Classificações Seleção Novas tecnologias Comentários

Escolha literária unidade de disco rígido (HDD)

Volume e preço não são todas características do HDD

Seleção adequada de disco rígido (HDD)

Tabela de conteúdos
  1. Os critérios de seleção mais importantes
  2. Outras características
  3. Grandes fabricantes
  4. Dicas úteis

Devido à melhoria contínua da tecnologia, o custo específico dos drives de estado sólido está diminuindo constantemente, e seu volume e recursos, ao contrário, crescem. Apesar disso, os discos rígidos serão relevantes por um longo tempo e os fabricantes não param em um esforço para melhorar seu desempenho.

Na verdade, o design do HD não muda fundamentalmente por um longo tempo - de uma a quatro placas redondas de luz giram dentro de uma caixa hermética, e várias cabeças magnéticas se movem sobre elas e registram / lêem informações. Os esforços das empresas manufatureiras visam modernizar os pontos de fixação dos elementos móveis, selecionar a composição da camada ferromagnética nos discos, melhorar os parâmetros e cabeçotes do inversor, além de otimizar os algoritmos de controle para toda a economia.

Os critérios de seleção mais importantes

Dimensões geométricas

O termo “fator de forma” é freqüentemente usado, mas há uma nuance. Os principais tamanhos HDD dois: 3,5 polegadas para desktops e 2,5 polegadas para laptops. Como regra geral, a espessura da unidade depende do número de placas e, se para os PCs de mesa, seu valor não importa muito, ela pode desempenhar um papel decisivo em dispositivos portáteis. Laptops ultrafinos são projetados para a instalação de discos rígidos de 7 ou até 5 mm, enquanto os dispositivos mais amplamente representados têm 9,5 mm de espessura.

Objetivo do disco rígido

Talvez o critério mais importante seja a nomeação de um disco rígido. Se a sua principal tarefa é armazenar várias informações - os requisitos de vanguarda para espaço em disco e custo unitário. Atualmente, a melhor escolha aqui são unidades com capacidade de 2-4 TB com baixo consumo de energia. Neste caso, a velocidade de rotação das placas não presta atenção especial. No HDD desta categoria, geralmente é de 5400 rpm, mas pode ser maior. Para armazenamento de dados responsável as unidades são organizadas em matrizes RAID e a confiabilidade é adicionada aos requisitos, expressa no tempo em que o dispositivo está em recessão. Discos rígidos para setor corporativo tem um conjunto extenso de recursos de design que aumentam a "vitalidade" do HDD e o custo correspondente. A prontidão imediata do armazenamento é exigida das unidades para armazenamento em rede a qualquer momento, portanto, o firmware de seus controladores é modificado de acordo, geralmente em detrimento da eficiência de energia.

Unidades do sistema deve fornecer velocidade máxima de leitura e, em menor escala, escrever. Sua característica distintiva é uma maior velocidade de rotação das placas (7200 rpm e mais), e um efeito colateral do trabalho intensivo do motor é o aumento do aquecimento e do ruído. Claro, você precisa se concentrar em unidades com a interface mais produtiva que a placa-mãe suporta (atualmente SATA III). Nos sistemas operacionais Windows XP e Windows 7, havia problemas com partições de inicialização de grande volume; portanto, como unidades de sistema, unidades com capacidade de 3 GB ou mais eram usadas com esse fator em mente. Um compromisso peculiar entre o custo acessível do HDD e o SSD de alto desempenho são dispositivos híbridos. Em estações de trabalho de disco único ou laptops, essas unidades podem aumentar significativamente a velocidade de carregamento do sistema operacional.

Volume

Ao escolher um disco rígido, preste sempre atenção especial ao volume. É a sua falta na maioria dos casos, que é a causa da compra.Em termos de custo de uma unidade de armazenamento, os HDDs com capacidade de 2 ou 4 TB para sistemas desktop e terabytes para dispositivos móveis são mais benéficos. A vantagem deve ser dada aos discos com um menor número de placas. Possuindo uma densidade de gravação mais elevada, essas portadoras proporcionam uma taxa de câmbio mais alta e o próprio dispositivo aquece menos durante a operação.


Outras características

  • Hoje relevante interfaces são SATA III para aplicativos do usuário e SAS para servidores. Discos rígidos SATA II também estão à venda. Permanecendo totalmente interoperáveis ​​em termos de conectividade, eles têm metade da largura de banda do que as interfaces da terceira revisão deste padrão. Equipamentos obsoletos podem exigir drives de bus paralelos (PATA - eles também são IDE).
  • Quanto maior velocidade de leitura / gravaçãoquanto mais rápido os dados serão trocados com o disco. Deve-se ter em mente que os fabricantes adoram especificar as características do valor máximo, idealmente alcançado. De fato, a velocidade diminui à medida que as cabeças se aproximam do centro da placa e depende do tamanho do bloco de dados e da massa de outras coisas. Por exemplo, em condições reais, a troca quase sempre acontece nos dois sentidos. Valores máximos típicos para unidades SATA III estão na faixa de 130 a 180 MB / s.
  • Velocidade de rotação da placa importante se você quiser desempenho máximo, mesmo em detrimento de outros parâmetros. Para unidades orientadas para outras tarefas, seu valor pode ser variável ou não especificado pelos fabricantes.
  • Até certo ponto, acelerar o desempenho do disco rígido memória cache. No processo de leitura, os dados dos blocos vizinhos também são recuperados e colocados em um buffer especial com a expectativa de que serão necessários durante o próximo acesso ao inversor. Ao ler uma grande matriz, sempre dá um efeito positivo. Quanto maior o tamanho do cache, mais tangível será o aumento de desempenho - essa foi uma das razões para a criação de dispositivos híbridos. O outro lado da moeda é o aumento de preço e a dificuldade de coordenar as operações de leitura / gravação.
  • Consumo de energia Indica indiretamente o provável aquecimento do HDD. Mais vorazes e mais aquecidos, como esperado, são as unidades de alta velocidade, frugais e relativamente frias - suas contrapartes lentas. Nos modos de leitura / gravação, o primeiro consome energia de 8 a 12 W, o segundo requer 4-5. Os discos rígidos do fator 2.5 "em seus apetites são muito mais modestos, eles precisam de 2-3 W. De interesse particular é a quantidade de consumo em repouso, que serve como um indicador vívido da eficiência energética do dispositivo.

Grandes fabricantes

Os discos rígidos são um produto de alta tecnologia, então, inicialmente, um pequeno número de empresas especializadas em seu lançamento está em constante declínio. Winchesters são mais procurados Ocidental Digital, Seagate Tecnologia, Hitachi Global Armazenamento Tecnologias (Hgst) e no mínimo Samsung Eletrônica. No segmento HDD de 2,5 polegadas, os produtos são muito populares. Toshiba Corporaçãoe as unidades dessa empresa servem como base para 2/3 dos discos rígidos externos fabricados sob outras marcas.


Foto: www.komposervis.ru

Dicas úteis

Obtendo HDD, em primeiro lugar, faça um começo de como ele será usado. O sistema operacional instalado nos discos da série “verde” carregará mais lentamente do que poderia. A velocidade da troca de dados com os discos rápidos irá encantar o coração se você esquecer o custo deles. A perda de informações pode complicar significativamente a vida, portanto, assuntos sérios são confiáveis ​​apenas para discos rígidos com maior confiabilidade.

Escolhendo um disco rígido para um laptop, não se esqueça de prestar atenção ao tamanho. Quanto mais fino o dispositivo móvel, maior a probabilidade de instalar um drive Thin ou Ultrathin nele.Por outro lado, o HDD de praticamente qualquer laptop possui um ou outro sistema de resistência ao impacto, que é baseado na instalação de um disco cercado por um material de amortecimento. Uma boa opção aqui é comprar um disco rígido com uma almofada especial de espessamento.

Ao planejar a compra de um disco rígido do volume necessário, lembre-se - o valor indicado pelo fabricante e a capacidade real de uma unidade formatada são, como dizem em Odessa, duas grandes diferenças. Como regra geral, os discos rígidos indicam capacidade em bilhões (G) ou trilhões (T) bytes. E como um terabyte consiste de 1.099.511.627.776 conjuntos de dados endereçáveis ​​mínimos (1024 para a quarta potência), o volume nas unidades correspondentes é menor.

Atenção! A precisão das informações e os resultados do ranking é subjetiva e não é uma propaganda.
Artigo em categorias:

Classificações

Seleção

Novas tecnologias