, não é proibido pelo GOST), mas não há sabores. A quantidade total de sólidos de cacau é de 70%. Prazo de validade é de 12 meses. A cor da telha é muito saturada de marrom escuro. A superfície do chocolate é lisa e brilhante.Quebra ruidosamente, sem desmoronar, quebra suave, textura densa visível de chocolate. O sabor é agradável e suave - amargor clássico e doçura sutil. Principais vantagens:
Contras:
|
9.9 / 10
Avaliação
Comentários
Quase ideal: embalagens luxuosamente decoradas, dentro do qual é um lindo chocolate brilhante. Gosto e aroma definitivamente satisfazem as expectativas. |
Alpen Gold Bitter 70%
80 (peso do ladrilho 85 g)
A composição do chocolate amargo da Alpen Gold é boa, embora não perfeita: além dos componentes necessários, a composição contém cacau em pó e aromatizante (não é indicado qual), mas não há emulsificante. O teor total de sólidos de cacau é de pelo menos 70%. Apesar do fato de que não há dados sobre a fração mássica da manteiga de cacau, são fornecidas informações sobre a quantidade de açúcar - 23 g / 100 g, que é de 12 meses. A cor do azulejo é muito saturada, quase preta. A superfície do chocolate é bastante brilhante, mas um pouco "suja" com gotas de chocolate. O som ao quebrar uma telha é surdo, o chip, como deveria ser, é sem brilho e sem laminações. O sabor é agradável e bastante rico, o chocolate derrete bem na boca. Principais vantagens:
Contras:
|
9.7 / 10
Avaliação
Comentários
Moderadamente amargo, este chocolate servirá até mesmo para os gulosos. Em combinação com uma xícara de café, ela revigora perfeitamente e literalmente faz o cérebro funcionar. |
Outubro Vermelho Chocolate amargo 80%
80 (peso do ladrilho 75 g)
Além dos ingredientes principais, o fabricante adicionou cacau em pó à composição de seu chocolate amargo. De acordo com a rotulagem, o resíduo seco total de cacau não é inferior a 55%, as informações sobre a fração mássica da manteiga de cacau não são especificadas. Prazo de validade é de 12 meses. A cor da telha é marrom escuro, mais perto do preto. Chocolate tem uma superfície brilhante bonita sem um revestimento e quebra com uma fenda tocando, não desmorona. Aroma agradável a sabor de cacau e azedo, no final do sabor - amargor delicado. Principais vantagens:
Contras:
|
9.6 / 10
Avaliação
Comentários
belo chocolate brilhante, "alto" quebra e o sabor é muito agradável - não o mais saturado, é claro, mas não açucarado-doce, aconselho todos os amantes do chocolate amargo. |
O’Zera Bitter 77,7
70 (peso do ladrilho 90 g)
A seguir, no ranking das melhores marcas de chocolate amargo - O’Zera Bitter 77.7. Contém todos os ingredientes básicos e nenhum pó de cacau. Declarado no rótulo total de sólidos de cacau - não menos que 76%, não há dados sobre a fração de massa da manteiga de cacau. Prazo de validade é de 12 meses. A superfície da telha é lisa e bonita, brilhante. Chip quando quebra o chocolate é suave, sem migalhas. Muito rapidamente e sem resíduo derrete na boca, sem grudar nos dentes e no palato, nas mãos derrete gradualmente. O chocolate tem um aroma agradável, sem sabor forte e adstringente, e no final do sabor há uma amargura muito tenra e delicada com uma ligeira acidez. Principais vantagens:
Contras:
|
9.6 / 10
Avaliação
Comentários
Quanto a mim, a amargura no chocolate não é exorbitante, a acidez clara basicamente refresca o sabor, mas algumas pessoas podem não gostar dele. Em geral, uma boa amostra de chocolate amargo. |
Vitória Amargo Chocolate 72%
80 (peso do ladrilho 100 g)
A composição do azulejo não contém nada supérfluo: cacau moído, açúcar, manteiga de cacau, lecitina de soja e baunilha (a propósito, natural). O resíduo seco total de cacau é de pelo menos 65%, a manteiga de cacau é de 33%. Prazo de validade é de 18 meses. A cor da barra de chocolate é marrom escuro, a quebra é uniforme, na qual a textura densa do chocolate é claramente visível. Tem um aroma delicado, o sabor é agradável, delicado o suficiente para o chocolate amargo. Principais vantagens:
Contras:
|
9.5 / 10
Avaliação
Comentários
O chocolate não é muito perfumado, mas o sabor não é enjoativo, um pedaço de chocolate derrete lentamente na boca, deixando um sabor amargo agradável amargo - o que você precisa. |
Como fazer chocolate amargo
Se simples, uma barra de chocolate amargo é grãos de cacau moídos com açúcar. Mas, na verdade, tudo é muito mais complicado, porque o chocolate começa seu caminho, sendo a semente de um fruto maduro de um cacaueiro.
Normalmente, os cacaueiros produzem duas safras por ano. Os grãos de cacau recém-colhidos não têm o aroma e o sabor característicos do chocolate; portanto, nas plantações, imediatamente após a colheita, os grãos de cacau são fermentados, nos quais os grãos de cacau são desprovidos de casca mole e depois secos. Então pegue as matérias-primas para a produção de chocolate.
Em seguida, começa a fase de processamento, durante a qual os grãos de cacau em bruto são primeiro fritos e depois esmagados em pequenos grãos. Os nódulos de cacau resultantes desgastaram-se para obter uma massa líquida, que é chamada de cacau ralado. Em seguida, ele é enviado para uma prensa especial, onde o licor de cacau é dividido em manteiga de cacau e torta seca, da qual o pó de cacau é então produzido.
Para a fabricação de chocolate amargo usando três componentes principais: licor de cacau, manteiga de cacau e açúcar. Eles devem ser indicados na composição do chocolate amargo.
- RECOMENDAR A LER
- TODOS OS ARTIGOS